sexta-feira, 2 de julho de 2010

A casa Caiu!

Caros Amigos Internautas,
Me programei para escrever esse comentário apenas após a definição dos classificados para as semi-finais da copa do mundo, mas... se tornou impossível dados os acontecimentos extraordinários que assistir hoje. O Brasil desclassificado pela Holanda e o sensacional confronto entre Uruguaios e Ganeses.
O Brasil fez o seu melhor primeiro tempo da copa, envolveu completamente os Holandeses, ensaiou golear e colocou os adversários na roda. A Holanda perdida em campo teve como fator preponderante a manutenção da calma, mesmo envolvida com a bola e entre os jogadores percebi que havia certa tranquilidade, ainda que tenham aberto a caixa de ferramenta.
Por ironia do destino o Brasil sofre os dois gols por falhas do setor mais eficiente nestes quatro anos da era Dunga. O primeiro falha individual, o melhor goleiro do mundo se quer pegou as penas do frango que levou por ter batido cabeça com o jogador de pouca cabeça da seleção, falo do Felipe Melo. No segundo, uma baita falha coletiva, não é possível que uma seleção possa ser surpreendida com uma antecipação de escanteio. Desde as escolinhas se aprende que deve se acompanhar todos os adversários e que na area a bola tem que ser da defesa quando se trata do nosso time ser o pressionado.
Depois do primeiro gol, senti que todos encolheram-se em campo e também na torcida, assistir o jogo com a família toda reunida e li nos semblantes de quase todos mais do que um desânimo, é com se estivessem todos entregando o jogo nas mãos dos Holandeses. Estranho ou não o resultado foi o que foi. A era de Dunga já era.
Sobre essa era, tenho uma posição. Dunga disciplinou e moralizou o ambiente interno da seleção brasileira que na ultima copa demonstrou claramente que a seleção era um grande parque de diversão. Teve a competência de formar um grupo que se fechou numa proposta, que se sabia que era deficiente e que apostava que a seriedade e o compromisso seria o bastante para ser campeão. Para mim, nem tanto e nem tão pouco. A esperança é que em não podendo se livrar do Ricardo Teixeira da CBF, que se aprenda a dosar a seriedade e o compromisso com a caracteristica inequívoca do futebol brasileiro que é a irreverência, a arte e como todos sabemos não foram convocados para a copa.
No segundo jogo, se dependesse de mim classificariam ambos. Ninguém tem autoridade e nem o direito de crucificar qualquer jogador que disputou o jogo. Um teia que sair classificado e um tombaria. Gana tombou e poderia triunfar ainda no tempo regulamentar do jogo. Foi sensacional. Salvou até aqui essa copinha mixuruca, que vendeu ingresso para a arte, para o ataque para os gols que estão sentados nas arquibancadas bestificadas com a feiura das retrancas e debilidade técnica vista em campo. Só para lembrar, a enquete antes da copa sobre o melhor jogador do mundo precisa preencher as vagas deixadas pelos que detinham condições objetivas de apresentar a arte em campo e que foram sufocados. nem Rooney, nem Cristiano Ronaldo, nem Kaká, nem Robinho. Restou o Messi.
Termino lamentando pelo fiasco brasileiro e feliz se o custo disso for o equilíbrio entre compromisso e arte.
Até mais,

Nenhum comentário:

Postar um comentário