quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Trilha Tortuosa!!!!!!!


Caros amigos internautas,

Fomos domingo ao Barradão assistir ao jogo Vitória e Fluminense do RJ sob um sol escaldante às 15 horas, resultado da imposição do capital sobre os sentidos dos tantos mil torcedores que desrespeitados como sempre pagou caro para empurrar, incentivar seu time de coração. O Sol esteve tão presente em praticamente todo o estádio durante toda a peleja que a arbitragem interrompeu por duas vezes o jogo , uma no primeiro e outra no segundo tempo para que os jogadores pudessem se reindratar coletivamente, dando vida a uma espécie de tempo técnico no futebol. E os torcedores... que tempo tiveram? na verdade tiveram o tempo de seu suplicio aumentado por alguns minutos, já que não tinham como se proteger da volupia do astro rei.
Os meios de comunicação elogiaram a iniciativa ( paliativo) do árbitro , mas não foram capazes de fazer uma contundente e merecida critica ao poderio das emissoras de TV que ao comprar os direitos pela transmissão dos jogos ganham como bônus a possibilidade de menosprezar, manipular e tripudiar com a vida e com os sentimentos daqueles que emanam e alimentam, inclusive capitalmente, o mundo de leis próprias e invioláveis que é o mundo do futebol. mas, do que lastimável, isso é uma vergonha!um patrimonio socio-cultural como é o esporte não pode ser privativado e desregulamentado como é em nosso meio.
Quanto ao jogo, assistimos a uma bela disputa, mesmo com todos os contratempos causados pela altíssima temperatura. Um jogo com diversas alternativas de mudança no placar. Indefinido até o apito final amenizou o sacrifício de ser torcedor neste domingo. O Fluminense esteve melhor no geral, apesar figurar em posição de rebaixamento, de estar conhecendo dolorosamente o preço de sua arrogância pelo desdem de inicio do certame quando dizia que não teria dificuldades em se recuperar no brasileirão e apostou tudo na libertadores que não veio, tem um time bom, apenas bom e desesperado em algumas situações em campo.
Do lado de cá, o que afirmamos ateriormete está se materializando. Primeiro que não conseguiríamos vencer as então 5 partidas que nos restavam no Barradão. Logo na primeira deu empate - com sabor de vitoria - dada a incapacidade técnica do árbitro por não assinalar uma visível infração técnica do Leonardo no ultimo minuto de jogo - como também demonstrou o alcance do potencial técnico da equipe de Mancine. O Vitória não dará mais do que isso até o final do campeonato. Não se trata de ser ruim ou bom, mas trata-se do alcance de um limite. O jogo do rubro negro é previsível, sem surpresas e vulnerável. Continuamos com lampejos de ousadia entretanto continuamos também permissiveis às investidas do adversário. Do meu ponto de vista não corrigiremos isso, com este grupo e neste campeonato.
Sincera e tranquilamente preconceituo que o Vitória terminará na casa do oitavo ao décimo lugar no campeonato, isso tendo como critérios além de sua condição técnica a observância de seus confrontos até lá. Enfretaremos Flamengo, Grêmio e Palmeiras em casa, todos disputando ponto a ponto a conquista do título. Fora, pegaremos o São Paulo, O Nautico, O Atletico PR e o Vasco RJ que lutam com excessão do tricolor paulista pela manutenção na série A. Serão todos jogos muito dificieis e otimizo um campanha de aproximadamente mais 10 no máximo 12 pontos que significaria um aproveitamento de até 50% , o que seria muito bom, até porque,no segundo estamos longe deste aproveitamento.
Com mais 10 pontos o vitoria com 54 garante vaga na Sul Americana , o que será um grande feito para este ano, uma boa motivação para a melhoria que se impõe em significancia e em metas para o projeto "Vitória 2009". Um forte abraço e fiquemos na torcida de que a realidade objetiva nos mostre uma superação ante a nossa estimativa para o rubro negro baiano.

Até mais.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Justiça seja feita!

Demorou! Finalmente um árbitro foi a favor do nosso ex-temido Leão. O empate em 2 x 2 com o Fluminense em pleno Barradão foi péssimo e com isso confirmou o que já havia dito anteriormente, Libertadores só em sonho, a Sulamericana foi como um título. Por outro lado, nem temos do que nos queixar, afinal, o árbitro foi nosso e ajudou nosso Leão a não perder em casa mais uma vez.

De ridiculo mesmo foi a atuação da CBF, que mais uma vez aceitou o pedido de um clube carioca e puniu o árbitro, alegando que foi prejudicado, e de fato foi. Rezo para que o Fluminense, que todos sabem é um clube JANELEIRO, CAIA PARA A SÉRIE B E DEPOIS VOLTE PARA A SÉRIE C, pois, não merece estar participando da Série A, uma vez que, juntamente com outros dois clubes, conseguiram na justiça desportiva o direito de retornar, sem passar pela série B.

Justiça seja feita e a nosso favor, pois, em inúmeras vezes, é ate chato ficar lembrando, fomos prejudicados por atuações pífias e tendenciosas de árbitros desqualificados e dispostos a melar as belas apresentações do nosso Vitória. Contra o Flamengo foi a mesma ladainha, eles perderam, porém, disseram que foram prejudicados pelo árbitro, pediram e conseguiram a suspensão do mesmo.

A regra precisa valer para todos, pois, falando do 2º turno, fomos prejudicados nas partidas contra Internacional(vergonha) e Botafogo, quando os árbitros manipularam tenciosamente os resultados. E com relação aos árbitros das partidas do 1º turno, em especial o sr. Salvio Spinola, o maior vagabundo de todos, o que fizeram? Nada!! Deram as costas e como a lei favorece o mais forte, nada foi feito e o Vitória saiu no prejuízo.

Por isso senhora CBF, o futebol brasileiro está essa vergonha, sem pessoas capazes de agir com justiça, pois, favorecem sempre os sulistas, órgão vagabundo. E aqui temos um boneco que diz que trabalha e não vê essas questões. Apenas usa seu cargo para usar a máquina que tem nas mãos para fazer campanha para as próximas eleições no interior do estado. Promevendo babas, ao invés de olhar para o futebol profissional, tão pobre e desvalorizado.

Os clubes do interior sem condições nem de treino, poucos tem esse prestígio, e os órgãos querem apenas mamar em cima do dinheiro pago pelas já pobres ligas do estado. Se liga, um dia essa corja cai!!

Meu Vitória, que em 2009, possamos reviver os bons momentos que tivemos em algumas rodadas do campeonato e que o sonho da Libertadores volte a ser real.

Força Vitória!!!!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Atitude... Palavra de Ordem!!!!!



Caros amigos internautas,


Não imagino muitas alternativas táticas para o Vitória até o final do campeonato. Mancine encontrou um jeito harmonioso do time jogar durante quase todo o primeiro turno e por "N" questões esta harmonia dá sinais lanpejosos , mas não tem conseguido brilhar que nem outrora e muito menos se transformar em resultados positivos.
Olhando bem para o elenco constatamos que as opções de mudanças não têm se configurado como alternativas viáveis para se fazer o placar. No gol é dificil o Gleguer fazer algo a mais do que o Viafara neste momento ( que tem sido um dos mais regulares do time) na lateral direita ficamos contando com um bom dia de nossas opções para terem atuações menos ruins do que as de costume; no miolo da zaga entra Batatais, Thiago Silva, Ualace e não produzem nada de melhor em relação aos titulares, o Leonardo e o Anderson Martins. Se formos para o meio de campo, O revezamento entre Renan e Marco Antonio, as entradas e saídas de Ramon, a manutenção necessaria e pouco técnica de Willians e as investidas individuais(listas) de Domingues são muito instáveis quando pensamos em 90 minutos. E na frente... Marquinhos... Marquinhos ... e Marquinhos. Foram tantos nesta posição que podemos citar muitos sem termos confiança em nenhum.
Mancine não tem muito mais a fazer com o grupo ( que é bom) mas, parece que chegou ao seu limite. Dá a impressão de que agora vai, e... não vai. É um time que preza pelo jogo só na bola e sempre sacrifica seus poucos bons marcadores (Vanderson por exemplo), parece-me que confunde jogar na bola com "se der deu, se não der paciencia". A gente tem presenciado um comportamento muito condecedente com os sucessivos fracassos, não vimos mais um time brigador, raçudo. Com a bola nos pés às vezes pisamos em ovos e sem ela quase sempre ficamos atorduados. Não sabemos jogar na adversidade. Para se ter uma idéia, além de vencer muito pouco fora de casa, de quantas viradas de placar ou mesmo recuperação dentro do jogo testemunhamos neste campeonato.?
Quando perdemos um jogador , só esperamos " o como será" a vitória do adversário. Penso que cabe ao elenco, à comissão técnica uma postura mais incisiva sobre esta questão . A tranquilidade em se trabalhar não deve estar atrelada a relaxamento coletivo. A torcida sabe valorizar até quando uma derrota é vendida cara para os adversários. O que é complicado é vermos uma certa apatia, como se nossa autoimagem coletiva estivesse em deprê. Se os jogadores vêem assim, assim agirão em campo.
Dominigo, o jogo será muito dificil, não só pela qualidade do Fluminense como também o momento delicado em que vivemos . Aos torcedores um alerta, as vais fortalecem o adversario, demonstra nossa insatisfação mas não amenisa nossos problemas. O adversário vai embora e quem fica para o bem e para o mal com o time somos nós. Portanto, nada de valorizar o opressor. O incentivo tem que estar presente todo o tempo e só dar lugar aos protesto entre nós, em nossa casa.

É hora de Rugir bem forte e bem alto
Até mais,

terça-feira, 7 de outubro de 2008

PRAGMATISMO!!!!!


Caros amigos internautas,

Mais uma vez andei fazendo escuta dos meios de comunicação de massa, mais precisamente nas jornadas esportivas do rádio e bastou o Vitória vencer à Portuguesa que voltaram as cogitações de classificação para a libertadores, a ausência de criticas ao tecnico e a diminuição dos holofotes aos descontentes do elenco rubro negro. Diferente de muitos, não vejo isso como natural ou mesmo senso critico, pelo contrario o que avalio é que temos uma cronica esportiva de comentaristas de resultados feitos, obviamente resguardando alguns membros da imprensa que conseguem fundamentar seus pontos de vistas sem ilusões de resultados positivos ou negativos.
Do nosso ponto de vista, o cambaleante Vitoria continua a precisar ter uma postura mais firme e definida em campo, não tem nos bastado um certo domínio de bola, um ímpeto atrevido quando vimos que o time se lança sem muita objetividade ao ataque e não consegue encontrar formas mais sólidas de se apresentar fora de casa. O jogo contra o Botafogo, lamentavelmente apresenta o carioca com o favorito, mesmo lembrando que no primeiro turno aplicamos uma sonora e convincente goleada no alvinegro.
Particularmente pelo que acompanho do Vitoria , não acredito que consigamos vencer todas as cinco partidas previstas para o Barradão, por isso mesmo é redobrada a necessidade de triunfo fora de casa. A vitoria em campos adversários é o que deve mensurar as chances, hoje cada vez mais remota, de assegurar uma vaga na libertadores, o que se equivaleria para nós com um título se tivermos como parâmetro as pretensões de inicio de temporada.


Até mais,

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Turbulencias na praia rubro negra!!!!!




OU VAI OU RACHA!!!!!

Caros amigos internautas,


Este comentario até parece que falará sobre o Remo do Vitória, devido ao seu título, mas é de futebol mesmo que iremos discorrer algumas linhas.
Tenho ouvido com frequência as resenhas esportivas de algumas das principais emissoras de rádio, e tenho feito este exercício atentamente. Algumas já ventilam possibilidade de demissão do técnico Mancine, outras dão importância exagerada para sentimentos de inconformismo com a reserva, apimentando e centrando fogo nesta questão, outras ainda se arvoram a escalar o time. E por que tudo isso? em minha modesta opinião é pelo simples fato de não estarmos ganhando os jogos. É sempre assim, basta que os resultados não seja favorável que se busca apontar discordâncias, tumultuar ambientes, colher declarações emotivas de um e de outro, para se promover a farra do "eu já sabia" tinha aviso faz tempo" não dá mais" está muito desgastado" e por ai vai.
Nestes momentos normalmente se esquecem da HISTÓRIA, do processo de construção de identidade do time, dos bons resultados e do ambiente favorável. Agora fulano , cicrano e beltrano não prestam mais, está tudo errado, o barco está a deriva, não tem comando. Meus amigos, quando escuto leituras assim em contexto que nem o que o vitoria atravessa, acho no mínimo irresponsável.
Fico a me perguntar: Até quando continuaremos a ouvir setores da empresa da lógica do 8 ou 80? Quando foi que um jogador demonstrou satisfação em ficar na reserva? do tipo que numa entrevista diga: Quero agradecer ao professor pela oportunidade que tem me dado de não atuar no time titular, estou trabalhando forte para ser mantido assim ou coisa parecida? Até onde vai a interferência de um técnico? É até treinar um time que seja coeso e que chegue fácil na cara do gol? E fazer o gol, é responsabilidade também do técnico?
Quem ler este comentário até aqui poderá julgar-me como defensor do Mancine. Não, não o sou!
Penso inclusive que ele também tem contrinbuido para que o time não consiga produzir o que produzira no primeiro turno, quando parece querer montar outro time agora, contudo sua historia tem demonstrado se tratar de um técnico consciente e conhecedor do grupo que dispõe. Tenho tido concordancia com ele em suas recentes alterações, mas como os resultados favoráveis não aparecerem acham que perdeu o bonde e está fora do vagão.
A queda do time tem se dado muito mais em função dos resultados do que do processo de jogo nos quais os resultados são produzidos. Um exemplo claro é que no caso da não intervenção decisiva do arbitro na partida contra o Inter, teríamos somados 1 ponto fora de casa, assim, provavelmente a derrota para o Goías não renderia tanto frisson no ambiente rubro negro como parece .
Para o Vitoria agora, é hora de seu maior teste, que é o de construir resultados positivos na adversidade. Fico a imaginar já, o comportamento da torcida após toda preparação midiatica, daqueles que constroe suas representações a partir de representação de outrem, reproduzindo um esterismo, um desespero desproporcional ao contexto e descabido. Defendo que seja tempo de cobrar , mas também de acolher, de agir em campo e ser comedido fora dele, do grupo se fechar no objetivo de corresponder às expectativas por eles mesmo criados e para eles.
Contra a Portuguesa veremos o quanto a tensão gerada pelos maus resultados e potencializada midiaticamente, associado a auto estima do grupo e a representação do time para o seu torcedor, nos ajuda ou atrapalha.

Abraços.