Caros amigos internautas,
Estamos aqui hoje para refletir sobre o necessário freio de arrumação da casa rubro-negra. Estamos satisfeitos com o fim das novelas Bida e Ramon Menezes, satisfeito por entender que ambos são importantíssimos para o elenco e para o projeto 2009. Fazemos côro para que aconteça o mesmo com Nadson e possamos ter um elenco com mais qualidade. Para nós a questão é simples, desfazer destes jogadores só teria sentido se as reposições fossem acima do nível técnico destes. Já avaliamos aqui que o mercado da bola não nos apresenta tais ofertas. Assim, é melhor apostarmos em jogadores de reconhecidas capacidades técnicas do que aventurarmos enfraquecer o grupo que é limitado na relação quantidade e qualidade.
O elenco do Vitoria é formado por jogadores com niveis técnicos bem próximos e que se enquadram na chamada "normalidade" de um bom time, nada mais do que isso. Daí que, se o ambiente rubro-negro for motivador, todos esses repatriados poderão ajudar e muito a bela campanha que o time faz no brasileirão. O perfil de Carpegiaani é interessantissimo para o enfrentamento desse desafio. Motivar, elevar auto-estima do grupo, ambicionar imposição de um padrão de jogo aos adversários e acreditar na possibilidade de êxito no certame.
Por conta disso, chamamos a atenção para dois aspectos que julgamos ser fundamentais. O primeiro é a manutenção de um ambiente de trabalho favorável à comissão técnica e aos jogadores, sem essa de risco de demissão o tempo todo, de pressão muitas vezes por ibope dos setores jornalisticos. Carpegianni já deu mostra aqui mesmo que sabe o que faz, tem um projeto em curso e que dee ser apoiado por torcedores, imprensa e principalmente direção e elenco. Claro, que não propomos carta branca, poder irrestrito a quem quer que seja, o que defendemos é que precisamos construir uma cultura de continuidade no futebol baiano para termos maiores chances de sucesso.
O segundo aspecto, é em relação aos concorrentes, é verdade que temos elencos mais qualificados individualmente do que o nosso, mais experientes e mais caros. É verdade também que no calor do jogo a presença de uma ou outra estrela pesa em todos os sentidos na peleja ( inclusive em decisões de arbitro), mas tambem é verdade que não temos nada de extraordinário no pais. Se pensarmos bem, já foram considerados imbatíveis, O Inter e o cruzeiro, hoje é o Corinthians , amanhã...
O elenco do Vitória é qualificado para disputar em condições de vitórias dentro e fora de casa no brasileirão. Tem um bom goleiro, Zagueiros cheio de gás e com personalidade, alas rápidos ( apodi) e criativo ( Leandrinho), volantes plantados, inclusive os reservas, meias de qualidade( Domingues e o destaque) somado a ramon e a Jackson e o ataque tem jogadores que querem muito acertar, tanto o mais experiente, Roger, que sabe ser essa uma grande oportunidade de figurar entre os melhores na posição no Brasil, quanto a garotada rubro-negra que há de revelar-se para o mundo vê, aqui em nosso leão. Contamos ainda com um técnico de ponta, uma comissão tecnica competentissima ( auxiliares, preparadores físicos, de goleiro, médicos e fisiologista), temos um CT em nível dos melhores do Brasil e gestores qualificados como é o caso de Jorge Sampaio, que tem uma postura extremamente elogiosa de falar de frente, sem mentiras e sem rodeios, com elegância e civilidade, defendendo as cores do leão - o que é extensivo para os demais membros.
Essa reflexão não se pretende ufanista, míope ou coisa que o valha, sabemos de varios limites nossos e temos nos posicionados sobre, na verdade consideramos ser essa uma manifestação de apoio e reconhecimento das qualidades, das virtudes que dispomos na casa do Leão. Óbvio que passível de equívocos, de ponto de vista contrários, mas, sempre respeitoso e democrático.
Ah! A torcida do Leão, também não deve nada a ninguém. "Êta que torcida louca, que não para de ajudar, o VItória é a minha vida, nunca vou te abandonar". Domingo é casa cheia e pressão para cima do peixe.
Até mais,
ok bira, concordo plenamente, mais a peteca nao pode cair, o campeonato é longo,mais eu confio no trabalho da comissao tecnica, apesar que eu nao estava confiante no trabalho de carpegiane. mais vai dá tudo certo. rivelino itabuna
ResponderExcluirsou amigo de welington e se possivel for, vc mandar o seu e mail, vez ou outra eu escrevo alguma coisa de futebol, posso mandar para voce, e se voce gostar pode publicar. rivelino de itabuna
ResponderExcluir( riva.cissex@hotmail.com )
um abraço
Inacreditável! Vascaíno que é torcedor do time rubro-negro. É a democracia futebolística.
ResponderExcluirBira, só quero dizer que concordo plenamente com você quando diz que é importante uma política de continuidade do trabalho do técnico no futebol baiano. Isso seria bom porque além de termos maiores chances de vitória do futebol baiano, demonstra respeito com os profissionais da bola.
Parabéns mais uma vez pela avaliação criteriosa e imparcial da situação do Vitória, apesar de não ser torcedora do mesmo, espero que o time nordestino tenha sucesso no Brasileirão, mesmo com todos os obstáculos que os times do norte/nordeste têm que enfrentar contra os "poderosos" do sul/sudeste. Sou vascaína, mas não sou cega.
ANÔNIMA
Ôpa, companheiros do Fome do Leão! Ostentando um grande orgulho de ser Vitória, sobretudo após a extraordinária vitória sobre o peixe santista, quero dizer ao RIVA, que será uma honra para nós apreciarmos seus textos e até publicá-los. Quanto ao e-mail, pedirei a Wel que faça um do fome do leão, aí todos poderão interagir também por essa via.
ResponderExcluirQuanto a anonima, quero dizer que sou admirador seu, sobria, lucida,independente e sensivel presta um serviço publico de grande qualidade com suas reflexões. Abraços a todos do FOME DO LÊAO.
Bira, o vitória demonstrando o futebol que esta apresentando ao longo da competição poderá almejar uma vaga na libertadores.
ResponderExcluirDe seu amigo
Pedro do baba