quarta-feira, 12 de maio de 2010

E aí, foi Coerente?????

Caros Amigos Internautas,

COERENCIA é a palavra do momento. Tantos os defensores quanto os criticos às escolhas e criterios utilizados pelo tecnico do selecionado brasileiro, o DUNGA, se valeram da palavra coerencia para ratificar suas acertivas. Fui ao Aurélio e lá está escrito: Relação lógica entre idéias ou atos. Pois bem, como mensurar as ideias do Dunga num contexto em que cada cabeça no Brasil tem uma seleção? E sobre os atos... muitos afirmam coerencia porque manteve o principio de relacionar os que mais corresponderam durante os quatro anos de jornada, inclusive o Grafite que segundo o técnico representou o tipo daquele que em cinco minutos justifica sua presença. Ao ouvir isso, pensei que falava do Pelé, ou do Zico ou do Maradona, mas, falava mesmo do Grafite. Eta, já estou questionando a coerencia do pobre do Dunga.

Não entrarei nessa, farei sim, uma exposição sobre o que penso da seleção Canarinho para a copa do mundo de 2010. Segura no miolo de zaga, forte na lateral direita e incógnita na esquerda. Um meio combativo e guerreiro, desprovido de criativiade e sem um pingo de genialidade e um ataque combativo, objetivo e goleador. Ponto alto da seleção. Acredito que veremos um grupo fechado, focado e intimado a corresponder à confiança do técnico. Portanto, bem diferente do que fora em 2006. Disposição para vencer a qualquer custo, mesmo que mate a cada jogo a arte que outrora nos identificava.

É justamente nesse apecto que reside uma certa desilusão com a seleção. Abrir mão da arte, e tê-la como sinônimo de derrota é para mim um grande equivoco. Lamento profundamente a ausencia da malandragem, da finta, do jogo ilusório que fez do Brasil, sinomino de celeiro de vencedores e feticeiros da bola. Oxalá, que em meio a tanta disciplina tática sejamos brindados com alguma magia extraida do DNA cultural do brasileiro.

Mudando de assunto...

Daqui a duas horas o Vitoria entrará em campo em Goiania para enfrentar o Atletico local pelas semi-finais da copa do Brasil. A disputa promote muita emoção, afinal de contas vale vaga na finalissima. Por flar em emoção, já estou me preparando para sofrer com as limitações mais do que estampadas do elenco Rubro negro. Elenco que está tirando leite de pedra e já é vitorioso em figurar entre os quatro primeiros da competição.

Folha de 400 mil reais é fichinha em se pensando nos adversarios. O elenco caseiro, deposita na base as esperanças de superação. Tem problemas cronicos nas laterais, meio e ataque. Hoje tera que entrar sem nenhum dos laterais que vinham jogando tanto na condição de titularidae e nem de reserva, teremos o reserva do reserva e um junior que fora chamado para salvar a patria rubro negra. No meio, continuaremos sem criatividade e sem velocidade, não jogam mais uma vez aqueles que bem ou mal tem dado suas cabeçadas e na frente prevejo novo isolamento do Diabo Loiro. O Vitória já provou que apenas esforços defensivos não tem garantido vitorias, perdemos as ultimas três jogando assim.

Chances... temos sim, o jogo é entre iguais tecnicamente e em tradição levamos vantagem, mas imagino que será sofrivel.

Pensando um pouco à frente, a direção tem que ter clareza que a configuração da copa do Brasil, pode até nos dar o título inédito, mas o campeonato brasileiro não, a competencia é a constancia e não a pontualidade. Esse mesmo grupo que merece de todos nós muito respeito e elogios pelo feito na copa do Brasil, é serio candidato à degola no nacional. Portanto, contratar bons jogadores é urgente. Agora, não dá mais para se fazer tanta economia. Têm-se a favor, uma cota de televisão maior que o ano passado, tem parcerias como a petrobras e o Habib's, tem o aumento do sócio- torcedor, tem a economia do primeiro semestre, o que não aconteceu no ano passado.

Palavras finais...

Para a seleção que era apenas do DUNGA agora é a representante do pais, os jogadores selecionados precisam do apoio nacional para poder lutar pelo título e para o Vitória, é ter fé que chegaremos lá, mesmo com todos os obstaculos que já enfrentamos e enfrentaremos pela frente.

Até mais,

Nenhum comentário:

Postar um comentário