segunda-feira, 16 de maio de 2011

TREMENDÃO, ARRASA O LEÃO, FRUSTA O PENTA E É O AUTENTICO CAMPEÃO BAIANO DE 2011!

Caros Amigos Internautas,

Todos sabem que deu Bahia de Feira de Santana na decisão do campeonato baiano de 2011, ao vencer merecidamente o Vitória em pleno Barradão lotado pelo placar de 2X1 e de virada. É importante que façamos uma reflexão do que isso significa tomando como base alguns aspectos:

IMPORTANCIA DO FEITO PARA O FUTEBOL LOCAL: Além de quebrar a sequencia de titulos de um único time (O Vitória, seria pentacampeão baiano e reuniria 9 título em 10 anos), fortaleceu o interior e de lambuja contrariou a tendencia de que o campeonato estaria sendo montado para o Bahia da capital ser o campeão e dar esse tipo BAVI na final. Os erros de arbitragem aconteceram mas, a desconfiança foi por terra.

IMPACTO NO ESPORTE CLUBE VITÓRIA: No ano e mês de aniversário do centenário rubro negro (112 anos)o péssimo resultado da final refletiu em campo a incapacidade da formação de um time de futebol, escancarou as deficiencias técnicas e questionou a estratégia da diretoria em economizar no primeiro semestre, optando pela entrega da responsabilidade de se chegar ao inédito penta campeonato aos jogadores oriundos da base.

O jogo da final reuniu nada mais nada menos do que 6 dos 14 jogadores que adentraram as quatro linhas ontem. Em campo, mais da metade foram jogadores da própria base. Normalmente os clubes utilizam 2,3 jogadores no maximo da equipe de juniores. A questão fica: O grau de importancia da busca pelo caneco foi maior ou menor do que as metas economicas? Em que medida esses mesmos guerreiros da base, que demonstraram empenho em atender à altura as expectativas dos gestores serão valorizados agora na disputa da série B? ou serão eliminados do cenário futebolístico com retaliações muito própria de um clube que não assume suas responsabilidades em momento de crise? (lembram do decenso para a segunda e depois a terceira divisão? da base só se salvou Leandro Domingues) os demais foram sabotados e muitos praticamente encerraram suas carreiras antes mesmo de começar. É fundamental que a direção assuma a total responsabilidade e olhe para esses atletas com carinho no sentido de validar a luta deles e de cuidar de suas carreiras de modo que o investimento de anos do clube não vá para o ralo e muito menos que esses jovens vão juntos.

A derrota, certamente demitirá Antonio Lopes, o que acho mais do que na hora, diferente de setores da imprensa que avaliam passionalmente após os resultados, aqui no FOME DO LEÃO, a opinião sobre os técnicos precedem os tais resultados, antes, centra-se na observancia das caracteristicas que desenham as intervenções dos tecnicos ganhando ou perdendo. A derrota de ontem, poderá significar dias melhores no comando técnico do Leão. A lopes muito obrigado e como técnico do Leão, até nunca mais.

O SIGNIFICADO PARA O RIVAL: Ao invés de alegria estampada e compreensiva com o fracasso do Vitória, inclusive com nota em sitio oficial (reforçando o amadorismo de gestão por essas bandas)é sinal de alerta para que se cuide, o nacional, sobretudo a partir de agora com maior distancia economica entre os times do hemisfério sul em relação ao norte anuncia. Particularmente, não acredito que Renê Simões,tecnico a quem atribuo status de educador, consiga garantir uma campanha razoavel com o elenco que tem o time de Itinga. Portanto, melhor do que se deliciar com a conquista alheia é se organizar para não decepcionar como tem feito nos ultimos 10 anos.

SIGNIFICADO PARA O FUTEBOL: É fato que chegaram às finais as duas equipes que tecnicamente mais somaram pontos para tal, assim foi justo. É fato também que a chegada se deu por vias bem diferentes: enquanto o Vitória chegou com chutões, com a força da camisa, sem organização tática, sem criatividade e jogando um futebol de resultado, o TREMENDÂO do sertão, optou pelo jogo encorpado, de estetica rara em regionais, com o melhor toque de bola e organização em campo, com muita raça e coragem, com a auto-estima elevada sem precisar elevar o pé agressivo à integridade do adversário, superou tudo e todos, venceu o torneio inicio do campeonato, venceu a dupla BAVI e orgulhou não só aos feirenses, como aos amantes de um futebol plástico. Portanto, foi fato que venceu o FUTEBOL. O Bahia de feira foi indiscutivelmente o melhor em campo de todo o campeonato.

MENSAGEM AO VITÓRIA: A história desse glorioso clube é marcada de muito sucesso e de muitas decepções, e esses aspectos certamente continuará a acompanhar as cores rubro negras. A grande virtude nisso tudo é que o Vitória se faz GRANDE mesmo em situações de PEQUENÊS. O penta não veio,e daí? o Leão da Barra continuará sua caminhada e buscará em suas próprias contradições avançar, amadurecer e conquistar, quem sabe no final do ano estaremos aqui lamentando ainda a não conquista do penta inédito, mas avaliando que o fiasco de hoje foi a mola propoulsora para as mudanças necessarias à conquista do acesso no final da temporada? é o que nos resta de esperança.

Até mais,

Nenhum comentário:

Postar um comentário