quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Balanço de reta final!

Caros Amigos Internautas,
Em nossa postagem numero 301, discutiremos o percusso do Esporte Clube Vitória no campeonato Brasileiro da série B, versão 2011.
Faltam 9 jogos ao leão e segundo o infobola (sitio especializado em estatisticas do furtebol) são de 6% as chances de ascensão, contra 1 % de chances para o descenso. Vamos combinar que se fosse essa a situação na série A, o Vitória estaria comemorando, até porque com essa pontuação (41 pontos)ocuparia tambem a 8ª colocação e teria 3% de chances para ir à libertadores, praticamente garantido na pior das hipóteses na copa sul Americana e sem risco de série B.
Mas a realidade do Leão de canabrava é bem outra. As circunstancias lhe impõe desafio épico. O jornal correio da Bahia até tem tentado colocar a bola do Leão em alta ao comparar o feito do Fluminense do Rio de Janeiro no ano de 2009 quando marcou 24 pontos em 30 possiveis, na ocasião o pó de arroz livrou-se do rebaixamento, com a luta do Rubro negra pela vaga à serie A.
Os numeros apontam o seguinte: foram 11 vitorias, 8 em casa e 3 como visitante, foram 10 derrotas, 4 em casa e 6 fora do Barradão e mais 8 empates, 2 em casa e 6 fora de casa. A partir dos dados, avalio que são previssiveis vitórias fora de casa em torno de 3, 4 no maximo 5 como média, desde que em casa não se permita tantas derrotas como é o caso do Leão, foram 12 pontos desperdiçados e que agora fazem muita falta. Uma outra observação é que num campeonato de pontos corridos o empate nem sempre é bem vindo. no caso do Leão, 8 empates vale menos do que se tivesse perdido 5 e vencido apenas 3. Mas, se olharmos o comportamento tático do Vitória em campo, sobretudo fora de casa, não me surpreendo.
Olha, o time que mais investiu precisava ser mais ousado também em campo, ter uma postura de time vencedor. assim, quem sabe as contas seriam outras.
A estratégia da direção foi oportuna, ousada, mas foi tardia. Se esbarrou na demora para contratar os jogadores e infelizmente no fato das escolhas na pratica estarem demonstrando que foi um outro equivoco.
Equivoco que no mundo do futebol é letal, tanto do ponto do ponto de vista simbólico, quanto do economico. No simbolico, a desesperança se transforma em atitude como vaias, estadios vazios e diminuição do numero de novos torcedores. No economico, acarreta dificuldades de manter a ousadia para o proximo ano, menor fluxo de caixa, compromissos firmados com jogadores que não deram certo,mas que tem contratos e a recisão custa bastante.
Voltando ao campo, continuo achando que as ultimas nove rodadas devam fazer parte do planejamento 2012. Avaliação do elenco, montagem de grupo e conversa com os jogadores que possam interessar. Criar um clima de intensão de continuidade mediado pelo esforço, compromisso e empenho dos jogadores nos treinos e nas partidas. Isso talvez seja a postura mais sensata e afirmativa de um clube que nasceu para vencer.Sou contra o desfazimento do time radicalmente. No elenco muitos jogadores podem ajudar o Leão a subir no proximo ano.
Até mais,

sábado, 8 de outubro de 2011

Só em 2012 e olhe lá!

Caros Amigos Internautas,
è com pesar que jogo a toalha em se tratando de Vitória no ano de 2011. `eum ano para esquercer, perdeu o penta baiano em casa, perdeu a copa do Brasil em casa e permanecerá na segundona de tanto perder em casa também. O ano começou promissor, mas aos poucos fi degringolando. A estrategia de economizar no primeiro semestre e gastar tudo na montagem da equipe no segundo momento, pode ter até dado certo economicamente, mas o objetivo se que rfoi aproximado. O Vitória se esteve entre os quatro primeiros na primeira rodada, eu disse primeira rodada.

Os matemáticos dizem existir chances, basta ganhar 7, empatar mais 1 e estaremos de volta a elite, somaríamos 62 pontos. Acontece que só tem amis 10 jogos e o Vitoria não emplacou uma sequencia de rês vitória consecutivas quanyo mais 7 vitórias, francamente, acho que o negocio é respirara fundo, terminara a caompetição com digidade e rever os principio spara o proximo ano. Começar de novo para mim significa preservar alguns dos tanto jogadores do elenco, dar tempo de trabalho para o tecnico que pode até ser o Benazzi e os fruots possivelmente seriam colhidos no final de 2012. Esse ano, foi!

Até mais,