domingo, 12 de abril de 2009

Vitória, Bahia, Fluminense e Atletico nas semi-finais do Baianão




Caros amigos internautas,



A fase classificatoria do baianão encerrou na rodada de hoje e os quatro clubes que farão as finais são pela ordem de classificação: O Vitoria, o Bahia, O Flu de feira e o Atletico de Alagoinhas. Quero aqui resgatar o comentário intitulado" VAI COMEÇAR O O BAIANÃO 2009" publicado em 18 de janeiro. Passados quase quatro meses penso que algumas das assertivas daquele texto se aplicam perfeitamente no dia de hoje.
"Em solo baiano a conjuntura se impõe aos clubes, se podiam dizer que para o Vitória o bainão não é interessante ante sua hegemonia nos últimos 15 a 20 anos, a busca do tri siginifica acima de tudo reafirmação da diretoria que está sendo posta a prova com a presença do desafeto e ex-dirigente rubro negro, o Paulo Carneiro colocado como principal adeversario, agora do tricolor. Vencer o campeonato é em grande medida, vence-lo para ratificar a onda de boa administração do futebol, no Vitória"

Depois de dois resultados negativos em BAVIS...
Pelo lado do Bahia...

"...Do lado do Bahia, guardada as proporções, pensamos que ganhar o título estadual este ano simbolicamente se equivalerá à conquista de um nacional. O Bahia precisa mais do que todos os integrantes do certame deste título, pois poderá representar a volta definitva da confiança da torcida, de boas avaliações midiaticas e o encontro do "prumo" para os demais desafios do ano."

O Bahia, depois de empolgar a imprensa e a torcida vem tropeçando e demonstrando fragilidades, ainda que tenha a seu favor a estatística do próprio torneio que o coloca como o time entre os quatros que mais pontuou nos confrontos diretos.
Em relação ao Atletico, apontamos como um favorito à disputa de vagas na semi-final juntamente Colo Colo, Madre de Deus e 0 Conquista. Deu Fluminense, vale lembrar que o Madre de Deus perdeu 6 pontos e portanto em campo fez boa campanha para quem é iniciante e o Conquista lutou até a rodada de hoje pela classificação. A frustação ficou por conta do Colo-Colo que quase cai. O Flu, foi a grande surpresa do torneio, tirando pelos anos anteriores. Independente dos classificados do Interior, penso que o desafio continua.

"...grande desafio para o interior tão carente de políticas publicas de esporte em todas as dimensões, é manter a noção de continuidade"
Já o Poções insitiu tanto que conseguiu finalmente cair para a segundona.
Mas do mesmo jeito que não nos omitimos no inicio, quero puxar o coro das expectativas para a decisão. Do meu ponto de vista, a dupla BAVI passará à final. No confronto entre Vitória e Atletico de Alagoinhas, vi hoje um esforço de final do atletico contra um time esforçado e exibicionista do Vitória, afinal de contas o "professor" Carpegiane estava assistindo ao jogo no estádio e todos querem permanecer no elenco. Mesmo sabendo que não há bola de cristal, mas não vejo a atlético com muito mais força do que o que apresentou hoje, enquanto que o Vitória precisa fazer força em decisões, o que ainda não fez.
No confronto entre os tricoleres, o Bahia deve se impor pela qualidade individual, e a força de sua torcida, já o Flu montou bom time, fez campanha regular e penso que já deu o que podia. Apesar de prevê jogo muito dificil, sobretudo se o Flu montar esquema parecido como aquele que usou contra o Vitória.
Mas, são apenas conjecturas, sem pretensão de soberba. E você o que tem a dizer sobre as finais do Baianão?

Até mais!

2 comentários:

  1. as finais começam sem favoritos, isso porque o Atlético e o Fluminense estão dispostos a fazer história na competição.
    Na minha modesta opinião, o Fluminense tem um time mais arrumado que o Bahia, e o Vitória vai ter MUITO TRABALHO diante do bom time armado pelo Atlético.
    Então, sem querer dar uma pai "Mãe Diná", apostaria na final entre Vitória x Fluminense.

    ResponderExcluir
  2. Penso que o favorito seja o Vitória por toda a sua história neste campeonato. Embora o mesmo não tenha expirado aquela confiança que esperávamos, o nível técnico das outras equipes está ano luz do time do Vitória. Excetuando o Bahia nesse aspecto técnico, ainda assim o conjunto da obra coloca a responsabilidade para o rubro-negro. Sabemos que futebol é uma "caixinha de surpresa", mas como não é da nossa índole ficar em cima do muto, o "gatinho" rugirá como o LEÃO que é e levantará a taça!!!

    ResponderExcluir