segunda-feira, 28 de abril de 2008

Parabéns às torcidas!! A PAZ reinou e saimos vencedores!!!



Hoje estou feliz, mais feliz do que normalmente sou!! Afinal, depois de tanto chupar uva, dessa vez mandei os tricolores sentarem porque é de menta. O triunfo nos trouxe a honra, o orgulho e o amor de ser VITÓRIA!!

Fui à Feira ver o jogo e fiquei surpreso com o comportamento das torcidas, ambas as partes se comportaram bem e souberam transformar a festa em espetáculo. Há muito tempo que não sinto um clima de PAZ e tranquilidade ao caminhar à um estádio para assistir um BA-VI.

Graças a Deus vencemos por 3 x 0, devolvemos o CREU, demos de presente CHOCOLATE e ainda mandamos eles sentarem porque é de menta!! A dor é mais gostosa porque MENTA arde.
Ainda tive a sorte de ser fotografado por um veículo de comunicação impresso local antes do jogo, num clima totalmente de brincadeira entre ambas as torcidas. Isso que é torcer, curtir, saber fazer daquele momento, inesquecível. Se teve violência, eu não vi, nem quero saber! Lugar de animal briguento é na cadeia, na rinha de galo ou no Coliseu, onde os animais se degladiavam na época da Roma Antiga.

Mais uma vez, PARABÉNS as torcidas, a festa, o organização, a estrutura e principalmente ao meu VITÓRIA, que voltou a ser guerreiro, lutador, frio e soberano. E para encerrar não posso deixar de desabafar: Dancei o creu, me sacanearam, fizeram o maior auê, mas, "já que você provocou, agora experimenta, SENTA QUE É DE MENTA, SENTA QUE É DE MENTA. É tchaca, tchaca, vuco, vuco, quero ver se você guenta, SENTA QUE É DE MENTA, SENTA QUE É DE MENTA"!!!! Parabéns Leão!!

domingo, 27 de abril de 2008

PROVA DE FOGO!!!!!!!!!




Caros Amigos internautas!


Hoje, domingo dia 27 de abril de 2008, o Vitória tem sua maior prova de fogo do ano até aqui. Vencer esse BA-VI significa muito mais do que lavar a honra do vexame da derrota por 4x1 em pleno Barradão, é manter viva a chance de mais uma vez ratificar a hegemonia baiana nesta década. Nos anos 2000 já contamos com seis títulos (2000, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2007) contra apenas 1 do Bahia e mais 1 do Colo-Colo de Ilhéus. Por enquanto repetimos o feito dos anos 90 com as conquistas em (90, 92, 95, 96, 97 e 99).


Ainda assim, sobretudo após a dupla BA-VI ter mergulhado na sarjeta do futebol brasileiro nos últimos anos, confirmar a hegemonia será motivo de muita alegria e orgulho para o torcedor Rubro- Negro, do mesmo jeito que para os tricolores pode significar um estímulo para a campanha rumo a primeira divisão neste ano.


O fato é que o campeonato baiano que até pouco tempo era desprezado pelos dirigentes e parte das torcidas destes clubes, hoje é o título mais possível de ser conquistado no ano e por isso mesmo assistimos a tanta cobiças dentro e fora dos gramados.

O confronto das 16:00h, para o Vitória é uma decisão no sentido literal da palavra, uma vez que, se perder dará adeus á competição, enquanto para o Bahia a derrota não significará a perda do campeonato. As nossas expectativas para este jogo são diferentes daquelas externadas por nós, na semana passada. Hoje esperamos um jogo mais disputado, mais emocionante e mais ofensivo.
As equipes entram em condições técnicas desiguais, pois, se é verdade que o elenco rubro negro apresenta no geral melhores alternativas técnicas, por outro lado,é o Bahia quem tem demonstrado superioridade neste critério, respaldado sobretudo, com um eficiente e organizado padrão tático.

Apenas para ilustrar, o Vitória ainda estreia jogador a três rodadas do desfeixo da competição, enquanto que o torcedor tricolor escala seu time com os olhos fechados. Será que hoje assistiremos mais um nó tático de Comelli sobre Mancine? ou o Mancine se afirmará como treinador, ousado e destemido?

Enquanto a resposta não vem, convocamos o faro de gol do maior artilheiro das histórias dos BA-VIS, a entrar em campo e contagiar os atacantes rubro-negros. Falo de Juvenal, artilheiro rubro-negro dos anos 40 e 50, marcou 25 gols num tempo de hegemonia tricolor. Ele é o simbolo da resistência e da combatividade em situações difíceis. E é disso que o Vitória precisa para vencer o BA-VI. Raça, vibração e sentimento de superação.

A torcida rubro-negra invadirá o Jóia da princesa, e mais uma vez dará demonstração de amor ao clube, força positiva ao time e muita alegria nas arquibancadas.
Meus amigos, bom BAVI para todos!!!!!











sábado, 26 de abril de 2008

Para Feira eu vou!!

Feira de Santana, maior cidade do interior do estado e uma das cidades mais importantes e desenvolvidas de toda a Bahia. Esse será o destino de todos os amantes do futebol que irão acompanhar o último clássico estadual do ano, o famoso Ba-VI.

Esse ano será a nossa 2ª ida à Feira, na primeira passagem por lá, voltamos com a pulga atrás das orelhas porque perdemos por 1 x 0.

Muita coisa mudou, quer dizer, achei que mudou, pois ainda estou engasgado com o último vexame. Ainda bem que água quando passa não volta a mesma, então já foi superado.

Pórém irei preocupado, o Vitória irá entrar com Anderson Martins na zaga, "só de pensar me dá um arrepio". Acho que a mudança no gol foi benéfica, afinal, Ney anda inseguro e falhando constantemente. Boa sorte França!! Como não sabemos se entra André Silva, Marco Antônio, Bida ou Ramirez, quero de antemão desejar boa sorte e VONTADE DE VENCEDOR para aquele que entrar.

E outra, Mancini, não venha enterrar meu baba. Entrar com 4-5-1 é pedir para perder outra vez. O negócio para TENTAR GANHAR é entrar com 4-4-2 e mostrar que esse grupo tem capacidade de ir longe, mesmo com algumas deficiências. França, Marcos Aurélio, Leonardo Silva, Anderson Martins e Fernando. Renan, André Silva(Ramirez), Marco Antônio(Bida), Ramon. Marquinhos(Danilo Rios ou Diego Silva) e Rodrigão. Boa sorte a todos!!

Quero saber também de contratações. 3 nomes já foram anunciados(Dinei, Heverton e Luis Carlos), a diretoria prometeu pelo menos mais 3, espero que esses não venham com cheiro de pólvora.

E mais uma vez para Feira eu vou ver meu Vitória contra o Bahia de Feira!! Para todos que irão acompanhar seus times(tanto Vitória quanto Bahia), por favor, muito cuidado na estrada de ligação(BR-324). Nada de ingerir bebidas alcóolicas, drogas ou qualquer "merda" prejudicial. Vão todos em paz e com o pensamento único e exclusivo de brincar, curtir e torcer. Nada de violência! Vamos dar um basta nisso que já está enchendo o saco, afinal, Salvador já se tornou a 2ª cidade mais sangrenta do país, uma VERGONHA! Futebol é um esporte onde precisa imperar a paz e o respeito entre as torcidas. Quem perder, que aceite e quem ganhar, que saiba comemorar o triunfo. Sou mais VITÓRIA, mas, que vença o melhor!!

Força Vitória!!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

A nova fórmula do Dr. Mancini

Uma nova fórmula deverá ser utilizada pelo Dr. Mancini em mais um Ba-VI. Dessa vez o experimentado poderá ser o zagueiro Rafael Santos, que se recuperou de uma lesão e deverá ser o companheiro de Leonardo Silva no sistema avó do clube(pq vó é mais flexivel que mãe). Mas como no laboratório do Dr. Mancini somente ele sabe a fórmula, não se pode esperar nada do novo "El Loco" treinador do Vitória. Daqui a pouco ele inventa de última hora e ai meus amigos, "segurem a cabeça de mamãe".

No último domingo, o Dr. Mancini nos deu uma aula de como se PERDER um Ba-Vi. O problema foi que a fórmula dele deu certo e levamos 4.

Como já foi exposto anteriormente, Dr. Mancini fez de um clássico decisivo seu laboratório. Experimentou, inventou e errou e feio. Entrar em um Ba-Vi tenso com dois laterais improvisados, um meio-campista que nem treinou durante a semana, colocar um homem de armação de 36 anos para jogar de pivô(de costas para o gol) e com apenas um atacante, isso foi o mesmo que pedir para sair.

Minha preocupação é em saber se esse novo experimento dará certo. Uma dupla de zaga que nem treinou junto, nunca atuaram juntos, fico em pânico até para escrever. Outra duvida que me deixa pensativo: Diego Silva ou Marquinhos? Um já mostrou que não serve para nada(quero queimar minha língua), o outro é uma eterna promessa(espero que seja e nos ajude).

Domingo então possivelmente deverá ser o laboratório decisivo do Dr. Mancini. Se perder, possivelmente cai fora(espero que a direção tenha pulso de direção "profissional" pelo menos uma vez), se ganhar será méritos, se empatar, de nada adiantou. Agora é torcer, esperar e rezar muito.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

VÊXAME RUBRO-NEGRO


Amigos Torcedores!


Para quem leu nosso ultimo comentário antes do BA-VI, deve lembrar que ali chamávamos a atenção de todos para o que julgávamos temeroso e frágil na equipe do Vitoria para esse jogo. Parece que prevíamos. Já vi muita coisa em BA-VI, tempos em que o Bahia era senhor das ações , que o Vitória já entrava em campo tremendo feito vara verde e a expectativa girava em torno de quanto e como o time perderia o clássico. Vi outros tempos, tempos do revés rubro-negro, agora era o Bahia que entrava em campo acuado, desmoralizado e abatido. Foi assim na maior parte desta década.


Ontem, tive a sensação de que adormecia e vivia os pesadelos do passado. Um aglomerado desorganizado em campo sendo impiedosamente massacrado pelo adversário. os gritos de "OlÉ" já ecoavam no Barradão ainda no primeiro tempo.

Existe uma expressão no futebol que se aplica bem ao que vimos ontem, mas em sentido contrario ao Mancine. "jogar para contrato", no caso do técnico foi "jogar para sair", e ele fez muito bem esse papel. Se não vejamos:


O que explica as mudanças radicais promovidas pelo técnico , não só no sistema tático da equipe como nas funções a serem desempenhadas pelos jogadores? Sr. Mancine, de pouca experiência como técnico, mas com larga experiência como jogador deveria saber que um grupo assume uma postura tática diferente com êxito, quando treina exaustivamente para tal e se tem um conjunto harmônico. E o Vitória não tinha nenhuma coisa e nem outra. Ou o técnico esqueceu que quando ele chegou aqui essa foi uma de suas observações? Por acaso em uma semana de treino, com várias dúvidas, muito reme reme, imaginaría-se que o grupo assimilaria com maestria? O resultado, Sr.Mancine, escancarou-se no campo do jogo, 4 X 1.


A sua postura foi ao meu ver irresponsável, você e nenhum técnico têm o direito de expor o clube e a torcida a tamanho vexame. BA-VI não é espaço para laboratório Sr. Mancine, ainda mais faltando quatro rodadas para encerrar o campeonato. São mais de 90 anos de tradição.


O que assistir foi a capacidade de um técnico em anular a sua equipe e entregá-la de bandeja ao adversário. Foi capaz de retirar do grupo o que individualmente e coletivamente se tinha de melhor. A disposição para guerrear e as competências técnicas de seus principais jogardores. Jackson, que passou uma semana inteira no D.M deveria provavelmente assimilar o que Mancine queria por osmose. Entra em campo posicionado centralmente, não desenvolvendo o lado direito do campo como vinha fazendo muito bem nos jogos anteriores, assim foi que o Vitória conseguiu marcar muitos tentos. Como atuou, além de debilitado fisicamente foi presa fácil para os gigantes do meio de campo do Bahia.
Ramon Menezes, tem como principal característica desde que iniciou sua carreira servir ao ataque vindo de trás carregando e distribuindo a bola, portanto atuando de frente para a defesa adversaria. O que aconteceu ontem? Ramon jogando entre a zaga do Bahia de costas, mais uma facilidade dada ao adversário. na lateral direita brigou-se tanto par se ter um lateral de oficio e voltou-se a improvisar um jogador que é meia de origem. Resultado, inaugurou-se a avenida Wiliams Santana e o Bahia por ali chegou fácil, fácil. Monta-se um esquema de 3-5-2 com uma zaga já atabalhoada com dois, imagine com três zagueiros. Durante todo o tempo em que formou assim , os três zagueiros brigavam por dois espaços na zaga, resultado: espaços a vista aos tricolores eram insistentemente oferecidos, falta de cobertura nas laterias e mais avenidas inauguradas, Batatais, Martins...


Isso sem contar com a troca de função de Bida, utilizado por toda temporada como segundo homem no meio, entra em campo com sua indiferença carcteristica para fazer a função de terceiro homem anulando-o e de quebra anulando também o Marco Antonio que por carcterística chega bem na frente e temina o jogo com frente de zaga. As investidas do ataque, Diego Silva, sinceramente... não marca, não passa, não conclui, não se posiciona na área. Substituição, entra quem em seu lugar? Marcelo!, não este é centro avante de oficio e vai dificultar as coisas para o Bahia. Então torcedor, "chupa que é de Uva", entra Ricardinho, o meia que resolveria o problema de golear.


O técnico Mancine é quem resolveu todos os problemas para o Bahia. Desmantelou o ímpeto de marcação que existia no time, mesmo com toda deficiência visível, e pior castrou o potencial ofensivo da equipe. Parabéns Mancine. Você deu bem seu recado. "jogou para ser demitido". Espero apenas que Jorginho Sampaio tenha entendido esta sua DIRE"I"TA.


SOBRE O BAHIA


O time está de parabéns porque sobre aproveitar com inteligência a debilidade da galinha morta que enfrentou ontem!!!!


ESPETÁCULO A PARTE


A torcida " OS IMBATÍVEIS" deu um show a parte ontem. A leitura que fiz foi que indiferentes à humilhação em campo e ao desrespeito tático do Mancine. A torcida disse a todos que primeiro, ela é a dona do território e que não esta disposto a entregar para ninguém, muito menos para a BAMOR. e segundo, deu mais uma prova de que o Vitória precisa ser grande na mesma proporção que o seu torcedor é. Parabéns aos Imbatíveis. Mostra de força pela arte, pela alegria, pelo coração ferido mas orgulhoso de ser rubro-negro. Ao invés de violência corriqueiramente vista nas reações dos torcedores em todo o mundo. Civilidade. Flair play



Ruge meu Leão: "miau"...

Foi tão feio que tive que beber e acordar com dores de cabeça para ver se esquecia. Que fenômeno anormal foi aquele visto ontem em nosso antigo santuário? A vergonha foi tanta que nosso leão tentou se esconder, porém foi massacrado pelo Bahia. Ai minha cabeça... Vitória 1 x 4 Bahia.

Ai me questiono: O que Mancini quis inventar ontem? Concordo plenamente com o que foi dito pelo professor Bira em diálogo comigo ontem(20/04) a noite: "Mancini nos deu uma aula de como perder um Ba-VI".
Uma escalação completamente errada, com jogadores atuando em posições nas quais não são acostumados, tirando completamente as chances de desenvolvimento técnico dos atletas. Se eu tenho que parabenizar alguém, parabenizo Vanderson, que precisou ser expulso para mostrar a todos que o bicho estava pegando e se não fizesse aquilo com certeza o vexame seria maior.

Agora tenho que aguentar as gozações de meus amigos tricolores, "créu", "chupa que de uva", "vamos dar a volta no lixo". Mas vocês merecem, afinal, ganharam devido a péssima arrumação tática do Vitória, porque de bom o Bahia só tem a zaga e Elias.

Como já percebemos, Ney já deu o que tinha que dar, Willians Santana pode ir pro Atlético/PR(boa viagem), Anderson Martins tem que ter o mesmo destino de Gustavo, retornar aos juniores, Bida já podia ter caído fora a muito tempo, Ricardinho foi só mais um em campo(você joga muito mais do que apresentou ontem).

Mesmo de cabeça quente, tenho que reconhecer o triunfo do Bahia, jogaram o feijão com arroz e se deram bem, tem uma dupla de zaga que me inveja(quem não gostar que me critique), um técnico estrategista e que sabe ganhar jogo e uma torcida fora de série.

Mais ainda acredito no Vitória. Ainda faltam disputar 9 pontos, temos 3 atrás do Bahia, precisamos vence-los no domingo e tentar ganhar do Conquista no Sudoeste. Enquanto a esperanças, acredito no meu Leão!!

sábado, 19 de abril de 2008

TEM JORNALISTA NA ÁREA E SE DERRUBAR ... É PENALTY



Amigos internautas e Rubro negros de plantão. Farei uso breve mais intenso em sentimentos de felicidade e orgulho para na véspera do ultimo BA x VI no Barradão do ano, parabenizar ao mais jovem jornalista baiano, Thiego Souza por sua formatura no dia de ontem. Foi uma cerimonia linda, digna de seu esforço e merecimento. Quem ganha com isso? todos nós!

Nós, familiares por ver nosso bambino alçando vôos altos e construindo caminhos em sua longa caminhada na vida com dedicação , compromisso social e valores éticos pautado no respeito à vida e a dignidade Humana.

Ganha também o jornalismo, pois desde o inicio de sua carreira já demonstra que não está nessa para reproduzir condutas reprováveis no jornalismo brasileiro. Ele se pretende mais um entre poucos com credibilidade publica no pais e no mundo.
Meu querido sobrinho e afilhado de coração! peço a Deus que te abençoe e ilumine e que você possa a cada dia quebrar uma lança, se realizando ao realizar intervenções criticas e sensíveis no meio da profissão que abraçou.

Aos jogadores do Vitória. Vencer o BA X VI será um maravilhoso presente. Assim a festa estará completa.
Com meu carinho.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Emoções a vista!!!


Olá torcida rubro-negra e internautas!!!!!!

BA-VI, um dos classicos mais tradicionais e charmosos do Brasil. BA-VI, de tantas boas recordações, num tempo mais remoto para os tricolores e num tempo mais contemporâneo para os rubro-negros. O VIxBA que se aproxima vem com recheio especial de dúvidas e incertezas, tanto no que diz respeito às pretensões de ambos no campeonato sensacionalmente indefinido, quanto a própria participação do Vitoria neste confronto.

É triste, mas é preciso lembrar que no estadual o Vitória perdeu duas vezes seguidas para o rival, sendo uma delas dentro de casa. Nas oportunidades, o Bahia estava com um time mais equilibrado e de certa forma era o favorito, mesmo sabendo que em grandes rivalidades o inesperado é ingrediente esperado. E agora, como estão ambos para o decisivo confronto?

Em minha modesta e despretensiosa opinião o quadro não se alterou muito. Admito entretanto, ser visivel a ascensão do Vitória, que se reforçou e demonstrou melhor padrão de jogo e postura em campo, e enquanto a tranquilidade não vem, vem sobrando disposição.

Tal disposição contudo, não nega a continuação de alguns problemas crônicos: Estamos no final do certame e não conhecemos o time na ponta da lingua. Laterais indefinidas e improvisadas. Ventila-se agora, Wilians Santana na direita e Ricardinho na esquerda. Alteração na composição do meio, possibilidade de estréia de Renan e indefinição sobre Jackson, na frente, ausência desalentadora de Rodrigão - detentor de marca estimulante - seis jogos em seis gols - além da não afirmação de nenhum outro atacante.

É baseado neste contexto que nossa apreensão faz coro com os amigos rubro-negros. Será que com tantas alterações, estreias e duvidas, o Mancine vai mandar a campo uma equipe capaz de superar a fortaleza defensiva do Bahia e ainda levar menos gols do que faz? Vejam bem meus amigos, falo de levar menos gols, porque a insegurança é tanta no sistema defensivo que já esperamos levar gols. Só para lembrar, nos últimos dois confrontos foram nada mais nada menos do que nove tentos contra a meta rubro-negra.

Temos ainda outros problemas de ordem individual no elenco. Ney e Batatais de regulares a instáveis, fazendo coro com o Anderson Martins, detentor deste título na temporada. A irritante e desrespeitosa indiferença de Bida, que também pode ganhar a posição pelas circunstâncias e não por mérito, somado com o cansaço que se abate em Ramon Menezes após os 30 minutos do segundo tempo, compromete muito a questão da combatividade e atitude que tanto Mancine defende. A apreensão é a consciência que este quadro não se modifica abruptamente da noite para o dia.

Quanto ao Bahia, manteve-se numa constante no campeonato, costumo dizer que é um time de 11 jogadores, suas limitações numéricas e de qualidade técnicas notorias tem sido neste campeonato suprida com a obdiência tática e senso de coletividade dos jogadores. Daí, então significa que já ganharam o jogo?
Absolutamente, apenas penso que o Bahia chega um tanto quanto mais arrumado em campo que o Vitoria. Quais são as chances rubro-negra? Todas, pois tem um elenco mais capacitado tecnicamente e ao encarnar a postura demonstrada ante o Paraná, certamente terá grande chances de êxito. Minha expectativa é de um jogo truncado no meio campo, tenso, mas leal, de muita disposição física e pouca técnica.

A maior possibilidade de superação dos rubro-negros ante a tantas adversidades, além da aplicação dos jogadores e da lucidez do técnico, emanará das arquibancadas num espetáculo bonito e exemplar de como ganhar um BA-VI. A torcida do Vitória já se acostumou a fazer fervilhar o barradão e fazer tremer times e torcidas adversárias.

Domingo, todos os caminhos levam ao santuário Rubro-negro. E a nossa torcida é de um excelente clássico, dentro e fora de campo , com arte e não violência, com a alegria própria do baiano.

Vamos Lá VITÓRIA!

quarta-feira, 16 de abril de 2008

A nova missão Rubro-negra

Vendo a atuação da nossa equipe, me orgulho bastante de ver que em 27 jogos fizemos 62 gols, que média excelente. Por outro lado, nossa zaga hein??!! Por isso lanço a nova missão do Vitória: Não levar mais gols e principalmente no Barradão.

Segundo a própria história do Vitória, nunca tivemos uma zaga para falar: Nessa eu confio!! Todas as que por aqui passaram (até onde minha memória alcança) só deram dores de cabeça, algumas tornando-se inesqueciveis pela fragilidade e "cabeçudez".

Volto no tempo e lembro do nosso "espetacular" e inesquecível zagueiro chamado Marcelo Heleno, o comedor de gramas. Para Paulo Carneiro, o melhor zagueiro do mundo. Cabeção!! E Milton do Ó??? Pior que ele só o tal do Cometá, ops, Cametá. Horrível.

Tiveram aqueles que merecem aplausos e elogios: Davi Luis, Adailton, Nenê, Felipe Saad e Jardel. Mas infelizmente seus companheiros de zaga não estiveram a altura e de nada foi suficiente para conseguirmos ter uma zaga digna de confiança.

Em 2004 fomos rebaixados à série B com quase 100 gols sofridos, uma vergonha! A queda para a série C foi outra vergonha. Apesar dos retornos seguidos para séries B e A respectivamente, nossa zaga continuou devendo.

Agora estamos nos vendo com Marcelo Batatais (que eu acho muito bom), Anderson Martins (fraquissimo), Leonardo (incógnita) e Wallace (fraco). E a média de fraqueza continua. 27 jogos entre Campeonato Baiano e Copa do Brasil, 36 gols sofridos. Sendo 5 somente na última partida. Só no Barradão, sofremos 23 gols, uma média altissima para um time que precisa impor respeito dentro de casa.

É hora de esquentar as turbinas e rever o nosso setor defensivo. Nosso ataque sempre funcionou, mas a nossa defesa... Que saudade de Davi Luis e Adailton!!

domingo, 13 de abril de 2008

De olho no olho do torcedor!

Salve a todos os internautas que por alguma razão nos visita. Sou Ubiratan Menezes, vocês podem me tratar como Bira Menezes ou simplismente Bira. É uma honta estrear no blog fomedoleao criado por Thiego, que é uma pessoa muito especial para mim e para todos que o conhece. Espero que nossos comentários possam ser lidos, analisados e principalmente criticados por todos que assim desejar.

Bem! combinei com Thiego que escreveria sobre o jogo na ótica do torcedor que compareceu ao jogo desta tarde ( domingo,13/04) ao estádio Manoel Barradas, o Barradão.

Sabemos que não é possível subjetivar todas as emoções presentes nas reações do torcedor, mas buscaremos fazer um esforço de sermos leais ao máximo com o que vimos nesta bela tarde de domingo.

De um lado, uma torcida que esbanjava alegria, bom humor e confiança em sua equipe, falo do Vitoria da Conquista. Fiquei imaginando que só a viagem de ônibus para cá , já era motivo suficiente para muitas comemorações, afinal não é todo ano que as cidades do interior são agraciadas por abrigar bons times. Trouxeram bandeiras, apitos, pintaram rostos,papeis picados e tudo que tinham direito. Gritavam sem parar como a cada momento celebrassem em êxtases a felicidade que os reuniam ali.

Do outro lado, em número mais significativo, mas nem por isso digno do espetáculo que se anunciava, estava o Leão de Canabrava, Cajazeiras, Mussurunga e entre tantos, o também da Barra. Otimistas pelo sucesso recente do time que inegavelmente após a chegada de Wagner Mancine evoluiu tanto no aspecto técnico como na postura tática e sobretudo em atitude. Lá vinham chegando de todas as formas, andando, de carro de buzú e até a cavalo, com bandeiras, camisas, gritos de guerras e muitas promessas:

_ Agora ninguém segura mais o Vitoria!
_ O time está muito bem falta reforços só para as laterais, para o gol, mais um zagueiro, um frente de zaga, outro meia para revezar com Ramon e claro o companheiro de Rodrigão...As especulações eram muitas e em determinado momento se confirmava.

Final de primeiro tempo aqui, Vitoria 4 x 3 Vitoria da Conquista e lá em Camaçari, Bahia 0 X 1 Itabuna. Assim era só ganhar um BaVI e um abraço. O bicampeonato estava garantido.

Não havia nenhuma hipótese por parte dos rubro-negros em tropeço muito menos queda de precipício.

No primeiro tempo tudo se confirmou sob fortíssimas emoções. O jogo era aberto, franco, jogado na bola e com muitas investidas de ambas as equipes. Era adrenalina pura o placar era alterado a cada seis minutos em média, em dado momento parecia que a festa era para todos os convidados dada a empolgação que contagiava as arquibancadas. No intervalo os mais de 13 mil técnicos entraram em ação:

_ Vamos detonar logo no segundo tempo, o time tem que ir pra cima e acabar logo com a graça deles.

_ Nada disso, temos que ficar espertos na marcação e pegar a defesa deles aberta em contra- ataques;

_ Eu tiraria XDYSSSGS e colocaria VJNBKBKH dá mais velocidade!

_ Rapaz, time que se ganha não mexe. Fica todo mundo e só muda aos poucos.

Depois de tantas recomendações não era de se esperar que os jogadores do Leão pudessem assimilar tudo e tão rápido, aí é que assistimos as flagrantes fragilidades do time principalmente quando se projeta performance para o brasileirão. A quebra de ritmo, a ausencia de harmonia e consistência entre os setores de defesa, meio e ataque, fez o rubro negro viver tensões bem diferentes do que imaginara antes da bola rolar.

O cenário de festa, alegria, descontração e convicção de vitória foi dando lugar as queixas, zangas, desconfianças e medo da derrota. Derrepente, gooooooool... Huuuum ! do Bahia! E já era o segundo. Mudou-se as contas, o time agora precisava trocar todos os jogadores, técnico, até o presidente entrou no samba do crioulo doido.

Assim, foi que vi pelos olhos dos torcedores. Esta mistura de amor e ódio ( AMÓDIO). 5 a 5, placar construido na espetacular peleja que fez-me lembrar de duelos titanicos do passado recente, no qual nem sempre ganhamos, nem sempre perdemos, mas aprendemos a jogar.

Para encerrar quero dizer que entre o amante da boa arte e o cisudo decepcionado, eu fico com a pureza das respostas das crianças que ao final da partida, saindo do estádio confabulavam felizes:

Criança 1: Adorei o jogo, fizemos cinco gols!
Crinaça 2: É, mais também levamos cinco gols!

Criança 1 - É mesmo! Mais é bom porque todo mundo ficou igual!
Criança 2 - Onde será que vende camisa daquele tamanhão que subiu daquele lado? Deve ser ruim para lavar, né! ( falava da camisa gigante dos imbatíveis)

Valeu e espero que interagam com o nosso blog . Até a proxima!

Nem no meu baba...


Foi bonito de assistir, Vitória e Vitória da Conquista com certeza fizeram o melhor jogo do campeonato baiano em 2008. Um jogo onde qualquer um podia ganhar, todos arriscaram, todos falharam e todos os amantes do futebol sairam do Barradão satisfeitos, nãoo com o resultado, mas com a beleza do espetáculo. Vitória 5 x 5 Vitória da Conquista.

Mais falando do Vitória, é inadmissivel um time de tamanho porte levar cinco gols em casa do surpreendente Vitória da Conquista, e, eu havia avisado antes, o Conquista será o nosso adversário mais difícil, e foi.

Me pergunto: Anderson Martins e Ney, o que ainda fazem como titular do Vitória. No caso do goleiro, se sair ele entra outro pior, França, então o jeito é aguardar o campeonato nacional. Já esse zagueirinho falhou no 1º e 4º gol do visitante. Cade a coragem zagueiroooo??

Parabéns a Vanderson, o melhor em campo. Chamou o jogo para ele e foi a grande surpresa da partida. Diego Silva me agradou muito também, mas, precisa melhorar bastante. Batatais infelizmente não estava no dia, e com uma suspeita de lesão antes do jogo ficou meio inseguro, Leonardo entrou e agradou. Confio muito nosso zagueirão. Pena que o árbitro resolveu tirar Rodrigão do Ba-Vi, sua expulsão foi completamente injusta, por isso teremos que nos contentar com Diego Silva e Marquinhos no ataque contra o rival. Por favor Pai Ambrósio, nos ajude!!!

No mais foi tudo lindo. O Barradão estava lindo, a torcida estava linda e os gols foram lindos, o Vitória, apesar do FRANGO de Ney no 5º gol, jogou lindo. O que não foi lindo foi perder 2 pontos dentro de casa. Acorda Vitória!!

Ah, no meu baba são 10 minutos ou 2 gols. 5 é demais!!!

Novo colunista

O espaço Fome do Leão ganhou um novo parceiro de opiniões, trata-se do professor univesitário e mestre em Educação Física, Ubiratan Menezes, conhecido por todos como Professor Bira.

O blog ganha a experiência de quem atua na área ligada ao esporte e de quem participa ativamente de todas as partida do nosso Vitória. Professor Bira não é aquele torcedor que vai de ano em ano ao Barradão, comparece em todos os jogos e tem uma visão completamente diferente e real da grande maioria da torcida, pois, o verdadeiro comentário não é aquele feito com a emoção e sim com a razão.

Com a força e a união de novas idéias, criaremos um espaço de debate, com muito respeito as opiniões emitidas nesse blog. Tudo isso em pró de um Vitória melhor!!

Força Rubro-negro!!

sábado, 12 de abril de 2008

A imagem não está perfeita, mas o que vale é a intenção de homenagear nosso Vitória!!

Parabéns Vitória pelo retorno à série A!!

O fim do "pacotão de natal"

Acabou o "pacotão de natal". Quem não lembra das GRANDES CONTRATAÇÕES feitas no final do ano passado e que chegariam para somar??

Alex Oliveira, Evanilson, Alessandro e Michel, as grandes promessas e novidades de Jorge Sampaio e Renato Brás. Resultado: BOMBA!!!!!!!!!!!!!

Os quatro já foram dispensados por pouca produtividade, somente Alessandro que saiu e retornou devido a ausência de um lateral-esquerdo. Uma pena ver o dinheiro do clube ser gasto sem ter o devido retorno. Pouca produtividade, insuficiência técnica, duas caracteristicas que resumem essas bombas, que juntamente com Moré, Harley, Marcelo Silva e Moscatelli vieram apenas para encher o elenco e receber salários sem nada fazer. Assim fica fácil!!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Uma duvida no ar

Juro que não consigo acreditar em alguns comentários que ouvi esses dias com relação a Danilo Rios.

A alguns meses atrás toda a imprensa e torcida ficaram esperançosas após a contratação do meia-esquerdo. Ouvia nas ruas: "Danilo chegou para solucionar o meio-campo do Vitória", "Danilo Rios joga muito". Mas agora esqueceram que ele é ser humano e que todo jogador tem suas fases.

Já ficou até chato dizer que Vadão não dava chances a atletas, como Marco Antônio, hoje considerado por muitos que antes o criticavam, titular absoluto. Realmente, aqui na Bahia muitas pessoas tem o poder da manipulação. Que pena!!

Mesmo com a chegada de Ricardinho, acredito no futebol de Danilo Rios. Ele é um garoto bom de bola, inteligente e habilidoso. Acho que o problema dele com Mancini é pessoal. Futebol se mostra dentro de campo e não fora.

Agora já dizem que ele irá sair, será uma grande perda. Acho que grande parte da torcida, técnicos e imprensa não sabem dar valor aos jogadores aqui presentes. Por isso que hoje em dia Caboré, Davi e Cauê estão arrebentando.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Quem não tem cão, caça com gato

Na caça de um lateral-esquerdo, o técnico Vágner Mancinho, ops, Mancini está improvisando na tentativa de encontrar um ala que tenha bom rendimento. Mesmo com o retorno de Alessandro, ainda existe um buraco no setor.

A bola da vez é o esquecido Fernando, o que achamos que seria o volante de nossos sonhos, nosso ídolo em 99, mas é outro, esse veio no início do ano emprestado e não teve chances com Vadão. O volante está virando lateral, será que continua rendendo?

Mas é bom não acreditar 100%. Cada jogador possui uma caracteristica oriunda de divisão de base, querer transformar um volante em lateral-esquerdo é o mesmo que querer tapar o sol com a peneira. A falta de experiência mantém o setor com uma incognita enorme. Será que a direção irá trazer alguém de confiança para ocupar esse vazio?

Então, enquanto o cão não vem, caça-se com o gato, a rã, a lebre, a vaca...

domingo, 6 de abril de 2008

De 1 em 1 seremos campeões!!


Não precisa dar show, o importante é vencer! Pronto, Vitória 1 x 0 Itabuna, sem um grandeeee futebol, mas, muita vontade, disposição e determinação. Quanto tempo nós torcedores não viamos nosso time assim, estava até com saudades.

Parabéns para Vágner Mancini! Armou o time com a cara dele, deu um esquema de jogo ao time e finalmente não pareciamos um bando em campo. Espero que não seja momento ou empolgação.

Mas a batalha apenas começou, domingo que vem, 13/04, tem o Conquista pela frente, para mim, o nosso adversário mais difícil, e não arrisco muito no placar e nem vou sonhar, só quero 1 x 0 e garantir mais três pontos.

E porque isso? Simples!! Vencemos o primeiro jogo e os outros empataram. Resultado final: 3 + 15(5 jogos restantes) = 18. Marcando 6 gols e não levando nenhum, seremos CAMPEÕES. O grande problema é que no Barradão, nós fazemos gol, porém, também levamos. Vamos mudar essa estatística pelo amor de meus de Deus!!

Força Vitória!!

O descanso da "bailarina"

Não estou falando da Barbie, muito menos da Hello Kitty, estou falando de Bida, eleito o melhor 2º volante da série B em 2007. É percebivel como Bida consegue se transformar em campo. Começa sempre bem, mas depois, vira uma bailarina saltitante. De tanto dar pulinhos em campo, terá que se contentar com o banco de reservas e começar a rezar para não pular fora.

Um jogador que tem um potencial enorme não pode ficar fazendo gracinhas e nem inventando moda em momentos decisivos. Bida pegou uma triste mania de atrasar jogadas e isso irrita a torcida. Contra o Paraná mesmo, eitha que raiva!!

Gosto muito do futebol desse rapaz, ele tem futuro e pode render uns bons $$ para o clube, mas, precisa se esforçar mais e ser profissional. Desde o ínicio do temporada que vem demonstrando desinteresse em permanecer no clube, e quando soube de uma especulação sobre uma possível transferência para o Grêmio ai foi pior. Pena que não foi, o tricolor gaúcho o ignorou.

Agora é ver a postura de Bida em campo mesmo sabendo de seu "concorrente" a altura, Marco Antônio, que para mim é o melhor meia do Vitória, supera inclusive Ramon e Jackson, só não teve oportunidades com Vadão, mas conheço seu potencial desde quando jogava no São Paulo. Espero e torço para que essas mudañças dêem resultados positivos ao nosso Vitória, pois são essas mudanças que ganham o jogo antes mesmo dele ser iniciado.

sábado, 5 de abril de 2008

Vai começar o Campeonato Baiano!

Agora é pra valer! 4 times entram com força em busca do tão cobiçado título de Campeão Baiano. Vitória, Primeiro Passo, Itabuna e Bahia. Para quem achava que aquilo que assistimos era importante, se enganou, pois o campeonato começa agora, quer dizer, amanhã, dia 06/04/2008.

Quem está mais desesperado atrás desse troféu é o Bahia, afinal, 7 anos sem título para um clube que foi acostumado a ser sempre campeão, incomoda! O Primeiro Passo é a sensação e para mim favorito. O Itabuna é o coadjuvante, entrou na penúltima rodada e quer surpreender. Nosso Vitória entra cheio de interrogações, classificou, agora é mostrar que quer ganhar.

Nas ruas eu escuto: "O Bahia será campeão", "Ganhamos dois Ba-Vis", "Uh terror, o Pântico é matador". Eu adoro ouvir isso!! Claro, afinal, quem ri por último, ri melhor.

Vale lembrar que o Vitória hoje é completamente diferente daquele que foi derrotado em duas oportunidades seguidas para o rival. Tenho mais medo do Conquista do que do Bahia. Mas a empolgação deles é boa, afinal, são 7 anos sem título. O gosto do "quase" é melhor e mais gostoso quando se é derrotado.

As duas vantagem que o Bahia tem em relação ao Vitória são:
1 - Mesmo treinador
2 - Mesma base da equipe desde o ínicio do campeonato.

O Vitória está se firmando e ganhando cara agora. Já sabemos quem são os titulares: Ney(por ]enquanto), Carlos Alberto(por enquanto), Batatais, Anderson Martins(Por enquanto), Gustavo(por enquanto), Vanderson, Marco Antônio(Renan), Jackson(Ricardinho), Ramon, Marquinhos(Diego Silva) e Michel.

As chances são iguais para todos, a vantagem de decidir em casa não diz muita coisa, então, temos capacidade e força para desbancar os que dizem já serem campeões e surpreender. Força Leão!!

sexta-feira, 4 de abril de 2008

O lado "positivo" de uma derrota

Sem fanatismo vou tentar mostrar o lado "positivo" da nossa eliminação precoce da Copa do Brasil.

Vamos imaginar que o Vitória classficasse ganhando por 3 x 1. Nossa, seria uma festa, fogos, o melhor do mundo. Aff, torcedor é ótimo!! Eu também sou, mas olho pelo racional e não pelo emocional.

A classificação serviria apenas para ILUDIR, pois sabemos que ainda não temos um time preparado e pronto para uma competição de grande peso e porte como é o Brasileirão. Graças a Deus os sonolentos acordaram e resolveram investir.

Mais uma carreta de jogadores acabou de chegar, mas é preciso ver qualidade e não quantidade. O que me conforma é que dos últimos nomes anunciados, três eu conheço e confio: Renan, Leonardo Silva e Ricardinho.

Fica o gosto amargo de uma eliminação "precoce", mas fica a lição e o reconhecimento de um elenco que está começando a ganhar conjunto agora, onde o novo técnico está ajustando o que estava fora do lugar. Tenho a certeza que a "derrota" na Copa do Brasil serviu para não iludir a torcida e para mostrar a direção que ainda não estamos em condições suficientes de bater de testa com o Fluminense e o São Paulo.

Alessandro: O retorno


De tanto batalhar, correr, lutar, brigar e não encontrar, a direção do Vitória anunciou a contratação do lateral-esquerdo Alessandro, que estava atuando no Guarani de Campinas.

Oxente! Eu conheço esse cara. Ah, lembrei!! Alessandro foi aquele jogador que havia sido "dispensado" pelo Vitória na época em que Osvaldo Alvarez mandava no clube. O problema foi que o Vitória ficou com apenas um atleta para a posição, Gustavo, e o mesmo não correspondeu às expectativas.

Então ele voltou! Mas para os desinformados, Alessandro se firmou no fraco Guarani e acabou sendo um dos poucos que se destacaram na equipe, então deve ter sido por esse motivo que Vágner Mancini aprovou seu retorno.

O que me preocupa é saber porque muitos jogadores não se firmam aqui e quando saem, arrebentam. Marcelo Ramos, Carlinhos, Jean, Garrichinha, Itamar, Alex Silva. Todos esses que um dia foram criticados, vaiados e queimados estão arrebentando em seus atuais clubes. Será que é falta de incentivo? Força de vontade? Birra da imprensa e torcida? Olho gordo? Salários atrasados? a Bahia tem festa todos os dias? Meus Deus, uma luz por favor!!

Agora é esperar para ver e acreditar que Alessandro continue arrebentando, porque necessitamos de alguém de confiança no lado esquerdo, pois Gustavo e Anderson Martins...

Chegando para ficar!!


Está no ar o blog: FOME DO LEÃO


Agora você saberá de tudo que acontece no ambiente rubro-negro com muito humor, criticas, elogios e sinceridade.


O espaço é aberto à todos que desejam deixar alguma opinião e todas serão respeitadas.


Opinião e comentários pessoais são as chaves desse novo canal de comunicação do Esporte Clube Vitória.