sexta-feira, 17 de abril de 2009

Três Tiras da Pesada!!!!


Caros amigos internautas,

Esta semana fui surpreendido com três tiras de reportagens veiculadas na TV que me provocaram reflexões, com as quais desejo agora convidá-los a dialogar.
A primeira foi a do débito do Vitória com um jogador ( Maurício) que ganhou causa trabalhista contra o rubro-negro depois de quase 7 anos de processo judicial. A causa ganha representa um custo para o clube na ordem de R$ 2.300.000,00 (Dois milhões e trezentos mil reais), divida contraída por Paulo Carneiro. Fiquei a pensar: Primeiro, é importante dizer que sou favorável ao trabalhador sobretudo porque nesta relação de espoliação correu risco de calote e soube exercer seus direitos civis reclamando e solicitando intervenção do Estado. Em segundo lugar, atestei que um clube com dono dá nisso. Paulo Carneiro nesta época mandava e desmandava no Vitória e não prestava nenhuma satisfação a ninguém. Alías, é o único dirigente de futebol da Bahia que ficou rico sendo empregado de um clube falido economicamente. Isto serve de alerta para os tricolores e para nós também. É preciso transparência e controle social das contas dos clubes. O torcedor precisa acompanhar de perto a vida por inteiro do clube que torce, sob pena de amargurar anos a fio decepções e mais decepções ao custo da paixão desenfreada.
A segunda tira foi no programa NA MIRA quando exibiu uma matéria em que um jovem de 21 anos reconhecia ter assassinado 5 pessoas. Motivo: não queriam permitir que ele saísse do trafico de drogas e correndo risco de morte resolveu surpreender a todos que tentavam contra sua vida. Mais uma parada para refletir: Ele afinal de contas é vilão ou vitima? ou ainda é um vilão-vitima? o estado esta preparado para acolhe-lo, protegê-lo e garantir sua saida com vida desta peleja? e por falar em vida... ele matou 5 e confessou todos os homicidios. O que lhe acontecerá? provavelmente ficará encarcerado, pois representa visivelmente perigo à sociedade, ainda por cima não tem formação escolar superior e nem dinheiro para pagar advogado com interesse em ganhar o seu "dindim" em troca de sua liberdade. E se for para a casa de "DETE"? quanto tempo terá de vida? Que situação complicada!
A ultima e não menos polêmica foram as mateiras das paralisações de estudantes de diversas escolas e colégios públicos estaduais em protesto à falta de professores e de limpeza da escola. O governo do estado tem lançado um monte de programas que se dizem transformadores da realidade educacional dos baianos, que herdou uma herança maldita dos Carlistas. Pode até ser, mas a estratégia de enfretamento não tem sido inteligente. Faz concurso e não convoca, diz que a vacância nas escolas não tem correspondentes concursados. E porque faz um concurso que não atende a real demanda? e o REDA? primeiro diz querer acabar com este tipo de contrato -do que acho salutar, defendo o concurso público - depois diz que contratará REDA , e porque não fez isso antes? Talvez porque anuncie mudanças e continue contando com a apatia publica de que pode sobreviver por bastante tempo "armengando "serviços essenciais à cidadania como a EDUCAÇÃO PUBLICA.

Até mais,

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto, excelente!!!As vezes fico a pensar, para que serve o concurso público?Se faz e não convoca! Sempre é assim primeiro o problema tem que ser divulgado na mídia para depois resolverem!!Isso é uma vergonha para nossos governates que dizem que querem "melhorar a Educação" será que realmente querem? Ou sera que querem pessoas que sejam dependente "deles" daí um motivo de não darem o valor necessário para a Educação, e sempre ficam "armengando" como diz Bira, perfeita essa sua colocação!!

    Anônima 2

    ResponderExcluir