quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Tá bom, mas ainda tem que melhorar.

Nação Rubro-Negra,

O ano começou da pior maneira, perdendo o Torneio Início e depois sendo derrotado na estreia do campeonato baiano para o Colo-Colo.

Muitas conversas, cobranças, criticas e o resultado, dois jogos, duas vitórias, mas ainda tem muito a melhorar.

Algumas peças estão rendendo bem, a destacar o garotos Júnior Timbó e Gabriel. O atacante Rildo deve dar "caldo" no campeonato baiano, mas não sei se é jogador para a série B.

O zagueiro Alison vem provando para mim que foi uma das melhores contratações do time por enquanto. Com atuações seguras, vem se destacando.

Nada de euforia! Foram duas partidas contra adversários teoricamente fracos. O Vitória vai aos poucos ganhando uma formatação, mas esse time é passageiro pois novos jogadores serão contratados e outros irão entrar.

Eduardo Neto mesmo, aquele que era do Bahia, vai ser titular absoluto, seja na zaga, como volante ou na lateral, para mim joga muito. Léo Fortunato também tem sua vaga garantida, provavelmente ao lado de Alison. Gabriel fica como opção.

Quem está por vir é o atacante Pedrão, mas ele foi artilheiro em 2007 e agora em 2011? Mais uma aposta, porém pode ser útil. Depois de anos de namoro agora vai selar a união. Espero que não seja como Diego Silva, que o Vitória namorou por dois anos, casou e rompeu em menos de seis meses.

NETO BAIANO

Neto Baiano fez, aconteceu, deixou chover, se picou, meteu o rabo entre as pernas e pediu para voltar. Será que vale a pena se render ao jogador só porque foi artilheiro em 2009?

Sou contra seu retorno, mesmo ajudando, fazendo gols, o que ele fez para sair do Vitória não é tipico de um jogador profissional e responsável.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Aconteceu, virou manchete!!!!!!!

Caros Amigos Internautas,
Como todos sabem, a dupla BAVI estrearam perdendo seus jogos no campeonato baiano 2011. O Bahia, franco favorito ao título, forma um novo time literalmente, alem de muitos jogadores recem contratados, mais de 90% do elenco é formado de garotos com média de 20, 21 anos. A aposta tricolor precisará de mais tempo para atestar se a estrategia foi ou não eficaz. O custo para isso, pode ser reformulação para o Brasileirão 2011 e individamento do clube com os relegados. Essa tensão dará o tom do fracasso ou exito na temporada.
Na Toca do Leão, a historia de não conseguir contratar, de jogar a responsabilidade na meninada da divisão inferior é muito arriscada, continuo sem ter fé no trabalho do tecnico, acho que o Lopes não consiguirá arrumar um bom time e o ano rubro negro pode ser mais nebuloso do que os mais pessimistas podem prevê.
Por outro lado, por se tratar de inicio de temporada não é possivel qualquer avaliação decisiva sobre contratação ou desempenho de fulano ou cicrano. Sabemos que num processo de ajuste e de encaixe muitos tombam à sua revelia, o que significa que não deve recair sobre nenhum ombro isolado a refutação da comissão tecnica, da torcida e da imprensa. O Processo inclui a exclusão.
O Fome do Leão tem como caracteristica abordar questões emergentes que acontencem para além das quatro linhas. Dessa forma, quero chamar a atenção para o papel desempenhado pelas chamadas do campeonato carioca que propagandeia o evento como se a cidade estive vivendo momentos de maravilhas. Quem olha a chamada do campeonato , as entrevistas, os comentarios esportivos cariocas não conseguem relacioná-las com a maior tragédia "natural" da historia daquele estado que definha sua beleza e encanto no mar de lama que soterra vidas de brasileiros e brasileiras, amantes do futebol e desassistidos pelo conjunto da organização social civil desse pais.
Em terras baianas, a iniciativa ( tardia) do governo do estado em lançar mão do programa de pacificação nas comunidades (bairros e cidades interioranas) onde impera a lei do "CÂO", abre um horizonte para dias melhores e salvaguarda de vidas de centenas de jovens mortos pelo trafico e pela policia. O interesante nesse projeto inspirado em experiências latinas é que além da ação repressora, há compromisso em reposicionar a segurança pública, combatendo efetivamente a corrupção e corporativismo policial,associado a politicas setoriais que visem revigorar a estima da população sitiada e a oferta de novos horizontes societarios, baseados em novos paradgmas. Para quem perdeu um ente muito querido como eu, para esse mundo "CÂO" confesso que estou animado e ancioso para ver acontecer.
Ainda na esfera politica, em um de nossos comentarios fiz criticas ao pior prefeito da historia da capital baiana e afirmei que em politica a vingança vem a cavalo. João Henrique, vive os piores momentos de sua vida publica, se antes foi aquele que esteve no lugar certo na hora certa e conseguio por um contexto conjuntural assumir à prefeitura em um primeiro mandato e mais espetacularmente foi reeleito num segundo, colhe agora os ônus de suas "cagadas". Despreparado, desleal, egocentrico e ambicioso, não mediu esforços para trair a todos que lhes deram guarita politica ao longo dos ultimos 5, 6 anos. Hoje é afastado ( leia-se expulso) do partido, rejeitado por outros ( PT, PV etc), teme processo de Impeachment, improbidade administrativa etc. Eh! cara pálida, o João pensava que podia fazer o que bem quizesse na politica baiana. Vamos aguardar os desdobramentos, até porque não me surpreenderei com manobras à direita e à esquerda para salvá-lo mais uma vez.
E o Alexi Portela, para quem não queria ser se quer presidente por uma vez do Vitória, além de reeleito, ambiciona a direção da LIGA DO NORDESTE. O pleito é justo e estratégico ante a asfixia do comando da CBF, mas... Alexi, o senhor se quer deu mostra de estabilidade administrativa do nosso Leão, que voltou a se apequenar e quer dividir atenção e foco com a liga do Nordeste? francamente, desejo sucesso, mas acho imprudente. Vamos cuidar bem de nossa humilde casinha primeiro.
Até mais,

domingo, 16 de janeiro de 2011

Quem não quer jogar, a porta rua é serventia da casa

Hoje é critica pesada!

Estou chateado, preocupado e acima de tudo decepcionado com a atitude de alguns jogadores em campo na partida de estreia no baiano contra o Colo-Colo.

Eu não sei até que ponto dói em alguns jogadores a queda para a segunda divisão, mas isso é passado e agora é encarar de frente a realidade, porém foi visivel um abatimento diante de um adversário esforçado, mas teoricamente fraco.

Nada contra, mas é inadmissível ver Elkeson vestindo a camisa 10 do Vitória e ser apenas mais um em campo. Outros como Édson, Bida e Alan Henrique, pelo amor de Deus, sem condições.

Na reapresentação do grupo a diretoria avisou: "Quem não quer jogar é só avisar que a gente manda embora", portanto, quem não quer, pode ir embora. Já estamos na merda mesmo. Certamente existem pessoas querendo ajudar o Vitória a sair dessa situação.

A torcida fez até sua parte, mais de 5 mil torcedores para a estreia do baiano e ingresso a R$ 15, foi de bom tamanho, mas paciência tem limite.

As faixas criticando a diretoria tem fundamento. Mesmo sendo um admirador do trabalho de Alexi Portela Júnior vai minha critica: Presidente, o Vitória é maior que tudo. O ano de se endividar e voltar por cima é agora. Tira a mão do bolso e invista sem medo. O resultado vai ser o melhor possível.

A passagem de mãos na cabeça vai pelo fato de ser a primeira partida em 2011, mas estamos de olho e se a torcida perceber que tem jogadores querendo bagunçar, vai cair em cima. Então, quem não quer, pede para sair.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Imagens de"torcidas"!

Caros Amigos Internautas,
A semana que se encerra amanhã,no mundo da bola no Brasil, coube destaque de dois grandes acontecimentos. O primeiro, o fim da novela Ronaldinho Gaucho ou Carioca ou sei lá o que. Depois de estardalhaço nacional, leilão publico, o flamengo venceu a peleja e assinou com o jogador que será de longe o mais bem pago da história do futebol nacional. Se podem pagar tanto, se há tantos esforços extras (empresas patrocinadoras) para a realizaçao do projeto, a demonstração do primeiro impacto de sua contratação, quando reuni-se na no campo da Gávea mais de 20 mil torcedores ( estimativas da policia militar) nos indica de que o Ronaldo pode até fazer bem ao elenco do Flamengo dentro de campo,inegavelmente é um jogador com muitos recursos técnicos, mas a certeza de retorno aos investidores é mais do que garantida, qualquer espirro que o Ronaldo der vivará um produto a ser consumido as pencas pelos 30 milhões de Flamenguistas declarados no Brasil.

Aos trinta anos, na curva descendente da carreira profissional, podemos considerá-lo um fenomeno, pois, se quer vem de temporadas regulares ou tenha vencido títulos com efetiva participação recentemente. E o Ronaldinho a despeito de tudo pode quebrar o recorde de inventimentos na marca Flamengo, de ídolos com identidades fincadas no ninhos dos ururbus, nem Zico, nem Bebeto e nem Romário, a bola da vez é o Ronaldinho gaucho.

O fenomeno do repatriamento de craques brasileiros, funda-se em meu ponto de vista em dois pilares. O primeiro é a crise economica que a Europa vive, o segundo é que ainda assim, volta-se a partir dos trinta naquela curva descendete. O alge das carreiras de jogadores que nem o Ronaldinho acompanhamos comprando produtos MADE MUNDI.

A choradeira dos clubes que pretendiam ter o futebol,opa, a imagem de ronaldinho desfilando com suas cores, a chateação, frustação dos pobres coitados dirigentes e cartolas de clubes.Os mesmos que exaltam o profissionalismo desconhecem a lei da oferta e da procura? lógico que não, mas não podiam perder a pose frente aos holofotes da mídia, execrando publicamente o atleta, seu procurador por conta do desfeixo da "novela". Que reclamen com Silvio de Abreu, Manoel Carlos, Glória Peres etc. Hipocrisia. Futebol é negocio e como tal faz parte negociar, barganhar, faz parte até juras de amor, quanto mais.

O outro fato que me chamou muita a atenção, que não teve todo o alarde na imprensa esportiva foi a precoce aposentadoria do Washington ( Coração Valente), além de particularmente ter apreço por seu futebol, por reconhcer nele faro de gol, o Washington teve em seus 17 anos de vida publica, uma postura irretocável, reto, honesto, comprometido com os clubes, suas torcidas e seu trabalho, fara para mim falta de vê-lo nos gramados nacionais. Desejo ao ex-jogador que tenha equilibrio para continuar sua labuta com a mesma garra e honestidade com que desenvolveu seu trablaho em campo.

A atitude de embaixador na libertadores não representa objetivamente nenhum cargo, mas simbolicamente, representa o feedback de tudo que plantou no fluminense. Parabens à direção do Flu,aos jogadores que em massa se emocionaram com o ADEUS do Coração Valente e fica a lição, quem sabe, para outros dirigentes e clubes que aniquilam todos os anos o futuro de um monte de jovens que deveriam se profissionalizar, e quando tem alguem que fez muito na historia do clube é simplesmente dispensado, descartado como sem valor, que digam Ramon e Vanderson ( só para ficar no ambiente domestico).

Caros Amigos internautas de toda a Bahia, mande-nos noticias fesquinhas dos clubes de seus corações que disputarão o baianão 2011. Saudações de Leão.

Até mais,

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Expectativas de um ano de sucesso

Amigos,

Depois de um tempo afastado do blog volto à velha casa para fazer breves comentários relacionados ao Vitória. Como venho acompanhando diariamente para o Galáticos Online o clube, posso fazer colocações do que venho observando e fazer minhas analises diante dos últimos acontecimentos.

O caso "argentino" e os novos contratados:

Criou-se nos últimos dias uma super expectativa relacionada aos novos contratados do Vitória. O clube demorou, mas aos poucos vai mostrando aos torcedores suas novas aquisições, algumas bem boa bagagem, outras duvidosas.

O primeiro deles foi o lateral-esquerdo Ernane: Oriundo do Vasco o jogador apresentou um problema no pé esquerdo, mas está recuperado e vai assinar com o leão. Se tiver em campo a mesma alegria que tem fora, quando para e conversa com a gente, pode render muito, principalmente pelo fato de poder atuar no meio-campo.

Depois chegou Léo Fortunato: O experiente zagueiro tem passagens pelo Cruzeiro e Sporting Braga, de Portugal. Tem futebol suficiente para ser titular e certamente vai ajudar.

O ex-tricolor Alison: Para mim uma brilhante aquisição. Podem me crucificar, mas Alison certamente tem muito a acrescentar ao leão. Seu único problema é que precisa saber lidar com as pressões, fora isso é um excelente zagueiro.

Outro ex-tricolor, Eduardo: A melhor contratação do Vitória até o momento. Pode ter fama de baladeiro, cachaceiro, mas foi apresentado dizendo que mudou e vai ganhar a confiança da torcida.

Os desconhecidos Rildo e Vander. Rildo é uma aposta oriunda da Ferroviária (SP), mas não é o sonhado camisa 9, já Vander vem chamando a atenção nos treinamentos, porém precisa ganhar um melhor condicionamento físico, pois é franzino, mas tem futuro.

O sonhado argentino, LUCAS NANIA: Se depender dos vídeos do youtube é um baita jogador. Seu clube de expressão foi o San Lorenzo (Argentina). Como Conca, Montillo e D´Alessandro, todos argentinos, são os melhores jogadores no Brasil, vale a pena a aposta.

Pois bem, em breve retorno com mais comentários e o FOME DO LEÃO terá novidades no primeiro semestre de 2011.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

FELIZ 2011

Caros Amigso Internautas,
De retorno das férias, O fome do Leão deseja a todos os internautas assíduos e casuais um excelente ano com realizações em todos os setores da vida de cada um de vocês. Anunciamos que o FOME DO LEÃO ganhará nova roupagem tornando nosso ponto de encontro mais agradável e interativo, estamos estudando um projeto que potencialize esse canal de dialogo.
E o ano começou na toca do Leão, até agora o Vitória contratou os seguintes jogadores: Alisson (zaguerio ex- Bahia); Ernani ( lateral Esquerdo); Léo Fortunato ( zagueiro que vem de Portugal)e Vander ( atacante ex-ferroviaria). São contratações timidas e que não qualifica o elenco em relação ao ano passado. Somam-se ainda, O Vinicius Pacheco (meia atacante do Flamengo); o Eduardo ( zaguerio e lateral ex- Botafogo e Bahia) e um meia argentino (que seria a maior novidade de incio de ano) mas que ainda não assinatram contratos. O Vitória que desceu para segundona tinha um elenco capaz de voltar à primeira divisão, com o desconto a ser dado ao fator motivação.
Estamos assistindo as primeiras consequencias da queda rubro negra à série B. Além da vertiginosa diminuição de receita com direito de imagens, tem tambem a queda de prestigio, ora, para se voltar à primeira divisão precisa-se de um elenco qualificado e o que assistimos nos primeiros dias do ano são demonstrações das dificuldades que o clube irá enfrentar. Jogadores que atuan na série A, não querem disputar a segundona, os jogadores emergentes estão dando as costas para o clube, outros irão se necessario à justiça, mas não querem continuar vestindo a camisa rubro negra.
Para o seu torcedor, essas noticias são as primeiras provações e humilhações dentre tantas outras que certamente virão durante a temporada. afinal de contas, onde fica a tradição, a história e a enveradura desse clube? que parece semrpe estar com o pires na mão. è indecoroso e ofensivo à fjovem massa de torcedores que se habituram a vencer mais do que perder na historia recente do clube, mas que amarga a segunda queda em menos de 5 anos. Um fator que chama a atenção é que times do nordeste como o Sport consegue contratar jogadores como Yarley, Junior etc. e o Leão da Barra, se esbarra em sua pequenês.
O rival está super otimista para a temporada, tem um projeto bem definido ( aposta num elenco jovem, veloz e ambicioso), apresenta projeto de novo CT, lança camisas novas, tem a cumplicidade do seu torcedor e uma administração que tende a ser mais propositiva com ivestimento em elenco e em infra estrutura, com articulaççao política de bom nível e um interesse do clube dos treze, dos cartolas de vida longa na série A, fortalecendo o Bahia, ampliando o estreitamento de relações com a CBF e a rede Globo, "sinal de prosperidade" numa lógica mercenaria e mercadologica do futebol.
O Leão, precisa se precavê e montar um time capaz de voltar de jatinho à eleite do futebol, o patrimonio não deve ser a preocupação principal do clube nesta temporada, o marketing deve operar exclusivamente em arrecadaçao para a sustentação economica do projeto para voltar à série A.
A base deve ser privilegiada, sabemos que a maior parte dos jovens jogadores encerram suas carreiras aí, na hora de começar, sugirimos que o Vitória crie dentro do departamento de futebol, uma espécie de comissão responsavel por posicionar todos os jogadores que não fizerem parte dos planos para essa temporada. Cuidar do futuro dos ateltas nesse momento é cuidar do futuro do próprio clube. Amanhã é outro dia!
O baiano inicia no proximo final de semana e de partida, como sempre deverá ter unicio, destaque de algumas equipes do interior, estão apostando fichas no Bahia de Feira ( campeão do troneio inicio 2011); no Conquista, que sempre monta elenco consistente e talvez o Flu de Feira, Camaçari e o Atlético ( vice da taça Bahia 2010). Entre a dupla BAVI, o Vitoria incia com a mioria de jogadores que atuaram juntos no ano passado, a questão é o nivel de satisfação destes em se empenhar para a busca do inédito PENTA campeonato. Do lado de lá, como dissemos, a motivação é enorme, o Bahia sabe que o Baiano é sua princiapl chace de título no ano e que pode demarcar o inicio de uma retomada de hegemonia na nova década que se inciia. Para o Bahia, vale mais do que tudo, para o Vitória é importante, mas... o que ficou como mais importante em 2010? ter chegado a final da COPA DO BRASIL? ter vencido o baiano e o Nordestão? ou ter caído para a segunda divisão?
O título maior do Vitória é o acesso imediato à eleite, o que concretamente dará mostra de força que só os grandes têm.
Até mais,