Caros Amigos Internautas,
O comentário de hoje será didaticamente dividido em dois momentos. O primeiro, mais domestico aborda a situação "atual" do Vitória, a segunda é uma reflexão sobre o quadro nacional do futebol brasileiro e as desigualdades regionais.
O fato do Vitória ter fracassado nas ultimas quatro rodadas, perdendo todos os jogos pelo escore mínimo tem que ter explicação. Durante o ano Vimos o Vitória vencer e convencer, como fizera com o Santos, Atletico-PR, Botafogo etc, vimos também perder ou empatar jogando muito bem, como nos casos do Palmeiras, Atletico Mineiro, internacional etc. Vimos ainda vencer jogos, jogando muito mal, como o jogo contra o Nautico aqui do Barradão. Vimos por fim derrotas desclassificantes como contra o Santo André e o Baruerí.
Atá aí "tudo bem". Tudo isso acontecia com o grupo fechado e querendo acertar, o que não acontece no momento atual do time que em minha opinião corre risco severos de mais insucessos nas ultimas rodadas justamente pelo fato da deficiência do time não se limitar ou melhor, não se reduzir à uma baixa técnica ou fisica.
É lamentável e inconcebível que mais uma vez na historia recente do Leão, as vaidades internas entre jogadores e comissão técnica se ponha a frente dos interesses de uma massa apaixonada e que boquiaberta assiste e sofre injustamente. As expectativas se amofinam porque o querer coletivo sumiu da toca e precisa voltar urgentemente sob pena de decepcionar ainda mais o torcedor rubro negro.
No cenário nacional a corda está tendendo a romper do lado mais fraco. Varios times do nordeste deverão descer de divisão, tanto na primeira quanto na segunda. Isso é muito ruim e amplia as desigualdades regionais que são possivelmente o motivo maior da própria situação. A autoritária CBF não tem interesse em fortalecer o futebol brasileiro e sim o futebol carioca, paulista e de alguns estados do sul, reproduzindo a mesma lógica da politica publica de esporte que concentra investimentos públicos em uma cidade do pais e diz que é trata-se de um evento nacional.
O Campeonato do Nordeste precisa ser uma realidade, pois fortalece o nosso futebol e nos põe em condições menos desiguais, seja do ponto de vista económico, seja do ponto de vista técnico dos representantes das regiões politicamente centrais do Brasil. Isso é uma vergonha.
Até mais,
ps. Agradeço aos internautas pela interação na ultima postagem.
Retirei o comentário abaixo de do blog do Nilson, da rádio jovem-pan..
ResponderExcluirO São Paulo vem jogando um futebol pequeno, sem graça mesmo, e não ficaria surpreso se fosse derrotado pelo Vitória amanhã no Morumbi. O Flamengo é a equipe que esta jogando o melhor futebol no momento . Mesmo sendo campeão ,nenhum torcedor tricolor dirá que a equipe mostrou um futebol encantador. Claro que uma vitória do São Paulo também seria normal, afinal joga em casa com mais de 50 mil pessoas no estadio empurrando. O leitor inteligente entende perfeitamente que quero dizer que com a bola que as equipes vem jogando, nada pode ser considerado surpresa. Futebol bem pequenininho de todos.
rsrsrsrsrsrsr Que comentário mais coniviente, hein, Wel? "O Flamengo é a equipe que está jogando o melhor futebol no momento". Será?
ResponderExcluirANÔNIMA
Correção: conivente
ResponderExcluirAnônima, a retirada do texto foi muito mais em relação ao Vitória e o São Paulo, não em relação ao flamengo que inclusive chegou a vice-liderança hoje. Podendo, inclusive, ser campeão.
ResponderExcluir