sexta-feira, 18 de junho de 2010

Giro pelo Mundial!!!!!!!

Caros Amigos Internautas,
A copa do mundo começou e estamos na segunda rodada. Até aqui nada de muito vistoso ou emocionante, por enquanto é um mundial morno que tem na alegria do povo Sul Africano o seu ponto alto. Quem imaginaria um mundial de seleções num lugar que até outro dia sofria com a segregação racial, com intolerância e com massacres da comunidade negra? sem duvidas o mundial oferece a esse cenário momento de rara beleza e êxtase coletivo. As trombetas, ou melhor, as vulvuzelas tocam triunfante como que dizendo a todo o planeta " estamos aqui, somos vivos e fortes como nação". Elas entretanto meio que se calaram no dia de hoje quando a Africa do Sul foi Batida em campo e agora está praticamente fora da copa do mundo. Se isso acontecer, será lamentável e frustrante para os anfitriões, primeiro por liderar negativamente a marca de ser a única seleção sede a se despedir do torneio ainda na fase classificatória.O que acontecerá com o mundial sem a Africa do Sul nas oitavas em diante? será que assistiremos migração de torcedores para as demais seleções classificadas?O mundial perderá o brilho e a alegria dos Bafamas Bafamas?
A Argentina vem dando o que falar, ser uma das favoritas ao título não foi o status com que chegou à Africa do Sul, mas depois de dois jogos e de duas boas apresentações, é sem duvidas uma fortíssima candidata. De marrentos de outras copas têm demonstrado que somado a isso tem transparecido uma alegria e união admirável. Em campo Messi é a estrela maior do mundial até aqui e nem precisou marcar um golzinho e quer, fora dele é Maradona quem mais brilha. Com atitudes inusitadas para um comandante técnico, sua irreverência e impressionaste sensatez, tem dado declarações fortes, mas equilibradas. Os jogadores argentinos simplesmente os adoram.
A França parece pagar pela classificação com gol de mão de Henry, apenas um ponto em duas partidas e com Henry no banco de reservas, deve ficar na primeira fase mesmo. Os franceses devem ter muitas saudades de Zidane. Por outro lado os amantes do futebol torcem para que os franceses voltem logo e aprendam que no futebol que pode jogar com as mãos são os goleiros.
A Espanha, canditada natural ao título também tropeçou na primeira rodada e dizem que a responsável foi a namorada do goleiro que é reporte e estava fazendo o jogo atrás da baliza de seu amado, como não estariam bem na relação o goleiro teria ficado pertubardo com sua presença ao fundo e aconteceu o que aconteceu, ficou com as mãos cheia de penas.
Entre os favoritos ao títilo de melhor jogador da copa, decepcionam até aqui o Cristiano Ronaldo e o Cacá (esse mais ainda), enquanto isso Messishow de bola e carrega a Argentina nas costas. No selecionado Brasileiro, a coerência de Dunga esta sendo testada agora. Cacá, tem demonstrado que não sse recuperará em tempo de desequilibrar um jogo e puxar a responsa para , como lhe é peculiar por onde passou. Dunga apostou nele e em sua recuperação, tanto que não convocou nenhum jogador com caracteristicas de armador ( que o diga o Ganso) que poderá ter que assistir Julio Batista ou Robinho fazendo esse papel. É para mim sempre estranho verificar que numa seleção brasileira haja necessidade de improviso e que essa necessidade se dá sobretudo pela lista de convocados e não por secasses de jogador para qualquer que seja a função. Vamos combinar que é um luxo para qualquer esquadra optar em disputar um mundial sem o Adriano ( imperador), Ronaldinho Gaucho, Ganso e Neymar. Só no Brasil isso é possível e ainda levamos um time de boa qualidade.
Acho que o Brasil avançará com tranquilidade, os jogos contra a Costa do Marfim e Portugal serão difíceis mas ainda assim Brasil será o primeiro do grupo. Torço na verdade para que isso aconteça, sem perder de vista que o nível da copa está muito igual e que no mata a mata podemos tombar e não chegarmos à final como gostaríamos. Na verdade vou torcer para que até o final da copa o que apareça como futebol alegre, irreverente, esteticamente bonito triunfe ante a asfixia dos sistemas retranqueiros que temos visto nestas duas primeiras rodadas.
E você, leitor e amigo internauta como avalia a copado mundo até aqui? Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário