segunda-feira, 21 de abril de 2008

VÊXAME RUBRO-NEGRO


Amigos Torcedores!


Para quem leu nosso ultimo comentário antes do BA-VI, deve lembrar que ali chamávamos a atenção de todos para o que julgávamos temeroso e frágil na equipe do Vitoria para esse jogo. Parece que prevíamos. Já vi muita coisa em BA-VI, tempos em que o Bahia era senhor das ações , que o Vitória já entrava em campo tremendo feito vara verde e a expectativa girava em torno de quanto e como o time perderia o clássico. Vi outros tempos, tempos do revés rubro-negro, agora era o Bahia que entrava em campo acuado, desmoralizado e abatido. Foi assim na maior parte desta década.


Ontem, tive a sensação de que adormecia e vivia os pesadelos do passado. Um aglomerado desorganizado em campo sendo impiedosamente massacrado pelo adversário. os gritos de "OlÉ" já ecoavam no Barradão ainda no primeiro tempo.

Existe uma expressão no futebol que se aplica bem ao que vimos ontem, mas em sentido contrario ao Mancine. "jogar para contrato", no caso do técnico foi "jogar para sair", e ele fez muito bem esse papel. Se não vejamos:


O que explica as mudanças radicais promovidas pelo técnico , não só no sistema tático da equipe como nas funções a serem desempenhadas pelos jogadores? Sr. Mancine, de pouca experiência como técnico, mas com larga experiência como jogador deveria saber que um grupo assume uma postura tática diferente com êxito, quando treina exaustivamente para tal e se tem um conjunto harmônico. E o Vitória não tinha nenhuma coisa e nem outra. Ou o técnico esqueceu que quando ele chegou aqui essa foi uma de suas observações? Por acaso em uma semana de treino, com várias dúvidas, muito reme reme, imaginaría-se que o grupo assimilaria com maestria? O resultado, Sr.Mancine, escancarou-se no campo do jogo, 4 X 1.


A sua postura foi ao meu ver irresponsável, você e nenhum técnico têm o direito de expor o clube e a torcida a tamanho vexame. BA-VI não é espaço para laboratório Sr. Mancine, ainda mais faltando quatro rodadas para encerrar o campeonato. São mais de 90 anos de tradição.


O que assistir foi a capacidade de um técnico em anular a sua equipe e entregá-la de bandeja ao adversário. Foi capaz de retirar do grupo o que individualmente e coletivamente se tinha de melhor. A disposição para guerrear e as competências técnicas de seus principais jogardores. Jackson, que passou uma semana inteira no D.M deveria provavelmente assimilar o que Mancine queria por osmose. Entra em campo posicionado centralmente, não desenvolvendo o lado direito do campo como vinha fazendo muito bem nos jogos anteriores, assim foi que o Vitória conseguiu marcar muitos tentos. Como atuou, além de debilitado fisicamente foi presa fácil para os gigantes do meio de campo do Bahia.
Ramon Menezes, tem como principal característica desde que iniciou sua carreira servir ao ataque vindo de trás carregando e distribuindo a bola, portanto atuando de frente para a defesa adversaria. O que aconteceu ontem? Ramon jogando entre a zaga do Bahia de costas, mais uma facilidade dada ao adversário. na lateral direita brigou-se tanto par se ter um lateral de oficio e voltou-se a improvisar um jogador que é meia de origem. Resultado, inaugurou-se a avenida Wiliams Santana e o Bahia por ali chegou fácil, fácil. Monta-se um esquema de 3-5-2 com uma zaga já atabalhoada com dois, imagine com três zagueiros. Durante todo o tempo em que formou assim , os três zagueiros brigavam por dois espaços na zaga, resultado: espaços a vista aos tricolores eram insistentemente oferecidos, falta de cobertura nas laterias e mais avenidas inauguradas, Batatais, Martins...


Isso sem contar com a troca de função de Bida, utilizado por toda temporada como segundo homem no meio, entra em campo com sua indiferença carcteristica para fazer a função de terceiro homem anulando-o e de quebra anulando também o Marco Antonio que por carcterística chega bem na frente e temina o jogo com frente de zaga. As investidas do ataque, Diego Silva, sinceramente... não marca, não passa, não conclui, não se posiciona na área. Substituição, entra quem em seu lugar? Marcelo!, não este é centro avante de oficio e vai dificultar as coisas para o Bahia. Então torcedor, "chupa que é de Uva", entra Ricardinho, o meia que resolveria o problema de golear.


O técnico Mancine é quem resolveu todos os problemas para o Bahia. Desmantelou o ímpeto de marcação que existia no time, mesmo com toda deficiência visível, e pior castrou o potencial ofensivo da equipe. Parabéns Mancine. Você deu bem seu recado. "jogou para ser demitido". Espero apenas que Jorginho Sampaio tenha entendido esta sua DIRE"I"TA.


SOBRE O BAHIA


O time está de parabéns porque sobre aproveitar com inteligência a debilidade da galinha morta que enfrentou ontem!!!!


ESPETÁCULO A PARTE


A torcida " OS IMBATÍVEIS" deu um show a parte ontem. A leitura que fiz foi que indiferentes à humilhação em campo e ao desrespeito tático do Mancine. A torcida disse a todos que primeiro, ela é a dona do território e que não esta disposto a entregar para ninguém, muito menos para a BAMOR. e segundo, deu mais uma prova de que o Vitória precisa ser grande na mesma proporção que o seu torcedor é. Parabéns aos Imbatíveis. Mostra de força pela arte, pela alegria, pelo coração ferido mas orgulhoso de ser rubro-negro. Ao invés de violência corriqueiramente vista nas reações dos torcedores em todo o mundo. Civilidade. Flair play



Um comentário: