segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Reta Final

Caros Amigos Internautas,
O comentario de hoje busca opinar sobre a situação do campeonato brasileiro, séries A e B na reta final. Faltando 5 rodadas para o encerramento do certame, nas duas divisões a luta pelo título está bastante acirrada, da mesma forma na parte de baixo da tabela muitos se esforçam para escapar da degola. Na série A por exemplo, esta é a edição mais disputada da era dos pontos corridos, para se ter uma idéia, a diferença entre o primeiro colocado (o Palmeiras) e o quarto colocado ( o Flamengo) é de apenas 4 pontos. Na zona de descenso, emcabeça a fileira com 35 pontos (o Santo André), ocupando a décima sétima posição e termina a lista o Sport de Recife com 30 pontos, mas, correm riscos ainda o Botafogo com 38, o Atletico-PR e o Coritiba.
Na série B, a peleja também está dura, na ponta de cima da tabela tudo indica que o Vasco será mesmo o campeão como se esperava desde o inicio do campeonato ( não há surpresa nisso), a luta maior é pela entrada no G 4 que dá acesso á primeirona. Brigam ainda por uma entre as três vagas restantes, nada mais nada menos que sete clubes, desde o Guarani, segundo colocado até a Ponte preta, com menos chances é verdade, na oitava posição. Para não despencar para a terceirona e ter que encarar a dureza de longas viagens terrestres, brigam desde o Brasiliense, 13º com 41 pontos, passando pelo Bahia, 16º, com 38 pontos até os quatro que hoje estão na zona de degola ( America-RN, Campinense, Fortaleza e ABC)
Um outro fator comum às duas competições é que o acirramento pouco visto na era dos pontos corridos, não significa qualidade técnica dos times. Do meu ponto de vista, a série B é uma das mais fracas tecnicamente dos últimos anos, tenho acompanhado jogos muito ruins, o mesmo se aplica a série A, com nível um pouquinho melhor do que a série B, não apresentou grandes clássicos, batalhas titânicas como pressupunha a briga pela conquista de pontos. No mais, ficam os palpites.
Mantenho o palpite que na série A, quem leva é o Palmeiras, na B sem novidades o Vasco. Quem desce na A ( Sport, Fluminense, Santo André e Atlético-PR), na B descem os quatro atuais do G 4 ( América-RN, Campinense, Fortaleza e ABC) é só esperar para conferirmos. Até mais,

Um comentário: