sexta-feira, 25 de junho de 2010

A Hora da Onça Beber Agua!!!!!


Caros Amigos Internutas

Chegou a hora da "onça beber água". Brasil, Chile, Argentina, Mexico, Inglaterra, Alemanha,Portugal, Espanha, Estados Unidos, Gana, Uruguai, Coreia do Sul, Eslováquia, Holanda, Japão e Paraguai são as melhores seleções da primeira fase da copa do mundo. Agora é hora de ver quem tem farinha no saco e quem passará para as quartas de finais.
Agora, talvez vejamos jogos mais disputados e tenhamos maiores emoções. Na geo politica futebolistica temos o seguinte quadro. Das Américas, 7 representantes, apenas Honduras não conseguiu classificação (também seria demais), 5 entre os 7 termiram em primeiro lugar, o que demonstra que até aqui são os reis da cocada preta. Do Velho continente, são 5, entre eles só dois ja foram campeões ( Alemanha e Inglaterra), um sempre bateu na trave e uma supresa. Da asia temos dois representantes e da África apenas um.
Partindo do que vi na primeira fase arriscarei olhares sobre as possibilidades de cada seleção sem a pretensão de dar uma de adivinho ou sabichão, apenas devaneios de um apaixonado pelo fenomeno do futebol. Vamos lá:
Uruguai X Coreia do Sul: Jogo entre a escola Sul Americana e a escola Asiática. O Uruguai de certa forma surpreende na copa se considerarmos que classificou-se na repescarem nas eliminatórias para a copa, tem um time muito bem armado sobretudo no setor defensivo e aposta na força do limitado conjunto para superar os coreanos, seleção marcada pela determinação tatica e velocidade. Ponto fraco é a pouca experiência em jogos decisivos em copa. Mas... na ultima mandou bem. É um confronto com leve favoritismo para os Uruguaios e que deve passar pelos Sul coreanos ainda que na prorrogação ou em disputa de penaltis.
Estados Unidos X Gana se enfrentam pela primeira vez em copa do mundo em oitavas e os norte-americanos que até outro dia eram apenas co-adjuvantes tem crescido no esporte bretão, não ostenta status de favorito da copa, mas já acumulou experiências positivas para serem favoritos no jogo. Gana, único representante do continente sede não me agradou. Vi outras seleções africanas com mais corpo do que gana, mas que não conseguiu passar de fase. Seu grande trunfo provavelmente vira das arquibancadas. Imagino que toda a África seja Gana desde o nascimento e vão empurrar o time com as ensurdecedoras vuvuzelas. Para mim passam os Estados Unidos.
Alemanha X Inglaterra, sem duvidas um dos maiores clássicos do planeta bola, seleções de grande tradições e favoritas ao titulo. num primeiro momento sem favoritismos considerando a historia dos clássicos, mas considerando o que apresentaram até aqui, vejo a Inglaterra com maiores alternativas de definição do jogo. Passa o time da rainha.
Argentina X Mexico, considero um dos jogos mais difíceis dessa fase. Os Argentinos sobraram n mundial até aqui, contam com Lionel Messi, o melhor até aqui, com uma seleção acostumada a decidir e num momento de muita iluminação coletiva, a ponto de confundirmos Maradona com um técnico de futebol. Os mexicanos muito vem demonstrando força, tem um time muito bem organizado em campo, compacto, será um grande adeversario, mas não o suficiente para parar os excelentes argentinos.
Holanda X Eslovaquia, estilos completamente diferentes, põe em xeque um estilo mais plástico e de futebol bem jogado por parte dos Holandeses contra um futebol objetivo, competitivo, disciplinado e veloz dos Eslovaquios. Daqui torço pelo futebol melhor jogado dos Holandeses, mas para esse jogo não vejo ampla vantagem para nenhum dos dois lados. Faço aposta na Holanda.
Opa! hora de falar de Brasil X Chile. Serei muito objetivo sem querer ser pretensioso. Brasil favorito leva a melhor.
Paraguai x Japão. Apesar da felicidade em ver que os Sul Americanos estão em alta e a principio tender a torcer para esses, não posso deixar de admitir que o Japão tem um bom time e vem ganhando notoriedade e respeito no cenário mundial e já está na hora de dar um passo mais ousado na copa. Dá Japão.
Espanha X Portugual, Esse jogo promete. A Espanha cotada como melhor grupo no mundial, em um futebol vistoso, organizado e criativo, o coletivo se sobrepõe e na individualidade tem um dos melhores times da historia da Espanha e certamente do mundial. Portugal, desde a copa passada com Felipão, se apresenta ao mundo como potencia, potencia essa que nunca conseguiu traduzir em titulo o bom futebol que tem. Cristiano Ronaldo é a maior expressão do jogo e está em Portugal, o que lhes conferem condições de enfretamento aos Espanhóis. Mas, penso que dará Espanha nesse confronto.
Pois é, a sorte está lançada.

Até mais,

Nenhum comentário:

Postar um comentário