sábado, 10 de abril de 2010

Quatro lutam pelo título, quatro fazem cara de paisagem, dois respiram aliviados e outros dois é só desespero!

Caros Amigos Internautas,
Acabou a fase de classificação do campeonato baiano nesta quarta ultima e as quatro equipes classificadas para a disputa das semi-finais do torneio são: Bahia e Camaçari por um grupo e Vitória e Bahia de Feira por outro grupo. A surpresa foi o Camaça que mesmo tendo perdido o técnico sapatão que pedira demissão após ter classificado o time para as oitavas, conseguiu o feito de superar o Flu e o Atlético de Alagoinhas, o feito merece destaque se considerarmos que esses times têm frequentado zona de decisão nos ultimos anos. Do outro lado da tabela a surpresa negativa foi o descenso do Madre de Deus, o time que se manteve por mais rodadas invicto, esqueceu o caminho do gol e até dos empates e amargará a segundona em 2011.
Da dupla BAVI, não tenho muitas esperanças em grandes jogos na reta final nem mesmo na provável final, ambos estão jogando bolinha de gude apesar dos resultados expressarem o contrario. O tricolor está invicto há 13 jogos no baiano tem um time que nunca se encontrou em campo mas sinto certa conspiração no ar para o levante da taça a qualquer custo. um lobby grande inclusive de candidato a presidente do clube dos treze que escancaradamente tem dado entrevistas afirmando que fará todo o esforço para que o tricolor possa voltar a figurar como top de linha no cenário nacional. Essa opinião tem um esforço de abandonar a passionalidade até porque acho perfeitamente possível também que o Bahia levante a taça por seus méritos em campo e até porque não há um diferencial alarmante no Vitória e muito menos no Camaçari e nem no Bahia de Feira.
O bainão foi um torneio de muitos jogos e pouco futebol, muita programação e pouca participação, muita imprensa e poucas manchetes, enfim, foi um campeonato deficitário. O sul da Bahia perdeu um dos seus representantes, o Itabuna que comprovou ter parado na vibração da vitória sobre o Vitória no inicio do campeonato. O time de empresário conseguiu escapar da degola e tomara que em breve caia e não suba mais. Se isso acontecer será uma vitória da cultura futebolistica brasileira sobre a ganancia dos empresários da bola, time tem que ter identidade com seu torcedor, e o Ipitanga não tem torcedor em nenhum lugar da Bahia.
Quem sabe o Ipiranga, Galicia, Serrano, Leonico ou a Catuense não renasce das cinzas e acalora a disputa pelo menos nos corações dos saudosos torcedores.
Fala-se em Liga do Nordeste, Oba! pode ser a salvação da lavoura financeira e técnica dos nordestinos, mas sob que condições? em que calendário? com que volume de incentivo economico e midiatico? com que finalidade esportiva? Por hora são apenas palavras ao vento num movimento efervescente de disputa de poder no clube dos 13 e da CBF. Imaginem que será paralelo à Copa do Mundo.
Favoritismos para a final não vejo, vejo nas semi, a dupla BAVI deve passear na disputa, menos por sua capacdade tecnica e muito mais pela debilidade desse critério nos adversário , que por outro lado já são vitoriosos e os melhores do interior. Conquitaram a proeza não por acaso, mas como muito empenho, dedicação e comprometimento coletivo, portanto quando apresento os favoritos não quero com isso minimizar os adversários, faço sim um esforço de revelar o que tem sido constatado durante a historia não tão recente do baianão como também a atual campanha dos clubes do interior.
Vamos acompanhar os desdobramentos dos jogos. Até mais,

Nenhum comentário:

Postar um comentário