sexta-feira, 25 de junho de 2010

A Hora da Onça Beber Agua!!!!!


Caros Amigos Internutas

Chegou a hora da "onça beber água". Brasil, Chile, Argentina, Mexico, Inglaterra, Alemanha,Portugal, Espanha, Estados Unidos, Gana, Uruguai, Coreia do Sul, Eslováquia, Holanda, Japão e Paraguai são as melhores seleções da primeira fase da copa do mundo. Agora é hora de ver quem tem farinha no saco e quem passará para as quartas de finais.
Agora, talvez vejamos jogos mais disputados e tenhamos maiores emoções. Na geo politica futebolistica temos o seguinte quadro. Das Américas, 7 representantes, apenas Honduras não conseguiu classificação (também seria demais), 5 entre os 7 termiram em primeiro lugar, o que demonstra que até aqui são os reis da cocada preta. Do Velho continente, são 5, entre eles só dois ja foram campeões ( Alemanha e Inglaterra), um sempre bateu na trave e uma supresa. Da asia temos dois representantes e da África apenas um.
Partindo do que vi na primeira fase arriscarei olhares sobre as possibilidades de cada seleção sem a pretensão de dar uma de adivinho ou sabichão, apenas devaneios de um apaixonado pelo fenomeno do futebol. Vamos lá:
Uruguai X Coreia do Sul: Jogo entre a escola Sul Americana e a escola Asiática. O Uruguai de certa forma surpreende na copa se considerarmos que classificou-se na repescarem nas eliminatórias para a copa, tem um time muito bem armado sobretudo no setor defensivo e aposta na força do limitado conjunto para superar os coreanos, seleção marcada pela determinação tatica e velocidade. Ponto fraco é a pouca experiência em jogos decisivos em copa. Mas... na ultima mandou bem. É um confronto com leve favoritismo para os Uruguaios e que deve passar pelos Sul coreanos ainda que na prorrogação ou em disputa de penaltis.
Estados Unidos X Gana se enfrentam pela primeira vez em copa do mundo em oitavas e os norte-americanos que até outro dia eram apenas co-adjuvantes tem crescido no esporte bretão, não ostenta status de favorito da copa, mas já acumulou experiências positivas para serem favoritos no jogo. Gana, único representante do continente sede não me agradou. Vi outras seleções africanas com mais corpo do que gana, mas que não conseguiu passar de fase. Seu grande trunfo provavelmente vira das arquibancadas. Imagino que toda a África seja Gana desde o nascimento e vão empurrar o time com as ensurdecedoras vuvuzelas. Para mim passam os Estados Unidos.
Alemanha X Inglaterra, sem duvidas um dos maiores clássicos do planeta bola, seleções de grande tradições e favoritas ao titulo. num primeiro momento sem favoritismos considerando a historia dos clássicos, mas considerando o que apresentaram até aqui, vejo a Inglaterra com maiores alternativas de definição do jogo. Passa o time da rainha.
Argentina X Mexico, considero um dos jogos mais difíceis dessa fase. Os Argentinos sobraram n mundial até aqui, contam com Lionel Messi, o melhor até aqui, com uma seleção acostumada a decidir e num momento de muita iluminação coletiva, a ponto de confundirmos Maradona com um técnico de futebol. Os mexicanos muito vem demonstrando força, tem um time muito bem organizado em campo, compacto, será um grande adeversario, mas não o suficiente para parar os excelentes argentinos.
Holanda X Eslovaquia, estilos completamente diferentes, põe em xeque um estilo mais plástico e de futebol bem jogado por parte dos Holandeses contra um futebol objetivo, competitivo, disciplinado e veloz dos Eslovaquios. Daqui torço pelo futebol melhor jogado dos Holandeses, mas para esse jogo não vejo ampla vantagem para nenhum dos dois lados. Faço aposta na Holanda.
Opa! hora de falar de Brasil X Chile. Serei muito objetivo sem querer ser pretensioso. Brasil favorito leva a melhor.
Paraguai x Japão. Apesar da felicidade em ver que os Sul Americanos estão em alta e a principio tender a torcer para esses, não posso deixar de admitir que o Japão tem um bom time e vem ganhando notoriedade e respeito no cenário mundial e já está na hora de dar um passo mais ousado na copa. Dá Japão.
Espanha X Portugual, Esse jogo promete. A Espanha cotada como melhor grupo no mundial, em um futebol vistoso, organizado e criativo, o coletivo se sobrepõe e na individualidade tem um dos melhores times da historia da Espanha e certamente do mundial. Portugal, desde a copa passada com Felipão, se apresenta ao mundo como potencia, potencia essa que nunca conseguiu traduzir em titulo o bom futebol que tem. Cristiano Ronaldo é a maior expressão do jogo e está em Portugal, o que lhes conferem condições de enfretamento aos Espanhóis. Mas, penso que dará Espanha nesse confronto.
Pois é, a sorte está lançada.

Até mais,

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Gana Classificados... e a arte continua no banco de reservas

Caros amigos Internautas,
Mais quatro classificados para as oitavas de final foram conhecidos hoje. Pela manhã a Inglaterra confirmou o favoritismo no grupo e classificou-se vencendo a Eslovenia por 1x0, contudo ficou em segundo lugar no grupo, o primeiro foram os Estados Unidos que bateram a Argélia também pelo escore mínimo. O grande barato dessa trama ficou por conta do momento de classificação dos norteamericanos que até os 45 minutos do segundo tempo estava fora, a Eslovenia dava-se ao luxo de mesmo perdendo se classificar, mas os Estados unidos marcaram seu gol no apagar das luzes literalmente, jogando água no chopp dos Eslovenios que aquela altura esboçavam comemoração de uma classificação que ficou no quase.
Pela tarde, em jogo fraco tecnicamente, Gana triunfou por toda a África com a garantia da vaga para as oitavas, isso sem jogar nada e ainda perderam o jogo. Sorte que outros co-irmãos africanos não tiveram como foi o caso da própria anfitriã, a África do Sul ganhou mas não levou. Do que vimos hoje só nos serve para ratificar que essa copa está superando outras em termos de deficiência técnica. Os jogos são lastimáveis. A ameaça ao futebol como produção de pura arte aumenta a cada torneio seja em níveis estaduais, regionais, nacionais e também global como é o caso da Copa do Mundo.
Esse contexto empobrecido nos permite questionar os campeonatos milionários da Europa como artificio que mascara a realidade do futebol como arte no mundo. Exemplos mais do que claro são as performances dos selecionados europeus na copa. Alemanha, Inglaterra, Itália, França (já eliminada) fazem tecnicamente péssima copa, os africanos nunca foram muito longe nesse torneio, mas decepcionam porque jogam em casa. Os asiáticos correm muito, marcam muito e jogam pouco. até aqui é a América que sobressai. Estados unidos, Mexico e todos os sul americanos são os pontos altos da competição e o controverso é que a maioria dos jogadores jogam no continente europeu.
Para amanhã, torço para que possamos assistir jogos de melhor qualidade técnica, que os melhores nesse aspecto se sobressaiam e que a arte triunfe. Diante da ditadura da FIFA sobre esse fenomeno, que ordena que treinos sejam filmados, retalia e julga a tudo e a todos no mundo da bola, que se decrete a obrigatoriadade da arte sob pena de desfiliação da entidade. Se assim fosse, não nos surpreenderíamos e o futebol agradeceria.
Até mais

terça-feira, 22 de junho de 2010

Entre a Ciência e a Sapiência!!!!!

Caros Amigos Internautas,
Toda população mundial tem pelo menos uma explicação diferente para os acontecimentos no campo da bola que reúne as seleções na África do Sul. Alguns acreditam que o futebol é uma ciência exata e positivista do tipo, a melhor seleção no papel ganhará a copa e pronto, outros acreditam nas explicações místicas do tipo se a frança foi mal , vai dar Brasil, pois tem sido assim ao longo das copas do mundo. a frança bem, é sinal de Brasil fora e por aí vai.
Hoje foi dia de despedida da anfitriã, temi pela desmotivação do povo africano, esvaziamento da copa, o que aconteceu foi que os bafamas bafamas festejaram muito sua participação e principalmente sua histórica Vitória sofre a França. Já a frança saiu como entrou, classificou-se após jogada ilícita de Hanry e terminou somando apenas 1 ponto no torneio, com muitos problemas internos no elenco, na comissão técnica que mobilizou até os representantes oficiais do governo francês que foi à copa para regular o grupo e minimizar o vexame publico e histórico do selecionado francês. Saiu pela porta dos fundos.
Maradona que deita e rola no mundial tomou um nó desconcertante de Pelé, quando tira da cartola uma reflexão de efeito ( raridade). Ele diz que o gol de Luis fabiano foi completo, pois misturou o seu gol antológico com chapeus dentro da área e conclusão em gol e a mão de maradona contra a Inglaterra em 86. ( Boa Pelé). Já o dunga mal humorado conta com os deuses do futebol para que se faça justiça à seriedade e coerência de seu trabalho. A Espanha, Holanda e Portugal podem mais uma vez ser "Denorex" ou seja, parece mais não é. Alemanha, Inglaterra e Itália assustam pela tradição, mesmo jogando bolinha de gude como estão. Uruguai, México e Chile podem surpreender, mas o maior favorito somos nós , Brasil tem tudo para ser Hexa esse ano.
Até mais

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Brasil e Portugal Classficados para as Oitavas!!!!!

Caros Amigos Internautas,
O grupo do Brasil já definiu os representantes para próxima fase do mundial da África do Sul, ainda que matematicamente a própria Africa do Sul tenha chances de classificação por uma incrível combinação de resultados. Não acredito nessa possibilidade e penso que já está mais do que definida a situação desse grupo. Brasil e Portugal na verdade devem disputar a liderança do torneio na próxima sexta-feira, dia 25 de junho e essa disputa é importante porque além da elevação do moral dos jogadores que terminando em primeiro do grupo tem o dever mais do que cumprido tem a questão da definição do cruzamentos da próxima etapa.
O Brasil enfrentou um adversario muito mais qualificado do que a Correia do Norte mas venceu com mais folga não só no placar como a propria dinâmica do jogo foi mais tranquila para o Brasil. O selecionado cresceu de produção e o esquema do adversário não foi tão fechado como fora os Coreanos. O ponto mais baixo do confronto foi o jogo violento dos Africanos que abriram literalmente a"caixa de ferramentas" e "sentou a ripa" nos brasileiros. A Costa do Marfim decepcionou a torcida, não conseguiu jogar nada e apenas bateu sem parar. Mais fraco e decepcionante que eles foi a arbitragem, desastrosa, foi conivente com a violência e com o ante-jogo. O Brasil apanhou o jogo todo e ainda terminou com um jogador a menos, Cacá foi expulso em lance teatral de um entre os jogadores que mais bateu no jogo. O fato é que a expulsão foi injusta e sequer o arbitro viu o que acontecera.
Ah! não podemos deixar de falar que ainda prejudicou os africanos quando não marcou falta de Luis Fabiano que por duas vezes consecutiva levou a melhor sobre os adversários, usando desproporcionalmente o corpo ( falta) a mão esquerda ( falta) e depois a direita ( falta). Acho que o arbitro deu uma de torcedor e "João sem braço", vibrou , torceu e se encantou com a jogada antológica construída pelo fabuloso do Brasil. O lance foi de rara beleza, apesar de ferir as regras do jogo.
Já Portugal, goleou com muita facilidade os Coreanos. Impiedosamente enfiaram 7 x 0, o maior placar da copa com direito a gol desancatador de Cristiano Ronaldo. Pobre dos coreanos, juro que me preocupo com a repercussão da humilhação no futebol dentro dos muros mais que fechados da Coreia do Norte. Já assistimos intolerâncias isoladas no caso da morte de jogadores por conta de fracasso em jogos importantes, violência em concentração e treinos dos clubes após sucessivas derrotas e na copa 2010, o goleiro Nigeriano foi ameaçado de morte pelo gol que levou após saltar uma bola nos pés do atacante. Sequer consideraram suas lágrimas como auto-flagelo.
Brasil e Portugal tem tudo para oferecer ao publico global um espetáculo a parte nessa primeira etapa e já possam ir dizendo ao mundo para que vieram. No ambiente domestico, teremos mais logo a noite Vitoria e Confiança de Sergipe, você sabia? vai ao Barradão? pois é esse é o CAMPEONATO DO NORDESTE, kakakakaka.
Até mais,

domingo, 20 de junho de 2010

Hoje tem Brasil e Costa do Marfim

Caros Amigos Internautas,
Hoje tem Brasil e Costa do Marfim pelo mundial 2010. Em outros tempos poderíamos já estar comemorando mais uma vitória do selecionado canarinho restando como ponto de discussão o placar do jogo, normalmente esperava-se goleada e show de bola. As lembranças são ótimas, mas no contexto atual não dá para alimentarmos esse desejo. O mundial continua marcado com um futebol amarrado, de muita marcação e pouca criatividade. Os sistemas táticos e preparação física tem se sobreposto à tecnica. Acho que o futebol está em queda livre no mundo.
Hum! parece loucura afirmar isso? não penso assim. Se tomarmos como referencia que a copa do mundo é o evento do mais projetado e desejado no mundo do futebol e é normalmente nele que se define as rupturas de tendências taticas que por sua vez incide na questão técnica. Pergunto: O que estamos vendo nesta copa? Qual a ruptura?
Os seleccionados abandonaram quase por completo o esquema com alas, o chamado 3-5-2, apostam num fortalecimento defensivo com 4 zagueiros e vários meias e o ataque mais isolado. O jogo tem ficado muito truncado, a maxima de jogar feio como sinonimo de vitória é o que impera e infelizmente a expetacularização do futebol é perceptível no volume de negócios que a industria do entreternimento promove, um show de tecnologias mas... no futebol, tá feio.
Um bom sinal disso, são os intervalos das programações dos jogos fala-se de tudo vuvuzelas, Maradona, treino da seleção, a bola ( nunca foi tão badalada na historia das copas), entrevistas etc, e lances empolgantes do jogo que é bom, nadica de nada.
Fico irritado ao saber que no Brasil a situação poderia ser diferente e que Dunga providenciou nos igualar por baixo. Retirou do maior palco do futebol a arte dos brasileiros que um dia se imaginou e efetivamente se viu diferenciado.
Isso não significa que o Brasil não consiga avançar e até conquistar o Hexa, já expressei meu pensamento sobre o quadro que está na África do Sul e tem0s chances sim, por outro lado, essa constatação em nada muda a perda da arte, do bom futebol, do espetaculo magico de envolver o adversário e provocar suspiros nos torcedores para a espetacularização da mecânica quase robótica.
Até mais!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Giro pelo Mundial!!!!!!!

Caros Amigos Internautas,
A copa do mundo começou e estamos na segunda rodada. Até aqui nada de muito vistoso ou emocionante, por enquanto é um mundial morno que tem na alegria do povo Sul Africano o seu ponto alto. Quem imaginaria um mundial de seleções num lugar que até outro dia sofria com a segregação racial, com intolerância e com massacres da comunidade negra? sem duvidas o mundial oferece a esse cenário momento de rara beleza e êxtase coletivo. As trombetas, ou melhor, as vulvuzelas tocam triunfante como que dizendo a todo o planeta " estamos aqui, somos vivos e fortes como nação". Elas entretanto meio que se calaram no dia de hoje quando a Africa do Sul foi Batida em campo e agora está praticamente fora da copa do mundo. Se isso acontecer, será lamentável e frustrante para os anfitriões, primeiro por liderar negativamente a marca de ser a única seleção sede a se despedir do torneio ainda na fase classificatória.O que acontecerá com o mundial sem a Africa do Sul nas oitavas em diante? será que assistiremos migração de torcedores para as demais seleções classificadas?O mundial perderá o brilho e a alegria dos Bafamas Bafamas?
A Argentina vem dando o que falar, ser uma das favoritas ao título não foi o status com que chegou à Africa do Sul, mas depois de dois jogos e de duas boas apresentações, é sem duvidas uma fortíssima candidata. De marrentos de outras copas têm demonstrado que somado a isso tem transparecido uma alegria e união admirável. Em campo Messi é a estrela maior do mundial até aqui e nem precisou marcar um golzinho e quer, fora dele é Maradona quem mais brilha. Com atitudes inusitadas para um comandante técnico, sua irreverência e impressionaste sensatez, tem dado declarações fortes, mas equilibradas. Os jogadores argentinos simplesmente os adoram.
A França parece pagar pela classificação com gol de mão de Henry, apenas um ponto em duas partidas e com Henry no banco de reservas, deve ficar na primeira fase mesmo. Os franceses devem ter muitas saudades de Zidane. Por outro lado os amantes do futebol torcem para que os franceses voltem logo e aprendam que no futebol que pode jogar com as mãos são os goleiros.
A Espanha, canditada natural ao título também tropeçou na primeira rodada e dizem que a responsável foi a namorada do goleiro que é reporte e estava fazendo o jogo atrás da baliza de seu amado, como não estariam bem na relação o goleiro teria ficado pertubardo com sua presença ao fundo e aconteceu o que aconteceu, ficou com as mãos cheia de penas.
Entre os favoritos ao títilo de melhor jogador da copa, decepcionam até aqui o Cristiano Ronaldo e o Cacá (esse mais ainda), enquanto isso Messishow de bola e carrega a Argentina nas costas. No selecionado Brasileiro, a coerência de Dunga esta sendo testada agora. Cacá, tem demonstrado que não sse recuperará em tempo de desequilibrar um jogo e puxar a responsa para , como lhe é peculiar por onde passou. Dunga apostou nele e em sua recuperação, tanto que não convocou nenhum jogador com caracteristicas de armador ( que o diga o Ganso) que poderá ter que assistir Julio Batista ou Robinho fazendo esse papel. É para mim sempre estranho verificar que numa seleção brasileira haja necessidade de improviso e que essa necessidade se dá sobretudo pela lista de convocados e não por secasses de jogador para qualquer que seja a função. Vamos combinar que é um luxo para qualquer esquadra optar em disputar um mundial sem o Adriano ( imperador), Ronaldinho Gaucho, Ganso e Neymar. Só no Brasil isso é possível e ainda levamos um time de boa qualidade.
Acho que o Brasil avançará com tranquilidade, os jogos contra a Costa do Marfim e Portugal serão difíceis mas ainda assim Brasil será o primeiro do grupo. Torço na verdade para que isso aconteça, sem perder de vista que o nível da copa está muito igual e que no mata a mata podemos tombar e não chegarmos à final como gostaríamos. Na verdade vou torcer para que até o final da copa o que apareça como futebol alegre, irreverente, esteticamente bonito triunfe ante a asfixia dos sistemas retranqueiros que temos visto nestas duas primeiras rodadas.
E você, leitor e amigo internauta como avalia a copado mundo até aqui? Até mais!

domingo, 13 de junho de 2010

Copa do...`NÓ' deste... pais sem vergonha!!!!!

Caros Amigos Internautas,
É lamentável que enquanto todo o globo está sintonizado na copa do mundo no nordeste do Brasil se inicia um campeonato. Para-se o Nacional, para-se na Copa do Brasil em plena final, Para-se Libertadores das Américas nas semi-finais e por nossas bandas acontecem jogos entre os esquecidos e marginalizados no futebol Brasileiro.
Interessante é que este torneio quando teve sentido e um significado importante para a movimentação economia e de rivalidade no nordeste, um dos poucos regionais que efectivamente pegou, foi suprimido pela CBF unilateralmente, autoritariamente, portanto sem dialogo com os clubes e muito menos seus torcedores.
Paulo Carneiro, na época presidente do Vitoria, liderou um movimento no sentido de enfrentamento à CBF, mas foi abafado com um torneio sem apoio institucional e financeiro. agora, em ano de eleição da CBF, ressurge das cinzas a ideia do nordestão. Para mim, apenas um torneio politico integrante da politica de conchavos da CBF, despropositado, inoportuno e uma afronta ao torcedor nordestino.
O que mais me irrita é que o lugar do torcedor é o de desmerecimento e falta de respeito. Não passamos de João BoBo. A isto a resposta é o boicote como protesto e exigência de reformulação do calendário do futebol brasileiro e manutenção em outros termos do campeonato do nordeste. Até mais,

domingo, 6 de junho de 2010

SHOW DE BOLA!!!!!!!!!

Caros Amigos Internautas,
Ainda de Fortaleza quero registrar o sucesso que foi o XVII Campeonato Brasileiro de Master. A festa foi completa, após muitos jogos e decisões eletrizantes os 'velhos Espartanos' tiveram como momento de grande interação a realização de uma festa dançante com som ao vivo. Foram três dias muito intensos, uma verdadeira 'Over dose" de voleibol.
As meninas da Bahia, ' Filhas de OXUM' brilharam mais uma vez e conquistaram o terceiro lugar na categoria a partir de 40 anos, na qual a equipe do Nautico de Pernambuco sagrou-se campeã. Já na categoria 50+ as meninas bateram as anfitriãs Cearenses e conquistaram a medalha de ouro. Os meninos como cariosamente são tratados também não decepcionaram e conquistaram duas medalhas para a Bahia, obtiveram o terceiro lugar na categoria 33+ e o segundo lugar na categoria 40+. no total foram 5 conquistas para os babeiros baianos que lutaram e mostraram brios num torneio de ótimo nivel tecnico, jogando com grupos mais numerosos e treinados. A Bahia Brilhou.
Caros Amigos, o que mais fica de tudo isso é a rezenha, a formação de novas amizades, a descontração e uma homenagem em via dupla tanto ao esporte na mesma proporção que o esporte de forma mágica presenteia aos 'velhos' jogadores.
O acontecido aqui bem que deveria ser uma realidade em nivel nacional. O acesso ao esporte como direito social inalienável a todos os brasileiros e brasileiras que com eles quisessem ampliar, alterar e enriquecer essa cultura que se manifesta magnificamente pela expressividade de corpo inteiro.
Saudações, parabéns a todos os organizadores e participantes do XVII campeonato Brasileiro de Voleibol Master.
Até mais,

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Com a palavra SAMUEL ET0'O.



Caros amigos Internautas,

O que voce pensa do conteudo dessa materia? Você sabe quais são os criterios para a eleição do melhor jogador do mundo? do mundo? só se elege jogadores da Europa! Você acha que tem preconceito posto nesse caso ou é outra a questão? participe.

04/06 - 14:38hs
Eto'o critica prêmio da Fifa, alfineta Kaká e diz que Camarões leva Copa


O atacante Eto’o, do Inter de Milão, criticou a eleição da Fifa de melhor jogador do ano. O jogador afirmou que, apesar de achar a vitória do atacante Messi justa, merecia ter ficado entre os primeiros colocados no ano passado. E o meia brasileiro Kaká acabou virando alvo do camaronês.“A verdade é que eu nunca serei votado o melhor do mundo. Olhe o que aconteceu em 2009. Eu marquei 40 gols na temporada 2008/09, venci a tríplice coroa e fui responsável por grande parte do sucesso do Barcelona. Então eles colocaram o Kaká na lista dos cinco melhores e eu fiquei fora. Se eu não pude chegar perto do prêmio em um ano em que marquei tantos gols, então, eu nunca vou conseguir ganhá-lo. Mas eu não ligo. Sei o que realmente é importante para mim” - disse Eto’o, em entrevista à revista “Kick Off”.
Até mais,
fONTE: Galáticos online

FILHAS DE OXUM

Caros amigos Internautas,
Em meio às noticias diárias da África do Sul, O país mais badalado do momento, e ainda em clima de ultima rodada do brasileiro antes da Copa, estou em Fortaleza- Ce onde acompanho o XVII torneio Nacional de Voleibol Master, a partir dos 33 anos de idade.
Pessoal, é emocionante ver a vibração, garra, disposição e descontração dos atletas que em sua maioria penduraram as chuteiras como profissionais ou quase profissionais e se dedicam a encenar numa festa tão linda como está sendo o encontro no clube de volei de Fortaleza.
A Bahia está sendo representada no feminino pelas FILHAS DE OXUM que venceram Minas gerais por 2 X0 com destaque para Elane Ribeiro de Souza, minha dignissima que marcou o ponto decisivo do jogo na categoria a partir de 40 anos, enquanto que as meninas a partir dos 50 anos ainda vão estrear. no masculino, O Vitoria é quem representa a Bahia e já venceu duas vezes pelo mesmo escore do feminino e também tem representantes a partir de 33 anos e de 45 anos.
Amigos internautas estou encantado com tudo aqui, a estrutura do clube de volei ( que existe em alguns lugares do país, lógico excluindo-se Salvador, é vergonhosos) os times que se superam a cada jogada. A organização do evento muito afinada e competente e a logística. Não é preciso sair do clube para qualquer que seja a necessidade, pois nele tem tudo que se é preciso para um ótimo torneio nacional.
Ficamos por aqui, com a bênção de OXUM, torcendo pela alegria e aproveitando para ver com outras lentes a magia de se fazer amigos e partilhar o desafio do esporte.
Até mais,

quarta-feira, 2 de junho de 2010

De quatro ou de Bandiha!!!!!

Caros amigos Internautas,
Assistir aos jogos da dupla BAVI na ultima rodada do campeonato brasileiro da primeira e segunda divisão. O Bahia perdeu por 4X0 para o ICASA e foi literalmente engolido, o Vitoria perdeu para o Fluminense por 2X1 em um jogo eletrizante. O Bahia se manteve entre os quatro melhores da série B enquanto o Vitória figura entre os quatro piores da série A.
Em meu entender, a derrota do Bahia apenas sinalizou que o time precisa fincar os pés no chão e não permitir que a vaidade da liderança suba a cabeça e os jogadores imaginem que são bambambãs.
Pelo lado rubro negro, o time fez boa partida mas, no nacional isso não conta absolutamente nada. O jogo contra o Atlético do Paraná no próximo sábado tem que ser encarado como uma decisão no qual ao Vitória só interessa vencer o jogo, até porque se isso não acontecer pode amargar a ultima colocação do campeonato antes da parada, a pressão subir para cima do time e comissão técnica, voltar após a copa pressionado em ter que vencer no nacional e ao mesmo tempo se preparar para a grande decisão da vida do clube ante ao Santos Futebol Clube, valendo o título nacional da Copa do Brasil.
Até mais,