segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

VITÓRIA ELEVADOR ABAIXO!!!!

Caros Amigos Internautas,
Ainda não será dessa vez que teremos BAVI num campeonato brasileiro. O Bahia ascendeu à elite justamente no ano em que o Vitória, que até outro dia era quem menos chances de cair tinha, desceu a ladeira, ou melhor o elevador e em 2011 volta a experimentar o sofrimento da segundona.
Ontem no jogo Vitória e Atletico- Go, ouvi muitos torcedores dizendo que "se o Vitória não tem tivesse time para vencer ao Atletico - Go no Barradão, teria que cair mesmo para a segundona" e não deu outra. O Leão foi apático e incompetente em campo, não ameaçou a meta dos goianos e levou inumeros sustos em jogadas de contra ataques, com bola já passada pelo goleiro e salva praticamente a um passo do gol, foi a realidade da peleja. Se algum time merecia vencer o jogo ontem, pelo jogo, não foi o Leão da Barra, infelizmente.
Lopes surpreendeu-me ao escalar Fernando e Henrique no meio de campo, ter sacado Ramon e nem relacionado Bida para a partida, surpreendeu porque mesmo estes provavelmente terem feitos coletivos que justificassem suas escalações, tem a questão do histórico que não foi considerado. Primeiro, por tudo feito na semana por dirigentes, jogadores, imprensa e torcedores, não era possível que algum jogador não estivesse animado para o jogo decisivo, segundo porque Bida reúne as melhores características de adaptação aos diferentes esquemas de jgo, comprovado nas passagens de diversos treinadores e é dono de um passe e uma tranquilidade que não vimos em nenhum jogador de meio campo no jogo de ontem. Elkson, foi titular toda a temporada e é o menino de ouro que tem no elenco, deu lugar ao Henrique que sucessivamente demonstrou desinteresse em partidas que participou no campeonato. O fato é que o time sentiu muito a ausencia dos dois sacados e o Atletico comandou a meiuca do jogo. Resultado, o Vitória ficou sem saída de bola de pé em pé e reproduziu os piores momentos da temporada que parecia ser time formado de perna de pau, sem tecnico, saida de bico pra fente que atras vem gente.
Bom, a série B é uma realidade e com ela sempre vem desculpas e culpabilização, construção de bodes expiatórios e desmerecimentos históricos. Penso que a responsabilização é algo importante num projeto de superação. De nada adiantará mais lenha na fogueira, em momentos de intensa pressão, o mais recomendável e a serenidade aliada a atitude. O Vitória é uma entidade grandiosa de uma história fantástica e que terá a oportunidade de refazimento e superação da problemática em que se encontra.
Em tempos de escassês é que se melhor aprende a economizar. Um ano difícil se desenha, o Bahia, pinta como favorito ao título estadual, afinal de contas, se quiser se manter na elite tem que se impor num estadual no qual é o único representante da série A.
Olhando para o elenco que atuou ontem, verifiquei que o Vitória jogou o campeonato praticamente com os chamados prata da casa e que por consequencia demonstra que as contratações foram muito infelizes em 2010. Nino ( veio do interior da Bahia), Gabriel e Anderson ( base) Egídio ( flamengo), Uelintos, Neto, Fernando ( base, sendo que o ultimo já em final de carreira)e Henrique(São Paulo), Adailton ( fortaleza) Junior ( Europa, e com 34 anos). De fora não tivemos nenhum jogador que desequilibrasse durante todo o ano do Leão. A maior revelação foi o Diabo Loiro, que veio fazer testes e se transformou no xodó da torcida. Isso demonstra que o descenso não foi por acaso e não se deu pelo empate do jogo de ontem.
Somado a isso, Portela deve ter sentido na pele o que significa votar contra Ricardo Teixeira e contra o Clube dos Treze. O que reclamamos de arbitragem, seja pela endonidade duvidosa, seja pela expressividade no cenário nacional,não esteve em nenhum gibí. Dissemos aqui que futebol se ganha dentro e fora de campo, acho que o Vitória perdeu em ambos espaços.
Algumas consequencias imediatas com o descenso são: queda de receita em pelo menos 50%; exposição da marca em veículos de comunicação; enfraquecimento pólitico; atratividade de parceiros e patrocinardores, aumento da dependecia dos clubes mais ricos, que continuarão a fazer escada no Vitória ( coisa que sinceramente pensei que acabaria na gestão de Alexi); freio no crescente número de novos torcedores, as crianças tendem a torcer pelos vencedores; investir ou não na base, ês a questão? Acho que o projeto de base fica prejudicado com a queda. Começar tudo de novo, como se a experiência anterior não tivesse sido suficiente.
DESAFIOS ESTRATÉGICOS: Aprender a como subir imediatamte com aqueles que o fizeram ( Vasco, Corinthians, Coritiba etc); Fortalecer laços com a torcida ( ingresso tem que ser R$10 reais, para que pela força do torcedor presente ao Barradão faça do time e do mando de campo fator preponderante no ano que vem) Alias, isso é o mínimo que esse torcedor presente e vencedor, merece; Aproximação com a imprensa, criar clima favorável de respeitabilidade com os canais de comunicação. Não dá para ficar nessa de estar de mal com a imprensa, o que precisa sim é ter um excelente interlocutor no clube que nos momentos mais tensos saiba dialogar com os contrários, com os perversos e com alguns despreparados do radio, tv e jornal esportivo.
Apesar de reconhecer que a volta a série A é o principal objetivo, o Leão tem que montar time já de inicio de campeonato para subir, portanto desde o baiano, tem que ter time par vencer o favorito tricolor. O foco no nacional passa pela constituição de um elenco mais consistente, formado por jogadores com caracteristicas mais heterogeneas que foi em 2010 e que precisa ser testado, experimentado, em que pese, as contratações que a priori foram importantes ( Evandro, Renan, Thiago Humberto, Renato, Cleber Pereira, etc)mas que na prática, foram todos, sem excessão, grandes decepções e dinheiro escorrido pelos ralos do Barradão.
Ademais, mesmo com todo o sofrimento que hoje sentem quase dois milhões de rubro negros da boa terra, que a repercussão do descenso se prolongue pelo menos até seu retorno à elite do futebol, da sabiencia que as politicas e interesses diferentes forjam cenários e provocam retaliações, vejo essa magia que é o fuebol se desnudar e apresentar-se como APENAS UM JOGO. Jogaremos tantos, venceremos tantos e sofreremos tanto, que o bom disso tudo é justamente ISSO. Viver emoções!
Até mais,

Nenhum comentário:

Postar um comentário