quarta-feira, 28 de julho de 2010

O peixe virou Leão e o Leão virou piada internacional!

Caros Amigos Internautas,
Parecia desenho animado, assisti deprimido peixe engolindo um Leão. O Leão na verdade se quer foi a Santos, foi feia a participação do Vitória para todo o mundo ver. Nós que daqui reinvidicamos que os nordestinos se unam e vibrem em favor dos menos privilegiados midiaticamente e lógico, economicamente, somos desmoralizados quando assistimos o que assistimos nesta trágica noite.
2X0 não expressou o que foi o jogo, o placar moral seria 10x0, e não seria exagero por pelo menos dois motivos. O primeiro dado o números de chances desperdiçadas pelos santistas e o segundo porque se trata de uma decisão, se apenas um joga e o outro olha, merece perder e feio.
2x0 marca na história, apenas um placar possível numa decisão , se falar, historiar o jogo aí vê-se que a tamanha injustiça para o Santos e o quanto o Vitória deve comemorar por não ter sua honra dilacerada também no placar final.
Todos sabem que nesse confronto o Santos sempre foi favorito, até porque tem um time que encantou o pais no primeiro semestre, mobilizou a população em torno dos nomes de Neymar e Ganso para irem à copa da África do Sul e agora na primeira convocação do novo técnico da seleção é o clube que mais cedeu jogadores para a seleção canarinho. Nada mais nada menos do que quatro jogadores e todos eles estiveram em campo hoje contra um Vitória pesado, previsível e permissivo. Não pareceu que era decisão.
O Santos não e imbatível e o Leão em sua toca ruge forte e imponente. Acho que vence o Santos mas não leva a taça infelizmente, a não ser que sejamos todos tomados de um espírito que emane energia dos quase 40 mil torcedores, imprensa, comissão técnica e funcionários, jogadores de forma tal que o peixe se apequene em campo e seja devorado pelo Leão. Muito difícil.
Infelizmente chegamos numa decisão sem panche, sem qualidade e variedade técnica e tática e o preço deverá ser mais uma vez adiarmos o sonho de comemorarmos o primeiro título nacional.
Em 1993, quando o Vitória foi vice-campeão brasileiro diante do Palmeiras, a configuração era outra, apesar de também desfavorecer para nós. Víamos do modulo amarelo (segundona disfarçada) e batemos alguns grandes como o proprio Santos e o Corinthians, mas naquele ano ninguém tinha time no Brasil capaz de parar o Palmeiras que inaugurava um patrocínio jamais visto no pais com a parmalat. Daquele time muitos foram á seleção Brasileira e do nosso também. Dida, Rodrigo, Vampeta e hoje temos quatro santista que nem de longe se igualam aos jogadores do Palmeiras da época e nenhum nordestino jogando no nordeste, quanto mais um que jogue no rubro negro da terra de todos os Santos.
Ganhando ou perdendo queríamos ter visto que nosso time jogou e isso não aconteceu. Como sempre é possivel tirarmos proveitos de situações assim, parece-nos que temos um grande goleiro emergindo da base. parabens Lee, você honrou a nossa camisa.
Caros amigos, a realidade é dura e precisamos ter humildade e coragem para enfrentá-la, mas quanto mais dura for a realidade, maior tem que ser o sonho, ele, o sonho é o que faz a diferença.
Até mais,

domingo, 25 de julho de 2010

Brasil, Bruno e Final da Copa do Brasil

Caros Amigos Internautas,
E a seleção brasileira tem o seu novo técnico. Mano Menezes, agora ex-tecnico do Corinthians aceitou o convite da CBF, após tentativa frustada junto a Felipão que disse não sair do palmeiras nos proximos dois nos e Muricy que havia aceitado prontamente, mas esbarrou nos interesses e possivelmente na multa recissoria de seu contrato com o fluminense do Rio de janeiro.
O fato é que Mano Menezes substitui a Dunga, que marcou sua trajetoria na seleção com pulso firme e temosia demasiada. Desafiou o capital, fez um time unido, mas sem taleto, tanto do time quanto dele próprio. A era Dunga no comando técnico da seleção trouxe também alguns bons resultados, foi campeão da Copa América, Campeão da Copa das Confederações e foi o primeiro das eleiminatorias para a copa e foi campeaonissimo de chatear a imprensa brasileira que de certa forma merecia um freio e a isso estou com o Dunga.
Antes uma emissora se achava no direito de fazer entrevista ao vivo com os jogadores em plena madrugada, vestiário, antes, durante e após cada treinamento. Escolhia quem queria e provocava etrategicamente situações de demonstração de união entre o grupo e também ateava gasolina em foco de incêndio. Mas... a era Dunga acabou.
Todos os brasileiros t~em sua preferência para técnico da seleção. eu também tenho. Gostaria de ver O Luxemburgo no selecionado. Ele agora mais experiente, com quatro anos para trabalhar, faria um grande time e o Brasil fatalmente seria campeão. Com o Mano, a quem desejo sucesso como brasileiro, não vejo essa possibilidade. Acho que nao foi a melhor opção para dirigir a seleção na copa que acontecerá aqui no Brasil. Mas... coo disse antes, nada de secar. Apoiarei!
Mudando de conversa...
... o caso que envolve o ex-goleiro do flamengo, o Bruno, tem me chamado a atenção pelo fato do jogador aparentar uma certa insanidade. Enquanto o mundo se desfaz em sua frente, ele aparece com verdadeiras pérolas do tipo: "vou formar o time do presídio", "todos perdem com isso e eu perco um pouco mais", "acho que não irei ser convocado par a seleção" e etc. Parece fala de quem é perturbado e frio o suficiente para não demonstrar sofrimento ou dor por saber que o caso envolve uma morte no estilo "jogos Mortais".
Outro fato que me chama a a tenção é a participação da mídia, sinto que no caso Bruno, a mídia em feito um bom trabalho, inicia meio que descrente do ocorrido, e aos pouco ,na medida em que os fatos vão aparecendo, vai se posicionando cada vez mais incisiva. Bruno se desloca aos poucos do Ídolos "para alguns" a um serial killer.
Mudando mais uma vez...
Os dias 28 de julho e 04 de agosto serão os dias mais importantes da história recente do Esporte Clube Vitória, a final irá disputar finalmente o título da copa do Brasil e poderá enfim como profetiza a musica e com a ajuda do senhor do Bonfim, entrar definitivamente para a galeria dos grandes do Brasil, vencedor de um torneio nacional que envolveu nada mais nada menos do que 64 clubes em sua primeira fase.
O adversário é o favorito, tem o N.R.G ( Nilmar, Robinho e Ganso) esperanças do peixe para faturar o título.
O Vitoria tem a seu favor um técnico com muita estrela, um elenco muito focado e o trio R.E.J ( Ramon, Elkson e Junior, o diabo louro). O momento, sugere muito equilibrio para as duas partidas, o Santos deu uma caída técnica com a parada par a copa , e o Vitória continuou no mesmo nível de antes do campeonato. O peixe é favorito na Vila e o Rubro negro baiano favorito no Barradão. Serão jogos eletrizante e cá entre nós , me junto aos milhares de torcedores que fizeram uma despedidas aos jogadores e comissão técnica neste ultimo final de semana digno de um campeão. Foi lindo assistir pela tv o mar vermelho e preto que tomou conta da cidade. Tenho convicção que vai dar Leão na cabeça.
Até mais

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Laranja e Tourada!!!!!!

Caros amigos internautas,
Entre Mortos e feridos, o futebol está na UTI. o Bom é qu UTI não é sinonimo de morte, no futebol Holanda e Espanha mantém a chama acessa e a esperança de triunfo do jogo jogado.
Como a copa é sempre um termometro para definir sistemas e tendencias para os proximos quatro anos, dando Holanda ou Espanha, torço para que tecnicos, dirigentes e jogadores sonhem e se arrisquem a reaminar o paciente que está quase indo a óbito.
Até mais.

domingo, 4 de julho de 2010

Não queimei minha língua!

Pois bem amigos,

Venho através desse modesto veículo de opinião, sugestão e critica para comentar sobre a eliminação da seleção brasileira nas quartas de final da Copa 2010 e sem surpresa nenhuma.

Fiquei até surpreso com o time de Dunga chegar as quartas de finais, mas modestamente, enfrentou adversários com niveis abaixo da média. Coreia do Norte, Costa do Marfim e Chile foram faceis, mas Portugal fez o Brasil se morder e Holanda....

Pois bem, resumindo tudo que quero falar agora: DUNGA, FIQUE COM A COPA PARA VOCÊ!! Arrogância não ganha nada!!!

Quero agora fazer uma pequena avaliação individual de cada jogador que participou e dizer se deve permanecer ou não no mundial.

Júlio César: Foi pouco exigido no mundial. Quando precisamos dele, falhou, mas não teve culpa. (Permanece)

Maicon: Um monstro! Personalidade, carater e gols. (Permanece)

Lúcio: Outro monstro! Sério, duro, criativo e inteligente(Permanece)

Juan: Ajudou quando foi exigido. (Permanece)

Michel Bastos: Nosso Maurim!! Apóia e defende mal (Fora)

Gilberto Silva: Me surpreendeu, mas está velho, precisa dar oportunidade para outro. (Fora)

Felipe Melo: Sem comentários (NEM DEVERIA ESTAR ALI)

Ramires: Muito futuro pela frente(Permanece)

Elano: Quando jogou esteve bem e tem futuro (Permanece)

Daniel Alves: Atuou bem como meia, mas sentiu um pouco o peso da Copa do Mundo, mas em 2014 estará mais experiente(Permanece)

Kaká: Fora de ritmo, foi sacrificado. A culpa foi de Dunga que não te preservou. Seu futebol continua sendo fundamental para a seleção(Permanece)

Robinho: Principal jogador da seleção na Copa, mas infelizmente uma andorinha sozinha não faz verão (Permanece)

Luis Fabiano: Na cara do gol é o verdadeiro goleador (Permanece)

Nilmar: Tem muito a acrescentar ainda e vai dar muitas alegrias(Permanece)

Júlio Baptista: ????????????????????????????????????? (FORA)

Kleberson: Fraco, não ajudou em nada (Fora)

Essa analise foi feita em cima dos jogadores que entraram em campo no mundial.

Para a próxima convocação, é preciso renovar o elenco e fazer como a Alemanha, iniciar um trabalho a longo prazo.

Minha próxima seleção será: Julio Cesar, Maicon, Lucio, Juan e Marcelo; Ramires, Hernanes, Kaká e Paulo Henrique Ganso; Robinho e Neymar.

Suplentes: Vitor, Daniel Alves, Alex, Thiago Silva e Felipe Luis; Ibson, Dudu Cearense, Ronaldinho Gaúcho e Elano; Diego Tardelli e Luis Fabiano.

sábado, 3 de julho de 2010

MaraMessi cai de 4

Caros amigos Internautas,
A argentina de fato busca ser melhor do que o Brasil em tudo, não satisfeita com a apatia e queda de virada da seleção brasileira ante os Holandeses, Os Argentinos, se superaram e resolveram cair de 4 no jogo contra os Alemães. Ninguém em sã consciência pensaria na possibilidade de desclassificação dos Maramessis com tamanho vexame.
As semi-finais está definida com uma configuração bem diferente da configuração das quartas. Se antes eram os Sul Americanos que pousavam de retados, agora é a vez dos Europeus que simplesmente se impuseram por completo e classificaram todos para a próxima fase. Do lado de cá , os Uruguaios é quem nos representa, a seleção mais fraca teoricamente entre todas que estavam na disputa, digo , entre os Sulistas Americanos, e é justamente a esperança para a final.
O futuro não é muito favorável, viram como é que os URUGUAIOS se classificaram? pois é.
Brasil e Argentina deram as mãos aos gigantes falidos, Italianos, Ingleses e Franceses. Messi, se juntou as realidades-promessas de melhor do mundial. Caiu também.
Meus palpites para essa rodada ficou dividida mais uma vez em 50 %, deu Alemanha e Espanha e não Argentina e Espanha. Passam à final. Alemanha ( mesmo torcendo para a Espanha) e Uruguai ( vai superar os Holandeses que tem melhor futebol) Sei que estou sendo contraditório porque defendi o tempo todo o melhor futebol, se assim o fosse, daria em minha opinião Holanda e Espanha, mas a atmosfera da copa aponta para a eficiência e a garra e isso vejo mais em Uruguai e Alemanha.
Até mais!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

A casa Caiu!

Caros Amigos Internautas,
Me programei para escrever esse comentário apenas após a definição dos classificados para as semi-finais da copa do mundo, mas... se tornou impossível dados os acontecimentos extraordinários que assistir hoje. O Brasil desclassificado pela Holanda e o sensacional confronto entre Uruguaios e Ganeses.
O Brasil fez o seu melhor primeiro tempo da copa, envolveu completamente os Holandeses, ensaiou golear e colocou os adversários na roda. A Holanda perdida em campo teve como fator preponderante a manutenção da calma, mesmo envolvida com a bola e entre os jogadores percebi que havia certa tranquilidade, ainda que tenham aberto a caixa de ferramenta.
Por ironia do destino o Brasil sofre os dois gols por falhas do setor mais eficiente nestes quatro anos da era Dunga. O primeiro falha individual, o melhor goleiro do mundo se quer pegou as penas do frango que levou por ter batido cabeça com o jogador de pouca cabeça da seleção, falo do Felipe Melo. No segundo, uma baita falha coletiva, não é possível que uma seleção possa ser surpreendida com uma antecipação de escanteio. Desde as escolinhas se aprende que deve se acompanhar todos os adversários e que na area a bola tem que ser da defesa quando se trata do nosso time ser o pressionado.
Depois do primeiro gol, senti que todos encolheram-se em campo e também na torcida, assistir o jogo com a família toda reunida e li nos semblantes de quase todos mais do que um desânimo, é com se estivessem todos entregando o jogo nas mãos dos Holandeses. Estranho ou não o resultado foi o que foi. A era de Dunga já era.
Sobre essa era, tenho uma posição. Dunga disciplinou e moralizou o ambiente interno da seleção brasileira que na ultima copa demonstrou claramente que a seleção era um grande parque de diversão. Teve a competência de formar um grupo que se fechou numa proposta, que se sabia que era deficiente e que apostava que a seriedade e o compromisso seria o bastante para ser campeão. Para mim, nem tanto e nem tão pouco. A esperança é que em não podendo se livrar do Ricardo Teixeira da CBF, que se aprenda a dosar a seriedade e o compromisso com a caracteristica inequívoca do futebol brasileiro que é a irreverência, a arte e como todos sabemos não foram convocados para a copa.
No segundo jogo, se dependesse de mim classificariam ambos. Ninguém tem autoridade e nem o direito de crucificar qualquer jogador que disputou o jogo. Um teia que sair classificado e um tombaria. Gana tombou e poderia triunfar ainda no tempo regulamentar do jogo. Foi sensacional. Salvou até aqui essa copinha mixuruca, que vendeu ingresso para a arte, para o ataque para os gols que estão sentados nas arquibancadas bestificadas com a feiura das retrancas e debilidade técnica vista em campo. Só para lembrar, a enquete antes da copa sobre o melhor jogador do mundo precisa preencher as vagas deixadas pelos que detinham condições objetivas de apresentar a arte em campo e que foram sufocados. nem Rooney, nem Cristiano Ronaldo, nem Kaká, nem Robinho. Restou o Messi.
Termino lamentando pelo fiasco brasileiro e feliz se o custo disso for o equilíbrio entre compromisso e arte.
Até mais,

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Que venha as Quartas!!!!!!

Caros amigos Internautas,
No comentário HORA DA ONÇA BEBER ÁGUA arrisquei palpites sobre os confrontos válidos pelas oitavas de final da copa 2010 e tive acerto exato de mais de 50%. Apostei na seleções: Brasil, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Uruguai, Holanda, Japão,Inglaterra. Acertei em Brasil, Argentina, Uruguai,Espanha e Holanda enquanto fui mal nos palpites dos confrontos de Uruguai, Alemanha e Gana. matei quase a mesma graninha que investi nos famosos bolões. Alias, os bolões também são tradição globalizada.
Do ponto de vista da plasticidade assistir uma discreta melhora no cenário, já vi kaka e robinho mais a vontade, Messi mantendo o nível, os alemães se enchendo de confiança principalmente por que se trata de uma equipe muito jovem e que está empolgada e vi sobressaindo o futebol dos espanhóis que demonstram ter o conjunto mais harmonioso esteticamente em campo, muita técnica, toque de bola precisos e frequentes, a bola chega ao gol adversário quase que bailando de pé em pé como se tivesse neles um chipe que sincronizava o balé e a poesia de envolver o adversario e de encantar os expectadores.
passado a sessão nostalgia e lampejo de arte, preciso destacar que o Brasil corresponde literalmente às minhas expectativas. Equipe rápida mas não apressada, aguerrida mas não agressiva, eficiente sem ser plastica e muito objetiva como o futebol clássico dos euopeus.
As quartas de final começam amanhã e a seleção brasileira inaugurará a fase contra um qualificado adversário , a Holanda que chega credenciada a enfretar o Brasil, sobretudo porque é uma das mais eficientes seleções do mundial tendo vencido todos os confrontos já disputados nas fases anteriores. Por outro lado, apesar de entender que será uma peleja complicadissima, o Brasil deve se impor e vencer o jogo, explorando o contra ataque permitido por uma seleção que sabe que se ficar atrás , jogando na retranca levará gols e não terá poder de reação, por isso a opção holandesa deverá ser mesmo o de atacar o Brasil.
Um excelente duelo é o que espero do confronto entrre o Urugaui e gana. o primeiro pelo feito de conseguir vaga na recureparação da bola (repescagem) e chegar às quartas, motivação e confiança não faltam aos Uruguaios até porque do outro lado tem uma equipe que ineditamente chega a essa fase. Os ganeses contam com a torcida de todo o continente, se sabe franco atirador, deve explorar os contra ataque e não se abrir completamente como é de praxe nos selecionados africano. Muita correria e lances perigosos é o que espero. Apesar da tradição urugaui contar, é um jogo onde tudo pode acontecer, após o apito do arbitro, os times se igualam.
No sabado teremos o maior clássico das quartas, Alemanhã e Argentina, clássico mundial de arrepiar, um jogo de muita movimentação pela jovialidade e estima alemã e pela tradição de ousadia, beirando a arrogância dos Argentinos. Clássico é clássico, mas o momento Argentino é melhor.
Por fim, Paraguai e Espanha, o jogo mais difícil para os Sul americanos que são maioria também nessa fase.; mas o favoritismo é para a excelente seleção espanhola.
mas vamos ver o que acontecerá. Palpites: BRASIL - URUGUAI - ARGENTINA - ESPANHA e se assim for teremos pelo menos um Sul Americano na grande final no dia 11. E torço que seja o Brasil.
Até mais