segunda-feira, 23 de maio de 2011

BA ,medíocre. VI, sofrivel !

Caros Amigos Internautas,

Começou mais um campeonato brasileiro de futebol e como sempre são inumeros os clubes que têm potencial para vencer o torneio, com excessão, apenas temos os clubes do eixo Norte/Nordeste que tem contra sí o formato de pontos corridos. Se em principio essa formula austenta a imagem da justiça em campo, por outro lado é contraditório quando desconhece as diferentes realidades objetivas que separam o país da precaridade no norte e certa fartura no sul. No futebol, a distancia aumenta na medida em que a ruptura dentro do clube dos 20 favoreceu contratos absurdamente diferenciados de patrocinio de direitos de imagem e publicidade, na ordem de 20 milhoes/ano para uns e até 110 milhões/ano para outros. Decisivamente amplia o fosso entre os nortistas e os sulistas.

O reflexo dessa desigualdade pode ser vista neste momento de montaqgem de clubes para disputr o brasileirão, enquanto alguns (flamengo, Gremio, São Paulo, Internacional, Santos etc) pensam em contratar os principais destaques dos regionais, da América do sul e da europa, outros brigam pelos refugos (jogadores em final de carreira ou em pleno declinio tecnico). Defendo que o brasileirão fosse mais representativo da realidade do país, bem que poderia ter jogos apenas de ida com pontos corridos e os 8, 10 melhores classificados fariam mata-mata em jogos de ida e volta.

Isso poderia ser tanto para o título e vaga à libertadores, quanto para a Sul Americana , e também para o descenso. Todos os clubes estaraim na ativa a até o final do ano e teríamos emoções garantida. Como não é assim, a colonização das emoções continua com o fetiche dos grandes sulistas que efeetivamente brigam às vezes até a ultima rodada pelo título.

No ambiente domestico a dupla BAVI iniciaram nas séries A e B respectivamente seu tormento. O Vitoria no sábado conseguio importante resultado ao vencer em casa o Vila Nova- Go por 1X0. O time continuou lastimável, o elenco é fraco e as perpectivas são as piroes possiveis para quem pretende subir. O alento é mais uma vez numerico com a chegada de um novo carreto de jogadores (previsão de 12) e o tecnico Geninho (que considero otimo para dirigir o time na série B) Vamos ver o que acontece.

No Bahia, em classico ainda com cara de segundona diante do recem subido America-MG, deu o time da casa e de virada. O Bahia é fraquissimo e o tecnico não é a melhor opçao para se fazer uma campanha se quer segura, apesar de particularmente admirar seu trabalho como profissional do futebol, acho que não se encaixa com o Bahia e o time é muito vulnerável. Mas... só estamos no inicio.

Ao final deste comentário gostaria de creditar desejo de muito sucesso para o jovem, promissor e rubronegro ELKESON, a maior revelação do time em 2010/2011, está se despidindo do clube após 9 anos de toca do Leão. Em seu jogo de numero 101 neste sábado saiu de campo sob vaias e aplausos e acho que a reação do torcedor reflete exatamente quem foi o jogador no clube.Capaz de momentos brilhantes, com arrancadas e gols decisivos e ao mesmo tempo de jogadas bizonhas, como as intermináveis quedas em campo e gols perdidos inacreditáveis. Eu, estive no Barradão com meus filhos, JOão Pedro (9) e João Paulo (7) e fomos da ala dos aplausos para o rapaz a quem deposito confiança que terá futuro muito prospero no futebol mundial, potencial não lhe falta.

Até mais,

Nenhum comentário:

Postar um comentário