Caros amigos internautas,
Esta semana fui surpreendido com três tiras de reportagens veiculadas na TV que me provocaram reflexões, com as quais desejo agora convidá-los a dialogar.
A primeira foi a do débito do Vitória com um jogador ( Maurício) que ganhou causa trabalhista contra o rubro-negro depois de quase 7 anos de processo judicial. A causa ganha representa um custo para o clube na ordem de R$ 2.300.000,00 (Dois milhões e trezentos mil reais), divida contraída por Paulo Carneiro. Fiquei a pensar: Primeiro, é importante dizer que sou favorável ao trabalhador sobretudo porque nesta relação de espoliação correu risco de calote e soube exercer seus direitos civis reclamando e solicitando intervenção do Estado. Em segundo lugar, atestei que um clube com dono dá nisso. Paulo Carneiro nesta época mandava e desmandava no Vitória e não prestava nenhuma satisfação a ninguém. Alías, é o único dirigente de futebol da Bahia que ficou rico sendo empregado de um clube falido economicamente. Isto serve de alerta para os tricolores e para nós também. É preciso transparência e controle social das contas dos clubes. O torcedor precisa acompanhar de perto a vida por inteiro do clube que torce, sob pena de amargurar anos a fio decepções e mais decepções ao custo da paixão desenfreada.
A segunda tira foi no programa NA MIRA quando exibiu uma matéria em que um jovem de 21 anos reconhecia ter assassinado 5 pessoas. Motivo: não queriam permitir que ele saísse do trafico de drogas e correndo risco de morte resolveu surpreender a todos que tentavam contra sua vida. Mais uma parada para refletir: Ele afinal de contas é vilão ou vitima? ou ainda é um vilão-vitima? o estado esta preparado para acolhe-lo, protegê-lo e garantir sua saida com vida desta peleja? e por falar em vida... ele matou 5 e confessou todos os homicidios. O que lhe acontecerá? provavelmente ficará encarcerado, pois representa visivelmente perigo à sociedade, ainda por cima não tem formação escolar superior e nem dinheiro para pagar advogado com interesse em ganhar o seu "dindim" em troca de sua liberdade. E se for para a casa de "DETE"? quanto tempo terá de vida? Que situação complicada!
A ultima e não menos polêmica foram as mateiras das paralisações de estudantes de diversas escolas e colégios públicos estaduais em protesto à falta de professores e de limpeza da escola. O governo do estado tem lançado um monte de programas que se dizem transformadores da realidade educacional dos baianos, que herdou uma herança maldita dos Carlistas. Pode até ser, mas a estratégia de enfretamento não tem sido inteligente. Faz concurso e não convoca, diz que a vacância nas escolas não tem correspondentes concursados. E porque faz um concurso que não atende a real demanda? e o REDA? primeiro diz querer acabar com este tipo de contrato -do que acho salutar, defendo o concurso público - depois diz que contratará REDA , e porque não fez isso antes? Talvez porque anuncie mudanças e continue contando com a apatia publica de que pode sobreviver por bastante tempo "armengando "serviços essenciais à cidadania como a EDUCAÇÃO PUBLICA.
Até mais,
Parabéns pelo texto, excelente!!!As vezes fico a pensar, para que serve o concurso público?Se faz e não convoca! Sempre é assim primeiro o problema tem que ser divulgado na mídia para depois resolverem!!Isso é uma vergonha para nossos governates que dizem que querem "melhorar a Educação" será que realmente querem? Ou sera que querem pessoas que sejam dependente "deles" daí um motivo de não darem o valor necessário para a Educação, e sempre ficam "armengando" como diz Bira, perfeita essa sua colocação!!
ResponderExcluirAnônima 2