terça-feira, 25 de novembro de 2008

Reação Surpreendente!!!!!!




Caros amigos internautas,



No ultimo domingo (23.11) aconteceu no barradão o imponderável, ninguém em sã consciência previa uma vitória tão contundente como a que o time rubro negro impôs ao até então candidato ao título nacional , o Gremio de Porto Alegre. O abismo aumenta quando verificamos que no primeiro tempo o rubro negro passou de ser goleado pelo adversário mais do que uma vez como acabou acontecendo. O Gremio foi senhor das ações, o Vitoria parecia acovardado, a bola pegava fogo nos pés de nossos jogadores que a isolavam deseperadamente a todo instante. Fato que me recuso em acreditar que tenha sido incentivado pelo técnico.
Após o intervalo, apreensivos os torcedores mal esboçavam gritos de incentivos, substituição do Tripodi ( muito mal como sempre), entrada de Osmar ( seis por meia dúzia), saída imediata do mesmo Osmar ( lesão muscular), sem referencia no ataque e sem opções no banco entra o Jackson, tudo conspirava contra nós e anunciava o que todos temiam, mais uma derrota em nossos domínios.
És que como num toque de mágica, Marquinhos, Willians Santana, Domingues e o próprio jackson, nos fez recordar as excepcionais tramas do primeiro turno. A zaga do Gremio pesadona não conseguio acompanhar a velocidade e a determinação dos nossos atacantes que rapidamente inverteu o placar ao nosso favor e aplicou uma sonora goleada, podendo ser até maior, se não tivéssem pisado no freio. O que aconteceu para que mudássemos tanto de postura no segundo tempo? muitos creditam o feito ao técnico que por sua vez credita aos jogadores. Para nós ambos tem participação, acrescentando aí a a participação da torcida que ávida por gritar orgulhosa de seu time embalou diversos versos, calando completamente não só as torcidas adversárias (Grêmio e a moqueca do Bahia) como calou aquela voz interior que nos atormentava dizendo " o Vitória vai perder, vai perder, já perdeu".
Final de Jogo com direito a gol de bicicleta e tudo, Vitória 4 X 2 Grêmio, conquista da vaga à Sul Americana praticamente assegurada, objetivo praticamente alcançado. O que nos ronda a imaginação a partir de agora? Quem fica, quem sai, quais os projetos para a próxima temporada? A esse respeito pensamos que o Vitoria deva fazer uma avaliação criteriosa, dispensar todos que não sejam do clube, manter por empréstimo gratuito apenas quem for de grande interesse e desenhar uma otima possibilidade de retorno para o clube, diminuído entretanto o número deste tipo de transação e avançando na autonomia do clube e na saúde financeira para os investimentos.
Em 2009, ainda não será ano de tudo isso acontecer como queremos e merecemos, contudo também não estaremos vivendo a ciranda que vivemos neste ano. Será o segundo ano consecutivo de pagamento de cotas da TV, novos patrocinadores, trasação de alguns talentos rubro negros e ampliação da acessibilidade do torcedor ao seu santuário e aos programas que viabilizam antecipação de receitas. É preciso que banquemos um bom time desde o campeonato baiano, mesmo sabendo das dificuldades economicas e que possamos entrar nas competições em condições de competir para valer, almejando avançarmos. Se neste ano foi a Sul Americana,para o proximo ano deva ser compreendido como obrigação e o desejo de chegarmos à Libertadores em 2010.
Quanto ao técnico, pensamos que já é hora do Vitória se colocar como time grande e manter técnicos com planejamento com prazos maiores do que o que temos assistido ultimamente. Vimos por exemplo que com o mesmo tecnico conseguimos chamar a atenção do Brasil, sofremos e nos recuperamos dentro da competição sem a necessidade de substituição. Aqui é preciso reconhecer o papel desempenhado pela direção que mais uma vez demonstrou equilíbrio, e tranquilidade para assegurar ao Mancine segurança e condições de trabalho. Caso renove seria ótimo para o Vitória e para o futebol da Bahia. Caso não seja possível, que o técnico que seja contratado seja nestes termos.
Mancine, dificilmente ficará, pois vislumbra desenvolver seu trabalho em centros de maior visibilidade do futebol brasileiro e está em alta como técnico, além disso tem a possibilidade de voltar a ficar perto de familiares etc.
O que queremos mesmo é o melhor para o vitória, Mancine é/foi importante mas não é insubstituível. A esperança é que não vacilemos mais como no inicio da temporada com aquele equivocado planejamento da direção com Vadão - Um caminhão de jogadores com raríssima qualidade para jogar no Vitória -
Para o próximo domingo, pensamos mais uma vez que apesar de jogarmos em casa somos franco atiradores , pois o Palmeiras é o favorito e luta para não ter um desfecho ainda pior no ano que seria o não alcance da vaga para a Copa Libertadores. Por fim, queremos registrar que o São Paulo, virtual tri-campeão consecutivo e Hexa nacional não se cansa de dar a lição de como se estruturar um clube, um time vencedor, que nós do Vitória, possamos aprender algo com este exemplo, desenvolvendo politicas permanentes de sucesso para o nosso clube. A discrição São Paulina é o que lhe faz forte. Quando os dirigentes trabalham conscientes de que quem tem que brilhar é o clube, brilham também com luz própria.

Até mais.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Venceu, mas, não me convenceu!

Que ótimo, vencemos depois de 07 partidas, ufa!! O grito que estava preso na garganta pôde ser liberado 4 vezes na surpreendente vitória do nosso Leão contra o poderoso Grêmio.

Porém, o triunfo foi necessário, bonito, um verdadeiro chocolate, mas, não me convenceu. O time provou que só joga na base da pressão e dos incentivos $$, isso é ruim, pois, se perde a credibilidade e o desejo de representar com louvor o nosso manto sagrado. O dinheiro fala mais alto, coisa de pessoas descomprometidas com o compromisso firmado na assinatura do contrato.

Para piorar, foi mais uma vez triste ver a atuação do zagueiro Anderson Martins, mostrou que ainda está verde, não sabe jogar sob pressão. Nos prejudicou e precisa uns bons puxões de orelha se quiser crescer. Trípodi pode ir embora ontem. HORRIVEL!!! Marcelo Cordeiro fez um belo gol, mas, a diretoria precisa com urgência pensar em um lateral-esquerdo a nivel de Série A, porque, ele é nivel de Série B, muito fraco tecnicamente.

Agora a euforia toma conta, domingo contra o Palmeiras, os ingressos vão esgotar, essa é a nossa torcida, só vai com alguma empolgação, pois, desiste e abandona a equipe muito fácil, não sabe incentivar.

Como já havia previsto, garantimos vaga na Sulamericana, sim, e dai? A partir de agora é fazer um planejamento para montar uma equipe que dispute com forças a competição, pois, não adianta dizer que foi e não chegar nem na 2ª fase. O pensamento muda, Campeonato Baiano é fichinha, os juniores podem jogar sem problemas nas partidas fora de casa, os "titulares" atuariam no Barradão, para manter um ritmo de jogo. A Copa do Brasil precisa ser pensada com carinho.

Pois bem, esse é meu comentário. Vencemos o Grêmio por 4 x 2, quebramos um jejum de 7 jogos e nos garantimos na Sulamericana, mas, o time está longe de ser aquele que aplaudiamos e que nos levava os delirio no início do campeonato. O time precisa crescer muitooooooo. Ainda bem que muita gente vai embora.

Segue minha lista dos dispensáveis: Gleguer, Marco Aurelio, Tiago Gomes, Daniel, Jackson, Ramon, Marco Antônio, Osmar, Rodrigão, Tripodi, Batatais, Muriqui e Ricardinho.

Força Leão!!!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Pragmatismo!!!!!!


Caros amigos internautas,

Em nossos últimos comentários temos sido bastante contundente com as criticas ao Vitória, o que se justifica claremente quando temos como fundamento os dados da realidade objetiva. O time simplesmente faz jus às criticas e não demonstra postura reativa ante o fato, portanto a nossa escrita de hoje não significa arrempedimento ou mudanças radicais de posicionamento, entendemos sim como oportunidade de colocarmos os pingos nos "ís".


Ao nos determos em refletir criticamente sobre a trajetoria do Vitoria, podemos dizer que deveríamos estar tranquilos em relação ao alcance dos objetivos traçados pelo clube no inicio do ano e de certa forma aprovado e apoiado pela maioria dos cronistas esportivos e torcedores, uma vez que nos basta apenas três pontos a serem conquistados em nove a ser disputados. Esta situação também deve-se ter a cosnciencia de que foi uma construção do grupo de jogadores, da direção técnica e administrativa, contudo levendo-se em consideração que nos últimos vinte e um pontos disputados o rubro-negro só consegui a conquista de dois pontos, causa-nos pelo menos duvidas.


O que nos chama a atenção é que o objetivo pode ser alcançado sem que o time tenha vencido mais uma vitoria simples se quer. Caso isso ocorra, nos classificaríamos é verdade, com o ônus do desgaste e sensação de fracasso, desonra etc. O que defendemos é que já é hora de planejamento para 2009, arrumar a casa, cuidar dos cacos que sobrou. Sermos pragmáticos e vencermos o Gremio no domingo, nos desafogar desta peleja e quem sabe nos sentirmos honrados com a campanha e com a conquista da vaga à copa Sul Americana.


Até mais,

sábado, 15 de novembro de 2008

Conquista... ou ver na tabela!!!




É MAIS DO QUE UMA QUESTÃO DE ESCOLHA, É ANTES UMA NECESSIDADE
Caros amigos internautas,


O site chance de gol ( http://www.chancedegol.com.br/ ) afirma que o Vitória tem 99% de chegar à Sul Americana e 0,01% de chances de cair para segunda divisão. Partindo deste principio poderíamos solicitar dos senhores que esquecessem do nosso ultimo comentário quando anunciamos SÉRIE B À VISTA. Contudo, naquele comentário, afirmamos que uma das possibilidades para se chegar ao torneio internacional ou não cair para a divisão B do brasileirão era justamente não conquistar mais nenhum ponto dos 12 que restam e simplesmente ser beneficiados com as combinações de resultados. Pois bem, quanto a isso não retiramos uma virgula, até porque refletindo criticamente sobre a campanha do time na segunda metade do campeonato não conseguimos lembrar da repetição de um time se quer. Se antes podíamos escalar sem dificuldades o time principal, hoje isso é impossível por pelo menos dois aspectos. Um é de ordem técnica , pois como a maioria dos jogadores decresceram em suas performances, seja Chico ou Francisco dá no mesmo, a segunda em função à disciplina. nossos nervosismos só tem motivado isso, cartões, o que não tem significado entretanto um empenho pelo resultado.
O ultimo jogo foi mostra disso. Com excessão de Viafara que já não poderia jogar mesmo contra o clube que detém seus direitos federativos, os demais seguiram "uma certa orientação" do técnico para forçarem cartões a fim de ficarem livres para os jogos contra Grémio e Palmeiras. Pois bem! primeiro o Vitória deixou mais uma vez escapar a possibilidade mais plausível de pontuar e já se garantir na copa Sul Americana e na divisão de elite do país, segundo, os jogadores pouco se importaram com a situação do time no próximo jogo ( sem oito) e simplesmente garantiram cada um o seu interesse particular.
O saldo disso, além de se configurar como desrespeitoso com seu torcedor, nos levará ao Paraná com um time completamente desfigurado - completamente chega a ser exagero em função da caricatura que o time já é - mas, sem sombra de duvidas jogar com a zaga toda modificada é muito complicado. E não adiantam os argumentos de que os jogadores se conhecem do time de baixo nos treinos, até porque são reservas e em tese vivem momentos de menos luz que os titulares, além da desarrumação do time, duvido que o treinador e a comissão técnica tenha se detido em manter dois grupos muito forte, entrosado e orientado ( titulares e reservas) e porque continuamos afirmando que já deu para esse grupo.
Contra o Atlético-PR veremos o que pode nos surpreender. Esperamos que muita coisa positiva aconteça, mesmo que nossa consciência nos induza a pensar diferente. Não dá para se tentar montar time nos últimos 5 jogos de qualquer campeonato. A não conquista de mais pontos talvez tenha aí uma de suas principais motivações.
O que nos resta e colocar a frieza, o ceticismo e a consciência de lado e como bons torcedores torçamos fervorosamente por um sucesso rubro - negro no domingo. E se por acaso não der mais uma vez , nutremo-nos de esperanças para a próxima partida.


Até mais.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Prenuncio: Leão vive agonia já sentida. Série B a vista!


Caros internautas,

Este talvez seja o comentário mais carregado de temores que fazemos desde que começamos a trocar figurinhas com vocês. Há muitas rodadas atrás nos arriscamos a tecer prognósticos que buscavam dar conta de desenhar um futuro para o Vitória na competição. Hoje constatamos que aquele prognóstico sereno foi muito otimista ante a realidade que presenciamos. Fui ao Barradão como de costume e assistir a pior apresentação do rubro negro neste campeonato. A partida foi contra o Atletico-MG, um time horrivel, desarticulado e sem confiança e ainda assim conseguimos perder. o pior é que desta vez não temos nem o alento de dizer que "perdemos roubado ou mesmo jogamos bem e infelizmente não deu" como tem sido a rotina de técnico Wagner Mancine.
Não conseguimos conceber pensar em arrumar time num novo sistema tático faltando cinco partidas para encerrar o certame. É brincadeira de mal gosto! isso nos fez sentir a indignação sentida naquele BAVI do Barradão pelo baiano quando perdemos de goleada para o rival. A estratégia equivocada foi a mesma, surpreender com um time alterado na forma e nas peças em campo. O time não conseguiu responder sobretudo na reposição para a marcação. Marquinhos, Muriqui e Adriano não conseguiam compor bem a função do meio, ficamos sem um jogador para puxar a construção das jogadas com qualidade e sem a bola Renan e Vanderson que digam o quanto sofreram e tiveram que jogar por eles e pelos demais.
Este mesmo trio também foi inoperante quando teve a posse de bola, corriam mais do que a bola e pareciam formigas sem antena, completamente atabalhoados, desconcentrados e perdidos em campo. Pelos lados, não acertamos nenhum cruzamento na área, Rafael muito mal nos passes e na marcação, conseguiu desferir um bom chute e mais nada. O Cordeiro muito pior, nem isso conseguiu fazer, alias conseguiu ratificar que foi a promessa de qualidade mais demagógica que vi este ano. O miolo de zaga até que foi bem, mas não suportou tanta colher de chá que o time deu. O resultado foi até injusto para o fraco Atlético, que poderia ter goleado mais, mas a negligencia as regras do jogo por parte do péssimo árbitro os impediu.
O que acontece com o time? é o que todos perguntam. Pensamos que vários fatores precisam ser ponderados. Um é a limitação da relação tecnica e tatica que vimos apontando aqui nos últimos comentários, outro é a equivocada pressão midiatica que após provocar o fato, vangloriam-se em dizer " viu, já sabíamos..." atrapalham mais do que ajudam. Outro, é a percepção profissional que impera dentro do clube e faz é tempo. Nos parece até que a representação do Vitoria para os atletas e comissão tecnica é de que trabalham num clube de segunda linha do futebol brasileiro e estão aqui mas com o olho lá.
O nosso temor se justifica pelo fato de consideramos que a partir do que vimos assistindo do Vitória e de seu passado recente quando as coisa desandaram aparentemente sem explicações, é a volta à segunda divisão. Oito ponto de distancia, é um doloroso fato que nos aproxima da nefasta zona de rebaixamento. O desespero não é público em função da posição na tabela, 10º lugar, mas que se depender dele próprio não acreditamos que consiga somar mais nenhum ponto nas quatro partidas que restam, não vimos força, nem brio no time para isso. O que imaginamos é que a manutenção na divisão principal e até mesmo a conquista de uma vaga para a Sul Americana não será resultado dos esforços deste time e sim do fracasso e tropeços dos demais. Oxalá que estejamos completamente equivocados e que tenhamos que nos retratar publicamente, o que faríamos com o maior prazer do mundo.


Até mais,

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Leão banguelo é da raça dos Viralatas!!!!! Ou seja, um Mico-Leão


Caros amigos internautas,

Decidimos continuar os comentários sobre Nautico e Vitória após encerrada a partida. Nem precisa ser expert ou vidente para saber o que aconteceria na segunda etapa de jogo. O Vitória até melhorou com as alterações, entretanto quem nem no primeiro tempo o time continuou com a inoperancia ofensiva que tem marcado sua trajetória no segundo turno. Chances foram poucas, Robert demonstrou nosso atual nível técnico ao desperdiçar a única jogada construída conscientemente pelo time através do Ramon - que mesmo mais lento e menos combativo, Mancine, joga muito mais do que Marco Antonio, Jackson e cia - .
Terminada a peleja voltamos a atribuir à arbitragem nosso sufrágio, o disco ou melhor o CD arranhou meu caro técnico, ainda que tenha acontecido erros da arbitragem, não dá para que o discurso se limite a isto. E o time? porque não é capaz de criar mais e fazer mais gols? parece até que o elenco fica torcendo para as duvidas nas arbitragens os valide como derrotados.
O vitória é grande e nasceu para vencer, para triunfar, para enfrentar as adversidades do interesseiro e abominável mundo do futebol.
O fato é que dos ultimos quinze pontos disputados, conseguimos apenas dois. Isto é inaceitável, é patético e é incongruente com as expectativas do torcedor rubro-negro.
Após o jogo, mais uma vez a estrela reivindicou seu espaço no espetáculo. A polícia militar! prestou mais um "des-serviço" público de ótima qualidade. não sabemos o que querem provar ao país. O que assistimos mais uma vez nos aflitos mostra o estado calamitoso que se encontra o aparelho do estado no que tange à segurança pública. Recife ostenta o titulo de uma das capitais mais violentas do pais e os policiais devem se sentir tão acuados com isso que esquisofrenicamente sai distribuindo safanões, arrogância, abuso de poder e prepotência. Que vergonha!!!!!
Restam 5 jogos para o Vitória, 3 em casa e 2 fora. Pelo atual momento dos adversários não consigo ver mais do que a conquista de 7 pontos. O que será suficiente para consquistar uma vaga na Sul Americana, mas ainda assim decepcionante no returno.
Vamos lá Vitória, não vacile! a perda da vaga para a Sul Americana lhe custará ampliação de débito com seu torcedor.

Até mais.

sábado, 1 de novembro de 2008

Leão Banguelo!!!!!

Caros amigos internautas,
Este comentário está sendo construído no intervalo do jogo Náutico e Vitória. Até aqui o Náutico vai vencendo pelo escore mínimo e o Vitória mais uma vez ratificando a essência de nosso ultimo comentário feito há três rodadas atrás no jogo Vitoria e Fluminense. De lá para cá o Vitoria foi batido pelo São Paulo e empatou com o Flamengo. Fazer o comentário agora e não antes, vem da convicção de que o rubro negro baiano não tem mais como render neste torneio como havíamos dito em outros momentos.

O time continua parecendo ser organizado, consciente e bom tecnicamente. Só parece! entretanto sua ineficácia não produz resultados. Contra o São Paulo e o Flamengo houveram chances de definir e o inexplicável nervosismo que toma conta dos artilheiros foi de extarrecer, até porque não se trata de jogadores inexperientes e sim de jogadores rodados, mesmo os mais jovens (a base do Vitória roda o mundo todo).

Nos aflitos vimos neste primeiro tempo um domínio estério das ações , um festival de passes errados, uma lentidão na saída pelo meio de campo e um certo " nem aí, se der... deu!". A imagem que me vem é a de um leão já sem dentes para morder, fazendo de conta que manda na selva. A expectativa é de que as coisas piorem no segundo tempo , mesmo jogando contra um time limitadissimo e que joga sob a pressão do rebaixamento na porta e no intimo de cada jogador e torcedor alvi rubro. Digo, que não me surpreenderei com uma queda na qualidade do time por compreender que é um outro jogo, numa outra circunstancia. O Nautico explorará os espaços deixados pelo Vitória - que não foram poucos na primeira etapa - e terá maiores possibilidades de consolidar a Vitória.

Mancine deve alterar o time - em minha opinião já deveria ter começado com o Ramon e não Marco Antonio- mas... caros internautas, vocês lembram a ultima vez em que alguém saiu do banco e resolveu a parada pelo Vitória nestas condições, no campeonato? pois é, nem eu! dai é que vem o pessimismo para a segunda etapa.

Leão, Leão, Leão põe pelo menos uma dentadura e morde o Nautico.

Até Mais.