sábado, 4 de dezembro de 2010

VITORIA EM BUSCA DO TRI... TETRA EM 2010!

Caros Amigos Internautas,
Estamos a 24 horas da grande decisão do ano para o Vitória, quem não esperava e vibrou com a decisão da Copa do Brasil, jamais imaginaria que na ultima rodada do campeonato fossemos viver tantas emoções com o Leão. Na quarta feira a alegria do TETRA CAMPEONATO NORDESTINO, dá lugar na quinta a grandes expectativas e enorme ansiedade. Fico a imaginar como deve estar o Sr. Alexi Portela Junior nesse momento, provavelmente com os nervos a flor da pele e com uma insonia daquelas, e não é para menos, após um ano de muita intensidade bem que merecia um final mais tranquilo. Se era para ficar ansioso que fosse pelo acesso à libertadores ou ainda melhor, que fosse pela disputa do título nacional.
O titulo nacional... quando um clube do norte ou do nordeste do país conseguirá vencer um campeonato tão longo e desgastante como o brasileirão? sinceramente acho pouco provável na década que se inicia. Certamente, veremos uma Copa do nordeste, uma Sul Americana e quem sabe até um acesso à libertadores, mas nacional, hummmmmm!!!! mui difícil. O formato do torneio favorece aos clubes tradicionais e de centro, alias contrario fosse, já teria falido. Penso que quando a CBF monta um campeonato e põe os times do nordeste como meros figurantes entre os protagonistas sulistas, é como se preparar uma festa com muitos animadores e poucos convidados se divertindo.
De toda sorte,são dessas contradições que o País se constroe e para não dizer que não vale nada mais do que a permanência na série A, ês que o criativo torcedor rubro negro atribuiu a busca de mais um tetra motivação extra para a guerra do domingo no Barradão.
Dizem, o Vitória foi TETRA BAIANO EM 2010, TETRA DO NORDESTE EM 2010 E SERÁ O TETRA NORDESTINO NO BRASILEIRÃO NA ERA DOS PONTOS CORRIDOS. Isso mesmo, desde 2003 que nenhum clube do norte/nordeste do país consegue se manter na divisão de elite por quatro temporadas seguidas. O Leão decidirá sua sorte logo mais diante do recem chegado à primeira, que esperimenta o efeito IÔIÔ, o Atletico-go que subiu no ano passado e assim como o Guarani, deverá retornar à divisão intermediaria em 2011.
O clima na cidade é de muita confiança e de grande final, o Barradão vai tremer e vai fazer o Atletico tremer, o time de Lopes vai com o que tem de melhor para campo onde irá se encontrar com uma marca mais que registrada na toca. A presença de seu fiel torcedor que em 2010 repetiu shouw dos anos anteriores com a intensidade da leitura da necessidade de um time que teve muitos problemas esse ano e que ao escapar da degola deverá se redimir junto aos seus torcedores das mancadas ocorridas no ano em curso.
E se não der? bem, se por ventura isso acontecer, oxalá que todos que amam o clube e o futebol festejem a oportunidade de refazimento e não caiamos na armadilha dos passionais que só vê solução em situações extremas manifestando o extremo da dimensão humana que o aproxima do que se tem de des - humano, bárbaro, animalesco. Que celebremos a vida e a certeza de que aquilo tudo que vivemos de boas emoções com o Leão em 2010, não derreterá no ar.
Como o "SE" não joga, o Leão "VAI" acontecer em 24 horas. Meu time para a guerra: VIAFARA (grande goleiro, que teve momentos ruins, mas indiscutivelmente é torcedor do Vitória e tem grande admiração da fiel torcida), Nino ( a maior revelação do time, bom e barato), Gabriel ( ascendeu como meteoro e tomara encerre o ano na elite e com o Vitória continue em ascensão), Anderson Martins ( tecnicamente bom e que já está mais do que na hora de se firmar como grande zagueiro do futebol brasileiro), Egidio ( basta jogar o que jogou no seu primeiro BAVI em Pituaçú, será suficiente para desmontar a defesa dos Atleticanos)no meio, Uelington ( cão de guarda que tem razoável saída de bola, mas uma disposição sem igual no elenco, se controlar seus impulsos, anulará o meio adversário), Neto Coruja ( desde sua estreia no profissional, demonstrou qualidade, é o volante mais promissor do ano no leão, olha que barrou o Vanderson, nosso eterno PITBUL) Ramon ( na hora do vamos vê, ele é decisivo, já provou isso imueras vezes, se jogar,o que acho pouco provável, e inspirado quem nem contra o Vasco, cuide-se Renê)e Bida (para mim o que mais reúne atributos no time do Leão, taticamente obediente, tecnicamente tem melhor passe e maior tranquilidade com a bola nos pés, conta ainda com um bom chute a meia distancia e excelente cobrador de falta, Bida é o melhor de todo o time para mim, mesmo reconhecendo que por vezes parece deisteressado no jogo)e Elkson ( se tiver a função de só atacar pela esquerda, dá um bom caldo, acontece que assume diversas funções durante o jogo, é meio atrapalhado e indeciso com a bola e também parece tremer diante a pressão de sua própria torcida, por outro lado, tem bons arremates de média distancia, é ambidestro, rápido e muito forte. É a jóia do time, aquele que mais apareceu na vitrine e que deve render um bom negocio para o Leão) e finalmente, aquele que dispensa comentários, o DIABO LOIRO, Junior praticamente desconhecido no Brasil, foi um daqueles achados que só o Vitória revela, como O próprio Ramon, Pet, Rick e tantos outros. "OOOOOOOOHHHHHH! DIABO LOIRO, JUNIOR MATADOR, FAZ UM GOL AÍ DE NOVO" quando o guerreiro de cabelo de fogo ouve o apelo de sua torcida se transforma em campo e não há quem consiga detê-lo. Amanhã tem gol de Júnior no Barradão, confiram)
No banco , eu levaria: O excelente Lee, O granja, O martinele, O vanderson, O Henrique, o Fernando, o Kleiton Domingues, o Jonas e o Adailton. Antonio Lopes tem opções e deverá mandar um time até bem diferente do meu, mas o que ele mandar a campo terá o meu apoio e será o time responsável pela vitoria rubro negra.
Até amanhã, com todo o estado em vermelho e preto.
Até mais,

4 comentários:

  1. ok bira , eu vou comentar a noite.

    é RIVELINO.

    ResponderExcluir
  2. É RIVELINO.

    HOJE POR VOLTA DAS 20:00 HS TEM NOVIDADES NO MEU BLOG.

    VOCE JÁ VIU OS E MAILS QUE EU MANDEI PARA VOCÊ?
    CONFIRA E PODE COLOCAR NO SEU POST. MAIS ESPERE EU TER,MINAR A NOITE.

    OK

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, o Leão não conseguiu se manter na "elite" do futebol brasileiro. Uma tristeza do tamanho da imensa torcida do Vitória. É de doer. Mas não é o fim do jogo ( falo por experiência própria, vascaína e azulina que sou ). Acho que o lamentável acontecimento servirá de lição para o Vitória. Momento de reflexão. É e sobre isso que quero conversar com Bira: O que foi que levou o Leão ao "tombo"??? Existe uma explicação plausível para tal acontecimento????? Têm culpados??? E agora, qual/quais caminho(s) o Vitória seguirá???? Que mundanças terão que ser feitas????? Como o Vitória terá que agir na Segundona??? E a torcida, que posicionamento tomar???? Faltou investimento financeiro????? Faltou inteligência futebolítica??? Faltou experiência??? Faltou garra?????? E agora, José?? Aliás, E agora, BIra????????????????

    Abraços grapiunenses e ficar triste faz parte do jogo, só não faz parte desistir de lutar e acreditar. A paixão vai trazer o Vitória de voltar, pois foi o que aconteceu com o Bahia.


    Tô com o Fome do Leão na Segundona também.

    ResponderExcluir
  4. Amiga Grapiuna,
    Por descuido, só vi seu comentário agora, contudo a ultima postagem fala um pouco do contexto da queda, mas está longe de dar conta de todas as sábias interrogações que fizeste. Em breve escreverei com base mais sólida sobre algumas questões centrais de seu comentario. Ficamostodos felizes por sabermos que contaremos com a escuta sensivel e participação ativa de pessoas que muito nos honra e faz o blog se rehear de sentido como você. ah! o Leãozinho que nos presenteaste manda lembranças.

    ResponderExcluir