Caros Amigos Internautas,
Fiquei a pensar que título atribuir ao comentário de hoje, que melhor retratasse o que foi o jogo do Vitória com o Avaí lá na ressacada. Pensei em VITÓRIA CAI DE QUATRO, FIASCO RUBRO NEGRO, SIMPLESMENTE DEPRIMENTE, APAGÃO RUBRO NEGRO, SINAL AMARELO ACESSO etc. Confesso que ao iniciar essa escrita ainda não sei bem qual a melhor alternativa. O fato é que ontem o Vitória foi engolido pelo Avaí. O Leão de Floripa afogou o Leão de toda a Bahia nas ondas do Avaí.
O Vitória começou o jogo mal que nem no jogo contra o Corinthians, levou também dois gols tão rápido quanto naquele jogo, e terminou perdendo a partida também que nem naquela oportunidade. A diferença é que diante do Corinthians o time reagiu, empurrou o time de Ronaldo para seu próprio campo, jogou como se estivesse no Barradão. Ontem não, parecia time de formigas sem antenas, ninguém se entendia e o resultado ficou barato para o rubro negro.
Do lado Avaiano que não tinha nada a ver com isso, soube muito bem aproveitar a desorganização técnica e tática do Vitória e com tranquilidade, equilibrio e sapiencia goleou quatro vezes.
As preocupações se ampliam na medida em que nos últimos 15 pontos disputados, enquanto o Avaí tem 100% de aproveitamento, sendo que 60% de vitórias fora de seus domínios, o Vitória marcou apenas cinco pontos, ou seja um aproveitamento de 1/3 dos pontos disputados. Mais grave ainda é o fato de que não jogara tão bem contra o Coritiba e ganhou, mas perdeu jogando muito mal ontem, o que pode sinalizar uma queda técnica do time, baixa autoestima na capacidade do elenco e possibilidades de tropeços em casa pela frente.
O próximo adversário, o São Paulo, vem em franca recuperação no torneio, vencendo dentro e fora de casa e aos poucos ratificando-se como um dos favoritos ao título como acostumado nas duas últimas décadas. Portanto trata-se de um jogo muitíssimo difícil para o Rubro negro que não pode deixar a peteca cair cedendo pontos no Barradão. Temos clareza de que se por ventura o resultado no domingo não for favorável ao Vitória, iniciará a chamada crise, que parece ser alimento midiatico na disputa de índices de audiência. Como formadores de opinião, a passagem para o sentimento das arquibancadas se dá quase que instantaneamente, o que consideramos um tiro no pé.
Como já defendemos aqui, para nós o papel da imprensa é o da crítica, pautada numa história e não em factóides sensacionalistas. Consideramos também que o torcedor das arquibancadas tem poder de discernimento sim, contudo movido pelo desejo desenfreado, que às vezes beira o ufanismo, na maioria das vezes faz leituras superficiais da situação do timetécnico, da direção e dos rumos que o time deve tomar, não sendo raro, ser mais um ingrediente de desestabilizador.
Ontem , de fato foi horrível, a pior apresentação sem dúvidas no brasileirão, contudo é momento de serenidade, tranquilidade e atitude. Domingo o adversário é o São Paulo e não nós mesmos. A postura da torcida tem que ser a de apoiar o tempo todo, "dá moral ao elenco" e protestar, se caso for necessário ao final do jogo. Sem essa de iniciar campanha de tirar técnico, execrar jogadores ou coisa que o valha. É importante saber que o ambiente tranquilo contribuirá para uma retomada do time na competição.
O campeonato está pegando fogo, e o desafio do Leão é vencer fora de casa. Carpegianne precisa definir a dupla de volantes, sugerimos Vanderson como primeiro volante e Uelinton como segundo e não o inverso como foi nos dois últimos jogos. Precisa também definir a frente rubro negra, não sabemos quem forma a dupla de atacantes até hoje e mais... Bida precisa entrar no meio de campo para reforçar a qualidade de articulação de jogadas e também na marcação, flutuando como fez tão bem no ano passado. Para isso, Carpegianne teria que jogar com dois ao invés de três zagueiros.
Bom, isso é na verdade um problema para o técnico que tem demonstrado muita competência no comando do time. Dizem que as experiências fracassadas, que o caos não é o fim de tudo, é ao mesmo tempo o início de novas possibilidades, então sugiro o título para esse comentário UM DIA PARA NÃO ESQUECER e você que título atribui ao conteudo do texto?
Até mais,
Eu daria um titúlo ao contrário do seu "UM DIA PARA SER ESQUECIDO"
ResponderExcluirAnônima
Eu sabia que ia ser complicado para vocês, mas não uma goleada dessa.
ResponderExcluirTodos nós sabíamos que a empreitada ia ser difícil, mas ninguém que vem acompanhando os jogos do Vitória imaginaria uma derrota deste porte. Aliás, ninguém imaginaria uma retomada deste nível, que vem fazendo o Avaí. Isso demonstra o quanto este campeonato está em aberto.
ResponderExcluirAinda!!!
Que contra o São Paulo a gente retome o rumo das libertadores.
Em um campeonato tão disputado como o nosso, penso que a derrota do Vitória deve ser encarada com serenidade e que a mesma sirva de exemplo para o time tomar as medidas necessárias para continuar com reais chances no Brasileirão.
ResponderExcluirBira - como sempre - foi ao X da questão ao dizer que " a postura da torcida tem que ser a de apoiar o tempo todo, "dá moral ao elenco" e protestar, se caso for necessário ao final do jogo. Sem essa de iniciar campanha de tirar técnico, execrar jogadores ou coisa que o valha. É importante saber que o ambiente tranquilo contribuirá para uma retomada do time na competição.O campeonato está pegando fogo, e o desafio do Leão é vencer fora de casa". Então, é hora do Leão afiar as garras para os adversários e que o torcedor leonino também tenha o discernimento de fazer o mesmo. É obrigação de todo torcedor que ama de verdade seu time, apoiá-lo nos momentos difíceis... sem deixar de fazer as críticas necessárias. Eu estou falando por experiência própria, pois continuo apaixonada pelo meu Vascão, mesmo na "Segundona". E digo mais: se acontecer a desgraça da Série C, irei junto com o Vasco, obviamente que não irei feliz, mas irei.
Welington - exigente como sempre, - chama a atenção para um fato muito importante: "este campeonato está em aberto". Significa que nenhum time pode contar vitória AINDA. Todos estão na jogada.
Entendi o que Bira quis mostrar ao falar que a derrota para o Avaí é para não ser esquecida. É para não ser esquecida agora, nesse momento. Vou me repetir: a derrota tem que ser avaliada para tomadas de decisões adequadas/necessárias para a melhoria do Vitória. Sendo assim, concordo com a Anônima, torcedora do Vitória, que escreveu "Um dia para ser esquecido". É realmente para ser esquecido, mas antes é preciso avaliar o porquê do fiasco do time. Depois então, é esquecer esse fatídico dia, afinal, vocês, torcedores do Vitória, têm e terão dias melhores para lembrar. Eu, usando todo o meu vasto conhecimento de leiga, escreveria simplesmente: FAZ PARTE.
P.S.: Em todo caso, quero lembrar que "leões machos que desejam se manter como líderes de alcatéias, precisam ser capazes de expulsar outros grupos de machos que tentem conquistar o território". Portanto, que no próximo embate, seja vencedor o leão... o leão baiano.
Abraços grapiunenses
ANÔNIMA
Pois é, concordo com vocês. A matéria é digna de diversos titulos, o que é muito bacana nisso tudo é a nossa possibilidade de dialogar. Bom tudo para todos.
ResponderExcluir