domingo, 24 de agosto de 2008

Embrolios e Futebol !!!!!

Caros amigos internautas,

Iniciamos hoje querendo dialogar sobre o Vitória no inicio do "returno" do brasileirão, a alternância em campo e a tábua de classificação, antes porém , queremos nos solidarizar com o nosso comentarista Thiego Souza pela situação ultrajante que vive no mundo ilusório do futebol. Amigo isso também é compreender futebol, espetaculos em campo, arquibancadas lotadas, incentivos fiscais e lêlêlêlêlêlêlêlê nas relações de trabalho e trato com o SER HUMANO.

Por outro lado ,penso que de toda experiência vivida há de tirarmos lições críticas que em ultima análise contribuem para que tenhamos além de competencia técnica para o exercício da profissão que escolhemos seguir, termos compromisso politico com a transformação da realidade social tão abismada em desigualdade e de exploração do homem sobre o homem. Força e saiba... A luta é árdua, mas a vitória é certa.

Quanto ao Vitória, passadas três rodadas do returno uma máxima da adição em matemática se aplica bem a performance rubro negra " A ordem dos fatores não alteram o produto" foram uma vitoria, um empate e uma derrota, exatamente que nem no primeiro turno, entretanto no caso do futebol esta máxima é questionável. Explico porque: no primeiro turno começamos perdendo, saímos e empatamos e só na segunda em casa vencemos. nesta iniciamos perdendo fora, empatando em casa e ganhando na segunda fora.

Do ponto de vista dos processos subjetivos a diferença é substancial e que interfere na objetividade do desenvolvimento do jogo. Iniciar perdendo fora é uma coisa e dentro de casa outra completamente diferente, o empate com o Sport nos deixou com o sinal de alerta ligado e a vitoria sobre o Figueirense foi providencial para a estima individual e coletiva dos jogadores que vêem na pratica suas possibilidades de enfrentamento e superação de momentos delicados. Outros virão, mas o torcedor rubro negro já não fica com as mãos na cabeça, desesperado imaginando o pior.

Em nossa leitura o distanciamento do Vitória do chamado G 4, se dá sobretudo pela necessidades de frequentes mudanças na formação do time que com excessão do jogo contra o Sport de Recife, quando o time esteve desarrumado em campo , o vitória consegue manter um padrão tático, uma organização espacial na qual os jogadores compreendem sua função e normalmente, a despeito do resultado, nos passa a confiança de um elenco afinado e consciente em campo. O que é perceptível é a diferença na qualidade técnica individual dos jogadores que saem e aqueles que os substituem. Penso até que em alguns casos os que entram conseguem dar mais qualidade neste critério ao time.

Na longa jornada que ainda enfrentaremos temos a convicção de que reproduzir a performance do primeiro turno não será suficiente para a ambição maior, ser campeão, muito dificilmente conseguiria vaga à segunda grande pretensão, disputar a copa libertadores das Amaricas, com certeza garantirá vaga na copa Sul Americana e consequentemente alcançará o objetivo de se manter na primeira divisão como fora traçado no inicio do certame.
É isso aí amigos!

Ps. Duas notas importantes: A saída abrupta do nosso artilheiro DINEI é parte do complicado contexto de colonização de jogadores e fragilidade dos clubes que sobrevivem com o pires nas mãos. Neste contexto de instabilidade fazer uma boa campanha merece nossos aplausos e cobrança da libertação, já tardia dos clubes do nordeste brasileiro.

A outra nota é o lamento por mais uma demonstração de selvageria, histeria e loucura coletiva que incorporou representantes da torcida do Bahia, que culminou com a invasão do local de trabalho dos atletas e violência explicitas. Ah! se as pessoas se organizassem com a ferocidade para mudar o quadro de mazelas que todos , torcedores de todos os clubes passam como cidadãos brasileiros todos os dias. Sem a violência é claro!!!!!

sábado, 16 de agosto de 2008

DA EUFORIA À FRUSTRAÇÃO. DA FRUSTRAÇÃO À DECEPÇÃO! DA DECEPÇÃO À REALIDADE!

Amigos leitores,

Hoje resolvi fugir totalmente do futebol, do Vitória, dos fatos que normalmente são escritos nesse espaço discursivo. O que pretendo nessa narração a seguir é mostrar a vocês como existem pessoas e empresas, que levam um funcionário do céu ao inferno em menos de uma semana.

Tudo se passa com um homem que se forma em uma específica área e busca o sonho de conseguir ingressar na mesma para mostrar todo seu potencial. Sem "padrinho" para coloca-lo em alguma empresa, acaba indo trabalhar em um local que não tem nada haver com sua formação. Porém, é melhor trabalhar do que ficar em casa esperando a oportunidade cair do céu. Mesmo com esse trabalho, nunca deixou de procurar e de batalhar algo melhor.

Dentro dessa empresa, uma mistura de desafio com superação. O desafio de lutar por aquilo que se desejava e a superação de conseguir atuar em algo que nunca havia pensando. Com conflitos internos, veio algumas vezes às lágrimas, afinal, todo homem de verdade tem sentimentos e chora por causa de seus fracassos. Mas, ergueu a cabeça seguiu em frente, e permameceu firme.

Em uma de suas saídas para realizar trabalhos destinados a empresa que até então trabalha, na hora do almoço, em um restaurante no bairro de Sete de Abril, o telefone toca. No outro lado da linha, uma surpresa, era um dos grandes nomes da sua profissão que o ligara naquele momento e te informando que em breve ele seria chamado para trabalhar na empresa que sempre sonhou e que era para ele ficar tranquilo que iriam te ligar pois a indicação era dele. Que sorte, conseguiu um "padrinho" sem nem o conhecer. Nesse momento começa a EUFORIA!

Chega o tão esperado dia e o telefone toca. A ida até a empresa é tranquila e feliz. A alegria transbordava sobre os olhos desse homem, parece que o grande dia chegou. E chegou! Numa primeira conversa, foi lhe apresentado a empresa, tudo como ele sempre sonhou. Após o 1º contato, a esperança de ser contratado.

E aconteceu. Foi chamado e um sonho estava "sendo realizado". Porém, não sabia o chão que iria pisar. Tudo começa com a carga horária, o horário e o salário, se é que se pode chamar de salário o que lhe foi oferecido. Carga de 10 horas diárias (O DOBRO EXIGIDO PELO SINDICATO), das 10h às 20h(TRABALHA NOS TRÊS TURNOS. NÃO TEM VIDA FORA!) e mísero salário de R$600,00. (METADE DO QUE É EXIGIDO PELO SINDICATO). Não é reclamação sobre o salário, mas sim, para o tamanho, a importância e a verba que gira em torno dela, então, isso não pode ser considerado salário. Começa ai a FRUSTRAÇÃO! Mas tudo bem, o que vale é começar a trabalhar na área e mostrar serviço.

Já lá dentro, percebemos o quanto os funcionários atuam desanimados, tamanha a INFLEXIBILIDADE da empresa com relação a eles. Como é bom de conversa, fez logo amizade com todos, principalmente com o pessoal da limpeza, geralmente, os mais necessitados e que trabalham demais e não ganham PRATICAMENTE nada. Vocês acreditam que mesmo tendo plano de saúde, a empresa não permite que seus funcionários sejam consultados durante a semana!! É, só pode aos sábados. ENTÃO, NÃO FIQUE DOENTE DURANTE A SEMANA, SOMENTE AOS SÁBADOS. QUEM ESTÁ MANDANDO É O CHEFE! Nem venham com atestado de comparecimento que eles não aceitam. Você trabalha, mas, não ganha o dia.

As DECEPÇÕES começam a partir desse momento! Primeiro assinam sua carteira em uma função que não o pertence. Segundo, seu trabalho é exigido em demasia e você não tem ânimo para executa-lo, afinal, a empresa mostrou que não respeita seus funcionários. Terceiro, existe mania de perseguição e muitas vezes utilizam do poder para querer passar por cima. Quarto, o pior de todos, o pessoal da limpeza, recebe menos de 300 reias POR MÊS. Desculpa, mas, isso para mim é esmola.

Então, é um conto de fadas que já virou pesadelo. Tudo bem que na vida, iremos encontrar barreiras, pessoas estupidas, ditadores, pessoas que querem apenas se beneficiar. Mas, com muita luta, força, coragem, isso será superado e essa será mais uma provação.

A REALIDADE vem agora! Acredito que muitas empresas ainda não aceitam o fato de a escravidão ter acabado. Essa empresa e as lojas que ficam em shoppings usam o "salário" como enganação, mas, na verdade o que ocorre é uma ESCRAVIDÃO REMUNERADA, melhor termo que encontrei para me expressar.

Todos nós começamos de baixo. Caimos, levantamos, choramos, sorrimos, mas, sofrer humilhação e se rebaixar para ver neguinho utilizando dos seus serviços para se beneficiar, colocar gasolina no carro, ir para casa seguro e ir dormir, isso não pode. Enquanto isso, você rala 10 horas por dia, corre o risco de assalto ou outros males que a noite oferece, e ninguém faz nada, apenas exploram, exploram, exploram e querem te ver bem feliz batendo o ponto no dia seguinte

Espero que Deus ilumine a cabeça desses "chefes" e que eles possam refletir sobre suas atitudes. Todos nós somos iguais perante a Deus e somente ele é capaz de julgar e definir quem é quem na Terra. Status não é nada perante a nossa capacidade de agir, de ver o mundo e principalmente de RESPEITAR O PRÓXIMO.

Desculpa a todos, mas, precisava desabafar!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Do limite em diante!!!!!!

Caros Amigos internautas!



Concordante com a avaliação do companheiro colunista Thiego Souza, não nos deteremos neste comentário a tecer avaliações sobre o primeiro turno no estilo em que o jovem jornalista fez tão bem. Preferiremos, abordar a necessidade de melhor performance do rubro-negro para o alcance do G4 e sua permanência lá. Diante mão, pensamos que este objetivo é muito ambicioso e que será dificílimo alcançá-lo, mas possível. Digo por que?
  • As equipes tradicionalmente de ponta já estão estruturadas, com padrão tático definido, elenco grande e com certa qualidade;
  • Têm a seu favor o aspecto psicológico do que é jogar sobre grandes pressões quando atuam fora de casa e sabem pressionar os adversários quando jogam em seus domínios; o que possibilita uma constância, estabilidade e consequentemente o somatório de pontos;
  • Não temos a simpatia das arbitragens que para cada um erro em favor do Vitória paga-se com três equívocos capitais contra o rubro negro (vide matéria em que Thiego aponta detalhadamente os erros contra nós, determinantes em alguns casos da não conquista de pontos);
  • A cobertura midiatica nacional tendenciosa, reserva-se a atender interesses privados de clubes e investidores, como exemplo mais recente temos o empate no jogo Aval e Corinthians ontem pela série B. No site globo.com tem estampado " Corinthians deixa Avaí empatar..."
  • Ainda sobre o fator espaço, há uma grande vantagem para os clubes que se situam em estados que têm vários representantes no torneio como o caso dos clubes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, tanto no aspecto de preservação do estado físico dos jogadores, como na diminuição dos gastos econômicos dos clubes e principalmente por jogarem um maior número de partidas praticamente "dentro de casa";

Dito isso, imaginamos batalhas homéricas dentro e fora de campo . A direção rubro negra e a Federação Baiana devem demaracar o tempo todo sua presença e atenção. Infelizmente no mundo dos esportes às vezes ganha-se e perde-se antes mesmo da peleja acontecer. Dentro de campo o time que amadureceu bastante no primeiro turno , tem ótimas opções na reposição, até porque ainda há vagas na titularidade do Vitória ( Lateral direita e esquerda, meio campo e ataque) precisa avançar em maturidade no sentido de ampliar a leitura do jogo durante o jogo. Considero ousado, plástico mas nem sempre eficiente nossas investidas ao ataque sem reservas ou preocupação em levar gols, quando jogamos fora de casa. não estamos fazendo defesa de retranca, o que queremos dizer é que o equilíbrio em campo poderá nos ser frutíferos em relação à pontuação no campeonato. Não podemos esquercer que para figurar entre os quatro primeiros neste turno , não foi suficiente o aproveitamento de 56% dos pontos disputados. É preciso manter a performace me casa e ganhar mais pontos fora.

Queremos encerrar este comentário expressando nossa satisfação com a postura da comissão técnica do Vitória e em especial ao Vagner Mancine, que um dia nos feriu de morte quando entregou o jogo contra o Bahia no Barradão ( vide arquivo fomedoleao) e que soube dar a volta por cima com um trabalho ético e competente. O que precisamos no futebol baiano são de posturas similares. Recentemente disse NÃO bem redondo às pretensões de especuladores em levá-lo daqui. Isso passa segurança , desfaz qualquer tipo de dúvida que por ventura possam pairá no grupo de jogadores, na torcida e na imprensa. Mancine parabéns pela postura digna de ser o nosso treinador.

A nova geração e nova era rubro-negra tem que prezar pela transparência, democracia, tranquilidade e sabiencia de que juntos somos muito fortes e temos condições de fazermos um excelente campeonato.





Até mais!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Raio-x do 1º turno



Surpreendendo até mesmo os mais otimistas, a campanha realizada pelo Vitória no 1º turno do Ccampeonato Brasileiro foi de animar qualquer leigo em futebol.

Do início preocupante ao meio empolgante. Foi assim que a torcida e a própria diretoria do Vitória viveram essas primeiras 19 rodadas.

Com atuações empolgantes, alegres, para cima, com alguns revés(normal para qualquer clube), mas, hoje podemos dizer que somos fortes candidatos a uma vaga na Libertadores, e não fortes candidatos ao Rebaixamento, como muitos pessimistas acreditavam. Pensar em título é pretensão demais, porém, quem sabe a gente consegue esse feito?

Ao longo de 19 partidas, somamos 32 pontos(o dobro dos pontos feitos pelo América/RN em 2007 e vergonhosamente rebaixado). Foram 10 vitórias, 2 empates e 7 derrotas. Foram marcados 30 gols, dando uma média de 1,58 por partida. Levamos 21.

A maior goleada aconteceu no último jogo, 5 x 0 contra o pobre e fraco Vasco. Tivemos outros resultados expressivos, como, 5 x 2 no Botafogo, 4 x 0 no Figueirense, 3 x 0 no Goiás. Em contra-partida, fomos derrotados pelo fraco Ipatinga, lanterna o campeonato inteiro por 2 x 0, e para os poderosos São Paulo (3 x 1) e Palmeiras (3 x 0).

O artilheiro da equipe é Dinei, com 8 gols. Ramon vem logo em seguida com 7. Mas, o jogador considerado chave da equipe sem duvida é Marquinhos. O atleta concorre ao prêmio de jogador reveleção da Série A.

O campeonato entra no turno decisivo. O Vitória deixou de ser surpresa e virou revelação, metendo medo nos adversários, que agora entram com mais cautela. Se mantiver o mesmo nível do 1º turno e conseguir conquistas mais 32 pontos, teremos no minímo 64, o que nos garante certamente uma vaga na Libertadores em 2009.

Força Vitória!!!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Não se pode contar sempre com o azar dos outros

Nas últimas rodadas do Brasileião, percebemos o quanto a sorte anda rondando os "apostadores" Rubro-Negros. Mesmo com as duas últimas derrotas consecutivas para Grêmio e Palmeiras, o Vitória manteve o 5º lugar. Sorte nossa ou azar de quem não conseguiu superar?

Na 17ª rodada, o Flamengo tinha tudo para assumir o 6º posto e superar o Vitória, para sorte nossa, o time Carioca foi derrotado em casa e não conseguiu. Porém, perdemos para o Grêmio e a posição se manteve intacta.

O grande problema começou na última rodada. Fomos mais uma vez derrotados, porém, continuamos em 5º. Muita sorte! Porém, agora a realidade já é completamente outra, pois, quem estava abaixo encostou e quem estava em cima está se distanciando. Um resultado negativo contra o Vasco pode colocar o Vitória até em 8º lugar, porque seus concorrentes diretos, Coritiba, Flamengo, Botafogo e Sport jogam. Se vencer, pode voltar para 4º, mas depende de uma derrota do São Paulo.

Nessa última rodada, o Vitória não caiu mais posições porque foi beneficiado com a derrota do Flamengo e não teve um prejuizo maior porque o São Paulo foi derrotado pelo Fluminense e manteve os 30 pontos.

Nessa última rodada, a sorte deixará de existir em caso de derrota, já que o Vitória certamente será ultrapassado por alguém, principalmente por Coritiba e Sport, que se enfrentam. Então é torcer muito e pedir para que Coritiba e Sport empatem, o São Paulo perca para o Goiás, i Flamengo seja derrotada pelo Atlético/PR e Botafogo e Palmeiras empatem.

Confira a tabela até o 9º colocado e as partidas da última rodada do 1º turno:

1 - Grêmio 38 pts
2 - Cruzeiro 36 pts
3- Palmeiras 34 pts4- São Paulo 30 pts
5- Vitória 29 pts
6- Coritiba 29 pts
7- Flamengo 28 pts
8- Botafogo 28 pts
9- Sport 27 pts

Sáb, 09/08/2008
18:20 São Paulo x Goiás
18:20 Flamengo x Atlético-PR
18:20 Atlético-MG x Grêmio

Dom, 10/08/2008
16:00 Coritiba x Sport
16:00 Vitória x Vasco
16:00 Botafogo x Palmeiras
16:00 Portuguesa x Cruzeiro
18:10 Internacional x Figueirense
18:10 Náutico x Santos
18:10 Ipatinga x Fluminense

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

E segue o preconceito contra os Baianos

Amigos Rubro-Negros,

Venho mais uma vez escrever sobre minha indignação com outra atitude preconceituosa, discriminatória e sem criterios da toda poderosa Rede Globo.

Na edição do Bom Dia Brasil do último dia 31/07, foi ridicula a atuação do apresentador Alex Escobar ao mostrar aos telespectadores a classificação geral do Campeonato Brasileiro depois da realização da 16ª rodada. O "jornalista" com todo seu poder de narração, ao citar os clubes, fez questão de esquecer o Vitória, já que para eles, o nosso Leão não devia estar ocupando o 2º lugar na tabela, é uma "formiga" no meio de elefantes, por isso fica invisivel.

Por não ser a primeira vez que emissoras de televisão se mostram preconceituosas quanto ao futebol Nordestino, fica cada vez mais difícil ter a dimensão do quanto a Globo vai lutar para prejudicar o Vitória e colocar o São Paulo ou o Palmeiras no seu lugar. E a Globo tem poderes para isso, já a exclusividade dos jogos é sua, então, A MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS TAMBÉM.

Deixamos de ser "sensação" e passamos a ser temidos pelo adversários. O Vitória está mostrand que com muita humildade, garra e fé, pode continuar sua caminhada rumo ao grande objetivo, o título, mas, se vier a Libertadores, está tudo ótimo. Afinal, para os criticos e para os "excelentes" profissionais que fazem o esporte Nacional, o Rubro-negro era um dos favoritos ao rebaixamento.

PS.: NÃO IREI MOSTRAR O VÍDEO POIS SOU BAIANO, TORCEDOR DO VITÓRIA E ME SINTO DISCRIMINADO VENDO AQUELE JORNALISTA ATUAR DE MANEIRA TÃO PÍFIA E PRECONCEITUOSA.

Força Vitória!!!