sábado, 23 de maio de 2009

Sinuca de Bico

Caros Amigos Internautas,
O momento do Vitória é preocupante mas não é apocalíptico. Perder do Cruzeiro em belo Horizonte e não se classificar na Copa do Brasil diante do Vasco da Gama depois de ter sido derrotado por 4 x 0 em São Januário parece-me absolutamente compreensível, portanto a onda midiatica de hipervalorizar e fazer onda com a cabeça do torcedor não contribui em nada para a melhoria da performance do time no torneio.
Por outro lado, a preocupação a que me refiro está centrada na organização de um elenco, de um time, de uma forma de jogar. As constantes mudanças tem prejudicado o time. Veja bem, uma coisa é entrar em campo pseudamente com 4 volantes como foi hoje contra o Cruzeiro e ser um time ofensivo, outra coisa é olhar para o elenco e delegar esta função para Vanderson ( nosso maior símbolo de marcação implacável, responsável por dessarmar as tramas adversárias) ser o escolhido para fazer a ligação entre a defesa e o ataque.
Pois é, Vanderson fez o papel do Jackson e Ramon. Sinceramente me supreendi, apesar de admitir que não teria motivos para espanto se consideramos que já vimos APODI centro avante, DIDA ala esquerda, esquema com quatro atacantes e APENAS três zagueiros, quatro volantes pesados e lentos. Mas confesso que fui pego de surpresa.
Localizo aí minhas preocupações. Não dá para esperar só jogar em condições de competitividade se TODOS os titulares estiverem à disposição do técnico. Uma outra preocupação é que temos um elenco muito grande, quase 40 jogadores, de pouca qualidade e precisamos de reforços. Só que reforços e dispensas custam, e a direção rubro-negra fala para todo mundo ouvir que não tem recursos. E aí? como melhorar o elenco nestas circunstancias. Quanto custam às necessárias dispensas? e o técnico? lembram que recusou dirigir a seleção Angolana para vir par o VItória? qual será o custo disso? o quanto poderemos ter que suportar o imobilismo da Direção?
Quanto às chances técnicas é prudente aguardar mais ( até a décima rodada), enquanto isso ficarei aqui atento e de prontidão no dialogo reflexivo com todos os internautas FOME DO LEÃO.
Até mais.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Bacalhoada ao gosto do Leão!


Caros Amigos Internautas,
Hoje é dia do LEÃO "BEBER ÁGUA". Esta expressão alterada do originário popular " ONÇA BEBER ÁGUA" se apresenta como uma luva ao contexto da peleja de logo mais à noite quando voltam a se enfrentar, o Vitória e o Vasco/RJ valendo pelas quartas de finais da Copa do Brasil 2009. Se o Vitoria quiser avançar, terá que ter fôlego de Leão e aí água ajuda, ajuda mais ainda por que se tratar do apetite em traçar o Bacalhau alvi-negro - peixe revestido de sal- a cinco cortes sem permitir engasgamento e nem faiscas entre os dentes.
Assim é que encaro o desafio Titânico do nosso Leão, às 21:50 no Santuário Rubro Negro. Carpegianne parece ter aprendido e compreendido que exagerou na dose na ultima quarta, a prova disso vi no jogo de domingo contra o Sport de Recife, quando o Vitória até lembrou o time do Ricardo Silva, sem invenções, simples e aguerrido. Com isso não faço apologia nem ao técnico então Interino e nem ao sistema tático, o que faço é reafirmar que independente do sistema é preciso se ter convicção de que é exequível e isto depende do quanto o grupo de jogadores é capaz de assimilar o plano.
Do que ouvi e vi tenho esperanças apenas de que teremos um time mais consistente, mais aguerrido, possivelmente mais consciente do que precisam e podem fazer em campo e, no mais tudo será lucro. A Vitória sobre os Vascaínos se impõe por vários fatores que até passam de cinco. Quem dera serem suficientes para a nossa classificação. Vamos lá Leão!!!!!!!



Até mais,

quinta-feira, 14 de maio de 2009

POSTER DO TRI



Eis o nosso presente à todos que participam do FOME DO LEÃO, torcedores ou não do Vitória, nos seus 110 anos de fundação. Parabéns Leão!!! Campeão de terra e mar!!!

A mão que balança o Berço!!!!!


Caros Amigos Internautas,

O comentário de hoje chega tardiu mas não inoportuno. Tardiu pelo fato de ter desejado escrever antes e não ter conseguido o tempo merecido e oportuno porque se pretende reflexivo acerca dos sistemas táticos usados desde a chegada de Carpegianne ao Vitória. Até aqui, as mudanças na forma de jogar da equipe deu conta de ressucitar jogador como o Luciano Almeida ( já estava afastado do grupo) aproveitado com falso zagueiro( e ontem vimos que é falso mesmo!). Esta alteração deu maior sustentabilidade à zaga e conquistamos o TRI Baiano jogando assim. APODI que "naturalmente" joga avançado, passou a doses cavalar do BAVI quando surpreendeu avançando não pela ala, mas pelo meio, ontem jogou literalmente de centroavante. Do meu ponto de vista até conseguiu nos primeiros minutos do jogo chamar a atenção e provocou espanto ao time do VASCO, contudo combinando a incapacidade técnica do jogador com o avançar do tempo no proprio jogo, o jogador passou por poucas e boas, parecia um fanfarrão animando a torcida alvi negra. Bida de meia de armação, passa a protetor da ala esquerda e nos ultimos dois jogos evoluiu (ou será que regrediu?) jogou como protetor da ala direita e ontem foi o proprio lateral direito.
Jackson e Ramon têm funções de marcar forte e sair para o jogo pelo meio e pelas laterais e às vezes cobrindo as alas - UFA dá para cansar até em pensar- e Neto Baiano tem precisado sair da área para dar combate, armar jogadas e ainda conferir na área. Amigos, Neto fora da área é como jogador cego numa arena de MMA, conhecido popularmente como VALE TUDO. Neto jogou mais recuado do que o APODI. Como arma "secreta" temos o Adriano que inferniza os zagueiros com bom futebol , mas entrar num jogo quando não se tem mais desenho tático nenhum, é o mesmo que querer acender carvão molhado.
Pensando friamente, ontem Carpegianne me lembrou Mancine no BAVI do Barradão, ano passado quando perdeu o jogo dentro de casa por um placar elástico por consequencia do esquema tático optado pelo treinador, na ocasião escrevi aqui em nosso blog indignado com a postura que para mim à epoca significava desrespeito às cores e a tradição rubro-negra. Este sentimento me ocorreu por um instante, mas logo fui tomado de outros que me fizeram avaliar a situação da seguinte maneira: O fato de se alterar a forma de jogar, sistema de jogo não é o grande problema. Os sistemas sozinhos não são bons ou ruins, portanto não têm o poder de construir ou alterar resultados. Os sistemas são muitos bons quando estes servem ao grupo de jogodores que o time dispõe. Assim, mesmo com a leitura de que BIDA estava sendo o mais sacrificado nos ultimos jogos, o fato de vencer e convencer dava mostras que o esforço e o sacrificio valiam a pena, afinal trata-se de um esporte coletivo. mas, quando o sistema se impõe aos jogadores e estes demonstram dificuldades de assimilação, sobretudo diante de sucessivas alterações em tempo de treino de u ma partida para outra, pesando ainda o fato do treinador mal conhecer o elenco - São apenas 7 jogos sob seu comando, falta por vezes até boa vontade de alguns boleiros que protestam permitindo que o caldo desande mesmo e o técnico aterrize. A tendencia do time, dos jogadores e do sistema é o fracasso.
Do meu ponto de vista o grande equivoco do tecnico foi a leitura sobre estas variaveis no contexto do torneio que disputamos. Veja bem, se por ventura fosse no campeonato brasileiro, privilegiado pelo calendário que data apenas o seu inicio - momento de acertos, tentativas, organização do time-, teríamos perdido vergonhosamente pela goleada e pela postura em campo apenas três pontos, um jogo num universo de 114 pontos a disputar e 38 jogos a serem jogados. A grande questão é que foi na COPA do BRASIL, torneio que não permite grandes equivocos de leituras e atitudes. Seu formato é implacável e decisivo, cada confronto é uma final. E ontem assistimos a qualquer coisa menos um Vitória disputando uma final. Carpegianne sabe melhor do que eu que assimilação depende de tempo e de boa relação no processo de ensino e aprendizagem.
Para nossa caminhada espero que este presente de "CROCODILO" no dia e nosso aniversário de 110 anos de glorias, tenha servido para o fortalecimento do time no Brasileiro. De minha parte portanto, o técnico continua com creditos e a confiança de que proverá com mais prudencia nos proximos passos. Acreditando na redenção lanço fichas contra o Sport - DIFICILIMO- e contra o Vasco - Vamos pelo menos vencer a partida e desfazer um pouco a má impressão deixada para todo o mundo!!!!

Até mais,

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Saldo e Horizontes!!!!



Caros Amigos Internautas,

Ainda em clima de comemoração do Tri campeonato estadual e passagem para a quarta fase da Copa do Brasil, vamos refletir sobre o SALDO do Rubro Negro até aqui e as expectativas para o restante da temporada. A nossa avaliação não se pautará apenas no desempenho técnico do time em campo, mas também de seu lugar politico e economico no mundo da bola. Considerando estes aspectos, a conquista do baiano se por um lado reafirma a nossa hegemonia na década ( 8 títulos ganhos em 10 disputados), por outro sofremos e pagamos o ônus desta mesma hegemonia. Falo dos patrocinadores que segundo um consultor da PLACAR deste mês, em entrevista a uma emissora de rádio local, afirma que a situação da Bahia não estimula novos negócios, ou seja a competência em campo do Vitória é no mundo do capital e da bola tida como prejudicial economicamente ao mercado local, pode? Hoje segundo esta mesma fonte a Bahia perde em atratividade e desce de conceito nacional, sendo ultrapassada por regionais como o Paranaense e o Catarinense. O que explica TV fechada para estes e não para o nosso. Moral da História um Vitória forte depende de um Bahia competitivo.
A montagem do elenco deste ano tem leve mudança em relação ao do ano passado na órbitta política. No ano passado o Vitória não gozava de autonomia para escalar o jogador que quisesse em seus jogos, toda vez que jogava com um time detentor do "passe" de determinado jogador, este não poderia adentrar ao campo da luta. No ano passado os jogadores nesta condição fizeram ótimo campeonato, o VItória foi a sensação do Brasil por muito tempo, ocupou as primeiras colocações por N rodadas mesmo tendo sofrido ainda durante a competição retaliações como o caso do DINEI - Artilheiro vendido pelo Atletico Paranaense em pleno desenvolvimento de seu trabalho no Vitoraço. Neste ano a situação é de um pouco mais de autonomia, o Vitória até anuncia que não venderá mais o seu principal jogador na temporada " BIDA". O elenco entretanto, tanto no papel como dentro de campo não é ao nosso entender da mesma qualidade técnica do ano passado.
Parecendo contradizer-me, é preciso reconhecer que este elenco tem mostrado em campo até aqui melhores resultados do que aquele do ano passado. Ganhou o tri em excelentes condições - podendo perder até por diferença de um gol o baiano - e no ano passado ganhou o título exatamente por que marcou um gol a mais do que o Bahia; avançou na Copa do Brasil às quartas de finais, também administrando excelente condição conquistada aqui no Barradão, ante ao até então eterno algoz - o Atlético de Minas. Este feito nos surpreendeu e superou nossas primeiras expectativas socializadas aqui a tempos atrás.
Tudo isso entretanto não nos cerceia de emitir valor de juízo sobre as possibilidades Rubro Negras. Na Copa do Brasil, o elenco precisa recuperar-se fisica e emocionalmente para enfrentar o Vasco da Gama em São Januario em condições de trazer a decisão da vaga para o Barradão. O time parece estar extenuado e se explica pela maratona de jogos sucessivos que tem enfrentado e decisivamente agora, chega ante o Cruz Maltino após varias decisões, com chuvas e campo encharcado, enquanto que o Vasco, eliminado do carioca nas semi-finais enfrentou times que não ofereceram maiores resistência na Copa do Brasil, chega mais inteiro e com a pinta de ter montado elenco para subir à primeira divisão em 2010. Pode até não parecer nada, mas elenco montado de um time do SUDESTE da tradição do Vasco da Gama é tão ou mais forte do que os times de primeira divisão do NORDESTE E CENTRO-OESTE deste país. Daí que apriori o Vasco é favorito.
Para que tenhamos uma idéia do abismo que separa a parte baixa da geografia brasileira a nós, basta informar que o Corinthias, recem subido da segundona tinha uma receita em patrocínio em torno de 4 milhões em 2007, chega em 2009 à casa dos 35 milhões em 2009, apenas com a presença de Ronaldo - O fenômeno - Quanto é nossa receita? Até o Bahia, clube esfacelado como têm sido aportou mais dinheiro do que o Vitória na folha de pagamento. Ir mais longe na Copa do Brasil pode até ser possível, mas é de se admitir que as condições objetivas não são as melhores.
Sobre o Time em e do esquema de Carpegiane o resultado e a construção do placar no jogo de ontem contra o Atletico-MG, foi muito bom no sentido de ter apresentadao certo esgotamento da armação do time em campo que deu certo o suficiente para conquistar o TRI baiano e fazer gordura que garantiu a classificação na Copa do Brasil. Estamos dizendo que isso foi bom não por mazoquismos, mas porque em declarações do próprio técnico a formação e sistema tático se impôs a uma dada circunstancia e características do elenco, que ele não é fã deste esquema -e nem nós-, a força de um conjunto sem tantas qualidade técnica está na capacidade de surpreender organizadamente, assim com a chegada dos reforços, a tranquilidade do avanço no torneio nacional e o horizonte de inicio do Brasileirão, ficamos esperançoso que Carpegiane nos apresente alternativas que possibilite a formação de um time mais equilibrado e com postura de auto estima elevada frente aos grandes adversários, mesmo sabendo de possíveis desnível técnico.
De forma objetiva, acho que o Vitória deveria priorizar a COPA DO BRASIL, por uma questão não menos objetiva. Não tem elenco ainda para se dar ao luxo de disputar bem a competição em paralelo com o Nacional. Para levantar a taça resta aos oito melhores do torneio seis jogos. Já que chegamos até aqui, dá para acreditar em um futuro melhor, para isso é jogar todas as fichas neste inicio de disputas nacionais nesta competição, com a clareza de que se não chegar lá, pelo menos terá uma postura mais aguerrida e propositiva tanto no nacional como na Sul Americana. Não estamos afirmando abandono ao inicio do Brasileiro, sob pena de consequências serias, pelo contrario temos claro a temporalidade desta prioridade na COPA DO BRASIL e defendemos a utilização de varios jogadores que chegam para disputar vaga de titular nos jogos iniciais do Brasileirão.
Até mais,

segunda-feira, 4 de maio de 2009

É HORA DE COMEMORAR!!!!

Caros Amigos Internautas,
Vitória TRI, TRI-CAMPEÂO BAIANO! É isso mesmo TRI, TRICAMPEAO afinal de contas é a terceira vez na historia do clube o feito sensacional, se para alguns o Baiano não significa nada para tantos outros como nós do Fome do Leão vale muito. Vale porque só no baiano podemos ver confrontos como o BAVI em maior quantidade, com alguma qualidade técnica e com muita rivalidade dentro e fora dos gramados. O BAVI consagra o povo baiano, a festa profana e quase religiosa, a mística, a gozação, ratifica elementos fundamentais de nossa cultura e que nos distingue dos demais classicos por conta da magia abaianada que só aqui nesta terra temos.
Quase 30 mil pessoas, chuvas torrenciais e duradoras, acesso quase inacessível nada disso foi obstáculo para celebrar o fechamento do torneio com chaves de ouro - sobretudo para o Rubro-negro, TRI campeão mais uma vez em cima do rival- há quem diga que São Pedro, rubro negro já chorava de emoção em tempo que pedia desculpas aos torcedores, mas não queria ficar de fora do espetáculo.
Espetaculo este, promovido pelas belezuras das torcidas do Bahia e do Vitória. O Barradão estava simplesmente lindo. Gritos fortes, viris, alguns com legenda de censura ( PIIIIII). Cada um a seu gosto e possibilidade empurrava os guerreiros em campo, que às vezes pediam até a dimensão da guerra - Refiro-me as cenas lastimáveis do final do jogo- Tudo em nome da superação do outro, da parceira com seus fieis devotos, com as cores e história dos clubes e até... por dinheiro.
Se é verdade que a principio é o o dinheiro a moeda de troca pelo suor que escorre nos rostos dos jogadores que vale o esforço, numa final ,num momento de transe coletiva, o inconsciente coletivo nos surpreende a todos e podemos até romanticamente ver amostras de amor, de lealdade, de entrega de todos, jogadores, dirigentes, jornalistas e torcedores... NINGUÉM sai ileso deste processo.
O Vitória venceu o seu oitavo título na década que encerra, é um feito memorável e difícil de ser repetido, o maior presente nisto tudo é para os RUBROS NEGROS a solidificação da auto estima. O que vi no Barradão foi uma força emanada das arquibancadas que pareceu - e em certa medida deve ter sido - o motor para a virada da história no segundo tempo, quando o Bahia era virtualmente o campeão e o time mostrou forças para assegurar que o título não poderia sair da TOCA DO LEÂO.
É tempo de comemorar sim, nós do FOME DO LEÂO também, encerramos o primeiro desafio do ano juntos com todos os internautas, inclusive tricolores, debatendo, refletindo, criticando e recebendo criticas como deve ser um espaço alternativo e plural.
Vamos caminhando. VITORIA TRI TRICAMPEÃO BAIANO 2007-2008-2009.
Até mais,
PS. Depois escrevo sobre o jogo em sí com briga e tudo bem como algumas e expectativas para o nacional.

domingo, 3 de maio de 2009

Tri, campeão!!! Tri, campeão!!! Tri, campeão!!!

Eu, mais do que ninguém, posso dizer... foi jogo para CARDÍACO nenhum botar defeito. Definitivamente, estou "pronto para outra"!!!

Deixemos as imagens falarem por si.

O PENALTY





A CONFIRMAÇÃO DO TÍTULO




A VOLTA OLÍMPICA




E como é bom ganhar do Baêa.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

AI, AI, AIAI, TÁ CHEGANDO A HORA!!!

Caros Amigos Internautas,
Está chegando a hora! Domingo, dia 03 de maio todos os caminhos da cidade levam ao Barradão. Vitória e Bahia realizam o ultimo duelo da temporada e chegam para o confronto final ostentando cada um uma vitória no campo do adversário e um empate. Durante o certame o Bahia começou melhor, mais consistente, mais empolgado com a vota à cidade e a inauguração do estádio Governador Roberto Santos (Pituaçú), sua torcida de imediato atendeu aos apelos da direção e midiática em ajudar o clube lotando por diversas vezes a arena de jogo. Contratou um técnico com excelente horizonte na carreira, jogadores pra mais de dúzias, bastidores movimentado, direção nova, enfim, o Bahia foi responsável por ascender a chama da rivalidade este ano, até porque nos anteriores não fez frente à estrutura e planejamento do Leão.
O Leão por sua vez, termina a década com a hegemonia do futebol baiano, já papou simplesmente 7 títulos até aqui e chega para a batalha decisiva como favoritíssimo à conquista do oitavo título entre dez disputado. A expressão "favoritíssimo" se impõe ao contexto, considerando inclusive o imponderável que cerca um grande clássico com a tradição como é o BAVI, mas este favoritismo ratifica-se pelo momento ascendente que o time, o clube e a torcida vivem. Como já dissemos inúmeras vezes neste blog, antes o Vitória até vencia as partidas, mas estava longe de convencer em campo. Alimentado com o excelente resultado sobre o Atlético de Minas - algoz implacável historicamente para o Leão -conseguiu quebrar tabu e deu passo imprescindível para passar á próxima fase da Copa do Brasil. Assim, o Vitória chega ao BAVI com todas as condições em seu favor, irá contar com a torcida inflamada e apaixonada rubro negra que tem ano após ano aumentado a auto estima e se transformando no mais talentoso e raçudo jogador Rubro-Negro.
Oxalá, que o clima, os ânimos fiquem na dimensão da diversão, do entretenimento e da salutar gozação entre os amigos tricolores e rubro negros. Nós do Vitória temos a obrigação de receber bem a torcida do Bahia até por entendermos que a boa resposta se dar sem precisar de esterias e extremismos, que é possível com educação e respeito ao "adversário". Nossa força esta na condição de calá-los,emudecê-los com os gritos de NEEEEEEEEGGGGGGGGOOOOOOOÔ!!!!
Vamos lá, domingo, Barradão lotado, TRI à vista e Trio para comemorar!!!!!
Ate mais,