quinta-feira, 26 de março de 2009

Parada Obrigatória II


Caros amigos internautas,

Hoje trataremos da segunda analise sobre o time rubro negro para o ano de 2009. Na primeira, o elenco ainda estava sob a mediação do Wagner Mancini, exatamente após 10 rodadas do campeonato baiano. Naquela oportunidade, reconhecíamos o percentual favorável do time, mas também sinalizávamos dificuldades no elenco que foi por nós avaliado como de inferior qualidade técnica em relação ao time montado em 2008. Dissemos também que o tempo ainda era insuficiente para uma avaliação mais contundente, o que do nosso ponto de vista já é possível neste momento.
Mauro Fernandes técnico que a esta altura não sabemos oficialmente se continua treinador do Vitoria, faz/fez uma campanha de 09 jogos, conseguindo vencer 4, empatar 4 e perder apenas uma vez. Os números portanto, não refletem o sentimento de indignação que tomou conta da torcida e da imprensa sobre o seu trabalho. O que explicaria então tamanho descontentamento?
Antes, desta reflexão queremos registrar a satisfação com a qual acompanhamos um dialogo inteligente e bem humorado entre o comentarista Welington e uma parceira anônima ( que tenho sentido falta de seus comentários) a partir da provocação sobre o símbolo rubro negro, afinal seria Leão ou Gatinho??? esta lembrança não é em vão, muito pelo contrario é oportuna para continuarmos a reflexão da atual situação do time rubro negro.
Nos parece que os resultados não traduziram em confiança, para aqueles que assistem um jogo do baianos com olhar detido sobre o nacional, daí, o como São produzido os resultados conta muito. Infelizmente para nós este ano presenciamos uma involução técnica do time, a direção do clube repete desacertos na maior parte das contratações, os técnicos burocratizam esquemas táticos, engessam o time, os jogadores demoram a entrar em forma atlética - em alguns casos parece impossível - , o time sofre inúmeras mudanças a cada jogo, o torcedor não sabe escalar o seu time, critica o todo a partir de empatias ou antipatias pessoais. Resultado o Vitoria está um verdadeiro furdunço.
Neste sentido o temor que nos acompanhou na ultima análise, se agiganta agora. Todas as vezes que o Vitória enfrentou equipes que acreditaram ser possível vencê-lo, nós ou perdemos ou empatamos. Foi assim, duas vezes com o Flu de Feira, com o ASA e com o Bahia. Alias sobre o BAVI temos um paragrafo a parte.
Estivemos lá e o ponto de maior relevância foi a PAZ entre as torcidas, pelo menos entramos e saímos do estádio em segurança, talvez o placar e as circunstancias nos tenha sido favoráveis. O fato é que as torcidas fizeram a festa abrilhantando um futebol fraco em campo de ambas as equipes com supremacia na fraqueza do nosso Leão , que de relance parecia um gatinho perdido. Foi assim também contra o ASA , no sufoco e nas penalidades... enfim passamos para a segunda fase.
As mudanças urgem em toda a estrutura do clube. Um clube vencedor deve se auto-avaliar sempre e não se acomodar com falsos berços esplêndidos - falo da campanha do baiano, seus números e a posição de liderança- . A Direção rubro negra tem dado mostras de curtos circuitos entre seus dirigentes, existe um numero grande de jogadores que não aconteceram aqui e precisam continuar suas carreiras em outro lugar. No ano passado a base projetou atacantes e meias e zagueiros, esta política precisa continuar. o comando técnico precisa de alguém com o perfil de formar times destemidos e agressivos - Mancine fez sua rápida historia aqui, desta forma no ano passado- os jogadores precisam ter clareza que disponibilizam suas forças de trabalho para um clube da primeira divisão nacional, uma das maiores vitrines profissionais do planeta e têm que fazer jus a isso. A torcida precisa reivindicar maior participação nos rumos do clube e mais uma vez a pergunta cabe: Porque não somos consultados para definirmos metas, objetivos, horizontes para o clube na temporada? mas, nos perguntam se aceitamos/permitimos ou não que o Bahia alugue o Barradão para mandar seus jogos - demagogia pura.
Com olhos centrado nos dados da realidade e perspectivando um futuro próximo acredito que o Vitória precisa dá um freio de arrumação já, respirar e agir na direção de um projeto para o clube e para o time em dialogo mais próximo com os anseios de seus torcedores e justiça à sua historia de gloria.
Até mais,

7 comentários:

  1. O Leão ainda não encontrou o caminho certo!!!!!Parece mesmo um "gatinho" perdido!!!Será falta de uma equipe democrática? Talvés a opinião da torcida tenha grande valor nesse momento de BAIXO RENDIMENTO no time!!!

    ANÔNIMA

    ResponderExcluir
  2. Cara Anonima,
    "Os grilhões" que teimam em acorretar a democracia resistem mais em alguns setores do que em outro. O futebol, alías no esporte de modo geral, os "grilhões" parecem ser renovarem e fortalecerem a cada evento, a cada espetáculo promovido por seus senhoores. Mas, o caminho é esse mesmo. O da resistencia e da superação. Quem sabe um dia testemunharemos decisões coletivas nos mais diversos setores até então "grilhados". Forte abraço e se desejar, continue dialogando com nosco da rede mundial. Até mais,

    ResponderExcluir
  3. Então, temos uma outra "ANÔNIMA" no pedaço. Eu, ao contrário dessa companheira de anonimato, não concordo totalmente com os exigentes torcedores do time rubro-negro, que além de gostarem do Vitória, gostam de vitória, mas não pode ser qualquer vitória. Eles querem o time ganhando, mas também querem espetáculo ( já estou preparada com uma "armadura" para o comentário do Leão, desculpe, de Welington ... rsrsrsrsrs ). O "Gatinho", mesmo não jogando um futebol primoroso, foi para a segunda fase,entretanto, sei pelos comentários anteriores que mesmo assim o time não convence e que todos (principalmente Thiego, Bira e Welington) estão preocupados com a trajetória irregular do rubro-negro. O time do Vitória está espelhando no campo a política de seus dirigentes que, como Bira afirma, é desastrosa. Sou torcedora, principalmente do futebol brasileiro,por isso fico triste quando percebo que os responsáveis pelos times, agem como aves de rapina, subtraindo o futebol-arte que caracteriza os times do Brasil e a alegria dos que amam o futebol.
    ANÔNIMA

    ResponderExcluir
  4. Querida companheira anônima!!!sim queremos o time ganhando e queremos um lindo espetáculo também!!!!O que está faltando no time é uma equipe com garra de LEÂO!!!

    Anônima

    ResponderExcluir
  5. Então, querida companheira Anônima, sugiro que vocês, torcedores do Vitória, convoquem Bira, Thiego e Welington para serem os dirigentes do Vitória...
    Anônima

    ResponderExcluir
  6. No momento eu, em particular, não posso aceitar o convite de conselheiro, embora não deixemos de ser nesse espaço democrático. Mas agradeço a lembrança do nome. Mas o que me moveu a comentar a matéria (muito boa, como só Bira sabe fazer), foi a figura do Leão, escondendo a sua expressão de tão envergonhado que estar pela sua performance.

    PERFEITA!!! Esta vale mais do que MIL PALAVRAS!!!

    ResponderExcluir
  7. Para a Anonima - bem anonima-, a anônima - nem tão anônima assim, e Wel vocês não imaginam o quanto me fazem felizes com suas participações. Quero dizer que as criticas ao feio futebol do Vitória e aos desacertos da direção rubro negra, são acima de tudo amorosas. Primo pela arte e pelo extase que o futebol bem jogado pode proporcionar. Ganhar o jogo é importante para os criterios da competição, para mim entretanto, sem o compromisso que reconheço que jogadores, dirigentes e muitos torcedores têm com o resultado. Fico muito satisfeito quando aprecio a arte da trama de um bom jogo. O resultado apesar de fazer parte do jogo não define meu estado de Extase. Obrigado companheiras(os) pela troca.

    ResponderExcluir