terça-feira, 28 de junho de 2011

Passos mais largos!

Caros Amigos Internautas,
A sexta rodada pode ser considerada como muito positiva para a dupla BAVI. Os clubes baianos conquistaram pontos importantes jogando fora de seus dominios. O Vitoria enfrentou a então lider Ponte Preta no Moisés Lucareli, palco em que a ponte vem se constituindo como imbativel e arrasadora aos adversarios. O que vimos foi um jogo equilibrado onde ambas as equipes tiveram oportunidades de vencer a partida.

O Bahia, foi até o Paraná e lá encarou como igual o Atletico Paranaense, que na relação direta com o tricolor da boa terra, jamais perdera em brasileiros jogando em seus dominios. O Bahia deu um passeio e aplicou um sonoro e indiscutivel 2XO.

Um empate e uma Vitória foi o saldo do final de semana. Os contextos? valem muito para a analise dos nossos representantes. O Vitoria entra em campo com alterações e estreias. Gabriel Paulista na Zaga entrou no lugar do suspenso Mauricio, no meio de campo Neto Coruja, após longo e tenebroso inverno ( 7 meses) reaparece como titular e no ataque Edu inicia o jogo. A ponte fortissima dentro de casa não consegue se impor ao rubro negro baiano que manteve postura respeitosa mas ao mesmo tempo ousada.

Na Arena da Baixada, O Bahia com moral elevada após vitória sobre o tumultuado Fluminense do Rio de janeiro, vence ao furacão que mais pareceu uma bela e tranquila brisa. Sem maiores ificuldades vencerá a um dos lanternas da competição demonstrando competencia e aproveitando as oportunidades pontuais e contextuais.

O maior barato além dos pontos conquistados está na crescente performance dos clubes, que aos poucos vão demonstrando certo formato, se fortalecendo para os grandes embates que virão pela frente. Fazer isso acumulando bons resultados poderão contribuir par ao alcance maior dos clubes, se manter bem na primeira e arriscar alguma classificação à uma competição internacional e ascender à elite e quem sabe como campeão, respectivamente para Bahia e Vitória.

Os proximos desafios, Paraná para o Leão e Corintians para o Tricolor serão desafios ainda mais dificeis do que a dupla enfrentou até agora. O Bahia pegará um time estruturado, bem armado e com jogadores e alto nivel tecnico e que vêm à salvador motivadissimo com a goleada frente a um de seus mais tradicionais adversario, o São paulo, líder na primeirona. O leão, enfreta um time do G4 do acesso e algoz rubro negro em outros tempos. Trata-se de um time bem fechado e que tem no setor defensivo sua maior garantia de dias felizes.

Um capitulo a parte deve ser destinada a essa que é sem duvida um fenomeno com motivações proprias, peculiares, identitaria que é a fantastica torcida do Bahia. Na vitória contra o FLU, foram cerca de 30 torcedores, contra o furacão o contigente foi multiplicado por 10, 300 torcedores foram recepcionar a delegação tricolor no aeroporto 2 julho, vulgo Luis Eduardo Magalhães, fantastico. As ultimas manifestações espontaneas de torcedores foram vistas nas consquistas de Vasco e Santos (Copa do Brasil e Libertaores, respectivamente)mas quando se trata de Bahia... Tudo é muita festa!

Serenidade e investimento são palavras chaves para a continuação do nascente sucesso da dupla BAVI no inicio do torneio, como dissemos, com a poio aos profissionais contratados, com um pacto de empurrar os times e de apresentar criticas construtivas, acho que apesar das imensas dificuldades, vai dar pé como dira Gilberto Gil.

Até mais,

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Hum, Tá melhorando!!!!!!!

Caros Amigos Internautas,

Uma luz no fim do túnel foi acessa para a dupla BAVI no Brasileirão. São raras as vezes que ambos vencem no mesmo final de semana, o Vitoria goleou o Sport de Recife por 2X0 no Barradão, enquanto que o Bahia venceu o também tricolor Fluminense do Rio de janeiro no Engenhão por 1X0. Foram partidas distintas e um tanto quanto dramatica. A dupla baiana entraram em campo pressionados e mais um tropeço poderia significar caça as bruxas ou melhor aos treinadores que têm aos poucos demonstrado que estão arrumando seus times.

O Vitoria fez um jogo razoavel, com muitoserros e pouca ofensividade poderia ter o destino celado quando O Marcelinho Paraiba desperdiçou um penalty. A torcida irou-se e empurrou o time que pareceu que tomou coragem e aumentaram a força ofensiva, partiu para cima dos Pernambucanos e marcou os gols que tranquilizaram a galera que foi só alegria.

No engenhão o Bahia parecia jogar em Salvador, foi melhor que o Flu durante todo o tempo, mereceu a vitoria e marcou seu golzinho no apagar das luzes num contra ataque maravilhoso, rápido, organizado e certeiro. O resultado, deu novo alento ao grupo, uma certa segurança a Renê e claro um mar de otimismo aos tricolores que foram até o aeroporto recepcionar os jogadores como se fossem os campeões brasileiro.

Taticamente vi que o Leão da Barra se esbarra na limitação dos volantes do time. Zé luiz, Rodrigo Mancha e Gerson, não conseguem dar ritmo, velocidade e nem criatividade ao meio de campo. Isso impõe a Geovani a ter que fazer tudo isso sozinho, como já não é nenhum garoto, tem ficado isolado e dominado pelos adversario com facilidade. A consequencia disso é que os atacantes não são municiados, precisam correr feitos loucos de um lado a outro o campo, muito mais marcando, dividindo, dando carrinho do que infernizando a vida dos marcadores. Geninho precisa resolver esse sério problema. Particularmente defendo dois cabeças de áreas e dois meias.

O Bahia, com uma formação boa tecnicamente, superou o adeversario no esquema, na performace individual dos jogadores e na estrutura tática, forte na marcação e muito ofensivo quando teve a posse de bola, deu banho no Flu e mostrou que em algumas posições tem time e tem banco. Obvio que falta muito e precisa considerar o momento de desajuste do fluminense no campeonato, ainda que em nada diminua a grandiosa apresentação dos Itinguenses e a maiscula vitoria em terreno inimigo.

A tendencia é que ambos melhorem muito mais. Minha aposta O Bahia fica na Primeirona e o Vitoria sobe. Até mais

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Visão Panoramica!

Caros Amigos Internautas,

A ultima semana foi movimentada no mundo da bola. Tivemos amistosos da seleção brasileira com a despedida oficial de um dos maiores jogadores da era moderna do futebol mundial. O Santos finalista da Libertadores das Américas, A dupla BAVI entrou novamente em campo e na segundona do baiano definiu-se os times que comporão a primeira divisão do estadual de 2012.

Vamos por parte: O Brasil se despediu de Ronaldo (fenômeno)nos gramados canarinhos. O ex-jogador foi sensacional em campo, um titã em ofensivas focadas ao gol adversario. Inicio a carreira como Ronaldinho e fez fama rapidamente após golear o Bahia em 5 tentos de sua autoria. Podemos dizer que alí nascia um prodígio que rapidamente se transformara em fenomeno.
Vendido para a Europa, fez sucesso por onde passou , três vezes o melhor do mundo, bicampeão mundial pela seleção brasileira. Maior artilheiro da história das copas, conquistou títulos em todos escudetos em que jogou. Sofreu com o treinamento de alto rendimento, o excesso de massa muscular contratou com as articulações frageis dos joelhos, ficou afastado por mais e 2 anos e ainda assim, era um dos maiores, sem dar um chute na bola. Fenômeneo é o psedonimo que mais se aproximou do que esse rapaz foi relamente em campo.

Se despede um fenomeno, dá show um craque. Assim é o futebol brasileiro que mesmo com a teimosia e submissão em copiar tudo da europa, o pais continente tema em revelar figuras que nem Neymar, Ganço e Lucas. Três da nova geração que poderá ser ouro nas proximas Olimpíadas e quem sabe campeões do mundo aqui no mesmo no Brasil em 2014. Futebol não lhes faltam! E o Santos deverá confirmar a tendencia de melhor time das Americas em duelo de gigantes adormecidos em Libertatodores. Imperdível: Penharol e Santos futebol Clube.

Mas... nem tudo são flores, enquanto nos deslumbramos com os feitos alheios, continuamos a sofrer de nervos no ambiente domestico. O Vitória venceu a primeira fora de casa, contra um candidato sério ao descenso para a série C. O resultado foi otimo, o futebol continua sofrível. Tem sido duro de ver, o Leão disfigurado tenta dar um geitinho na cara que parece sempre está acordando atrasado. Quero ver o dia em que conseguiremos sair com a posse de bola a partir do goleiro, passando pela zaga, meio e chegando com qualidade ao ataque. Um sonho quase utópico.

E no fazendão, as coisas estão piores ainda. O time disputou 12 pontos e conseguio miseros 2 pontinhos. Em campo, horroroso, fora dele, um mote de atitude desmedida e desesperada. Pagar multa de 60 ou 300 mil para um jogador entrar em campo durante 90 minutos numa quarta rodada de campeonato é abusar da sanidade coletiva. Além de valorizar o jogador dos outros, ainda paga sobretaxa para utilizar o que não lhe pertence. Porque não se dá uma moralzinha aos meninos da base ou contratados a partir do baiano? Nessa pegada, série B é uma realidade. Pelo que conhecemos do futebol baiano. Renê cai daqui a duas rodadas. Perde para Fluminense no Rio, e tropeça em casa mais uma vez. A imprensa começou a ganhar pontos de audiência nas especulações.

Para não dizer que não falei das flores, parabens ao Itabuna e ao Juazeirense, os clubes que carimbaram o passaporte para a primeira divisão do baiano. Se para muitos issonão significa nada, para ambos os clubes e ambas as cidades vibram e comemoram com toda justiça o feito de seus jogadores em campo. mençaão honrosa ao Ipiranga, que além de vender caro a eliminação, está se reestruturando, tem gente séria em seu comando como é o caso do ex-goleiro Emerson Ferrete. Pena que não conseguio dar esse presente para provavelmente a tereceira ou quarta maior torcida do estado.

Até mais,

domingo, 5 de junho de 2011

Para Tudo para acertar!!!!!

Caros Amigos Internautas,

A analogia entre futebol e educação publica parece-me interessante na medida em que verifico o grau de empenho do estado e a sociedade em resolver os obstaculos que se interpõem à qualidade de ambos. O comentario ficará na esfera do estado da Bahia, mas sua generalização à federação não será mera coincidencia.

Copa do mundo 2014, imposições da FIFA representam ajustes políticos, sociais, estruturais legitimados pela assembléia e pelo congresso nacional. Vestir a fantasia de sapo e se virar é a ordem à nação soberama. Esforços não faltam, articulação política para facilitação burocratica, estudos e licenças ambientais a jato, aprovação de derrubada da fonte nova por inteiro, matando com ela parte da história de um povo, é necessaria à logica dos super faturamentos - vide o centiMETRÔ da cidade-.

O capital político e economico com a realização dos mega-eventos esportivos em nosso solo é mais importante do que cuidar das demandas mais históricas e sempre urgentes de uma população com mais de 2 milhões de pessoas que se encontram em estado de miseria absoluta. Não sou daqueles que fazem apologia do 8 ou 80, mas como queria ver o mesmo empenho para resolver questões tão basicas e humanitarias como moradia, alimentação, segurança publica, saúde e lógico, a educação.

Sobre ela,a educação, a sociedade já anestesiada pelo historico desgaste entre o capital e trabalho, associado ao imaginário do que é publico pressupõe ineficiencia, atendimento aos necessitados, aos miseráveis, pode completar meses de paralização, sem atividades acadêmicas, com prejuizo inegavel à população que paga tão caro o direito à educação, e o governo? o governo está animado com a gincana de realizar mega-eventos esportivos e a sociedade indiferente como manda a cartilha neoliberal da sociedade de consumo.

Aos professores, funcionários e estudantes das Universidades Estaduais fica o registro da valia do enfrentamento, da propositividade, da reivindicação de uma universidade plural, autonoma e comprometida com as demandas que os poderes publicos têm secundarizado. Ao governo Wagner, que se repense as praticas governamentais em relação a setores como o da educação, sem a valorização do magisterio, sem condições mega em infraestrutura e plano de carreira, a Bahia continuará a pagar o injusto e desumano preço da miseria e da ignorancia. Wagner, não foi assim que a maioria dos servidores publicos do estado visualizaram o seu governo e apostaram numa parceira na qual população e servidores desse estado, seriam sujeitos privilegiados para combater corrupção no estado, a baixa qualidade no atendimento e serviços publicos. Lamentável!

Como nota, o FOME DO LEÃO, registra: Terceira rodada: Vitória 17º colocado na série B e o Bahia 18º na série A. Pergunto: Estariam na mão dos mega eventos ou no descaso com a educação pública?

Até mais,