segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

PASSANDO A LIMPO!

Caros Amigos Internautas,
Provavelmente essa é a ultima postarem feita por mim no ano de 2010 ao FOME DO LEÃO. E a faço com muita satisfação apesar do momento ruim que o Leão da Barra vive, faço com a felicidade aumentada a cada novo acesso feito por vocês, a cada novo comentário publicizado, a cada nova contribuição de Thiego Souza e Welington Silva. Passando a limpo foi o tema que escolhi para antes das cortinas de 2010 se fecharem refletir sobre o processo decisório no futebol. Sobre a força política que dirige o espore em âmbitos global e local.
Por aqui, nem denuncias de corrupção, exercício de cargo na base do constragimento, das ameaças de rolo compressor, da perplexidade do País em ratificar que para alguns as leis funcionam de um jeito para outros a lei é um " veja bem". O Ricardo Teixeira é o novo presidente da CBF... por coicidencia é o mesmo de sempre, o mesmo que ocupou a hierarquia da família Avelange. O mesmo de toda era dos pontos corridos. NO Vitória, Paulo Carneiro foi o mesmo durante 15 anos, Paulo Maracajá idem no Bahia, Alexi Portela é o novo-velho do Vitória e Marcelinho Guimarães é o Novo da velha Hierarquia tricolor. O que comemorar??????
Fala-se de fracasso do nordeste no futebol, de seu amadorismo e ineficiência, fala-se da concentração de poder no Sul maravilha, fala-se de arbitragem de "pesos e duas medidas" e tudo isso é verdade, mas por si só não explica o atraso, a pequenez dos clubes do norte e nordeste e mais especificamente da dupla BAVI.
Pelas terras pisadas por Cabral, concentrarei a reflexão no Leão de Barra, time fundado pela aristocracia baiana, em pleno corredor da Vitória, com cheiro de nobresa não pode permitir que os milhares de torcedores que vão enlouquecidos e embebecidos de amor ao Barradão, muito relacionado pelos tricolores como LIXÃO, pudessem um dia construir e definir os rumos do clube.
No Brasil, vota-se para presidente da republica, um torneiro mecanico da classe trabalhadora chega ao poder, uma mulher pela primeira vez na historia é eleita Presidente da Republica, mas não se vota para dirigente de um clube. Por aqui, a ideia de ter pessoalmente recurso economico supera qualquer possibilidade de se ter um clube profissionalizado. A imprensa fortalece esse pensamento que dá margem a posturas ditatoriais, antidemocráticas de dirigentes que brincam de "deus". A revelia da massa, pinta e borda nos clubes de futebol.
Um fato inconteste foi a recente palhaçada da eleição de Alexi Portela para o comando do Leão por mais três anos. Um suposto opositor, que se colocou como alternativa iria concorrer sem se quer ter componentes em sua chapa. A imprensa em sua maioria deu conotação de resistência, enfrentamento, quando deveria ser mais critica e pensar esse processo despessoalizando a discussão e centralizando fogo no processo caótico instalado pelos mesmos de sempre que mais atrapalharam do que ajudaram o Vitória em sua história.
Que fique claro, o direito do Alexi Portela concorrer, da mesma forma que não se trata de um ataque à sua pessoa,ou mesmo à imprensa, o que reivindico é justamente uma postura que se desloque das pessoas individualmente e se concentre em projeto coletivo, nesse sentido a imprensa é fundamenta. O fato,é que renovou-se o contrato por aclamação, mesmo sabendo que o dirigente administrou mal o clube e o time caiu para a segunda divisão.Na verdade isso sugere é que continuamos vivendo "na busca de heróis", tristes de nós.
O Vitória nao precisa de um herói, precisa de um projeto, não precisa de um dirigente,precisa de um grupo gestor, não precisa de centralização , precisa de democratização, transparencia e aproximação com o seu torcedor. Porque o Vitória como uma empresa privada que presta um serviço inegavelmente de perfil publico não escancara sua "caixa preta"? Não desenvolve politica de aproximação com os seus torcedores para dentro do Barradão, na condição de sócios contribuentes que decidam os rumos do leão.
O projeto rubro negro precisa prezar pela auto estima de todo o clube, hoje ainda tivemos mais uma mostra do quanto carecemos de melhor estima. O Vitória enfrentou o Palmeiras ( vixe, toda vez que é contra times que nem o Palmeiras, parace que o final já está decidido antes da bola rolar)pelo campeonato de nivel nacional sub 20. Abre o Placar com um golaço de Artur Maia e depois covardemente se encolhe e repete o mesmo erro de outros jogos na copinha e em todos os campeonatos que o profissional disputou em 2010. Ora, fica claro que ser atleta do Vitória pressupõe ser pequeno , pouco ambicioso, um sempre "quase". Chega disso!!!!
Os IMBATÍVEIS, torcida com 13 anos de exstencia nasceu com jovens, com espírito jovem, como nova chama de auto estima e orgulho de ser Vitória, sobretudo num contexto em que reinavam absolutas a POVÂO e BAMOR, ambas organizadas por seu principal rival. Essa alternativa virou uma realidade, contudo, pouco a pouco vai se cansando e se conformando com a condição de ser "quase uma torcida vencedora" de um time "quase vencedor". Os pontos tem sido entregue. Que em 2011, renasça o ímpeto dos jovens pouco pacientes e muito exigentes ( óbvio que guardada as proporções de civilidade, esportividade)mas, não dá para se orgulhar de uma organizada que cumpra papel de marionete no Vitória e que seja ouvida apenas em momentos esdrúxulos que nem foi o plebiscito para aprovar ou não a utilização do Barradão como mando do Bahia. Me poupem!
O saldo geral do ano para o Leão foi: Tetra campeão baiano, campeão do nordeste pela quarta vez, vice nacional pela copa do Brasil e rebaixado para a série B em 2011. Os desafios estratégicos devem ao meu ver passar pela reestruturação de um elenco capaz de vencer a série B e não apenas disputá-la, o crescimento de um clube acelera seu metabolismo com títulos e não com "quase"; revisão na equipe administrativa do Barradão, precisa renovar, ter sangue novo, capaz, profissional e comprometido com o clube, no Vitória ainda impera um ambiente de picuinhas, fofoquinhas e disputas de poder na micro esfera, 'muitos caciques e poucos soldados'. O marketing, precisa avançar, engana-se quem imagina que precisa nivelar por cima para crescer economicamente, ou seja, engana-se quem pensa que só pode contribuir com o Leão é quem tem um dado volume de capital. A aposta tem que ser nos torcedores de classes C, D e E, atribuindo a esses dignidade, conforto, com tratamento sim, nivelado por cima. Esses são as maiores possibilidades de crescimento sem retorno e libertação definitiva de doações daqueles que automaticamente se intitulam "donos do Vitória". Vimos isso na reta final do brasileirão , independente do adversario, casa lotada, a um preço oportuno. É receita garantida e olha que não foi oferecido nada em troca do esforço do torcedor, afinal de contas o saldo foi "bem vindo à segundona".
Tudo isso só poderá se efetivar com a abertura do clube, a assunção definitiva de que se trata de entidade publica na qual seus servidores empregam suas forças de trabalho seguindo orientação geral de qualidade pública. Como se diz no filme "COM MERITO", são vagabundo submetidos a vontade do povo que lhes ortogaram a prerrogativa de poder sua força de trabalho empregar em prol ao Vitória.
Para 2011, podemos e devemos inaugurar um tempo de mais debates e acompanhamento direto do Vitória, apoiar todas as medidas em favor do Leão e denunciar, expressar desacordo quando couber.
Feliz natal, prospero ano novo e UMBORA VITÓRIA. ESTÁ LANÇADA A CMPANHA ' SUBIR DE AVIÃO".
Até mais,

3 comentários:

  1. Meu amigo BIRA, é RIVELINO. Um feliz natal para você e para toda sua família, e um ano novo repleto de alegria, saúde, e paz.
    GLÓRIA A DEUS.

    Seu comentário está fantastico, você fez um trabalho muito bem feito. Eu concordo plenamente com tudo.

    Leiam meu blog http://rivelinosantos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Bira, pelo excelente artigo. Espero que a descida do Vitória para a Segundona promova as mudanças tão necessárias para que o Leão volte a reinar na Primeira Divisão. Tô na torcida.

    Abraços grapiunenses.



    Anônima

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo BIRA você está lendo o meu blog. Pode colocar no seu blog qualquer postagem minha.
    Um abraço do seu amigo Rivelino.

    Bom dia eu quero agradecer a todos que estão visitando o meu blog, são mais de 650 visitas, agradeço aqui todos os meus amigos, e pessoas que eu não conheço pessoalmente mais está visitando o meu blog, dando opiniões e sugestões, e também divulgando o meu blog, é como eu sempre escrevo ( o poder da multiplicação ).
    O trabalho é novo , a minha primeira postagem foi dia 20/11/2010, e desse dia até hoje foram muitas postagens, um total de de 98 ( noventa e oito ) postagens.
    Vários assuntos foram abordados entre eles, campeonato brasileiro, homenagens a jogadores e clubes do passado, futebol x negócios, mercado da bola, noticias dos clubes brasileiros e europeus, criticas feitas a CBF, criticas feitas aos dirigentes do esporte brasileiro etc...
    Agradeço de coração a todos que estão visitando o meu blog.
    ESCRITO POR RIVELINO ( 04/01/2011 )
    http://rivelinosantos.wordpress.com/
    e mail rivelino.futebol@hotmail.com

    ResponderExcluir