terça-feira, 11 de novembro de 2008

Prenuncio: Leão vive agonia já sentida. Série B a vista!


Caros internautas,

Este talvez seja o comentário mais carregado de temores que fazemos desde que começamos a trocar figurinhas com vocês. Há muitas rodadas atrás nos arriscamos a tecer prognósticos que buscavam dar conta de desenhar um futuro para o Vitória na competição. Hoje constatamos que aquele prognóstico sereno foi muito otimista ante a realidade que presenciamos. Fui ao Barradão como de costume e assistir a pior apresentação do rubro negro neste campeonato. A partida foi contra o Atletico-MG, um time horrivel, desarticulado e sem confiança e ainda assim conseguimos perder. o pior é que desta vez não temos nem o alento de dizer que "perdemos roubado ou mesmo jogamos bem e infelizmente não deu" como tem sido a rotina de técnico Wagner Mancine.
Não conseguimos conceber pensar em arrumar time num novo sistema tático faltando cinco partidas para encerrar o certame. É brincadeira de mal gosto! isso nos fez sentir a indignação sentida naquele BAVI do Barradão pelo baiano quando perdemos de goleada para o rival. A estratégia equivocada foi a mesma, surpreender com um time alterado na forma e nas peças em campo. O time não conseguiu responder sobretudo na reposição para a marcação. Marquinhos, Muriqui e Adriano não conseguiam compor bem a função do meio, ficamos sem um jogador para puxar a construção das jogadas com qualidade e sem a bola Renan e Vanderson que digam o quanto sofreram e tiveram que jogar por eles e pelos demais.
Este mesmo trio também foi inoperante quando teve a posse de bola, corriam mais do que a bola e pareciam formigas sem antena, completamente atabalhoados, desconcentrados e perdidos em campo. Pelos lados, não acertamos nenhum cruzamento na área, Rafael muito mal nos passes e na marcação, conseguiu desferir um bom chute e mais nada. O Cordeiro muito pior, nem isso conseguiu fazer, alias conseguiu ratificar que foi a promessa de qualidade mais demagógica que vi este ano. O miolo de zaga até que foi bem, mas não suportou tanta colher de chá que o time deu. O resultado foi até injusto para o fraco Atlético, que poderia ter goleado mais, mas a negligencia as regras do jogo por parte do péssimo árbitro os impediu.
O que acontece com o time? é o que todos perguntam. Pensamos que vários fatores precisam ser ponderados. Um é a limitação da relação tecnica e tatica que vimos apontando aqui nos últimos comentários, outro é a equivocada pressão midiatica que após provocar o fato, vangloriam-se em dizer " viu, já sabíamos..." atrapalham mais do que ajudam. Outro, é a percepção profissional que impera dentro do clube e faz é tempo. Nos parece até que a representação do Vitoria para os atletas e comissão tecnica é de que trabalham num clube de segunda linha do futebol brasileiro e estão aqui mas com o olho lá.
O nosso temor se justifica pelo fato de consideramos que a partir do que vimos assistindo do Vitória e de seu passado recente quando as coisa desandaram aparentemente sem explicações, é a volta à segunda divisão. Oito ponto de distancia, é um doloroso fato que nos aproxima da nefasta zona de rebaixamento. O desespero não é público em função da posição na tabela, 10º lugar, mas que se depender dele próprio não acreditamos que consiga somar mais nenhum ponto nas quatro partidas que restam, não vimos força, nem brio no time para isso. O que imaginamos é que a manutenção na divisão principal e até mesmo a conquista de uma vaga para a Sul Americana não será resultado dos esforços deste time e sim do fracasso e tropeços dos demais. Oxalá que estejamos completamente equivocados e que tenhamos que nos retratar publicamente, o que faríamos com o maior prazer do mundo.


Até mais,

Um comentário:

  1. Eu mesmo não esperava essa derrota para o Atlético-MG que é um time muito limitado. E o pior que foi na Barradão.
    Mas, o Vitória vai ficar com uma vaga na Sul-Americana.

    ResponderExcluir