segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A gente precisa de QUALIDADE!!!!



Caros Amigos Internautas,



Temos acompanhado o Vitória por onde quer que o time ande, seja no baianão, Copa do Brasil, Série A, atentos às vezes com ênfase nos resultados, às vezes no porcesso vivido pontualmente, e em ambos historicamente para tecermos comentários, opiniões, criticas e sugestões. Pois bem! Ontem o jogo contra o São Paulo foi mais um desses "prato cheio" para nossos devaneios. Particularmente, fui convencido de que a diferença de qualidade técnica é gritante entre equipes do nível do tricolor paulista e do nosso Leão. Não digo isso com o sentimento de inferioridade, não, digo com a tranquilidade de quem sabe que o grande clube, com estrutura para ser campeão precisa de muito mais do que o rubro negro dispõe.
Tem uma máxima no futebol que diz: " quando não for possível vencer na técnica, que seja na raça", e quando não se é possível ser na raça e na tecnica, como se ganha?... Não se ganha! Ao Vitória não faltou em nenhum momento o componente raça, vontade, dedicação dos jogadores, superação inclusive, considerando a conjuntura da partida e as alterações técnicas e táticas forçosas pelas circunstancias. Faltou talento, qualidade técnica e isso não se adquire na base da pura vontade, é preciso ser resultado histórico da construção da carreira de um atleta.
Ramon poderia ser esse talento, mas o tempo impiedoso nesse sentido, não lhe oferece "tempo " para realizar o que planeja em sua vasta habilidade.
Do lado São Paulino, talento é artigo mais abundante, o meio de campo São Paulino conta com jogadores capazes não só de proteger a sua retaguarda, não só capazes de municiar o ataque , mas também capazes de resolver a peleja em qualquer tempo do jogo. Não precisam aparecer apenas quando parece não ter jeito, no final do jogo, no abafa, abafa pela vitória a qualquer custo. Sabem resolver na dinâmica da construção do jogo.
O que queremos ratificar aqui é o apoio ao time rubro negro, foram lutadores do inicio ao final do jogo, buscaram se impor frente ao atual tri-campeão brasileiro " quase o mesmo time das conquistas recentes", podiamos até ter vencido, mas ainda assim nos faltaria qualidade. A torcida me passou a sensação de entender e admitir a superioridade adversaria no jogo, apoiou o Vitória, não vaiou e por alguns instantes parecia resignar-se ante ao que presenciara. Para nós, de certo modo é um pesar o constrangimento de se ver incapaz, de ter que compreender pela dor que temos muito que caminhar.
Por outro lado, temos a convicção de que o time superou o fiasco do jogo anterior, é um time corajoso e que honra o clube e seus torcedores, no mais é pressionar a direção para adicionar qualidade ao virtuoso elenco e esperar por dias melhores.


Até mais,

5 comentários:

  1. Bira,o São Paulo é um "timaço" (isso não se discute), então, o placa não deveria ter sido mais mais "elássssssssssssssssssstico"?

    Abraços grapiunenses.

    ANÔNIMA

    ResponderExcluir
  2. Querida Grapiuna, tambem acho que o São Paulo tem um grande time, mas a historia do jogo mostrou que o Leão tinha condições de vencer, que não estava fadado a derrota, contudo em acontecendo seria um brinde pela garra ede dicação, uma vez que nos falta talento. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Realmente o São Paulo é um timaço, mas no futebol isso não garante vitória nem tampouco, sucesso. Evidente que ajuda, e muito, mas o ditado nos ensina que é o futebol é um esporte caixinha de surpresa, ao contrário de outras modalidades.

    Veja o Palmeiras. Também é um grande time, mas não é isso que tem, até o momento, levado o mesmo à cabeça da competição do brasileirão 2009.

    A sorte e a cegueira dos árbitros os têm ajudado muito. Pelo menos 9 pontos foram conquistados assim. Nos dois últimos jogos venceu de 1a zero e com gols nos minutos finais da partida, com direito a ajuda do zaqueiro adversário e tudo. E uma outra ajuda, justamente contra o Vitória no Pacaembu, do gol que a bandeirinha não viu. Ou viu?

    ResponderExcluir
  4. Eu acompanho os jogos do Vitória através do Fome do Leão. Não me pergunte o porquê disso, afinal não sou torcedora do time rsrsrsrssrsrsrrrsrsrsrsrsr.
    O que eu quis dizer com a minha pergunta é que o Vitória poderia ter vencido o jogo ou ter ficado no empate, pois, o time do São Paulo - mesmo sendo um timaço - fez um gol apenas. Eu sei que o importante é a vitória, não importa qual seja o placar,ainda assim, fiquei com a sensação que o São Paulo teve foi sorte.
    Bira falou: "Do lado São Paulino, talento é artigo mais abundante, o meio de campo São Paulino conta com jogadores capazes não só de proteger a sua retaguarda, não só capazes de municiar o ataque , mas também capazes de resolver a peleja em qualquer tempo do jogo. Não precisam aparecer apenas quando parece não ter jeito, no final do jogo, no abafa, abafa pela vitória a qualquer custo. Sabem resolver na dinâmica da construção do jogo". Preciso perguntar a Bira novamente - posso me dar ao luxo de fazer isso, pois não entendo de futebol - São Paulo é realmente tudo isso ou ele foi apenas tudo isso no jogo contra o Vitória? E o que você quis dizer com "elenco virtuoso"? Tô sendo chata? Pode dizer. Eu aguento o "tranco".

    ANÔNIMA

    ResponderExcluir
  5. Bira Menezes ( Fome do Leão)5 de agosto de 2009 às 20:39

    Olá Companaheira Grapiúna!
    O meu olhar sobre o time do Sao Paulo é que se trata de um clube muito bem estruturado no Brasil e o seu elenco é muito competitivo. O que aconteceia era que os resultados não estavam aparecendo a ponto da saída do Muricy ( técnico) após tr~es temporadas seguidas de vitórias e títulos - só brasileiro foram três seguidos - O time São paulino vem numa ascensão tecnica capaz de recolocá-lo como um dos favoritos ao título - embora paricularmente vejo em outros elncos mais qualidades para levantar a taça nessa temporada. A questão da sorte faz sentido e me lembra uma outra maixima " a sorte acompnhaa os competentes".
    Já sobre o elenco Virtuoso, me eferia ao Vitória em campo por estar sendo muito valente, corajoso e ousado em campo, a cada jogo enfrenta além do adversários, suas proprias limitações técnicas - ausencia de atacante por exemplo - e as inteperes da partida - mudança de função de jogadores pela pura necessidade e não como estrategia pensada para surpreender o adversário. Sacou?
    Quanto ao ser chata... você é maravilhosa e sabe que o convite ao dialogo pressupõe comunicação entre pelo menos dois, com falas e olhares diferentes, mas interativos. Abraços e Vamos que vamos!

    ResponderExcluir