domingo, 22 de novembro de 2009

Aguenta Coração

Caros Amigos Internautas,
Andei dando uma olhada nas estatística do Brasileirão 2009 e constatei que lamentavelmente o Vitória não figura em nenhum item que o destaque positivamente, não temos o artilheiro, estamos longe de sermos a equipe que marcou mais gols, na verdade sofremos mais do que fizemos, nosso aproveitamento fora de casa é vexatório, não temos uma equipe disciplinada em relação a cartões, não temos destaques individuais em quase todas as posições com pequena referenca ao meia Domingues que aparece na quinta colocação na posição de meia. Não aspiramos mais título, nem libertadores, lutamos desesperadamente por uma vaga à sul americana ( hoje, estamos no limite) e ainda corremos risco de juntarmos ao Bahia na segundona ( Diga-se de passagem, hoje em Salvador parecia até que comemoravam título ou acesso à divisão de elite).
Essa situação, já foi bem diferente em alguns momentos do campeonato, figuramos por muito tempo entre os quatro primeiros, tinhamos o artilheiro do Brasil, éramos "imbatíveis" no barradão. Vários jogadores apareciam como destaques em suas posições etc e hoje, faltando três rodadas nos contentaremos em soltar foguetes se, após 5 derrotas consectivas vencermos o Grêmio, não o de Porto Alegre,falo do Grêmio Barueri e nos assegurarmos na primeirona, é mole uma coisa dessa?
Pois é amigos internautas é o que o futebol baiano tem a dizer aos seus fieis apaixonados torcedores no final da temporada. do lado do Bahia, a festa parece apagar os equívocos de todo o ano. Do lado do Vitória, os bastidores jogam mais que os jogadores em campo,é muito "disse me disse", problemas de relacionamentos, o caldo desandou, essa é uma verdade que se impõe a nós. lastimável, não bastasse toda a engrenagem de um campeonato desigual por natureza, como é desigual toda a sociedade brasileira, que os baianos, todos nós, ampliemos as dificuldades com picuinhas, provincianismos e pouca responsabilidade profissional e social com a atividade do futebol, responsável por um volume de mobilização social, econômico, cultural e político de grande ordem.
Já passou da hora de um novo movimento em favor do fortalecimento da dupla BAVI e demais co-irmãos baianos. Sou a favor da revitalização da copa do nordeste, é preciso que o futebol gere mais receitas por aqui, mais integração e intreratividade entre os clubes de tradicionais expressões nordestinas para potencializar o nosso futebol, além claro, de contribuí decisivamente para nos afirmar politicamente junto aos clubes sulistas e principalmente junto à CBF. (entidade sugadora e potencializadora de desigualdades no mundo futebolistico).
Com os resultados da semana, a vitoria surpreendente do Nautico contra o Corinthians com Ronaldo e tudo, pressiona ainda mais o leão a daqui a pouco, ter a vitória como o único resultado aceitável.
Vamos lá, convoco a massa rubro negra a apoiar o time do inicio ao final do jogo e depois comemorando a permanência e possível classificação à Sul Americana, exigir, com participação mais seriedade na gestão do clube, e de seus profissionais do futebol, deixando claro que no Vitória trabalha quem honra as tradições deste clube centenário.
Até mais,

2 comentários:

  1. Já passou da hora de um novo movimento em favor do fortalecimento da dupla BAVI e demais co-irmãos baianos. Sou a favor da revitalização da copa do nordeste, é preciso que o futebol gere mais receitas por aqui, mais integração e intreratividade entre os clubes de tradicionais expressões nordestinas para potencializar o nosso futebol, além claro, de contribuí decisivamente para nos afirmar politicamente junto aos clubes sulistas e principalmente junto à CBF. (entidade sugadora e potencializadora de desigualdades no mundo futebolistico).


    Bira, você foi muito feliz em pontuar a necessidade de fortalecimento do futebol nordestino, sempre pensei assim, não adianta termos um único clube com excelência futebolística, sendo "ilha" em um oceano de desigualdade esportiva. Nós temos pontos favoráveis - jogadores talentosos, torcedores apaixonados e fiéis, estádios modernos, times tradicionais, times jovens etc - que mostram que temos condições de nos afirmar no mundo esportivo brasileiro.

    Abraços grapiunenses

    ANÔNIMA

    ResponderExcluir
  2. Querida anônima Grapiuna.
    " Se agente não se valorizar, que o fará por nós?" O nordeste precisa se emancipar tambem no esporte e tr vida propria, em dialogo com o restante do país , mas nunca mais como submisso a ninguem.

    ResponderExcluir