segunda-feira, 23 de maio de 2011

BA ,medíocre. VI, sofrivel !

Caros Amigos Internautas,

Começou mais um campeonato brasileiro de futebol e como sempre são inumeros os clubes que têm potencial para vencer o torneio, com excessão, apenas temos os clubes do eixo Norte/Nordeste que tem contra sí o formato de pontos corridos. Se em principio essa formula austenta a imagem da justiça em campo, por outro lado é contraditório quando desconhece as diferentes realidades objetivas que separam o país da precaridade no norte e certa fartura no sul. No futebol, a distancia aumenta na medida em que a ruptura dentro do clube dos 20 favoreceu contratos absurdamente diferenciados de patrocinio de direitos de imagem e publicidade, na ordem de 20 milhoes/ano para uns e até 110 milhões/ano para outros. Decisivamente amplia o fosso entre os nortistas e os sulistas.

O reflexo dessa desigualdade pode ser vista neste momento de montaqgem de clubes para disputr o brasileirão, enquanto alguns (flamengo, Gremio, São Paulo, Internacional, Santos etc) pensam em contratar os principais destaques dos regionais, da América do sul e da europa, outros brigam pelos refugos (jogadores em final de carreira ou em pleno declinio tecnico). Defendo que o brasileirão fosse mais representativo da realidade do país, bem que poderia ter jogos apenas de ida com pontos corridos e os 8, 10 melhores classificados fariam mata-mata em jogos de ida e volta.

Isso poderia ser tanto para o título e vaga à libertadores, quanto para a Sul Americana , e também para o descenso. Todos os clubes estaraim na ativa a até o final do ano e teríamos emoções garantida. Como não é assim, a colonização das emoções continua com o fetiche dos grandes sulistas que efeetivamente brigam às vezes até a ultima rodada pelo título.

No ambiente domestico a dupla BAVI iniciaram nas séries A e B respectivamente seu tormento. O Vitoria no sábado conseguio importante resultado ao vencer em casa o Vila Nova- Go por 1X0. O time continuou lastimável, o elenco é fraco e as perpectivas são as piroes possiveis para quem pretende subir. O alento é mais uma vez numerico com a chegada de um novo carreto de jogadores (previsão de 12) e o tecnico Geninho (que considero otimo para dirigir o time na série B) Vamos ver o que acontece.

No Bahia, em classico ainda com cara de segundona diante do recem subido America-MG, deu o time da casa e de virada. O Bahia é fraquissimo e o tecnico não é a melhor opçao para se fazer uma campanha se quer segura, apesar de particularmente admirar seu trabalho como profissional do futebol, acho que não se encaixa com o Bahia e o time é muito vulnerável. Mas... só estamos no inicio.

Ao final deste comentário gostaria de creditar desejo de muito sucesso para o jovem, promissor e rubronegro ELKESON, a maior revelação do time em 2010/2011, está se despidindo do clube após 9 anos de toca do Leão. Em seu jogo de numero 101 neste sábado saiu de campo sob vaias e aplausos e acho que a reação do torcedor reflete exatamente quem foi o jogador no clube.Capaz de momentos brilhantes, com arrancadas e gols decisivos e ao mesmo tempo de jogadas bizonhas, como as intermináveis quedas em campo e gols perdidos inacreditáveis. Eu, estive no Barradão com meus filhos, JOão Pedro (9) e João Paulo (7) e fomos da ala dos aplausos para o rapaz a quem deposito confiança que terá futuro muito prospero no futebol mundial, potencial não lhe falta.

Até mais,

segunda-feira, 16 de maio de 2011

TREMENDÃO, ARRASA O LEÃO, FRUSTA O PENTA E É O AUTENTICO CAMPEÃO BAIANO DE 2011!

Caros Amigos Internautas,

Todos sabem que deu Bahia de Feira de Santana na decisão do campeonato baiano de 2011, ao vencer merecidamente o Vitória em pleno Barradão lotado pelo placar de 2X1 e de virada. É importante que façamos uma reflexão do que isso significa tomando como base alguns aspectos:

IMPORTANCIA DO FEITO PARA O FUTEBOL LOCAL: Além de quebrar a sequencia de titulos de um único time (O Vitória, seria pentacampeão baiano e reuniria 9 título em 10 anos), fortaleceu o interior e de lambuja contrariou a tendencia de que o campeonato estaria sendo montado para o Bahia da capital ser o campeão e dar esse tipo BAVI na final. Os erros de arbitragem aconteceram mas, a desconfiança foi por terra.

IMPACTO NO ESPORTE CLUBE VITÓRIA: No ano e mês de aniversário do centenário rubro negro (112 anos)o péssimo resultado da final refletiu em campo a incapacidade da formação de um time de futebol, escancarou as deficiencias técnicas e questionou a estratégia da diretoria em economizar no primeiro semestre, optando pela entrega da responsabilidade de se chegar ao inédito penta campeonato aos jogadores oriundos da base.

O jogo da final reuniu nada mais nada menos do que 6 dos 14 jogadores que adentraram as quatro linhas ontem. Em campo, mais da metade foram jogadores da própria base. Normalmente os clubes utilizam 2,3 jogadores no maximo da equipe de juniores. A questão fica: O grau de importancia da busca pelo caneco foi maior ou menor do que as metas economicas? Em que medida esses mesmos guerreiros da base, que demonstraram empenho em atender à altura as expectativas dos gestores serão valorizados agora na disputa da série B? ou serão eliminados do cenário futebolístico com retaliações muito própria de um clube que não assume suas responsabilidades em momento de crise? (lembram do decenso para a segunda e depois a terceira divisão? da base só se salvou Leandro Domingues) os demais foram sabotados e muitos praticamente encerraram suas carreiras antes mesmo de começar. É fundamental que a direção assuma a total responsabilidade e olhe para esses atletas com carinho no sentido de validar a luta deles e de cuidar de suas carreiras de modo que o investimento de anos do clube não vá para o ralo e muito menos que esses jovens vão juntos.

A derrota, certamente demitirá Antonio Lopes, o que acho mais do que na hora, diferente de setores da imprensa que avaliam passionalmente após os resultados, aqui no FOME DO LEÃO, a opinião sobre os técnicos precedem os tais resultados, antes, centra-se na observancia das caracteristicas que desenham as intervenções dos tecnicos ganhando ou perdendo. A derrota de ontem, poderá significar dias melhores no comando técnico do Leão. A lopes muito obrigado e como técnico do Leão, até nunca mais.

O SIGNIFICADO PARA O RIVAL: Ao invés de alegria estampada e compreensiva com o fracasso do Vitória, inclusive com nota em sitio oficial (reforçando o amadorismo de gestão por essas bandas)é sinal de alerta para que se cuide, o nacional, sobretudo a partir de agora com maior distancia economica entre os times do hemisfério sul em relação ao norte anuncia. Particularmente, não acredito que Renê Simões,tecnico a quem atribuo status de educador, consiga garantir uma campanha razoavel com o elenco que tem o time de Itinga. Portanto, melhor do que se deliciar com a conquista alheia é se organizar para não decepcionar como tem feito nos ultimos 10 anos.

SIGNIFICADO PARA O FUTEBOL: É fato que chegaram às finais as duas equipes que tecnicamente mais somaram pontos para tal, assim foi justo. É fato também que a chegada se deu por vias bem diferentes: enquanto o Vitória chegou com chutões, com a força da camisa, sem organização tática, sem criatividade e jogando um futebol de resultado, o TREMENDÂO do sertão, optou pelo jogo encorpado, de estetica rara em regionais, com o melhor toque de bola e organização em campo, com muita raça e coragem, com a auto-estima elevada sem precisar elevar o pé agressivo à integridade do adversário, superou tudo e todos, venceu o torneio inicio do campeonato, venceu a dupla BAVI e orgulhou não só aos feirenses, como aos amantes de um futebol plástico. Portanto, foi fato que venceu o FUTEBOL. O Bahia de feira foi indiscutivelmente o melhor em campo de todo o campeonato.

MENSAGEM AO VITÓRIA: A história desse glorioso clube é marcada de muito sucesso e de muitas decepções, e esses aspectos certamente continuará a acompanhar as cores rubro negras. A grande virtude nisso tudo é que o Vitória se faz GRANDE mesmo em situações de PEQUENÊS. O penta não veio,e daí? o Leão da Barra continuará sua caminhada e buscará em suas próprias contradições avançar, amadurecer e conquistar, quem sabe no final do ano estaremos aqui lamentando ainda a não conquista do penta inédito, mas avaliando que o fiasco de hoje foi a mola propoulsora para as mudanças necessarias à conquista do acesso no final da temporada? é o que nos resta de esperança.

Até mais,

terça-feira, 10 de maio de 2011

Falta apenas um pontinho!!!!!!!

Caros Amigos Internautas,

Desde a ultima postagem já passamos por dois BAVIS decidindo vaga às finais do campeonato baiano e o primeiro BAVI da final. No duelo contra o tricolor da capital o Leão ganhou em solo pituaçu por 1 x 0 e foi derrotado no barradão por 3x2, como jogava por dois resultados iguais, ambos marcaram 3 pontos e três gols cada, classificando assim o Leão da Barra pela melhor campanha durante todo o certame. Neste BAVI, o Vitória poderia ter despachado o tricolor no primeiro jogo , quando tinha placar e numero de jogadores maior do que o rival. Foram várias chances de contra ataque que esbarrou na incompetencia e covardia rubro negra.
No jogo de volta, o Bahia fez possivelmente sua melhor apresentação no ano, sem se intimidar colocaou o vitória acuado praticamente pelos 90 minutos de jogo. Venceu e poderia golear dada o numero de oportunidades e volume de jogo que imprimiu sobre mais uma vez um acudo e sem muitos recursos. Vencemos nos critérios, despachamos o Bahia, mas ... foi feio!
Feio para o tricolor que tinha obrigação de vencer o campeonato por ser série A e se quer o decidirá, feio para o Leão que dentro de casa ficou que nem um gatinho molhado e no relento.
Na primeira decisiva, agora contra o Bahia de Feira de Santana, o jogo foi até certo ponto equilibrado, mas o BAFEIRA mostrou que é o unico time entre todos da competição que sabe jogar com a bola sob seu dominio, no chão como manda o bom futebol (olha que o gramado do jóia é bijouteria peba). O Bahia foi constante, organizado e poderia vencer, mas nesse jogo, o Vitória demonstrou alguma força de reação e conseguiu por duas vezes se igualar no placar.
Domingo, deve ser jogo mais vistoso e novamente equilibrado. As maiores chances do Leão estará nas peças de reposição e na velocidade, e ainda em bolas paradas (fraco de ambos) ou quem sabe numa jogada de maior inspiração de Elkeson, Geovani ou Nikão. Do lado de feira, o ideal é organizadamente abrir o placar pelas bolas áereas e segurar na defesa explorando o contra ataque (tem jogadores com qualidade para isso). O penta está por um pontinho. O fantasma do colo colo ronda o Barradão e a tensão feirense do título inédito dará o ponto do confronto. Particularmente acho que o Vitória terá menos dificuldades nesse confronto e se tiver postura proativa vence por pelo menos dois gols de diferença. Alias, o Leão deve isso à torcida.
Um pouco além do baianão, o brasileiro se aproxima, penso que o Bahia de salvador terá muita dificuldade no começo, praticamente está inciando um trabalho, que contará ainda com inuremos reforços e isso leva tempo. A saida da Libertadores de times de primeira linha do futebol Sul americano, é também sinal de que os grandes inicairão a vapor, portanto ou o Bahia se cuida ou apressará os passos de volta para a segundona.
O leão, fez uma aposta que no domingo podera ser coroada como acertada. Se vencer o campeonato, valeu muito a pena, investir na base como foi feito e gastado pouco com contratações. Caso perca o titulo, a tendencia é que recaia sobre os ombros da garotada a responsabilidade como tem sido de costume por essas bandas.
O time é muito jovem e não tem condições de ascessão a elite a não ser que a poupança do primeiro semestre seja revertido em investimentos mais ousados para o segundo semestre. Sempre perguntam se Lopes deveria ficar para o brasileiro. Acho que não deveria, ainda que vença o baiano. Sua maior marca foi a de dar oportunidades aos de casa, mas não sabemos até que ponto foi uma decisão descolada da necessidade. O fato é que o Vitória não tem um sistema tático desenhado, é desarrumado e muito vunerável. Deve-se avaliar a situação dos zagueiros ( não temos o suficiente para a segundona), a lateral esquerda continua abandonada, não é confiavel a dupla de volantes, esdras ainda não é o cara. Mineiro é o que tem mais condiçõe de se firmar por suas características, mas ainda treme na hora da onça beber água. No meio, trofeu "SEM CRIATIVIDADE", e na frente falta referncia. Não temos o 9.
Domingo, todos os caminhos levam ao Barradão que a apartir das 16 horas conhecerá o seu campeão ( ou penta).
Até mais,