quinta-feira, 25 de novembro de 2010

COISA D0 FUTEBOL

Caros Amigos Internautas,
Ontem foi um dia em que alguns fatos me chamaram a atenção porque parecem contradições, absurdas, mas na verdade não são. São antes, "coisas do futebol" explico!
Fui ao Barradão assistir ao jogo entre o Vitória e o ASA de Arapiraca, partida válida pela semi-final da Copa do Nordeste. O Vitoria com um time praticamente de juniores venceu o jogo por 2X1 e credenciou-se para a grande final desse campeonato com o ABC de Natal que vencera o Treze da Paraíba. Primeiro fato, foi o publico pagante, pouco mais de 1300 pessoas, enquanto que nos jogos para fugir do rebaixamento tem dado na casa dos 35.000 pessoas. Moral da História 1: o que é jogar um torneio chinfrim, inespressivo e avacalhado como foi a Copa do Nordeste, numa semi-final dava para me espalhar nas cadeiras do Barradão, houve até quem assistisse o jogo deitado, praticamente dormindo. Impor um torneio politiqueiro como foi esse é... "COISA DO FUTEBOL".
Momentos antes de iniciar a partida, uma emissora de rádio anuncia o que chamou de "BOMBA" na toca do Leão. Anunciaram que António Lopes teria renovado contrato com o Vitória para a temporada 2011. Os comentários davam conta que teria sido uma atitude corretíssima do presidente do clube e que mesmo para alguns não sendo o Lopes um treinador de ponta, poderia fazer um excelente trabalho no rubro negro dada sua experiência no universo futebolístico. A assertiva veio acompanhada de uma critica à formação do elenco, formado por jogadores medianos e que o presidente não arriscara em contratações de peso como era preciso.
Ora, O elenco é fraco, há protestos e reinvidicação de correção pela direção, mas o técnico é mediano e está muito bem para o próximo ano do Vitória! "COISA DO FUTEBOL". Minha opinião a respeito é que desesperado, o presidente meio que depositando toda sua fragilidade nas mãos do técnico na busca de sensibilizá-lo ainda mais(se é que é possível)para tirar o Leão desse sufoco que se encontra. Detalhe, com Lopes o Vitória conquistou até aqui 45% dos pontos disputados, foram 8 jogos, 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Se mantiver essa média, será o técnico da segundona. Sou discordante da postura da direção, penso que se deveria pensar nisso após a resolução do torneio e mais ainda, se de fato quiser ter aprendido a lição em caso de livramento da degola, deveria contratar uma comissão técnica mais preparada e antenado com o futebol do que Lopes, apesar de ser principio nosso preservar os profissionais e não ficar dando pitacos arrogantes, me permito nesse caso, manifestar minha contrariedade da ação presidencial, ainda que reconhece valor no profissional que comanda o Leão atualmente.
E por fim, ouvir no radio que o GOIÁS teria batido o PALMEIRAS em pleno Pacaembu passando à final da Sul americana e eliminando o favorito time do Felipão. A recepção dos goianos foi de muita festa como se conseguissem um título, detalhe. Na ultima rodada o Goías caiu para a segundona do próximo ano. O jogador Rafael Moura, resumiu a história " no ultimo jogo tivemos que sair pelas portas do fundos do aeroporto, pois corríamos risco de sermos agredidos, hoje fomos ovacionados pelos torcedores". Resta-nos saber o que acontecerá em caso de derrota do Goías na final da Sul Americana? "COISA DO FUTEBOL"
E por falar nisso, para encerrar volto ao Leão e as criticas que tenho feito ao longo da jornada de 2010. O Vitoria esse ano, disputou 6 torneios em sequência e alguns paralelamente, foram: CAMPEONATO BAIANO, COPA DO BRASIL, COPA DO NORDESTE, COPA SUL AMERICANA, TAÇA ESTADO DA BAHIA E CAMPEONATO BRASILEIRO. Venceu o Baiano, foi finalista e vice-campeão da Copa do Brasil, é finalista na Copa do Nordeste e pode sagrar-se campeão na próxima quarta-feira, fez bom papel na Sul Americana, se despediu nas semi-finais da taça estado da Bahia e agora pena para manter-se na primeirona.
Dois cenários desenharam-se: o primeiro é a queda para a segundona se efetivar, aí o Vitória teria tido um péssimo ano, ano de lamento, ano de frouxidão, ano de letargia, de falta de planejamento enfim ano da decepção rubro negras. Em outro Cenário, o Vitoria mantem-se na primeira divisão e ganha a Copa do Nordeste, seria objetivamente um ano de exitos, campeão estadual e regional, vice nacional e na primeirona, êta que ano perfeito, sô!
E um terceiro e mais fidedigno cenário. Independente das conquistas ou dos fracassos, duas constatações são eminentes e cravada no processo vivido em 2010. O planejamento deixou a desejar e não importa onde o rubro negro esteja a torcida lá estará ecoando gritos ufanistas, frenéticos de Nego, Nêêêêêgoooooo (l). Como diz a canção do Rei Roberto Carlos " Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi..." "COISA DO FUTEBOL"
Até mais,

2 comentários:

  1. Bem, mesmo não sendo torcedora do Vitória, não quero vê-lo de jeito nenhum na Segundona. Coisa do "orgulho de ser nordestina(o)". Outra coisa:gosto demais do Fome do Leão e por isso não quero ninguém triste. Coisa de amizade, mesmo virtual. E para finalizar, quero dizer que mesmo Bira tendo um gosto duvidoso na escolha do time do coração (rsrsrsrsrsrsr...), demosntra excelente gosto musical, pois concluiu de forma brilhante o artigo com uma canção do Rei(rsrsrsrrs... ) Amo Roberto. E finalizando mesmo:Bira, para vc não se sentir mais sozinho:
    Eu só não quero cantar sozinho,
    Eu quero um coro de passarinho,
    Quero levar o meu canto amigo,
    A qualquer amigo que precisar.


    Eu quero ter um milhão de amigos
    E bem mais forte poder cantar
    Eu quero ter um milhão de amigos
    E bem mais forte poder cantar.


    Abraços grapiunenses.


    Anônima

    ResponderExcluir
  2. Querida Grapiuna,
    Obrigado por me tirar da agonia do silêncio. As vezes é bom, mas em excesso...
    Sobre o gosto duvidoso, hum! Talvez seja um dos torcedores numero 1 do Vitória, é que faço a opção de amá-lo do jeitinho que ele é, sem tirar e nem por. E as duvidas fazem parte de uma relação intensa.
    e para encerrar... meu amor pelo VITORIA o trnasforma como só caetano soube prozear.
    "gosto muito de você leãozinho...
    de te ver entrar no mar,
    tua pele, tua luz tua juba"
    Só muito amor mesmo para ver um leão assim.

    ps. Ainda não consegui alterar a fonte da letra do blog, falta-me "tempo" leia-se "habilidade" rrsrsr

    ResponderExcluir