segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
O QUE ESPERAR??????
Caros Amigos Internautas,
O final de ano se aproxima e as torcidas de Bahia e Vitória têm o que comemorar, afinal de contas teremos clássico na primeirona em 2013 após 10 anos. Mas o que esperar dessa dupla que viveu uma década como gato e rato, fugindo do encontro na elite do futebol nacional? Será que os clássicos ganham importância por conta do fantasma do rebaixamento? Será que teremos alguma surpresa positiva? Teremos times competitivos? Dará para sonhar com tranqüilidade de vaga na Sul Americana? O que esperar????
Considerando a história como centralidade de analise, temos o Bahia o melhor time do norte e nordeste desde 1959 até aqui. Segundo http://pt.wikipedia.org/wiki/Ranking_de_pontos_do_Campeonato_Brasileiro_de_Futebol o Tricolor acumula 965 pontos ocupando a 16ª colocação. O Leão vem logo em seguida com 888 pontos no 17º lugar. Já na Era dos Pontos corridos, é o Vitória quem tem melhor desempenho do Norte e Nordeste do País com média de 49,20 pontos estando em 19º lugar no país e o Bahia está mais distante do topo, ocupando a 27ª colocação com 46, 33 pontos.
O Leão também tem o record de clubes nordestinos na primeira divisão, são 3 participações consecutivas. Se por um lado o Leão parece está mais bem posicionado ao longo de toda história do futebol brasileiro, sempre entre os 20 melhores, o mesmo não acontece com seu rival. Por outro lado os títulos nacionais do Bahia o projeto como o principal clube da região.
O momento agora é das especulações, jogadores que ficam que partem e que vêm. Toda cautela é necessária para se fazer um planejamento que favoreça mais alegria aos sofridos nordestinos futebol clube. A formula do campeonato, os disparates entre quotas televisiva e demais patrocinadores, são elementos cruciais para o aumento das desigualdades no futebol, reproduzindo o da sociedade capitalista.
Por principio, advogo pelos pontos corridos, as pelas circunstâncias históricas por compreender que o desde o inicio temos desproporcionalidades entre os clubes sulistas e os nordestinos, defendo mata mata entre os 08 primeiros colocados do nacional. Penso que se perdemos em constancia, ganharemos em inusitês.
A CBF, os contratos precisam ser revistos, passados a limpo. Se ganha futebol, sem precisar fazer gol (literalmente) Nessa tô com Romário.
Voltando ao ambiente domestico, pergunto: O que o Bahia e o Vitória não podem reproduzir em 2013, pela experiência de 2012? E no que devem mais focar? Participe, Opine , registre aqui sua opinião.
Até mais,
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário