Caros Amigos Internautas,
Esse comentario de final de ano, acontece quase um mês após o fiasco rubro negro na Série B. Foi um mês intenso de trabalho e agora nas vesperas do natal, reunimos condições de tecer alguns comentarios sobre o futebol em geral e sobreo Leão da Barra.
Começando pelo final, o Santos, melhor equipe da America ddo Sul não só foi goleada pelo Barcelona de Leonel Messi, como também levou um banho de bola como se nunca tivesse dsiputado uma final.
A distancia técnica, tática entre as equipes assombrou o mundo,pois não se tratava de um Santos sem condições tecnicas,sem bons jogadores, infra estrutura clubistica ou comissão tecnica e ma qualidade, se tratou sim da materialidade de uma filosofia de esporte, de clube que provou mais uma vez que é possivel, ser competitivo e maestralmente estático, envolvente e tão superior à correria desenfreada e as hipertrofias musculares. Foi show!
Qual a possibilidade do Barcelona ser o ieal de clube e de time a ser perseguido pelos clubes basileiros? na atual conjuntura, nenhuma. Explico: talvez não soframos tanto da competencia e qualidade técncia de nossos jogadores, mas estamos anos luz do compormisso ético e postura consciente coletiva para encampar um projeto essa magnitude. Jogadores que não concentram? treinam em aparenas um turno? jogam para o grupo?.
No Brasil a cultura do imediatismo, da invasão publica da vida dos jogadores, do comportamento nada profissional dos atletas, dos excessivos jogos disputados, da deficiente infraestrutura no geral, favorece no maximo um time bom em campo quando se tem Neymar e Ganso para individualmente resolver a peleja.
O que assistimos na final do mundial de clubes foi o desfile e um gigante, muito mais admirado do que combatido em campo pelo oponente, um certo deleite de vencedores e sobretudo dos vencidos pela oportunidade de participar de dentro do campo de um espetáculo raro, e pura magia e encantamento.
NO ambiente domestico, quero fazer um registro de justiça ao ex-tecnico do Leão, o Sr. Vagner Benazzi, ele foi responsavel pelo excelente aproveitamento de pontos no returno. O VItória fez a segunda melhro campanha e os seus resultados o credenciaria para o G4, contudo o fatidico jogo contra o São Caetano estava na contabilidade dso limites profissionais deste tecnico, a questão é que não havia, como de fato não houve margem para tropeço. Resultado, 5º lugar, mais um ano de série B e amis uma vez vice, vice-acesso à série A.
Particularmente sou contrario à proposta de jogo do tecnico e por isso acho acertado o seu desligamento do clube, ainda mais agora, depois de ver o Barça em ação. Contudo, injusto são os criticos quando esconhecem os otimos resultados conquistados com consciencia pela equipe e pelo técnico Benazzi.
O futuro... A Deus pertence! já diz a sabeoria popular, mas aprender com as experiências é de bom tom. espero que o Vitória, sua gestão tenha aprendido e não troque e técnico durante todo o ano, mesmo que os resultados possam demorar a chegar, implemente uma filosofia central no clube e não tão volatil como tem sido, a cada momento uma orientação diferente. Defina como politica, formação de time com tempo habil para entrosar o grupo e dar um padrão de jogo; mais habilidade no Marketing, chegando a todas as camadas socio-economicas da cidade, oferecendo conforto e motivos de ser feliz sempre com o Vitória. Vamos esperar.
Finalizando desejo a todos os navegadores, seguidores e participantes do fome do leão, òtimo natal e prospero ano novo.
Até mais,
Nenhum comentário:
Postar um comentário