domingo, 15 de fevereiro de 2009

Troca, troca no Vitoria!!!!


Caros amigos internautas,
Queremos falar brevemente neste ensaio sobre a saída de Wagner Mancini do Vitória e as inquietações que sua transferência para o Santista praiano geram. A direção rubro negra apostou e muito na solidez de um projeto para o clube que envolvesse a quebra de paradigmas no cenário baiano, mantendo o técnico no cargo até em situações delicadas vividas no ano passado. Além disso a diretoria não economizou elogios públicos, segurança e estabilidade para o trabalho da comissão técnica. Derrepente, és que o capital falou mais alto e nada impediu a saída do técnico. Este cenário, provavelmente trás consigo alguns jargões típicos entre torcedores e cronistas que questionam o tratamento dispensado pelo clube ao Tecnico.
Bem, do nosso ponto de vista, a direção do Vitória não faz jus a critica de que fora traído muito menos que lidou com o técnico sem pulso forte ou qualquer coisa que o valha. Pelo contrario, a passagem do técnico , sua trajetória e até seus resultados sinalizam que a paciência, segurança e respeito aos profissionais do futebol, deve continuar sendo a tônica de um clube que não para de inovar. Somos completamente favoráveis a contratação de comissão técnica com projetos duradouros, que resistam a adversidades, o que já acontece por exemplo com o São Paulo a décadas. Aqui demorou mais não faltou.
Precisamos ter claro as possibilidades objetivas dos nossos representantes no futebol nacional e estabelecer metas alcançaveis, com os pés no chão, o que não significa frouxidão e ausência de ambição. A transformação desta desigualdade entre nós e o Sul e o Sudeste, não acontecerá isoladamente no futebol, só será possível num processo dinâmico de tantas outras transformações no contexto social, que enquanto nao se hegemoniza, é prudente manutenciar nossa paixão sem querer do ser amado-VITORIA- resposta ou recompensas imediatas. Portanto pensamos que a saída do técnico nas condições em que se deu, é perfeitamente aceitável, até porque ocorreu de maneira leal e transparente.
O que nos preocupa é o que vira pela frente, quem formará a nova comissão técnica. O time que ai está foi planejado com a participação efetiva de Mancini. O perfil do técnico é fundamental e o Vitoria foi pego de surpresa. Quem virá? Já estávamos nos preparando para tecer comentários a respeito dos novos contratados , esperávamos pela passagem da décima rodada. Mas com nova comissão , novos projetos, metodologias, é mister a condição de ampliação da paciência necessária para mais a frente poder emitir um valor de juízo sobre o time e seus atletas.
No mais e desejar boa sorte para Mancini em sua nova caminhada e que o Vitoria rapidamente supere a perda com títulos.
Ate mais,

3 comentários:

  1. Superar a perda com títulos é quase impossível se continuar imperando no Vítória a descontinuidade ...

    ResponderExcluir
  2. Querido Anonimo, passo aqui para dizer-lhe o quanto suas participações têm nos motivado a escrever. Obrigado e interega a vontade. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bira, fiquei feliz com sua educação e gentileza, mas quero esclarecer que não sou anônimo, mas anônima. Gosto muito da maneira que você escreve e estou "viciada" no Fome de Leão, apesar do meu coração ser do Bahia. Eu, honestamente, detesto Flamengo, Vitória... Eta "povinho" pedante, arrogante ( desculpe a sinceridade )!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir