quinta-feira, 16 de abril de 2009

COPA DO BRASIL


Caros Amigos Internautas,
Copa do Brasil é o nosso tema de hoje. O Vitoria ontem, dia 15.04.09 passou à terceira fase da competição nacional ao empatar no Barradão em 1 a 1 diante do Juventude do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma competição interessante por seu regulamento que prevê jogos no esquema MATA MATA, ou seja, quem ganhar o confronto direto segue e quem vacilar dá adeus ao torneio. Uma outra característica que vale a pena destacar é a dimensão política deste evento esportivo. Criado para atender a todos os estados do país, é fonte de fetiche nos interiores mais longícuos do Brasil, oportunizando à essas praças acompanharem o time de sua cidade enfrentar alguns gigantes do Brasil - mesmo que seja uma vez no ano -. Resultado: Casa sempre cheia, egos amaciados, ação social cumprida e muito dinheiro em jogo. Para o torcedor o que vale mesmo é a emoção de acompanhar de perto o seu time de coração e os seus ídolos dos grandes clubes de pertinho. E talvez a maior carcterística da Copa do Brasil seja a possibilidade de surpresas (popularmente chamado de ZEBRA) quando times desconhecidos ganham e eliminam times de grande porte do futebol Nacional. Assim foi com Juventude-RS, Santo André e Paulista campeões em1999, 2004 e 2005 respectivamente, o Ceará, figueirense, Brasiliense como vice.
O Rubro- negro baiano é um dos clubes de maiores experiências em Copa do Brasil, foram 18 participações em 20 edições. Ficou de fora apenas em duas oportunidades (1992 e 2007), foram 100 jogos, 40 times diferentes, 157 gols a favor, 118 contra, 43 vitórias, 22 empates e 34 derrotas. Em casa ganhou 30 e perdeu 10 partidas, fora de casa perdeu 24 vezes e ganhou 13 vezes. Sua melhor participação foi um terceiro lugar em 2004. Entre os maiores goleadores, 3 ainda estão no elenco deste ano: Ramon (4 gols), Nadson(8) e Leandro Domingues(4) ( repatriado).
Mesmo com tanta experiência em Copa do Brasil, o Vitória não transformou este acumulo em resultados, portanto ainda não foi suficiente para sermos um azarão na competição e biliscar um título. Quem sabe isso não acontece agora? Se tomarmos por base o momento, o elenco do Vitória isso é pouco provável, mas a copa do Brasil tem uma lógica completamente diferente dos demais torneios o que reserva condições de surpresas e superações. A postura dos vencedores desta competição foi a de encarar cada peleja como uma final (até porque isso se aplica à lógica da COPA). Se assim for encarado pelo Leão de toda a Cidade, têm-se condições de surpreender. Vale lembrar que tivemos um time com Edilson, Vampeta e Cia, que sonhamos com o título, julgáva-mos sermos "OS CARAS", favoritíssimos. E o que aconteceu? fomos eliminados pelo Flamengo e naquele ano fomos rebaixados para a segundona no campeonato brasileiro. Então o inverso também pode acontecer. Temos um time modesto, cheio de equívocos técnicos, táticos e administrativos, treinador novo, nova filosofia, exigência de tempo para assimilação - SERÁ QUE TEMOS ESSE TEMPO? -mas... estamos na competição!
Na próxima fase, se der Guaratinguetá será um confronto inédito, se der Atlético-MG, tabu à vista a ser quebrado.
Até mais,

4 comentários:

  1. Olá, faça uma revisão no texto. Tem muitos erros de português e de formatação.

    ResponderExcluir
  2. Não faça nenhuma revisão, Bira. O seu texto é ótimo, tem coesão e coerência. Entendo que os erros são mais de digitação. Pode mandar a formatação para a terceira divisão ou para o inferno.
    ANÔNIMA

    ResponderExcluir
  3. Obrigado companheiros do blog. De fato há de ter varios equivocos no texto. O que acontece é que tenho escrito os cometários e os colocados como rascunho. Depois, antes de postá-los reviso o texto e aí aparece com menos erros. Neste me passei, devo ter clicado em POSTAR PUBLICAÇÃO imaginando que estava salvando como RASCUNHO. De qualquer modo, obrigado pelas mensagens. A proposito, o que o anonimo achou do conteudo do cometário? e... obrigado anônima pelo apoio moral, rsrsrr

    ResponderExcluir
  4. Sei que o importante é a conteúdo, mas começar a ler o próprio nome "Vitoria" sem acento dói demais.

    ResponderExcluir