sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Notas, Tiras e Recortes!!!!!!!

Caros Amigos Internautas,
Nosso cometario de hoje fará alusões a diversos assuntos, por isso resolvemos ilustrar cada reflexão com uma imagem. Esperamos que vocês possam curtí-las.
Vitória, um show a parte!
Nesta quarta rodada do baianão, muitos times disputaram a peleja enquanto que o rubro-negro de Canabrava Brava foi um SHOW a parte. O time de Mancine entrou em campo determinado e não esmoreceu até o silvio final do arbitro encerrando o "massacre" sofrido pelo Poções. 7X0 foi um placar maiúsculo e com espaço para ter sido maior. Os torcedores do Vitória, se esbaldaram de tanto gritar go0000000000l. A apresentação do time foi muito boa e convincente. Obvio que isso não significa que o campeonato são favas contadas e muito menos que o Vitória é imbatível e tem o melhor time do mundo.
O placar não tem tanta importância quando se avalia o processo vivido pelo time de ascensão. O mais importante foi ter visto um time brigador, consciente em campo, respeitoso e ao mesmo tempo agressivo nos intentos à meta do time de Ilhéus, um outro ponto vistoso foi perceber o principio de coletividade predominando ao individual que por tabela apareceu muito bem nas peformances de quase todos os jogadores. Essas virtudes devem serem nutridas para a longa caminhada que teremos pela frente em 2009, nas quatro competições que o Vitória disputará .
Essa foi mal...A baixa, se assim podemos considerar, foi a manifestação das torcidas organizadas em relação ao Governador e a Pituaçu, sem entrar nos por menores, nos preocupamos com a possibilidade da abertura de mão de um bem publico, num processo de auto-exclusão de seu usufruto por querelas políticas, para alguns partidárias, para outros de rivalidade de time ou coisas que o valham. Pituaçu é um patrimonio da Bahia para os baianos e o governador tem todo o direito de torcer para o Bahia. Não dá para se pregar ditadura rubro negra, muito menos avaliar uma gestão publica pelo fato do representante eleito pelo voto, ser torcedor de "A" ou "B". Sinceramente ficamos esperançosos de que tenha sido um ato isolado e sem perspectivas de continuidade, ainda que considere difícil, dada a passionalidade com que as massas incitadas por "intencionados" normalmente reagem.
Assim como o educador Paulo Freire queríamos ver memso eram as marchas das minorias organizadas ocuparem espaços na vida publica e social deste pais, ajudando em seu crescimento no dialogo critico e solidário dos que são sujeitos da história e querem fazer valer o seu tempo. Exigindo por exemplo aos governos que priorizem a educação popular, que garantam condições digna de vida par as pessoas idosas, deficientes e as perifericas. Assim, independente do time que se torce ou do estimo de musica que se curta, teríamos na força da coletividade a convicção de melhores rumos para a nossa nação.
Briga de marido e MulherNão poderíamos deixar de sublinhar o acontecido com Vampeta e Marcelo (Goleiro do Bahia), não vimos a repercussão na midia televisiva , mas ficamos imaginamos os quadros " Bafafá" Na "Mira", "Eu vi" " a casa caiu" etc dos jornais que nos celebram com miséria e sangue na hora do rango.
Fonte NovaPessaol, passou-se mais de um ano que houve a chamada " tragédia da Fonte Nova", de lá para cá já houveram mudanças, no comando administrativo do Bahia, Inauguração de Pituaçu e os responsáveis ainda não forma enquadrados pela justiça. Teremos na próxima semana uma audiência em que se espera agilidade no processo para se fazer cumprir a constituição federal deste país e o direito cidadão dos familiares dos mortos daquele infortuito momento na vida baiana. A imprensa, os torcedores devem ao nosso ver acompanhar, debater a questão nos programas midiaticos, como também nas rodas de amigos, no trabalho e nas arquibancadas de toda a Bahia. Lembreme-nos que póstumos torcedores tricolor tiveram suas vidas cerceadas, sonhos interrompidos, problemática ampliada na já difícil labuta diária das famílias periféricas em criar e sustentar suas proles, como resultado do "exercício comprado" do direito ao entretenimento, ao lazer num equipamento publico.
Não dá para esperar decisão judicial para o pronto atentedimento às familias não só economicamente com emocionalmente, no árduo e vagaroso processo de refazimento da auto-estima, da dignidade e do desejo de retomar à "normalidade" no dia a dia. Com muita atenção, acompanharemos os desdobramentos deste processo.
Um Mestre

Para encerrar, queremos dedicar esta edição ao mestre Hélio Gracie, que aos 95 anos teve seu passamento. Hélio e seu legado nos fez alterar o conceito preconceitusos e baseado nas interminaveis ações de violência, gratuita e irracional praticadas por "lutadores" ou melhor delinquentes e covardes, que utilizavam os conhecimento das artes marciais indignamente, sobretudo no Jui-Jitsu. O mestre É exemplo de dignidade, honradez, amor à vida e às pessoas. Aprendi a admirar a ARTE SUAVE . Ontem o mundo perdeu muito!

Até mais,

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Pituaçu, nova Apoteose esportiva DA Bahia e do Brasil!


Caros Amigos Internautas,


Queremos iniciar o comentário de hoje, agradecendo enormemente a todos que têm interagido enviando comentários a respeito do que escrevemos e pensamos. Nós do Fome do Leão, nos sentimos honrados com suas participações, em tempo em que noticiamos abertura de espaço para divulgação e textos elaborados vocês, no projeto "DIRETO DO INTERNAUTA". Devem ser enviados em arquivo, com identificação de autoria e nós responderemos prontamente aos mesmos notificando da possibilidade ou não de publicação em nosso blog. Então, participem à vontade!
A festa de inauguração do Estádio Roberto Santos, carinhosamente e ecologicamente conhecido como Estádio de Pituaçu, foi maravilhosa, realmente à altura do torcedor baiano que como dissemos no ultimo comentário é APAIXONANTE. Seria ainda melhor se inaugurássemos com um jogo entre uma seleção baiana e a seleção brasileira, assim o estádio estaria povoado mais pluralmente, sendo portanto ainda mais representativo como obra pública.
De toda sorte, a torcida privilegiada da inauguração - a do Bahia - fez uma bonita festa, encunhando fervorosamente gritos de "BAHEEEEEEEAAAAA" com a força de uma saudade por mais de um ano sentida nos contagiou de emoção, ascendo de uma vez por toda a chama da esperança de um campeonato mais acochegante, mais disputado do que nos anos anteriores. Vale um destaque também para as pétalas de rosa que foram jogadas do helicóptero do Estado.
Dentro de campo, em Pituaçu o Bahia passeou sobre o time de empresarios - Ipitanga-. No interior, o Rubro-Negro penou para virar o jogo dificil contra o Vitória da Conquista, pois além de não ter jogando bem, enfrentou uma equipe que deverá crescer na competição, que demonstrou qualidade. O Suplicio do Conquista, chama-se APODI, no ultimo minuto, o time arranca num contra aqtaque em altissima velocidade e de cabeça APODI dá um "boa noite Cinderela" aos torcedores do bode. Valeu pela determinação rubro-negra que neste jogo, superou a deficiência técnica com a vontade de vencer a partida. Ainda sobre este jogo, uma linhazinha para o trio de arbitragem. Mais uma vez, interveio no resultado da partida dando fôlego aos comentaristas do "SE". E "SE" marcasse o penalty escandaloso no "APODI FAZ UM GOL AÍ PRA MIM", e "SE" não tivesse anulado equivocadamente o gol do Vitória da Conquista????? Fica atento "seu Juiz !!!!!!.
Não poderiamos encerrar sem antes fazermos duas observações para nós importantes. A primeira é a de parabenizar ao Presidente da Federação Baiana de Futebol, Sr. Ednaldo Rodrigues, pela passagem de seu aniversario no ultimo dia 27 de janeiro. Sintimo-nos à vontade para externar nossos sentimentos de felicidades até por conhecê-lo na dimensão que nos propomos que é a de dirigente da entidade organizadora do futebol em nível Bahia, com o nosso reconhecimento de que desenvolve um trabalho excelente. Nunca visto pelo menos por nós na história do nosso futebol. Aproveitamos também para anteciparmos as homenagens póstumas para o Sr. Ubirajara Ferreira de Menezes, pai deste comentarista que completaria no dia de amanhã 67 anos. Que continue emanado das boas energias do bom Deus.
A ultima nota, é em relação à paralela. Vimos na tabela que a dupla BAVI só irá no mesmo sentido para seus jogos nos dias do clássico. Já no brasileiro, necessariamente não. O que nos preocupa e muito, uma vez que a normalidade da Avenida Luiz Viana Filho - Paralela - já é um inferno em horários de pico, como ficará em dias de jogos? E com o aumento absurdo patrocinado pelo PDDU dos empreiteiros, aprovado na calada da noite na câmara de vereadores de salvador????? As vias publicas de nossa cidade precisam ser pensadas muito além de necessidades eventuais, pontuais, precisa ser planejada para as gerações futuras. O que por questões geograficas ainda é possivel na referida avenida.

Até mais,

sábado, 24 de janeiro de 2009

Volta que o mundo dá!!!!

Caros amigos internautas,
Em apenas uma semana de inicio do campeonato baiano, temos muito a dizer sobre futebol e politicas publicas. Iniciaremos pelas politicas publicas. O governo do estado entregou Pituaçu aos baianos depois de muito "reme, reme" com IBAMA e prefeitura municipal. Assistimos na esfera do esporte a mesma lógica de disputa partidária que nos demais setores da vida publica dos cidadãos soteropolitano. A tentativa de desgastar a administração estadual ratificada na declaração oficial da prefeitura no dia de ontem ( 23.01.09) deixa isso muito claro. Uma nota que não disse nada explicitamente em relação à praça esportiva mas que sublinhamente imputa ao governo do estado a responsabilidade por todos os transtornos para a liberação do estádio. Não se trata aqui de eximir este ou aquele de responsabilidade, contudo queremos expressar repudia a esta forma mesquinha, reticente e pouco producente de se pensar e fazer politica em nossa terra. Até porque, se a lógica diz que o importante é que Pituaçu está pronto para atender ao contribuinte, tudo mais são querelas - Vimos isso muito presente no processo de sucessão municipal - um prefeito teleguiado a gestar em quatro meses, num intensivão de Geddel , cujo "êxito" foi confirmado nas urnas.
Pituaçu que não seria minha prioridade no campo do esporte e lazer, é inegavelmente uma excelente obra publica e tomara que esta característica se efetive e não vire como Paulo Carneiro anuncia " Estádio do Bahia". É um equipamento publico de ultima geração, com padrão de qualidade "A" e que deve-se ter o reconhecimento publico do feito administrativo do governo Wagner.
Ainda na seara política, tenho me abismado com a curta memoria ou subta amnésia de setores da Imprensa em relação ao Paulo Carneiro. Este cidadão sai do futebol baiano com a unanimidade de gestor competente, mas arrogante, mal educado e desequilibrado emocionalmente. Lembro que houve falas apoteóticas em seu afastamento do futebol, quase todos comemoravam e baixavam porrada na índole e no desastroso "fim" de PC no Vitória. Agora, esta mesma figura tem todos os holofotes à sua disposição, tem sido induzido a status de herói que salvará o desesperançado Bahia. Sua arrogância agora é tratada como enreverencia e por extensão lhes são atribuídas as benesses do clube a ele. Para nós é um equivoco, não há gestão vencedora sem equipe, equipe pensante e executante e não apenas fazedoras de devaneios alheios, como se os demais não tivessem condições de contribuir com o clube. Pensamos ser o mesmo equivoco do tempo de Vitória.
No universo do mundo do trabalho, Kaká do Milan foi o noticiário da semana , a recusa oficial da possibilidade de transferência para o clube inglês, foi motivo também de grande frisson no mundo da bola. À decisão do jogador, foram relacionados frases " é o que esperávamos do bom menino", " foi prova de amor incondicional ao Milan" e "ele tem um projeto e não precisa de mais dinheiro". Interessante que todas à revelia do jogador. A mania mercadologica de tentar conduzir a conduta do ídolo, retira do sujeito " Kaká" a possibilidade de ser ele mesmo. Ao afirmar isso , não significa dizer que as frases não caberiam, mas que elas precisavam ser ditas pelo jogador e não pelos construtores fetichistas de imagens de plantão. Que bom acreditarmos que o capital não consegue coptar tudo como parece.
No âmbito domestico, o Vitória inicia bem o campeonato ao vencer seus dois primeiros compromissos contra o Atletico e o Colo-Colo. O time ainda deverá sofrer muitas alterações e render muito mais. O campeonato em tem demonstrado competitividade em seu inicio regando esperanças de melhor índice técnico em relação ao ultimo. O grande destaque até aqui vem do interior é o atacante Neto Berola do Itabuna marcou três gols em dois jogos e aparece como principal destaque individual. Já no aspecto coletividade é a equipe de Paulo Sales e Thiego Sousa, O madre de Deus que tem se destacado juntamente com o fluminense e o próprio Itabuna figuram como os melhores do interior. Esperávamos isso do Flu e do Madre, mas do Itabuna não , não víamos no elenco uma formatação capaz de um inicio tão bom. A baixa na expectativa fica por conta do Atletco de Alagoinhas e o Colo- Colo, ambos não pontuaram ainda e de quebra demitiu o treinador com duas rodadas como foi o caso Atleticano quase aplicável ao time de Ilhéus.
Somos contrários às demissões tão precoces, além de injustas, não me parece atuação de uma gestão consciente do que quer no campeonato e sim um ato infecundo, demagógico e desrespeitoso aos profissionais ´do futebol que lhes prestam serviços. O futebol baiano será forte na medida as relações de trabalho e projetos administrativos forem mais consistentes. Os técnicos precisam ter condições de trabalho. Pensamos até, que a principal dificuldade para a consolidação do futebol baiano em grande escala passa pelas gestões dos clubes. É muito mais importante e imperioso que as comunidades do futebol, o torcedor, intervenham na condução de seus clubes e elejam pessoas capacitadas e comprometidas com o futebol e não com seus interesses individualistas.
Para encerrar, voltemos ao caso Pituaçu. É lamentável que hoje, depois da liberação do estádio, a maior preocupação seja com o zelo pelo patrimonio publico. Os comunicadores de radio pedem tranquilidade aos tricolores neste sentido. Para nós, a depredação dos equipamentos públicos residem nos valores e conceitos a eles atribuídos. A coisa publica precisa ser bem conduzida, administrada e cuidada por todos. Sua excelência depende disso. No mesmo passo que reconheçemos que a utilização de Pituaçu exigirá uma mudança de comportamento, uma vez que teremos cadeiras em todo o estádio e em nossa historia, acesso às cadeiras para os que tinham o capital para isso, impõe ao torcedor acostumado com as arquibancadas de cimento batido limitações na forma de se movimentar, comemorar gols, conter ansiedades e frustrações, tocar os instrumentos de percussão, contudo isso não nos exime da obrigação publica do zelo.
Um outro dado lamentável, pouco hábil e peqeno foi a ausencia de representantes do rubro-negro no ato de inauguração oficial do Estadio Roberto Santos. As versões se contradizem entre não ter sido convidado oficialmente, com a do convite por tabela, via FBF. Pensamos que por um motivo ou por outro perdem todos. Perde o governador do estado que não pode pensar em dialogar e "alimentar" boa imagem para parte do eleitorado dividido em camisas de futebol. O governo é para todos e o governador neste sentido é torcedor do elitor, ainda que reconheçamos o direito inalienável de torcer para um clube. O que não dá para nós é passar a impressão de que a obra publica tem cores de um time só. Do lado da direção rubro-negra, a ausencia fez mais uma vez lembrar de PC, arroganica narcisista, deselegancia esportiva e fragilidade ética profisional. Não há justificativa plausivel para isso. O Vitória como clube de enorme tradição, torcida gigantesca e apaixonada, o unico representante do estado na elite do futebol, não sair na foto historica que o ato consumou.
Desejamos que a reinauguração de Pituaçu seja de muita festa, paz e bom futebol. O torcedor baiano merece todos os tapetes vermelhos que lhes possam ser estendidos, pois é um dos mais apaixonantes do mundo.
até mais

domingo, 18 de janeiro de 2009

Vai começar o baianão 2009


Caros Amigos Internautas,

Os campeonatos regionais iniciam-se em todo o Brasil agora em Janeiro e mais uma vez com a grande contradição de sua contestação. Na medida em que se afirma como o espaço de maior movimentação de atletas e clubes no Brasil, é por outro lado um torneio que poucos prestigiam de fato. Em São Paulo por exemplo, não vimos explicitamente os "grandes" declararem como prioridade, muito pelo contrario, no momento do inicio do estadual, o São Paulo fala de Libertadores, Corinthians e Palmeiras em Brasileiro. Em solo baiano a conjuntura se impõe aos clubes, se podiam dizer que para o Vitória o bainao não é interessante ante sua hegemonia nos ultimos 15 a 20 anos, a busca do tri siginifica acima de tudo reafirmação da diretoria que está sendo posta a prova com a presença do desafeto e ex-dirigente rubro negro, o Paulo Carneiro colocado como principal adeversario, agora do tricolor. Vencer o campeonato é em grande medida, vence-lo para ratificar a onda de boa administração do futebol, no Vitória.
Do lado do Bahia, guardada as proporções, pensamos que ganhar o título estadual este ano simbolicamente se equivalerá à conquista de um nacional. O Bahia precisa mais do que todos os integrantes do certame deste título, pois poderá representar a volta definitva da confiança da torcida, de boas avaliações midiaticas e o encontro do "prumo" para os demais desafios do ano.
Já no interior do estado, as promessas são muitas: Atletico, Colo-colo, Conquista e Madre de Deus largam na frente, pois fizeram em nosso ver melhores investimentos para este ano, além de terem quase todos iniciado a pré-temporada o final de novembro, inicio de dezembro. Devem iniciar o torneio voando baixo em relação aos da capital, contudo o grande desafio para o interior tão carente de políticas publicas de esporte em todas as dimensões, é manter a noção de continuidade.
Particularmente temos expectativas de um baianão de melhor nível técnico, de grandes jogos para além dos BAVIS e com estadios lotados. O povo baiano é um apaixonado incondicional do futebol e seguem seus clubes em todos os lugares independente do momento que estajam passando. Somado a isso, o desejo é que a FBF através de seu presidente Ednaldo Rodrigues, continue e aperfeçoe a transparencia e lisura com que tem conduzido o futebol aqui na Bahia.
Para os dirigentes e cronistas, se não atrapalharem, já ajudam!!!!!
Queremos encerrar este comentario, destacando o Glamur às vezes encoberto pelo capital dos campeonatos regionais, são os regionais que promovem a maior interatividade entre os brasileiro nos mundo do futebol, é o meu time, jogando com o seu time, é a minha cidade representada por A ou B, que independente se o time presta ou não , enchemos os estadios e como os melhores representantes do nosso time , da força de nossa cidade, gritamos ufanistamente, descarregando e fazendo todo mundo ver o quão somos apaixonado pelo futebol e pelo nosso time do coração.
A todos nós, carregadores quase genetico desta sindrome, que o baianão seja ainda melhor do que o do ano de 2008.

Até mais,

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Feliz Ano novo!!!!!!!!!!!


Caros Amigos internautas,
Após rápidas, mas merecidas férias, voltamos a ativa para em 2009 continuarmos dividindo com vocês pontos de vistas sobre o mundo da bola, com recorte especial no rubro-negro baiano. De cara, temos que retroceder um pouquinho no tempo para falarmos da maior motivação do baianão neste ano. Não se trata da contratação de um grande jogador, de nível de seleção brasileira, nem muito menos dos elencos dos nossos representantes nas series A,B, C e D no brasileirão com pinta de campeão. Trata-se da volta de Paulo Carneiro (PC) no cenário do futebol e agora versão tricolorida. Quem poderia imaginar isso!!!!! imagino que literalmente ninguém Penso que par ao futebol foi uma demonstração de avanço dos cartolas ainda que seja inegável a gota de constrangimento que deve sentir cada tricolor, com orgulho ferido e em situação histórica de desespero, engole o PC como seu salvador, como um herói que acima do bem e do mau tirará o Bahia deste triste lugar que tem ocupado nas manchetes e nos botiquins da vida.

As expectativas para este ano se otimizam com a presença do Carneiro, o Bahia já montou um grupo que pelo menos no papel parece mais competitivo do que no ano anterior, o Vitória começa o campeonato livre da S/A e com um elenco qualificado para o inicio do ano, configurando como o principal favorito do torneio, seguido de perto do rival e não muito distante dos clubes do interior que iniciaram a preparação antes dos da capital e também anunciam contratações em cima de contratações. Tomara que o torneio seja ainda mais equilibrado e com mairo qualidade técnica.

Torcemos também para que as jovens revelações na Bahia inteira possam surgir e se firmar, pois se isso acontecer, poderão, os torcedores da dupla BAVI aumentar as esperanças de dias melhores no cenário nacional. Desejamos e muito que o futebol da Bahia cresça ainda mais e que tenhamos muitas temáticas positivas a comentar aqui em nosso blog.

Até mais, e feliz 2009 para todos nós.