Caros Amigos Internautas,
O jogo de ontem Flamengo 2 X 1 Vitória, realizado no Engenhão nos serve para pensarmos o Vitória para o Brasileirão 2009, que começa a esquentar a partir deste mês, com o fim da Copa do Brasil e Copa Libertadores das Américas. O Vitória como dissemos faz algum tempo tem cumprido muito bem seu papel até aqui, indiferente como precisava ser aos objetivos de outros clubes no Brasil, Inter, Corinthians, Grêmio, Cruzeiro etc, o rubro negro baiano foi marcando seus pontinhos, a ponto de ter perdido ongem para o Flamengo e não ter perdido posição na tabela. Queimou a chamada 'gordurinha'.
O Vitória jogou com o time considerado titular, sem desfalques, completíssimo, contra um flamengo também completíssimo, o jogo foi movimentado, bem disputado mas só por um instante o Vitória pareceu poder vencer o Flamengo fora de casa, foi justamente após o gol do Roges empatando a peleja. O Vitória desperdiçou uns dois contra ataques preciosos e logo em seguida 'doou' um gol ao Flamengo como fizera contra o Vasco pela Copa do Brasil.Anderson Martins praticamente deu um passe ao Emerson do Flamengo que só teve o trabalho de empurrar a bola ao fundo das redes rubro negras.
A sensação pós-jogo, foi a de que o Vitória fizera um ótima apresentação e mostrou personalidade, garra, etc. Para nós esse é o mesmo discurso que ouvimos tanto no ano passado com Mancine e que justificava os fracassos e a descida na classificação. Portanto, vacinados, não aceitamos mais tais justificativas.
O nosso time precisa ser mais bem qualificaddo sim, haverá de enfrentar times do nível do Flamengo completos sim, não conseguirá vencer todas as partidas dentro do Barradão que nem todos os demais concorrentes sim e estar atento, trabalhar sobre nossos limites é uma obrigação de quem quer chegar mais longe do que no ano passado.
Avaliar como o Vitória joga é importante para isso. Vimos mais uma vez o ala direita com uma função que expôs bastante os zagueiros do time, por melhores que seja nenhum zagueiro consegue mantém 100% de vantagem sobre o atacante, a questão é com a fração em favor destes, normalmente é fatal, como foi ontem com o Emerson.
Do nosso ponto de vista, Bida não deveria sair do time, pelo contrario, o técnico deveria mudar o esquema de jogo, jogar com dois zagueiros apenas e reposicionar o Bida no meio de campo, pois o mesmo tem uma grande capacidade de combate e armação de jogadas, dono de um passe primoroso e que somaria esforço com o Leandro Domingues nessa função. Domingues tem acabado os jogos em frangalhos, idem para o Apodi.
O Vitória precisa ser mais equilibrado em campo, desde Viafara, responsavel por reposições absolutamente desnecessarias, afobadas e provocadoras de contra ataque dos adversarios, passando pela defesa que apesar de boa, é intranquila em horas decisivas, do meio que precisa melhor definir o que o Vanderson deve fazer, tem jogos que ele aparece com meia de ligação, em outros é só marcador e o ataque que ainda está longe de definiçao de titularidade.Bem, fazer essas observações não significa que nao estamos considerando o contexto do futebol nacional e portanto estaríamos aqui demandando irresponsavelmente ao Vitória, pelo contrário, é em função da percepção da conjuntura nacional que nos atrevemos a sinalizar necessidades que potencializem o Leão de Canabrava a continuar com a boa campanha que vem fazendo até aqui. Dia 12 de julho, todos os caminhos levam ao Barradão. Vitória e Santos.
Até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário