quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

CLÁSSICO DE UMA TORCIDA SO????






Caros amigos internautas,


Na semana do primeiro BAVI, motivações é o que não faltam para o Barradão ficar lotado. Vejam bem, o Bahia está invicto,o vitória também e com 100% de aproveitamento. Pairam no ar duvidas sobre quem contratou melhor este ano. Parte da imprensa afirma ter sido
o Bahia, mas admitem que o Vitória é quem tem o time mais organizado e é o favorito par vencer o campeonato. Reinauguração de Pituaçú, e a volta do mito da torcida do Bahia fazer o resultado, contra a torcida do Vitória eternamente provocada por não encher estádios, mas que se acostumou a ser vencedora nos últimos 15 anos. O duelo de dois técnicos emergentes no cenário nacional. É saudável vermos a ruptura com o ciclo de mesmice nos comandos técnicos das duas agremiações. As equipes têm diversos jogadores jovens e que querem um lugar ao sol e para completar, Iniciamos a semana com uma grande polêmica anunciada por Paulo Carneiro que em nome da direção do tricolor, propôs " Clássicos de uma torcida só". Isso esquentou ainda mais as expectativas para o clássico a tal ponto que pouco têm se falado dos compromissos dos rivais na noite de hoje. O certo é que ambos já visualizam o domingo no Barradão. Torcedor, temos ou não um montão de motivos e motivações para irmos ao santuário rubro-negro?
A proposta de CADA UM NO SEU QUADRADO, precisa ser amplamente discutida na sociedade futebolística baiana, não dá para ignorar de cara e nem aprovar de cara. Se por um lado pode significar a ruptura da tradição do encontro entre rivais, de ida de casais e familiares que torcem para times diferentes, de anular as provocações "lúdicas" contindas nas musicas inventadas e reinventadas pelas torcidas como assistimos no ano passado com o "CREU" e o "SENTA QUE E DE MENTA", e quem disse que as torcidas não se admiram? Não são motivadoras da arte e da criatividade da outra? Algo substitui o gosto da vitória estética,plástica de uma torcida sobre a outra? quem disse que o espetáculo num BAVI , se resume ao campo de futebol?.
Por outro lado evitar o encontro das torcidas perspectiva colaborar com a diminuição dos confrontos, do clima ameaçador que as vezes rondam os BAVIS. As pessoas poderiam vestir a camisa de seu clube sem medo e poderiam levar com mais frequência as crianças, idosos e deficientes aos estádios que por motivo de "In" segurança são cerceados muitas vezes de poder assistir ao jogo no estádio de futebol. A polémica está lançada e achamos que é muito bem vinda. Defendemos ampla discussão com todos os setores envolvidos e a democratização da vontade da maioria.
Outros argumentos que menos interessam aos torcedores, também têm sido veiculado nas defesas, para os que são contra, afirmam baixar arrecadação dos clubes, para os que são favoráveis citam a Europa como exemplo e acham que atraem mais patrocinadores para o mercado do futebol, quando se consegue afastar a violência e portanto veicular a marca à arte. O importante é a compreensão de que fala-se da modificação do comportamento do torcedor, de cercear um direito, se não um hábito quase secular na Bahia, e isso não pode acontecer à revelia dos torcedores de Bahia e Vitoria. O bacana é que o campeonato está muito motivado e poderá se potencializar a depender do que aconteça no clássico de Domingo.
Quanto aos jogos da dupla BAVI hoje, imaginamos maiores dificuldades para o Vitoria, não só por enfrentar uma equipe difícil, bem organizada como é o Flu de Feira, mas também pelos desfalques no time motivados sobretudo pela aproximação do clássico e também pela alegação de cansaço de alguns jogadores. Sem querer ser pessimista mas é perfeitamente possível que os 100% caia hoje. Do lado do Bahia, acreditamos que também os pensamentos estarão divididos entre a partida diante do Atlético e o BAVI, mas imaginamos menos dificuldades do tricolor em superar o Carcará, até porque o time de Alagoinhas tem sido muito instável no torneio.
Por hoje é isso aí pessoal, esperamos que apreciem com moderação! rsrsrsr.


Até mais,

3 comentários:

  1. Mesmice e não mesmiçe (sei que foi erro de digitação).

    ResponderExcluir
  2. Paulo Carneiro, na verdade, ficou inspirado nos melhores vídeos do ano de 2008. Como o campeão foi o funk do Sharon e Kibe Loco, "Ado, ado, ado, cada um no seu quadrado", ele deve imaginar que com essa de cada um no seu quadro, o time de itinga vai ser campeão..."ado, ado, ado, isso é pura ilusão"!!!

    ResponderExcluir
  3. Sobre o comentário do blog, no geral, gostaria de sugeri ao amigo Bira que o mesmo abrisse uma tenda da mãe dinah. Simplesmente perfeito, quase profético!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir