quarta-feira, 23 de junho de 2010

Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Gana Classificados... e a arte continua no banco de reservas

Caros amigos Internautas,
Mais quatro classificados para as oitavas de final foram conhecidos hoje. Pela manhã a Inglaterra confirmou o favoritismo no grupo e classificou-se vencendo a Eslovenia por 1x0, contudo ficou em segundo lugar no grupo, o primeiro foram os Estados Unidos que bateram a Argélia também pelo escore mínimo. O grande barato dessa trama ficou por conta do momento de classificação dos norteamericanos que até os 45 minutos do segundo tempo estava fora, a Eslovenia dava-se ao luxo de mesmo perdendo se classificar, mas os Estados unidos marcaram seu gol no apagar das luzes literalmente, jogando água no chopp dos Eslovenios que aquela altura esboçavam comemoração de uma classificação que ficou no quase.
Pela tarde, em jogo fraco tecnicamente, Gana triunfou por toda a África com a garantia da vaga para as oitavas, isso sem jogar nada e ainda perderam o jogo. Sorte que outros co-irmãos africanos não tiveram como foi o caso da própria anfitriã, a África do Sul ganhou mas não levou. Do que vimos hoje só nos serve para ratificar que essa copa está superando outras em termos de deficiência técnica. Os jogos são lastimáveis. A ameaça ao futebol como produção de pura arte aumenta a cada torneio seja em níveis estaduais, regionais, nacionais e também global como é o caso da Copa do Mundo.
Esse contexto empobrecido nos permite questionar os campeonatos milionários da Europa como artificio que mascara a realidade do futebol como arte no mundo. Exemplos mais do que claro são as performances dos selecionados europeus na copa. Alemanha, Inglaterra, Itália, França (já eliminada) fazem tecnicamente péssima copa, os africanos nunca foram muito longe nesse torneio, mas decepcionam porque jogam em casa. Os asiáticos correm muito, marcam muito e jogam pouco. até aqui é a América que sobressai. Estados unidos, Mexico e todos os sul americanos são os pontos altos da competição e o controverso é que a maioria dos jogadores jogam no continente europeu.
Para amanhã, torço para que possamos assistir jogos de melhor qualidade técnica, que os melhores nesse aspecto se sobressaiam e que a arte triunfe. Diante da ditadura da FIFA sobre esse fenomeno, que ordena que treinos sejam filmados, retalia e julga a tudo e a todos no mundo da bola, que se decrete a obrigatoriadade da arte sob pena de desfiliação da entidade. Se assim fosse, não nos surpreenderíamos e o futebol agradeceria.
Até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário