quinta-feira, 29 de maio de 2008

A arte de jogar enquanto o jogo rola





Caros amigos internautas,

A tabela do campeonato brasileiro tem oferecido ao técnico Mancine condições favoráveis para a preparação da equipe. É verdade que salvos os clubes que ficaram mais tempo na copa do Brasil ou na Libertadores, todas as demais estão gozando deste tempo para se preparar, contudo isso não retira do profissional rubro-negro a competência de ir num ritmo acelerado, dando "cara" ao time que comanda. Uma perfil de time de futebol que me agrada muito. Aguerrido, auto-estima elevada e séria em campo. Um perfil de time que tem o ímpeto exigido pelo exigente torcedor do leão.


Tais elogios também não significa que está tudo bem, não. O torneio é longo e talvez tenha como maior exigência a maestria da condução de um grupo tão igual quanto o nosso. Administrar vaidades, sendo humilde não é tarefa fácil. O Vitória esta formando um elenco muito competitivo, Mancine tem boas opções e "SE" consegui manter o grupo motivado com apresentação de critérios coerentes, penso que esse ano teremos muitas alegrias com o time.


Faz algum tempo que não vejo uma formação de meio de campo tão disputada e com qualidade como agora no inicio da temporada, se não vejamos. Temos para cabeça de área: Renan, Vanderson e Ramires; meias: Jackson, Ricardinho, Ramon, Rafael, Bida, LeandroDomingues, Marquinhos,Marco Antonio, Heverton e os meninos da base. "SE" todos estiverem motivados e buscarem identidade como projeto de Mancine e da torcida, não ficaremos com receios nas substituições eventuais, seja por opção técnica ou tática, seja por contusão ou mesmo cumprimento de penalidades.


Na defesa,nos parece que a meta está mais segura com o Viafara, Penso que Ney infelizmente deveria buscar outra equipe, Mancine assumir a Ascenção do goleiro da base e buscar um outro nome que faça jus a tradição de grandes goleiros que passaram pelo Vitória. Nas laterias, Urgencia de novo ala esquerdo. Não podemos deixar cair a qualidade do setor na ausência do Cordeiro.Na direita, seria um sonho compactarmos as principais qualidades dos nossos.A boa marcação do Marco Aurélio e a capacidade ofensiva do Carlos Alberto. Se tivermos um muito bom na base, não precisaríamos contratar,caso contrario, o Vitória não pode perder tempo. Na Zaga, assistimos a um crescimento vertiginoso do Anderson Martins e a regularidade e liderança do Leonardo, contamos ainda com o Batatais, também com créditos, apesar das suas ultimas apresentações lhe comprometerem. Não consigo enxergar no Walace e nem no Vitor ainda um quarto grande nome, daí que penso que precisamos de mais um otimo zagueiro,alguém que venha para brigar pela posição, que passasse confiança para o torcedor. Ficando apenas um entre os dois garotos citados oriundos da base.


O nosso ataque ampliou um pouco suas opções. O Dinei, demonstrou qualidades para se efetivar como titular, rápido, de boa movimentação, aguerrido, com presença de área e também de boa condição para assistência. Contamos com a juventude e desenvoltura de Marquinhos que guardada as proporções,"SE" bem cuidado pode funcionar para o nosso time como o Robinho funcionou para o Santos quando iniciara a carreira. Temos ainda Rodrigão, jogador de otima presença de área. O Adriano, lépido, criativo e goleador. O Muriqui, até aqui muito voluntarioso, mas não me pareceu uma contratação impactante quando entrou no campo da bola. Para este setor,contratações só acima da média como Nadson e Joãozinho.


Quanto ao Mancine e sua comissão, concluo como iniciei.Ele tem opções, tem elenco,"SE"não for capaz de tocar o barco com serenidade e coerência que contratemos alguém que possa.


Formar um grupo é um desafio que vai muito além de ter um bom elenco em termos de nome. Alías, já vimos este filme antes e não queremos reprise. Lembram?????


Amigos, as reflexões não têm intenção de desqualificar qualquer trabalhador que está no Vitoria, é um olhar pautado em uma leitura de conjuntura do futebol brasileiro,e de quem quer o Vitória forte sempre.

Abraços e até mais!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário