segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

FUTEBOL BRASILEIRO... É MOÇÃO DE REPUDIO!!

Caros Amigos internautas,
Estive pensando no que escrever na despedida do brasileirão 2009. São muitas as possibilidades, entretanto diante do vídeo postado por Welington Silva em nosso blog, em que aparece nitidamente conversas entre jogadores combinando ações para o jogo, a partir do momento da entrada de um jogador, me vi forçado a inciar por aí.
Foi acordo de bicho grande, afinal de contas lutavam pelo título o Inter, São Paulo e Palmeiras, além do Flamengo. As imagens revelam que futebol ganha-se fora de campo também e que a despeito das paixões e do "profissionalismo" o importante é cumprir a farsa, a dissimulação. Nesse momento imagino que a tecnologia seja vilã da história.
Tivemos o campeonato mais atípico " reservando as semelhanças nas lambanças das cartolagens) da história dos pontos corridos. Futebol em campo mediano, nivel técnico sem grandes expressões, o trio, PET, CONCA E PARAÍBA ilustra bem isso. Foram os três indicados para o melhor camisa "10" ou será 43, 35, 99 etc. PET estrangeiro e em final de carreira, Conca outro estrangeiro e representante do time que amargou dezenas de rodadas na zona de rebaixamentos e Marcelinho Paraiba, O rebaixado com o time do Coritiba.
Por falar em Coritiba, caiu por terra a idéia de que os coritibanos representam o primeiro mundo no Brasil, o que assistimos foi uma verdadeira barbarie. Sinceramente e sem querer ser leviano, fico intrigado com tantas coincidencias neste campeonato. O Rio de janeiro teve os campeões na série A, B e D. O flamengo fez o maior investimento do ano ao repatriar o Adriano, nada ia bem até que como num toque de magica tudo passou a dar certo para o mengo, para o fluminense, Botafogo na hora H e o Vasco quase que de ponta a ponta.
As imagens no YouTube, dão pistas das maracutaias tão sabidas no futebol brasileiro. Muitos vão dizer que foi uma situação pontual e nada mais que isso. Confesso que se fosse pontual, já era uma vergonha e em não sendo é um absurdo.
O que aconteceria se o são Paulo fosse pela quarta vez o campeão? certamente o negóci futebol perderia muito. Ressuscitar os cariocas é colocar holofotes naqueles que segundo Vitor Melo, um estudioso na historia do esporte nacional, têm caracteristicas e vocação esportivas, por isso atrae todos os grandes eventos para o Rio. E tinha que ser com o Flamengo, para alavancar como nenhum outro carioca o negocio futebol.
Pelo lado de cá, os nordestinos foram quase que aniquilados do cenário nacional. Não se discute e nem se tem uma política de fortalecimento dos federados do norte e nordeste para diminuir o abismo que separa ( em quase tudo) esse pedaço do território nacional do restante do país. nada de campeonato do nordeste, temos que ficar com os estaduais deficitários, pobres em técnica, tática e em espetaculo. Enquanto isso somos bombardeados a adorar, idolatrar os times do centro sul, responsaveis diretos pela politica de Apartheid no futebol.
Não há condições objetivas de vermos um time do nordeste campeão brasileiro na era dos pontos corridos. Além das ocorrências corriqueiras dentro do gramado como a assistida a pouco, politica de dois pesos e duas medidas nas escalas de arbitro, dia e horários dos jogos têm-se os investimentos economicos absurdamente desiguais que ampliam a distancia quilometricamente entre um Bahia, um Vitória de um titulo nacional.
Nos resta é o senso combativo e critico de valorizar e chamar a atenção de todos os setores envolvidos no futebol de que se trata de uma "guerra", mais uma "guerra" de afirmação de nossa parte, historicamente expoliados e fetichizados no mundo do futebol.
Até mais.

2 comentários:

  1. Sei que serei repetitiva, mas tenho que mais uma vez parabenizar o Bira por não se deixar levar pela emoção e mostrar objetivamente a podridão que impera no futebol brasileiro, pois, é inadimissível que um campeonato como o Brasileirão seja ganhado fora de campo. Eu acho que temos mais coisa para lamentar que comemorar - o que aconteceu em Curitiba foi pura selvageria - e digo isso sem medo de parecer ressentida , já que o Vasco veio para a Primeira Divisão, mas pergunto: A que preço?. Minha pergunta é pertinente diante de um jogo ( ao que tudo indica ) que foi jogado mesmo antes dos jogadores entrarem em campo. Será possível que somos meros fantoches?

    ResponderExcluir
  2. Anonimo,
    Não tenho duvidas de que tão real quanto a paixão pelo futebol são as manipulações de todas as ordens, desde as mais sutis e quase imperceptíveis atá as grosseiras e estampadas na cara de todos nós.

    ResponderExcluir