segunda-feira, 27 de setembro de 2010

10.000 Acessos, queriamos comemorar mais feliz com o Leão

Caros Amigso Internautas,
O Fome do Leão alcança a magnifica marca dos 10.000 acessos, queremos agradecer a todos que tem dado uma passsadinha por aqui e apreciado com muito carinho e respeito às opiniões e comentários por nós, Welinton, Thiego e Eu. Obrigado!
Nosso ultimo cometario sobre o Vitória alimentava a esperança de triunfo sobre o agora líder Fluminense-RJ, o que favoreceria conforto na tabela do brasileirão.Isso não aconteceu e o Leão caiu três posições. Agora é o décimo segundo colocado, ameaçado por um batalhão de oito clubes que ainda têm esperança de livramento da degola.
Sobre o jogo o que posso dizer é que o Vitória fez uma partida de bastante aplicação tática, muita disposição defensiva e ineficiencia ofensiva. Ricardo Silva entrou no 4-4-2 no papel ( Viafara, Eduardo, Walace, Thiago Martineli e Egidio), Vanderson , Ricardo Conceição e Bida como volantes e Elkson como meia), na frente Henrique e Swenke. Na disposição em campo vimos um 3-4-1-2. Explico melhor: 3(Walace, Thiago e vanderson)Bida, Ricardo, Eduardo e Egídio; 1 Elkson ou Henrique ; 2 Swenke, Elkson ou Henrique. O sistema terminou não sendo o suficiente para garantir melhor sorte para o Leão na belíssima tarde de domingo num barradão com mais de 20.000 pessoas assistindo.
Onde vi os limites do Vitoria que justifiquem perder por 2X1 para o fluminense? Primeiro é preciso deixar claro que o Fluminense tem um elenco muito mais qualificado tecnicamente do que o Vitória, em segundo lugar, o vitoria mantém alguns nós que não conseguem desatar. Suas jogadas ofensivas se limitam aos bons dias de ses alas, diga-se de passagem que joga com imporviso na ala direita. Por dentro , pelo meio do campo tem sido incompetente. Se a função é de Elkson, esse alem de cair muito, segura a bola por excesso, se a função é de Henrique, tem habilidade mas não tem força para puxar os contra ataques sozinhos. No futebol moderno não é mais possível que o 1 do esquema seja o único responsável pela armação de jogadas. Aí se encontra a maior deficiência do Vitoria.
Vanderson e Ricardo conceição não têm esse potencial, o primeiro totalmente estilo BRUCUTU, tem falhado no que sempre apresentou de melhor, no desarme. Nesse jogo ambas as jogadas que resultaram em gols para o adversário do Leão teve sua anuência e colaboração. Ricardo Conceição, é o que melhor tem se apresentado na função de marcar e tentar sair para o jogo, está muito envolvido no clima de raça que a torcida exige do time, mas sias limitações tecnicas ofensivamente, não lhe permite maior contribuição no resultado final das partidas. Bida, sacrificadissimo tem atuado como marcador posicionado no canto esquerdo e inferior do campo, como sombra do fraquissimo na marcação, o Egídio. Bida é quem tem maior classe nomeio, acerto de passes e é um dos mais obdiente taticamente, aponto de introspectar seu vistoso futebol e agradar ao técnico.
Assim, vimos um buraco, um vazio na articulação de jogadas ofensivas não só no jogo de ontem como em toda temporada, é chutão do goleiro ou da zaga, luta dos atacantes gladiadores com a zaga e eventuais triangulações e aparição de superação individual pelo talento de Elkson, Henrique e mais raramente do Ramon quando Atua. Isso é muito pouco para se manter na primeira divisão.
Penso que se o Vitoria quiser terminar o ano no grupo de elite, seu tecnico precisa definitivamente abandonar a estratégia a boa vizinhança de boleiro, romper com sua propria panelinha e colocar em campo jogadores que melhor se encaixe num estilo competitivo, audacioso e competente nas conclusões. Ontem, as opções entrada de primeira e substituições demonstraram que o tecnico tem clumplicidade dos jogadores mas nao autoridade sobre o grupo.
Com impressão nitida de mediar os desagrado de um ou de outro, iniciou com Swenk em detrimento do Cleber Perei, que alem de contratado para assumir a posição, com investimentos altos da dreção, só não tem ocupado a posição pela idolatria conquistada pelo Diabo Loiro, ora, em sua ausência, esperei esse e jogou Swenk, que lutou muito mas completamtente improdutivo, se quer conseguiu conter a marcação os zagueiros e não teve tranqulidade e competência de definir quando pode. Coloca Ramon - que em sua carreira não sabe o que e banco de reservas- para entrar num jogo de alta voltagem, completamente frio enferrujado pelo desgaste articulares, lento e sem força para salvar o Leão. Vi no mesmo momento o Muricy anulou as pretensões de Ricardo Silva colocando um jogador exclusivo paradeter Ramon.
O jogo só piorou para o Vitoria que tinha tempo suficiente para correr atrás do placar e quem sabe virar o jogo , mas não tinha qualidade suficiente em campo e ainda contou com uma desarrumação total do esquema. Elkson teve que voltar quando sua força era mais do que necessária para romper a marcação do Flu e sofrer faltas no entorno da área, Bida continuou recuado, agora assumindo a função de Vanderson, o que isolou o atleta de participação ofensiva. Resumo da opera, muita atrapalhada e decisões ruins para um jogo tão visceral quanto esse.
Vencer o Fluminense como dissemos no ultimo comentario garantiria estabilidade na tabela e mais do que isso poderia significar uma elevação da estima dos jogadores de tal ordem que fortaleceria o grupo para o restante da jornada. Nada disso aconteceu.
Em minha modesta opinião, não podemos jogar com dois volantes que apenas marquem, sugiro que saia um e que entre um outro com mais recursos,Bida tem que ser mais explorado ofensivamente na articulação das jogadas e aproximação do ataque e definir por Cleber Pereria como o homem de area na ausencia do Junior. Sinceramtente não sou adepto ao discurso que resume fracassos à qualidades do adversario. Se assim o fosse, para que jogar se se encontra perdido antes da pelota rolar?
O Vitória nao se encontrou no campeonato, não montou uma estrutura sólida de time e penará até o final do certame. Parece-me que a mediocridade da qualidade do elenco tem confudido a comissão técnica que não conseguio dar um padrão minimo de jogo. OU é normal a essa altura desconfiar tanto e divergir tanto sobre quem deve ou não atuar de primeira? e os que não tiveram chances? muitos fizeram excelentes temporadas no ano anterior, será que simplesmente desaprenderam? ou será que são mais recentes na panela do Ricardo?
Até mais,


Ps. Aos que quizerem interagam conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário