sexta-feira, 30 de maio de 2008

Apetite de Leão!!!!




Amigos Internautas,



Para os que pensam em Vitoria garantida diante do Ipatinga em Minas Gerais no próximo domingo dia 01.06 pelo fato do time ocupar a ultima colocação do Brasileirão,engana-se redondamente.É o mesmo que pensar que o Cruzeiro, também de Minas, é imbativel por ser o líder do certame.

Estamos apenas iniciando a quarta rodada do campeonato, todos os times estão vivendo fase de arrumação da casa, inclusive os chamados favoritos ao título. O ipatinga tem apenas um ponto ,mas conquistado fora de casa frente aoGoias. O time está numa crescente o que amplia a importancia de vitoria sobreo Vitória.
Contudo,do meu ponto de vista,a equipe rubro-negra encontra-se também numa ascensão importante, comos jogadores motivados a conquistarem seus espaços dentro do time e focados na compreensão queconseguirão a titularidade jogando bem e vencendo os jogos. Penso que mesmo sendo fora de casa , o Vitória entra em campo no domingo com amplas condições desuperar o Ipatinga e avançar ainda mais na competição. Nãovejo favoritismo,mas vejo totais condições de os rubros-negros imporem seu ritmo e vencer no Ipatingão.


Tradicionalmente o Ipatinga não conta com o apoio massiço de sua torcida e me parece nãoter na parceira com o Cruzeiro na primeira divisão mesmo respaudo e investimento em relação aos brasileiros disputados na terceira e segunda divisão. O time é muito limitado e terá dificuldades no ano. O Vitória, precisa entrar em campo determinado a vencer, atento às investidas de quem busca sair da incomoda situação de lanterna, aproveitando essa pressão emocional do Ipatinga e dela se aproveitando. Para mim a melhor maneira é impondo o jogo desde sempre, com marcação forte e no campo Ipatinguense,postura serena e objetiva.Aquelahistoria de, sem a bola todos marcam e com ela ser ousado mas não inconsequente.


Nada está garantido, não tem essa de favas contadas. Até porque quando oFugueirense veio a Salvador na semana passada era oVitoria que tinha 1 ponto e ocupava as ultimas colocações.E o resultado qual foi? Goleada rubro-negra com direito a ter confiança na equipe para o jogo deste final de semana.



Abraços e até mais!



SE EU ESCALASSE



Viafara,CarlosAlberto,Leonardo, Anderson Martins e Cordeiro;Vanderson,Renan,Jackson eRicardinho,Dinei e Rodrigão.

E, SE VOCÊ ESCALASSE????

quinta-feira, 29 de maio de 2008

A arte de jogar enquanto o jogo rola





Caros amigos internautas,

A tabela do campeonato brasileiro tem oferecido ao técnico Mancine condições favoráveis para a preparação da equipe. É verdade que salvos os clubes que ficaram mais tempo na copa do Brasil ou na Libertadores, todas as demais estão gozando deste tempo para se preparar, contudo isso não retira do profissional rubro-negro a competência de ir num ritmo acelerado, dando "cara" ao time que comanda. Uma perfil de time de futebol que me agrada muito. Aguerrido, auto-estima elevada e séria em campo. Um perfil de time que tem o ímpeto exigido pelo exigente torcedor do leão.


Tais elogios também não significa que está tudo bem, não. O torneio é longo e talvez tenha como maior exigência a maestria da condução de um grupo tão igual quanto o nosso. Administrar vaidades, sendo humilde não é tarefa fácil. O Vitória esta formando um elenco muito competitivo, Mancine tem boas opções e "SE" consegui manter o grupo motivado com apresentação de critérios coerentes, penso que esse ano teremos muitas alegrias com o time.


Faz algum tempo que não vejo uma formação de meio de campo tão disputada e com qualidade como agora no inicio da temporada, se não vejamos. Temos para cabeça de área: Renan, Vanderson e Ramires; meias: Jackson, Ricardinho, Ramon, Rafael, Bida, LeandroDomingues, Marquinhos,Marco Antonio, Heverton e os meninos da base. "SE" todos estiverem motivados e buscarem identidade como projeto de Mancine e da torcida, não ficaremos com receios nas substituições eventuais, seja por opção técnica ou tática, seja por contusão ou mesmo cumprimento de penalidades.


Na defesa,nos parece que a meta está mais segura com o Viafara, Penso que Ney infelizmente deveria buscar outra equipe, Mancine assumir a Ascenção do goleiro da base e buscar um outro nome que faça jus a tradição de grandes goleiros que passaram pelo Vitória. Nas laterias, Urgencia de novo ala esquerdo. Não podemos deixar cair a qualidade do setor na ausência do Cordeiro.Na direita, seria um sonho compactarmos as principais qualidades dos nossos.A boa marcação do Marco Aurélio e a capacidade ofensiva do Carlos Alberto. Se tivermos um muito bom na base, não precisaríamos contratar,caso contrario, o Vitória não pode perder tempo. Na Zaga, assistimos a um crescimento vertiginoso do Anderson Martins e a regularidade e liderança do Leonardo, contamos ainda com o Batatais, também com créditos, apesar das suas ultimas apresentações lhe comprometerem. Não consigo enxergar no Walace e nem no Vitor ainda um quarto grande nome, daí que penso que precisamos de mais um otimo zagueiro,alguém que venha para brigar pela posição, que passasse confiança para o torcedor. Ficando apenas um entre os dois garotos citados oriundos da base.


O nosso ataque ampliou um pouco suas opções. O Dinei, demonstrou qualidades para se efetivar como titular, rápido, de boa movimentação, aguerrido, com presença de área e também de boa condição para assistência. Contamos com a juventude e desenvoltura de Marquinhos que guardada as proporções,"SE" bem cuidado pode funcionar para o nosso time como o Robinho funcionou para o Santos quando iniciara a carreira. Temos ainda Rodrigão, jogador de otima presença de área. O Adriano, lépido, criativo e goleador. O Muriqui, até aqui muito voluntarioso, mas não me pareceu uma contratação impactante quando entrou no campo da bola. Para este setor,contratações só acima da média como Nadson e Joãozinho.


Quanto ao Mancine e sua comissão, concluo como iniciei.Ele tem opções, tem elenco,"SE"não for capaz de tocar o barco com serenidade e coerência que contratemos alguém que possa.


Formar um grupo é um desafio que vai muito além de ter um bom elenco em termos de nome. Alías, já vimos este filme antes e não queremos reprise. Lembram?????


Amigos, as reflexões não têm intenção de desqualificar qualquer trabalhador que está no Vitoria, é um olhar pautado em uma leitura de conjuntura do futebol brasileiro,e de quem quer o Vitória forte sempre.

Abraços e até mais!!!!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Olho Vivo


Amigos internautas, Saudações Rubro-negras!

O futebol há muito tempo deixou de ser uma paixão nacional com nome e com sobrenome. A relação intima com os desejos e anseios do torcedor, foi se prostituindo na medida em que o futebol virou mais um négocio economico, cujo cafetão é o capital. O torcedor para gozar sua paixão, precisa se adequar às normas do prostíbulo. Lembro que até algum tempo atras futebol era programa de domingo a tarde, mais precisamente às 17:00. Era o horário do encontro entre os amantes no tempo de seu amor.

Os tempos agora são outros, desde que bilheteria não paga folha, o encontro dos apaixonados estão condicionados aos ditames midiaticos, empresarial, mercadológico. A jogada é bem simples. Dificulta-se ao máximo o namoro, jogo na terça a noite, quartas e quintas às 21:50, sexta às 20:30 e no sábado 16 ou 18:00h e, finalmente aos domingos às 16horas. Tradição????cultura????costumes????? nada disso conta se não paga a conta.

O Capital, sabedor da paixão, com olhos astutos arrebata do torcedor quase morimbudo até o seu ultimo tostão. Venda de canal fechado aumentou como uma solução.Ir ao Estadio ,desafio quase herculano, de tantos sacrificios paga-se até um milhão pois o que vale é ver o timão do coração, não importa que para isso saia no horario de malhação e só chegue de volta no corujão.

É... o capital não sofre por amor, porque não tem coração!!!!!!






domingo, 18 de maio de 2008

Um precioso ponto

Valeu o esforço, a raça, a dedicação. Mesmo jogando contra o atual todo poderoso Sport, na Ilha do Retiro, onde nunca ganhamos em Brasileros, depois de uma derrota e sendo a "zebra" da vez, nosso leão não se intimidou e mostrou que tem potencial para ir longe no Brasileirão. Esse empate foi para mim, extremamente importante para futuras pretenções.

Mesmo sabendo das limitações de um elenco que ainda não traz confiança, depois de ontem comecei a acreditar em um futuro feliz. O time vem demonstrando superação, força de vontade e determinação.

Estava com medo de Viafara, porém, ele me calou ontem e me impressionou, bela estréia. Anderson Martins jogou o velho café com pão e dessa vez não comprometeu, apesar de ter cometido um penalti claro no final do jogo. Jackson é o exemplo de garra do time. Rodrigão precisa abrir os olhos, não quero ver outro Índio na equipe, arrebenta no Baiano e some do Brasileiro.

Finalmente posso fazer um elogio a Mancini. Entrou com o time certo e soube mexer na hora correta. É preciso manter a mesma postura durante essa caminhada, desse jeito irei confiar em suas palavras. "Enxergo um futuro melhor para o Vitória."

Que ponto importante foi conquistado. Quebramos a moral do Sport que entrou como favorito e de quebra mostrou superação. Que venha o Figueirense, acredito no primeiro triunfo e sei que a partir desse jogo, iremos ter momentos de felicidade na competição.

Força Leão!!!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Da estréia ao Aniversário: O que esperar do Vitória


Caros amigos internautas!

Como esta semana foi muito corrida, resolvi escrever sobre dois grandes acontecimentos neste texto. A estréia do Rubro-negro no Brasileirão e a comemoração de seus 109 anos de tradição.

Sobre a estréia, é preciso forçar um pouco a memória e lembrar que em 2004, da euforia da pretensão de ser campeão da Copa do Brasil e de lutar finalmente pelo titulo brasileiro, fomos rebaixados para a segundona. De nada adiantou, chegada de jogador de helicóptero, formação de time de individualidades boas de bola e ótimo em vaidades, da arrogância e quase onipotência do Paulo carneiro, dos maus tratos e ilusão de grandeza ao torcedor. O fim triste foi piorado no ano seguinte com a chegada na sarjeta do futebol brasileiro, série C.

Das cinzas, surge do Caos uma nova organização, mais séria e com pés no chão, mais transparente e orgulhosa dos seus torcedores indistintamente de sua classe social. O Vitoria foi reagindo e reergendo-se, conquistando jogo após jogo o direito de voltar a série A pela porta da frente, sem estrelas nem coadjuvantes, todos atores de grandezas semelhantes. Iniciamos 2008 não só na série A do maior e mais disputado campeonato do planeta, como favorito para ganhar o baianão. O que acabou acontecendo!

Mas, o resultado da estréia no ultimo dia 12/05 acena para as evidências dos equívocos cometidos durante todo o primeiro semestre. O campeonato baiano do Vitória foi ruim, muito ruim, várias derrotas, time completamente desmantelado pelo "desplanejamento" estratégico na época do Vadão. Nos custou muito caro e em minha opinião ainda não acabamos de pagar esta divida. Vide o jogo de estréia.

Não estamos desconhecendo o valor do Cruzeiro como oponente, até porque, jogamos com um time que disputara no meio daquela semana vaga nas quartas de final da Taça Libertadores das Américas, contra o atual campeão deste torneio, o Boca Júnior. O Vitíria ainda desentrosado e sem padrão de jogo foi para a peleja na cara e na coragem. As vezes dá certo, mas quase sempre a organização e a regularidade se impõe. Reafirmando, não sei quanto tempo mais o Vitória pagará tal divida.

Mudando um pouco de assunto, um dia após o primeiro fiasco no campeonato, o Vitória celebra com muito orgulho seus 109anos de existência. Vocês podem conferir em alguns sites como: http://leoesdobarradao.my1blog.com/category/historia-do-clube/,ou no http://www.ecvitoria.com.br/ .

O Vitória responsável junto com o Bahia da paixão de milhões de baianos, detentores de uma rivalidade gostosa, entusiasmante e sadia. Enquanto em alguns centros a intolerância reina entre os torcedores e aqui é perceptível a história de AMODIO( Amor e Ódio) entre rubro-negros e tricolores, numa demonstração de completude e dependência afetiva. O Vitoria, que sempre escreveu sua história com altivez, tem nos tempos recentes colhido frutos mais doces para o seu torcedor apesar dos recentes descensos, temos vivido muito mais euforia e temos mais motivos de orgulho do que aflição. Nada nunca foi fácil para o Vitória e nem desejamos que seja, a conquista na lida dignifica seus Heróis.

O cenário é nebuloso, sem dinheiro, cheio de dividas, confisco federal e um time ainda desarrumado, enfrentando de inicio oponentes fortíssimos e mais bem estruturado. De onde vem forças para acreditar na superação em meio a tantas dificuldades? Vem do acreditar e reconhecer da torcida que aplaude o grupo de jogadores na estreia após a primeira derrota, dizendo ao meu ver recado explicito de que a lealdade rubro-negra ratifica que os torcedores estão com o time para o que der e vier.

Viva O Vitoria! feliz aniversário! A sua torcida aprendeu a ter uma auto-estima coletiva de espírito de campeão. Parabéns Leão de toda a Bahia. Eu sou um nome na história, eu sou Vitória de coração!!!!

domingo, 11 de maio de 2008

Um sinal de alerta

Pronto!! Vitória 0 x 2 Cruzeiro. Começou pra valer a nossa saga no Brasileirão 2008. Pena que fomos decepcionados logo de partida contra a nossa "matriz" de Minas. O nervosismo da estreia, a inexperiencia e a teimosia foram fundamentais para essa crucial derrota em nossos dominios.

Ficou mais claro ainda que estamos vulnevareis na defesa. Esse Anderson Martins é fraco demais, chega dá pena vê a criança em campo e o "padrinho" dele, que até hoje tento descobrir quem é, roendo até a cabeça do dedo.

E Ney, nosso "paredão"? Realmente a época já foi passada e a vez precisa ser de outros. Falhou no 1º gol, quase entrega um possivel 2º. Teve tempo de se redimir, mas, não confio em suas atuaões.

Vágner Mancini, por favor, é a 2ª vez que você apronta e erra. Armou o time novamente errado e mais uma vez fomos derrotados em casa devido a sua burrice e teimosia. Se você cair amanhã não vai fazer falta.

A preocupação e o alerta já veem a muito tempo, agora piorou. Não sou do tipo de falar: "ah, é o 1º jogo". Que se dane estréia, o importante é o resultado. Como perdemos, é preciso rever os erros e ajustar com urgência, afinal, o jogo contra o Sport já está batendo na porta, e outra derrrota seria uma tragédia.

Força Vitória!!

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Chegou a hora de rugir bem alto!!



Vai começar o principal campeonato do ano para nosso Vitória, o Campeonato Brasileiro Série A. Será um inicio de torneio marcado por duvidas, incertezas, pressões, angustias.

Uma pergunta me chamou a atenção e vou repassa-la: "Qual deve ser o tamanho do meu medo na série A?"

Se meu raciocionio começar pensando em Campeonato Baiano, cada jogo será uma incognita. Quando será que meu time irá jogar bem?

A base será a mesma, salvo algumas novas peças que aos poucos vão chegando. Precisam chegar para resolver e não para somar. Até agora, Viafara, Marcelo Cordeiro, Heverton, Muriqui e Dinei chegaram, ainda falta muito para termos uma segurança, mas quem sabe um milagre como o de 99 não acontece novamente e começaremos a pensar em ir longe?

Quem não lembra de alguns jogadores de 99? Fábio Costa, Baiano, Leandrinho, Fernando, Tuta, Claudio, Clayton, Toninho Cerezzo como técnico. Um time desconhecido que deu certo.

Agora, nosso elenco é uma base que ainda não confio o suficiente, tenho uma série de duvidas, mas acredito que possa vir a crescer ao longo da competição. Acredito que Ramon, Jackson, Heverton e Rodrigão serão as peças chaves desse time e que serão os grandes responsaveis pelo crescimento técnico do time inteiro(ô meu Deus, escutai as minhas palavras).

Vamos ter fé, acreditar, rezar, torcer e ir ao Barradão apoiar. Precisamos nos tornar o 12º e 13º jogador. Empurrar, incentivar, tornar nosso Leão mais forte e aguerrido. Ser Vitória é jamais jogar a toalha.

Força Vitória!!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

A MAIS EMOCIONANTE DECISÃO DOS ULTIMOS TEMPOS!!! DEU VITÓRIA


A mais emocionante decisão dos últimos tempos , deu VITÓRIA. Todos sabemos que o baianão está longe de ser parametro para um nacional, contudo, mesmo com todas as limitações, tem sido cosntruidos campeonatos criativos e disputado.

O presidente da Federação Baiana, Sr. Ednaldo Rodrigues é em minha opinião o melhor dirigente de todos os tempos do nosso futebol e o melhor do Brasil, pois consegue tirar leite de pedra. Transformar o campeonato com todos os requisitos de falência numa bela e organizada competição. Lembremos que fez isso com a dupla BAVI em queda livre no cenário nacional. Portanto, acredito que este Sr, merece todas as honras por seus sucessivos feitos frente a FBF.

Em se tratando da participação dos clubes no campeonato, no inicio , o VITÓRIA aparecia como grande favorito , não só por ter sido o ultimo campeão, mas sobretudo por sua ascensão à primeira divisão. Entretanto, logo também no inicio vimos o bahia muito melhor organizado em campo e construindo seu favoritismo jogo a jogo - foi líder por quase todas as rodadas -. do interior chegaram ao quadrangular decisivo de um lado a equipe mais regular e com futebol mais vistoso. O Conquista, e de outro o surpreendente Itabuna que garantiu vaga na ultima rodada.

Na hora da onça beber água, voltamos a assistir um equilíbrio entre as equipes por diferentes motivos para isso . O VITÓRIA, por tanto errar em seu planejamento se valendo da tecnica individual de alguns jogadores - Ramon, Rodrigão, Marquinhos - o Bahia confiando no padrão tático fechado e harmonioso, o Conquista na ousadia de tentar sempre e enfrentar com altivez seus adversários onde quer que o jogo fosse e o Itabuna buscando surpreender mais uma vez com o seu maior estrategista, o camandante Ferreira. Naquilo que era suas maiores apostas também foi em dados momentos suas fragilidades, todos sem excessão.

No 4 x 1 no BAVI, nem as estrelas do VITÓRIA superou a ausência de discernimento de seu técnico, em contrapartida, no BAVI seguinte a zaga do bahia entregou o jogo, O conquista sucumbe e se desintegra frente ao bahia, tanto lá em conquista onde teve postura covarde, como em camaçari quando foi engolido literalmente pelo rival, já o Itabuna, repetiu na primeira fase do quadrangular a pífea campanha da primeira fase do campeonato e na segunda cresceu e quis surpreender, contudo também na hora da onça beber água. levou nova goleada do VITÓRIA.

E sobre a emoção. Os quatro chegam no ultimo jogo com possibilidades reais de conquistar o título. A situação foi tão inusitada que o presidente da FBF precisou ficar fora dos estádios onde aconteciam as pelajas e só após a confirmação do campeão, poder ir de helecoptero encerrar a competição.

Os jogos prometiam e, logo logo foi desenhando mais um sensacional BAVI. Talvez pela primeira vez na história assistimos um BAVI por correspondência. Nunca tinha presenciado a torcida rubro negra vibrar com um gol do rival. Era tanta emoção que as vezes parecia que todos torciam no barradão para um time chamado BAVI. A contradição continua, quando o bahia empolgado ameaça o título rubro negro com seus gols, o que era vibração e coleguismo volta a ser tensão e revanchismo. O conquista precisava reagir sem contudo ameaçar como fez o Itabuna.

Minuto a minuto, jogada a jogada, o estádio inteiro aqui e provavelmente lá, os torcedores estavam aqui e estavam lá ao mesmo tempo. 48 segundo tempo 5X1 Vitória, 5X0 Bahia - mais um gol do bahia e a história seria mudada. Falta a favor de ambas as equipes nas proximidades da grande área. Tensão, nervosismo, angustia . Bola sem perigo aqui, bola sem perigo lá. Ufa! ta na hora de acabar. Acaba aqui primeiro , lá mais um minuto, Barradão, jogadores, comissão técnica, direção e imprensa apreensivos. quando soa o apito lá, silêncio e desolação para os tricolores e explosão de alegria como em deliciosos orgasmos múltiplos a torcida do leão desabafa e grita . BI CAMPEÃO!!!!

domingo, 4 de maio de 2008

Bi-campeão baiano!!

Confirmamos a tese: Senta que é de menta e agora chora!! Com muita garra, força de vontade, inspiração e um pouco de ajuda da defesa do Itabuna, goleamos, jogamos bonito e conquistamos o nosso 24º título baiano.

Vamos ser sinceros, o time ainda não é esse, está no caminho, mas ainda não é!! Peças como Rodrigão, Ramon, Marquinhos, Leonardo Silva, Renan, Danilo Rios, Ricardinho, Vanderson e Jackson podem ser aproveitadas na série A.

A campanha irregular ainda causa suspeitas, causa calafrios, a competição agora é outra, a série A não é brincadeira. Os times estão organizados e prontos para esses longos 6 meses de competição. O Vitória não pode ficar atrás e precisa correr e correr muito.

Mas, fico feliz e honrado de ter conquistado esse título de campeão baiano, afinal, cachorro que late demais não morde e no final, chorou. É rival, para quem foi líder o tempo todo, a queda foi maior e a vergonha também.

Parabenizo a todos que transformaram o sofrimento em título. Jorge Sampaio, Renato Brás, Vágner Mancini, vocês cumpriram o papel de vocês e merece méritos, mas, muito precisa melhorar.

No mais é isso!! Que venha o Brasileiro!

VITÓRIA, BI-CAMPEÃO BAIANO 2008
"Vi uma criança chorando e ela disse que sempre que o time do pai dela não ganhava o título, ele a maltratava. O nome dele era 'Ruyzinho', e ele me falou que não sabia como era ser bem tratado pelo pai, pois ia fazer sete anos e nunca tinha sido campeão",

sábado, 3 de maio de 2008

Procura-se um goleiro

Está aberta a temporada de caça do nosso Vitória. Depois de vermos as vergonhosas atuações dos nossos atuais arqueiros, Ney e Franga, ops, França, ficou claro e evidente que precisamos de um goleiro de verdade.

O que é um goleiro de verdade?

- É aquele jogador que não venha para somar e sim aquele que venha para dar resultados positivos.
- É aquele jogador que nos passe confiança, tranquilidade e segurança.
- É aquele jogador que mantenha sempre a mesma regularidade(que saudades de Fábio Costa e Felipe)

Meu Deus! Me arrepio todo quando a bola viaja até o gol, nunca senti tanta insegurança e medo em ver dois goleiros defenderam nosso gol, a barriga embrulha e dá logo um frio na boca do estomago.

Paro e penso como nossa safra de goleiros já nos renderam bons frutos: Dida, Fábio Costa, Jean e Felipe. Época em que me sentia tranquilo, pois, tinha a certeza que pelo menos no gol estariamos bem representados, estariamos seguros.

Não sei que tipo de insegurança é essa que imperou em Ney, nosso "paredão" tem rachaduras e ficou vulnevárel. Conseguiu ir do céu ao inferno em menos de 6 meses. Vai ter que se contentar agora com o banco. Espero que a diretoria acorde e traga um goleiro de verdade, Lauro é o mais cotado, se acertar, que venha e honre a camisa do nosso clube.

Ah, outra coisa para encerrar: França, pegue suas malas e vá embora!!

Força Vitória!!