Hoje resolvi fugir totalmente do futebol, do Vitória, dos fatos que normalmente são escritos nesse espaço discursivo. O que pretendo nessa narração a seguir é mostrar a vocês como existem pessoas e empresas, que levam um funcionário do céu ao inferno em menos de uma semana.
Tudo se passa com um homem que se forma em uma específica área e busca o sonho de conseguir ingressar na mesma para mostrar todo seu potencial. Sem "padrinho" para coloca-lo em alguma empresa, acaba indo trabalhar em um local que não tem nada haver com sua formação. Porém, é melhor trabalhar do que ficar em casa esperando a oportunidade cair do céu. Mesmo com esse trabalho, nunca deixou de procurar e de batalhar algo melhor.
Dentro dessa empresa, uma mistura de desafio com superação. O desafio de lutar por aquilo que se desejava e a superação de conseguir atuar em algo que nunca havia pensando. Com conflitos internos, veio algumas vezes às lágrimas, afinal, todo homem de verdade tem sentimentos e chora por causa de seus fracassos. Mas, ergueu a cabeça seguiu em frente, e permameceu firme.
Em uma de suas saídas para realizar trabalhos destinados a empresa que até então trabalha, na hora do almoço, em um restaurante no bairro de Sete de Abril, o telefone toca. No outro lado da linha, uma surpresa, era um dos grandes nomes da sua profissão que o ligara naquele momento e te informando que em breve ele seria chamado para trabalhar na empresa que sempre sonhou e que era para ele ficar tranquilo que iriam te ligar pois a indicação era dele. Que sorte, conseguiu um "padrinho" sem nem o conhecer. Nesse momento começa a EUFORIA!
Chega o tão esperado dia e o telefone toca. A ida até a empresa é tranquila e feliz. A alegria transbordava sobre os olhos desse homem, parece que o grande dia chegou. E chegou! Numa primeira conversa, foi lhe apresentado a empresa, tudo como ele sempre sonhou. Após o 1º contato, a esperança de ser contratado.
E aconteceu. Foi chamado e um sonho estava "sendo realizado". Porém, não sabia o chão que iria pisar. Tudo começa com a carga horária, o horário e o salário, se é que se pode chamar de salário o que lhe foi oferecido. Carga de 10 horas diárias (O DOBRO EXIGIDO PELO SINDICATO), das 10h às 20h(TRABALHA NOS TRÊS TURNOS. NÃO TEM VIDA FORA!) e mísero salário de R$600,00. (METADE DO QUE É EXIGIDO PELO SINDICATO). Não é reclamação sobre o salário, mas sim, para o tamanho, a importância e a verba que gira em torno dela, então, isso não pode ser considerado salário. Começa ai a FRUSTRAÇÃO! Mas tudo bem, o que vale é começar a trabalhar na área e mostrar serviço.
Já lá dentro, percebemos o quanto os funcionários atuam desanimados, tamanha a INFLEXIBILIDADE da empresa com relação a eles. Como é bom de conversa, fez logo amizade com todos, principalmente com o pessoal da limpeza, geralmente, os mais necessitados e que trabalham demais e não ganham PRATICAMENTE nada. Vocês acreditam que mesmo tendo plano de saúde, a empresa não permite que seus funcionários sejam consultados durante a semana!! É, só pode aos sábados. ENTÃO, NÃO FIQUE DOENTE DURANTE A SEMANA, SOMENTE AOS SÁBADOS. QUEM ESTÁ MANDANDO É O CHEFE! Nem venham com atestado de comparecimento que eles não aceitam. Você trabalha, mas, não ganha o dia.
As DECEPÇÕES começam a partir desse momento! Primeiro assinam sua carteira em uma função que não o pertence. Segundo, seu trabalho é exigido em demasia e você não tem ânimo para executa-lo, afinal, a empresa mostrou que não respeita seus funcionários. Terceiro, existe mania de perseguição e muitas vezes utilizam do poder para querer passar por cima. Quarto, o pior de todos, o pessoal da limpeza, recebe menos de 300 reias POR MÊS. Desculpa, mas, isso para mim é esmola.
Então, é um conto de fadas que já virou pesadelo. Tudo bem que na vida, iremos encontrar barreiras, pessoas estupidas, ditadores, pessoas que querem apenas se beneficiar. Mas, com muita luta, força, coragem, isso será superado e essa será mais uma provação.
A REALIDADE vem agora! Acredito que muitas empresas ainda não aceitam o fato de a escravidão ter acabado. Essa empresa e as lojas que ficam em shoppings usam o "salário" como enganação, mas, na verdade o que ocorre é uma ESCRAVIDÃO REMUNERADA, melhor termo que encontrei para me expressar.
Todos nós começamos de baixo. Caimos, levantamos, choramos, sorrimos, mas, sofrer humilhação e se rebaixar para ver neguinho utilizando dos seus serviços para se beneficiar, colocar gasolina no carro, ir para casa seguro e ir dormir, isso não pode. Enquanto isso, você rala 10 horas por dia, corre o risco de assalto ou outros males que a noite oferece, e ninguém faz nada, apenas exploram, exploram, exploram e querem te ver bem feliz batendo o ponto no dia seguinte
Espero que Deus ilumine a cabeça desses "chefes" e que eles possam refletir sobre suas atitudes. Todos nós somos iguais perante a Deus e somente ele é capaz de julgar e definir quem é quem na Terra. Status não é nada perante a nossa capacidade de agir, de ver o mundo e principalmente de RESPEITAR O PRÓXIMO.
Desculpa a todos, mas, precisava desabafar!
Caro amigo,
ResponderExcluirSei exatamente sobre o que desabafa, e o pior é que ainda vivemos em uma ditadura disfarçada, pois a liberdade foi aprisionada pelo medo, e a democracia para manter as aparências diz que está tudo bem.
Amigo,
ResponderExcluirA realidade é uma quebra de expectativa que muitas vezes chega para nos deixar frustrados, mas se acreditarmos que podemos fazer, ao menos, uma pequena mudança, mesmo que pareça pouco significativa, estaremos nos esforçando para um futuro melhor. Infelizmente somos obrigados a aceitar essas determinações, dependemos delas para permanecer no sistema. Entretanto, acredito que estamos na primeira fase, a de inserção neste mercado cruel. Fico imaginando quando eu chegar lá no topo... como será? Será que também colocarei essas imposições aos que estão chegando? Espero que não. Mas vamos acreditar que é uma fase que somos obrigados a passar. Não será para sempre. Devemos acreditar que as expectativas ruins serão modificadas, por nós mesmos, pelas boas. E o Amanhã será melhor. Acreditar é o caminho da mudança. Não podemos nos estagnar e achar q será sempre assim. As coisas vão mudar, vão melhorar. Chegamos até aqui porque tivemos fé e, é com essa fé, que chegaremos até lá. Essa fase é uma experiência que apenas os vencedores são obrigados a passar.
Tenhamos fé!
Super bejo
Lisandra lopes
Thi,
ResponderExcluirInfelizmente as frustrações irão surgir, agora de fato estamos diante da realidade de um mercado que nem sempre valoriza os seus profissionais, ainda mais quando estamos no inicio de carreira, porém não podemos desanimar, o negocio é seguir em frente, levantar a cabeça sem perder o respeito e a dignidade devemos acreditar que dias melhores virão.
Beijos,
Fernanda Ribeiro.