Caros Amigos Internautas,
Quando imaginamos que finalmente o Vitória tinha as condições obejtivas de acesso ao G4, em 5 minutos pode ter se auto condenado a mais um ano de lamuria na seguna divisão. Muitos, podem dizem que não subiu à série A em virtude de ter perdido jogos no Barradão,outros atribuem às más contratações, outros ainda à falta de planejamento etc e tal.
O fato é que os ultimos 5 minutos do jogo contra o então rebaixado São Caetano, praticamente decide a sorte do Leão no torneio.Esse jogo foi sim decisivo, apesar e não ter sido unico, foi o decisivo. E o que aconteceu? perplexos mais de 34 mil pessoas até agora se pergunta.
Analisar ao jogo poderá nos ajudar a compreender um pouquinho. Como sempre, dentro ou fora de casa o time de Benazi é murrinha, forte sistema de marcação, joga no erro do adversário. Para quem assite é uma prova de resignação e paciência. O time não empolga em nenhum momento, faz duas linhas de quatro assim que perde a posse de bola e quando a tem, não sabe o que fazer para agredir o oponente. Lento e pesado, do meio para frente conta com a velocidade dos alas ( que mais correm do que pensa)e nas trombadas dos centro avantes ( fabio ou Neto). É um time previsivel que corre atras do adversario a maior parte do tempo do jogo. É pragmático.
Essa estratégia deu mais certo do que errado na era Benazi , é verdade, mas não foi e não será o suficiente para garantir o acesso à eleite do futebol, como alertavamos em comentários anteriores.
Do outro lado, um São Caetano, acuado e assutado por ter levado gol rapidamente e ter tido outro aliviado com a marcação equivocada da arbitragem. Um time desesperado pela situação de rebaixamento mas organizado taticamente, carecia de eficiencia técnica,o que não nos surpreende dada sua posição na tabela.
O Vitória poderia ter definido a peleja ainda no primeiro tempo se não fosse taticamente covarde, jogava contra um time por demais limitado, em casa, com apoio incondicionaç da torcida e ficou atrás, apostando não sei em que, na imunidade defensiva. Olha só, quando o Vitória conseguiu se impor efensivamente neste campeonato? Ter forte marcação , não é sinônimo no caso do Vitória de ter um bom sistema defensivo.
Segundo tempo, a torcida parecia presentir o malagoro, estranhamente quieta sentia a fragilidade e vulnerabilidade do time, quando no final do jogo finalmente imagina que pode fazer ecoar o canto de "EI, VOÇÊ AÍ, POE BOTAR FÉ QUE O LEÃO VAI SUBIR!", é mais uma vez traido pelo time.
Estadio lotado, o cetico torcedor que só vai na boa, ganha mais um motivo para renovar contrato de que não ir lá,e se convercer que é o melhor a fazer.
A situação de conforto, de sonho se transformou em terror, em desilusão. Para quem podia até perder e ainda se classificar, agora nem vencendo pode garantir vaga e tudo por conta dos ultimos 5 minutos de um jogo que poderia ter sido definido a muito tempo. Não digo isso em função exclusiva dos gols perdidos por Xuxa e Gilberto, nem pelo gol mal anulado, digo isso pela covardia que foi o retrato o time em campo.
Os numeros dizem que ainda é possivel, precisa que "milagre" semelante ao que aconteceu com Sport de Recife se repita, quando Vitoria, Nautico e Bragantino perderam, a questão é que caso tudo isso aconteça, agora em favor do Leão, continuamos sem nenhuma garantia de que fará a sua parte vencendo o ASA em Arapiraca.
Asa esse que poderia fazer um amistoso com o Leão, se quizer sobreviver na segundona precisa superar o rubro negro ou pelo menos empatar. O Vitória foi para o ASA, um amigo da onça.
O risco de deixar para cima da hora é esse o de suportar um nadar e nadar para morrer na praia.
Até mais,
Nenhum comentário:
Postar um comentário