terça-feira, 25 de novembro de 2008

Reação Surpreendente!!!!!!




Caros amigos internautas,



No ultimo domingo (23.11) aconteceu no barradão o imponderável, ninguém em sã consciência previa uma vitória tão contundente como a que o time rubro negro impôs ao até então candidato ao título nacional , o Gremio de Porto Alegre. O abismo aumenta quando verificamos que no primeiro tempo o rubro negro passou de ser goleado pelo adversário mais do que uma vez como acabou acontecendo. O Gremio foi senhor das ações, o Vitoria parecia acovardado, a bola pegava fogo nos pés de nossos jogadores que a isolavam deseperadamente a todo instante. Fato que me recuso em acreditar que tenha sido incentivado pelo técnico.
Após o intervalo, apreensivos os torcedores mal esboçavam gritos de incentivos, substituição do Tripodi ( muito mal como sempre), entrada de Osmar ( seis por meia dúzia), saída imediata do mesmo Osmar ( lesão muscular), sem referencia no ataque e sem opções no banco entra o Jackson, tudo conspirava contra nós e anunciava o que todos temiam, mais uma derrota em nossos domínios.
És que como num toque de mágica, Marquinhos, Willians Santana, Domingues e o próprio jackson, nos fez recordar as excepcionais tramas do primeiro turno. A zaga do Gremio pesadona não conseguio acompanhar a velocidade e a determinação dos nossos atacantes que rapidamente inverteu o placar ao nosso favor e aplicou uma sonora goleada, podendo ser até maior, se não tivéssem pisado no freio. O que aconteceu para que mudássemos tanto de postura no segundo tempo? muitos creditam o feito ao técnico que por sua vez credita aos jogadores. Para nós ambos tem participação, acrescentando aí a a participação da torcida que ávida por gritar orgulhosa de seu time embalou diversos versos, calando completamente não só as torcidas adversárias (Grêmio e a moqueca do Bahia) como calou aquela voz interior que nos atormentava dizendo " o Vitória vai perder, vai perder, já perdeu".
Final de Jogo com direito a gol de bicicleta e tudo, Vitória 4 X 2 Grêmio, conquista da vaga à Sul Americana praticamente assegurada, objetivo praticamente alcançado. O que nos ronda a imaginação a partir de agora? Quem fica, quem sai, quais os projetos para a próxima temporada? A esse respeito pensamos que o Vitoria deva fazer uma avaliação criteriosa, dispensar todos que não sejam do clube, manter por empréstimo gratuito apenas quem for de grande interesse e desenhar uma otima possibilidade de retorno para o clube, diminuído entretanto o número deste tipo de transação e avançando na autonomia do clube e na saúde financeira para os investimentos.
Em 2009, ainda não será ano de tudo isso acontecer como queremos e merecemos, contudo também não estaremos vivendo a ciranda que vivemos neste ano. Será o segundo ano consecutivo de pagamento de cotas da TV, novos patrocinadores, trasação de alguns talentos rubro negros e ampliação da acessibilidade do torcedor ao seu santuário e aos programas que viabilizam antecipação de receitas. É preciso que banquemos um bom time desde o campeonato baiano, mesmo sabendo das dificuldades economicas e que possamos entrar nas competições em condições de competir para valer, almejando avançarmos. Se neste ano foi a Sul Americana,para o proximo ano deva ser compreendido como obrigação e o desejo de chegarmos à Libertadores em 2010.
Quanto ao técnico, pensamos que já é hora do Vitória se colocar como time grande e manter técnicos com planejamento com prazos maiores do que o que temos assistido ultimamente. Vimos por exemplo que com o mesmo tecnico conseguimos chamar a atenção do Brasil, sofremos e nos recuperamos dentro da competição sem a necessidade de substituição. Aqui é preciso reconhecer o papel desempenhado pela direção que mais uma vez demonstrou equilíbrio, e tranquilidade para assegurar ao Mancine segurança e condições de trabalho. Caso renove seria ótimo para o Vitória e para o futebol da Bahia. Caso não seja possível, que o técnico que seja contratado seja nestes termos.
Mancine, dificilmente ficará, pois vislumbra desenvolver seu trabalho em centros de maior visibilidade do futebol brasileiro e está em alta como técnico, além disso tem a possibilidade de voltar a ficar perto de familiares etc.
O que queremos mesmo é o melhor para o vitória, Mancine é/foi importante mas não é insubstituível. A esperança é que não vacilemos mais como no inicio da temporada com aquele equivocado planejamento da direção com Vadão - Um caminhão de jogadores com raríssima qualidade para jogar no Vitória -
Para o próximo domingo, pensamos mais uma vez que apesar de jogarmos em casa somos franco atiradores , pois o Palmeiras é o favorito e luta para não ter um desfecho ainda pior no ano que seria o não alcance da vaga para a Copa Libertadores. Por fim, queremos registrar que o São Paulo, virtual tri-campeão consecutivo e Hexa nacional não se cansa de dar a lição de como se estruturar um clube, um time vencedor, que nós do Vitória, possamos aprender algo com este exemplo, desenvolvendo politicas permanentes de sucesso para o nosso clube. A discrição São Paulina é o que lhe faz forte. Quando os dirigentes trabalham conscientes de que quem tem que brilhar é o clube, brilham também com luz própria.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário